Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Carputer para PUG206

Recommended Posts

Bem, alguns já acompanharam o início desse projeto de carputer no meu outro tópico. Então resolvi desmembrá-lo, pra ficar mais específico...

O objetivo do sistema é funcionar como um Jukebox, rodando MP3, Flac e APE. Não irá rodar CDs direto do painel (vou colocar um CD-ROM apenas pro caso de querer ripar algum CD, ou adicionar MP3). Irá substituir o player do carro, será totalmente autônomo. Vai rodar windows XP + Foobar 2000 com plugins de equalizador e TA.

O hardware atual é este:

- Celeron 800 + 256Mb RAM + HD 40Gb (em breve um BEM maior, mas por enquanto vai este que já tenho).

imgsmlbf101205188487.jpg

- LCD 4" na saída TV Out da placa de vídeo. Está guardada há uns 6 anos, tenho que verificar seu funcionamento.

- Placa de som baseada em chipset CMI CM102A, proveniente de uma caixinha de som USB. Com as primeiras Mods já assustou alguns players, e ainda irá passar por mais delas. Pra primeira fase está perfeita.

- Controle por teclado PS/2 modificado, provavelmente usando a carcaça de algum controle remoto...

- Fonte DIY

Mais pra frente talvez incorpore GPS e etc, mas por enquanto não.

Ainda não comecei a montagem, mas já estou testando as soluções.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testando a placa de som USB. Soldei um cabo RCA com CAT5 pra poider comparar com o player que está tocando meu sistema. Vai direto pro amplificador, controle de volume pelo foobar mesmo.

p6260262.jpg

Primeiros testes:

p6260260.jpg

Primeiro teste no carro

p6270266k.jpg

Teclado PS2 velho desmontado pra aproveitar o hardware... placa lógica:

p6300001n.jpg

p6300003.jpg

Folha com o circuito que abriga as teclas. São organizadas em linha/coluna, por isto esta parte será dispensada, e uma nova matriz de teclas será feita, com o número de teclas e o fomato desejado. Melzinho na chupeta (no bom sentido!)

p6300002.jpg

http://xover.sourceforge.net/

Plugin Foo_dsp_xover, que tem crossover e TA. Terei que modifiá-lo, pois o TA apenas faz frente/tras/sub, e eu preciso de esquerda/direita. Por sorte os fontes estão disponíveis, vou pegar apenas a rotina do TA e recompilar. Esse processo vai demorar.

Bem, é isto, à medida que for adiantando, vou postando aqui. Pego a placa mãe na quarta ou quinta.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

BARALHO!!!!!

Computador velho jogado num canto: R$ 50,00 no Débito

Caixinha de som USB: R$ 35,00 no Crédito

Acompanhar as idéias da galera daqui: NÃO TEM PREÇO!!

Deixando a babação de lado, muito boa essa idéia.

Eu uma vez, em devaneio, pensei na possibilidade de usar um note aqui de casa que fica meio esquecido pra tocar no carro. Mas a ideia era simples. Era adaptar ele pra rodar no carro e pronto. Numa fonte dessas que se compra por ai.

Seria meio que como DVD player, e tudo mais. Mas por falta de conhecimento técnico, deixei de lado.

Enfim, bom trabalho e acompanhando...

Editado por rogeriomodão

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, Rogério. Consegui essa placa mãe mini aí por 35 com processador. Memória e HD eu já tenho, então tá fácil. Fiquei de buscar lá no Guará na quarta.

De resto, está parecendo fácil de implementar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou sério MESMO o negócio, heim??

E a Tela??

Vai ficar na de 4" mesmo??

Bom, 1 Din, acho que não cabe maior, né?

E o controle??

Como fará?

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

De 4" é melhor... hauhauhauhauhauhauhauhau

É sério... vai ficar no painel, não quero aqueles trombolhos externos... vou montá-la fixa, preciso ir ao H-Norte pra achar a moldura do console, assim dá pra embutir a tela.

Compartilhar este post

Link para o post

A única chance de vc colocar algo maior seria retirando os difusores de ar e fazendo um Painel DIY EXTREME!!!

Pow, é uma telinha de camera digital, cara... Não vai ficar pequeno demais, não?? Vc poderia tentar pegar um iPod Touch quebrado (que dê para arrumar) e usá-lo de lado. Daria mais tela!

Editado por casão

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tão simples não... tem que ter a placa que controla o LCD... aí funciona.

Eu usava no DVD do uno... isso em 2003, creio eu. Usei pouco tempo, guardei e tá lá, do mesmo jeito... hauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana a idéia Kleber, estava companhando no sei outro tópico.

Se você vai adaptadar no painel podia tentar uma de 7", fazer de forma retrátil quem sabe.

Mas o que eu queria te pedir é dar as dicas de eletrônica do projeto, garanto que muita gente que gosta de audio também é "chegado nas eletricidade", mas não tem experiência prática. Não digo de ficar passando esquema elétrico, mas o know-how para fazer as coisas, adaptadar e modar ia ser uma grande adição ao fórum. Bastante gente tem note/pc antigo parado aqui, me parece que o carputer está para virar mania por estas bandas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o tópico é pra mostrar os caminhos e soluções que eu for encontrando. Não vou ficar me baseando muito pelos gringos...

O problema do painel do pug é espaço pra 1 din apenas, e não queria tela retrátil. Vamos ver como vai caminhando.

Vou ver se acho um HD antigo com fotos do uno...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q essa eh uma das poucas coisas q dah pra se ganhar dinheiro: uma distro Linux (Quem sabe ateh um BusyBox); hardware minimo cheio de portas USB e um conversor 12V.... Dava pra atender a todos os gostos e necessidades:

GPS

DAC audiofilas (ou nao)

Processadores 5.1

Multiplas telas

Navegacao na web por aquelas plaquinhas de dados 3G

Games

Se um brinquedo desse custasse uns 800, 1000 reais... Era soh meter um DAC Zero (uns R$500) e ir pra galera !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Também comecei meu projeto, um pouco mais ambicioso que o do kleber, e um pouco menos DIY.

Kleber, de uma olhada neste vídeo... Meu deu idéias um pouco maléficas para o LCD...

http://www.youtube.com/watch?v=PlV6VyBW05c

De qualquer forma, vou acompanhar, e aguardar ancioso todos os processos DIY, já que posso aproveitar muita coisa ^^

Boa sorte no projeto ae!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

com essa configuração não vai ficar lento pra iniciar? e você quer botar um hd maior futuramente, mas os atuais são de um padrão diferente, vai botar um hd externo?

Compartilhar este post

Link para o post
Muito bacana a idéia Kleber, estava companhando no sei outro tópico.

Se você vai adaptadar no painel podia tentar uma de 7", fazer de forma retrátil quem sabe.

Mas o que eu queria te pedir é dar as dicas de eletrônica do projeto, garanto que muita gente que gosta de audio também é "chegado nas eletricidade", mas não tem experiência prática. Não digo de ficar passando esquema elétrico, mas o know-how para fazer as coisas, adaptadar e modar ia ser uma grande adição ao fórum. Bastante gente tem note/pc antigo parado aqui, me parece que o carputer está para virar mania por estas bandas.

:+1 acompanhando! Show de bola!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu cheguei a montar um projeto. Está no papel, mas ainda nao tive tempo de querer fazer.

Mas no meu caso, o carpc não teria teclado. eu teria uma tela de 7" com um sensor touchscreen (custa $4 no ebay o sensor da tela)

Talvez essa sua placa mãe precise de um teclado pra ligar, mas o sensor touchscreen dispensa uso de teclado, o proprio windows XP dispensa o uso do mesmo.

O que eu tive problemas foi com o ruído da placa de som, o que me desanimou e muito. Fiz e refiz os cabos, melhorei aterramento e a bosta do ruido continuava.

Mas boa sorte ai. :legal:

A, para quem tem interesse, o custo do meu CarPC ficou em R$ 900. Isto incluindo computador, GPS, tela de LCD 7", cabeamento e touchscreen.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

no meu carro já tem uma entrada USB pro rádio. Será que teria como eu conectar o meu notebook nessa entrada e usar esse programa que vc usa pra fazer o T.A. por exemplo?

ABS.

Compartilhar este post

Link para o post

Desse tópico vai sair alguma coisa MUITO interessante!

Vou acompanhar pessoalmente, hehhee!!!

Kleber, quero ouvir esse note tocando!

Compartilhar este post

Link para o post
com essa configuração não vai ficar lento pra iniciar? e você quer botar um hd maior futuramente, mas os atuais são de um padrão diferente, vai botar um hd externo?

Lento? Sim... mas pelo que tô vendo, não vai dar pra rodar no win98, mas vou tentar. Levando menos de 30 segundos tá bom, pois quando o carro ficar parado curtos períodos eu vou usar o método de hibernação. A placa, pelo que vi, tem 3 fios amarelos, 4 pretos, um verde e um roxo. Ou seja, 12V, terra, power-on e, provavelmente, -12V. Aí fica bem simples de montar. Fica no DC-DC com o micro rodando, e num regulador 12V pra quando hibernar (assim o consumo cai bastante).

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber,

no meu carro já tem uma entrada USB pro rádio. Será que teria como eu conectar o meu notebook nessa entrada e usar esse programa que vc usa pra fazer o T.A. por exemplo?

ABS.

Não... são padrões diferentes!

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, eu cheguei a montar um projeto. Está no papel, mas ainda nao tive tempo de querer fazer.

Mas no meu caso, o carpc não teria teclado. eu teria uma tela de 7" com um sensor touchscreen (custa $4 no ebay o sensor da tela)

Talvez essa sua placa mãe precise de um teclado pra ligar, mas o sensor touchscreen dispensa uso de teclado, o proprio windows XP dispensa o uso do mesmo.

O que eu tive problemas foi com o ruído da placa de som, o que me desanimou e muito. Fiz e refiz os cabos, melhorei aterramento e a bosta do ruido continuava.

Mas boa sorte ai. :legal:

A, para quem tem interesse, o custo do meu CarPC ficou em R$ 900. Isto incluindo computador, GPS, tela de LCD 7", cabeamento e touchscreen.

:legal:

Anos atrás eu ia montando um, com display de texto 16x2 no local do relógio do Uno, usando um 486DX4 100, rodando MPXPlay... só pra MP3 mesmo. Desanimei por conta dos ruídos também, e da placa de som... a única que rodou legal foi uma SB16, mas o som era triste! A vantagem é que iniciava em 10 segundos, poiis rodava em DOS.

Com placa onboard pode esquecer... Se for PCI, só as mais tops ficam em silêncio. Já as USB... hehehehehe

Ainda ando pensando em comprar um LCD de 40x4 e colocar no lugar do computador de bordo do Pug, já que não preciso de gráficos... Tô aqui maquinando... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Caso não tenha tela 7",

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewI...#ht_1709wt_1166

Acabei de comprar uma, tem ótimos reviews sobre ela, deve chegar até terça feira para mim. Se quiser, faço um review ^^

quero um review sim João, ainda não tenho tel, devo tá montando no fim do ano, é bom que acompanho todos os problemas e soluções que o kleber vai postando

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...