Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alisson Lino

Sub inclinado. tem algum problema??

Recommended Posts

Olá a todos, bom dia!

Estou com uma dúvida simples pra vocês, mas que não encontrei resposta na busca do fórum e nem sequer no google.

Vou colocar um subwoofer de 12" no porta malas do novo vectra somente para som internto. Para fazer a caixa ocupar o mínimo de espaço no porta-malas e conseguentemente o porta-mals continuar com muito espaço, calculei de várias maneiras e posições e cheguei a conclusão de fazer a caixa toda inclinada seguindo a inclinação do banco, ou seja, como se fosse um retangulo (só com o tamanho do fundo do sub) só que torcido conforme o angulo do banco de cima embaixo e o restante da litragem nas laterais. Caso alguém não tenha entendido segue medidas e angulo:

inclinacao_sub.jpg

Minha dúvida é se existe algum problema do sub trabalhar inclinado. no caso 19º.

Desde já agradeço a todos que puderem ajudar.

Abs.

Alisson!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem problemas. A construcao mecânica do sub garante todas resistências do conjunto móvel pra tocar de lado, de cabeca pra baixo, em pé... de qualquer jeito.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Sem problemas. A construcao mecânica do sub garante todas resistências do conjunto móvel pra tocar de lado, de cabeca pra baixo, em pé... de qualquer jeito.

hand26

Nossa!!! que resposta rápida. rsrs

Obrigado Fernando pela atenção e pela resposta. :rever1:

Agora já posso começar a construção da caixa sem essa dúvida.

Abs e boa semana!!

Alisson!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...Posta depois ai o resultado...

Cara q programa usou pra afazer esse desenho ae?

Vai usar q sub?

Compartilhar este post

Link para o post

pensando aqui agora, de ponta a cabeça sera que ajuda no xmax ? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido né Danillo?

UhueihaIuAE

Posta o resto do teu set ai cara =)

Até!

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente agradeço a todos pela preocupação.

O som que estou querendo é coisa barata e só pra dar grave interno.

Portanto meu set será:

MP3 pioneer 3050(o com usb mais barato. rsrs) - 190 reais.

Kit 2 vias nas portas sellenium ligadas direto no radio. - 160 reais (nas 4 portas)

Sub pioneer 12" 308 D4 - 120 reais.

Módulo Roadstar RS800L (talvez coloque um digital, já que não vou usar corneta nem twiter) 155 reais.

Só falta comprar o módulo q não comprei ainda pois to pensando em pegar digital. só q sai bem mais caro (410 o roadstar 1200D)

A caixa ainda vou fazer tmb pois estava com duvidas de como fazer, pois mesmo nao usando tanto o porta malas gostaria de deixa-lo com o maximo de espaço possível. Se alguém que tenha outra sugestão pra ocupar menos espaço, será bem vinda. Já fiz vários desenhos pra ver como ocupar menos espaço, mas esse foi o que achei melhor, exceto pelo motivo do sub ficar tombado.

Quanto a pergunta do sakith, utilizei o corel draw x4 pra fazer. rsrs. pq tá muito ruim? :unsure: rsrs. o desenho do sub é o q vem na caixa. utilizei e coloquei na proporção pra ir desenhando e ver se não pegaria o fundo.

Obrigado mais uma vez.

Abs.

Alisson!!!

Editado por Alisson Lino

Compartilhar este post

Link para o post

Orra nao sei pra galera ai + achei mo bem feit oo desenho hehehe nesse programa da pra fazer em 3d? Como no google sketchup?

Compartilhar este post

Link para o post
pensando aqui agora, de ponta a cabeça sera que ajuda no xmax ? :)

Ajudar a ultrapassar o x max? huahauhuauhaa

Qual q diferenca dele de ponta cabeca ou de cabeca ponta? Se nao bater no gap daria na mesma.

Xmax ja diz tudo hein... MAX, passar disso nao é legal. :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico aberto,

gostaria de saber que cabo rca comprar pra ligar o sub?

Tem algum esquema pra ver se o cabo é bom ou não? alguma marca X é melhor?

É que a cidade que moro é tão grande que tem 1 loja de som só...rsrs :huh: e obviamente a dona da loja diz que aquele cabo que ela vende que é o bom, mas não entendo nada. custa 25 reais o rca de 5 metros e uns 15 reais cada Y.

Outra coisa: passei um fio positivo do porta malas até debaixo dos fuziveis pela canaleta(tá bem escondido), só que dali pra frente não sei como passar, pois os fios são colocados em conduites e tudo tampado por borrachas. como fazer pra chegar até a bateria? tem como usar a caixa de fuziveis de algum que esteja livre? de quantos amperes devo utilizar o fuzivel?

Obrigado novamente.

Abs.

Alisson!!!

Editado por Alisson Lino

Compartilhar este post

Link para o post
Orra nao sei pra galera ai + achei mo bem feit oo desenho hehehe nesse programa da pra fazer em 3d? Como no google sketchup?

Obrigado. rsrs. :P

Compartilhar este post

Link para o post

3d no corel draw é complicado ein!

pra quem nao manja (é meu caso) é muitoooo mais fácil o google sketchup =)

Compartilhar este post

Link para o post

Como passar o fio só olhando mesmo, sempre se dá o jeitinho brasileiro hehe

quanto ao fusível como nao achei informação sobre esse teu módulo voce faz o seguinte:

veja de quantos ampéres são o(s) fusivel (s) do teu módulo e soma eles.. se tiver 2x30a por ex. coloca no mínimo um fusi de 60a la na bateria.

Ou entao coloca um fusivel de acordo com a amperagem da bat. Se ela é de 70, mete um de 70a!

Nao tem mistério..

O cabo rca por 25 até ta no preço, mais 15 no Y ta caro, claro que depende da marca :)

Na maioria das vezes (claro que depende da marca e materiais usados) esses desse tipo

http://autosom.net/shopp/prod/outros_rca.jpg

são mais 'simples' que esses

http://www.streetbass.com.br/album%20produ...d_Antex_5mt.JPG

Nota que esse tem '2 pernas de fora a fora' hehe

Isso ñ quer dizer muita coisa, to me referindo como se os dois cabos fosse de marcas xing-ling (made in china) como dizem por aqui..

Espero ter ajudado, falou!

EDIT: eu tenho um desses

http://www.somcuritiba.com.br/loja/techsou...upla-p-150.html

nunca me encomodou.. ja faz uns 3 anos :)

Editado por msseu

Compartilhar este post

Link para o post
Como passar o fio só olhando mesmo, sempre se dá o jeitinho brasileiro hehe

quanto ao fusível como nao achei informação sobre esse teu módulo voce faz o seguinte:

veja de quantos ampéres são o(s) fusivel (s) do teu módulo e soma eles.. se tiver 2x30a por ex. coloca no mínimo um fusi de 60a la na bateria.

Ou entao coloca um fusivel de acordo com a amperagem da bat. Se ela é de 70, mete um de 70a!

Nao tem mistério..

O cabo rca por 25 até ta no preço, mais 15 no Y ta caro, claro que depende da marca :)

Na maioria das vezes (claro que depende da marca e materiais usados) esses desse tipo

http://autosom.net/shopp/prod/outros_rca.jpg

são mais 'simples' que esses

http://www.streetbass.com.br/album%20produ...d_Antex_5mt.JPG

Nota que esse tem '2 pernas de fora a fora' hehe

Isso ñ quer dizer muita coisa, to me referindo como se os dois cabos fosse de marcas xing-ling (made in china) como dizem por aqui..

Espero ter ajudado, falou!

EDIT: eu tenho um desses

http://www.somcuritiba.com.br/loja/techsou...upla-p-150.html

nunca me encomodou.. ja faz uns 3 anos :)

Valew pelas dicas msseu.

Acho que era só isso que faltava pra montar o sub. estou acabando de finalizar os calculos pra ver a melhor maneira e não me arrepender depois.

Acredito que hoje já comece a construir a caixa, assim que ficar pronto mostro como ficou e o que achei do resultado.

Já estou passando os cabos e um amigo meu vai fazer a ligação, que é simples, mas nunca fiz.

Mas é isso aí. mais uma vez obrigado.

Abs a todos.

Alisson!!!

Compartilhar este post

Link para o post

hand26

E qual uma das grandes desvantagens das caixas T18 então amigo?

Pelo que eu saiba o sub não foi feito pra tocar em qualquer posição não hein?

Deixa seu sub por alguns meses com o cone virado pra cima e me fala sobre o que acontecerá com a centragem...

E pelo que sei, colocar o sub inclinado gera um atrito maior no esmalte do filamento da bobina, fazendo com que a mesma tenha sua vida útil reduzida.

Abraços! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cliquei "obrigado" hehehe :vts

+ isso de o sub nao poder trabalhar em determinada posição acho que nao tem nada a vr nao...seguindo seu penasamento entao, de qq posição que o sub ficar ele vai ter problema...é oq EU penso...e se for reduzir a vida util sera algo insigificante....como se o sub durar 5 anos ele durara 4 anos e meio...seria uma diferenca ainda bem menor... []-[]

Editado por sakith

Compartilhar este post

Link para o post

Por via das dúvidas, acabei decidindo fazer a caixa com a frente reta. calculei e recaulculei e vou utilizar um 'buraco' do acabamento pra aproveitar o espaço.

A caixa uns dizem q fica bom com 50 litros, outros com 55 litros, então resolvi fazer no meio. rsrs. vou deixar com 53 litros.

Peguei mdf de 25mm, mas vou pedir pra passar na plaina pra ficar com 20mm pq achei muito grosso.

As medidas serão essas:

sub.jpg

Até sábado na hora do almoço estará pronta.

Posto fotos pra mostrar como ficou.

qq coisa gravo um video tmb pra verem o que acham.

Agradeço mais uma vez a todos que ajudaram.

Abs.

Alisson!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...