Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dioguinho_206

Som de qualidade de seu automóvel instalado em casa

Recommended Posts

O que o SubSonic falou é que você precisa de 2 cabos RCA. Ou seja, 4 canais.

Cabo cabo RGC59 consegue fazer 1 canal, logo 2 cabos fazem "1 cabo RCA" (canal direito e esquerdo) e você precisa de 2, pois ligará o canal dianteiro direito, o canal dianteiro esquerdo, e o canal do subwoofer (mono esquerdo + mono direito.... Parece bobeira 2 canais para algo mono, mas alguns amplificadores o som fica melhor ligando os dois lados...)

os players com 2 saidas de sub q eu conheço dão a opção de subs em MONO ou em STEREO, no caso de usar um sub só, em bridge, usa-se na opção MONO, mas mesmo assim é melhor vc usar uma saida para cada canal do amplificador que vai fazer a bridge!

cabo de 4mm² pro player não fica emenda bizarra não, é só fazer bem feitinho com termo retrátil q fica legal! cabo grosso pro player é importante quando se usa falantes ligados na amplificada, já q o amp interno consome bem mais q só o pre amp das RCA!

o RCA hurricane não é dos piores, mas eu já comparei RGC com hurricane e a diferença é MONSTRUOSA! não precisa ser audiófilo nenhum pra perceber, e nem ter auto falantes excelentes! vale muito a pena do trabalho a mais de se montar td com RGC! mas fica mais caro, cada conector Sto Angelo custa uns 5 reais, só ai vão 20 reais pra cada cabo, mas se quiser economizar use conectores genericos, é só cuidar pra pegar um com uma base forte pra soldar no pino central! RGC+conector xing ling toca bem melhor q RCA comercial xing ling! em casa eu uso RGC-58 (pior q o 59) com conector xing-ling e dá banho em mto RCA, inclusive uns da fosgate q eu peguei emprestado pra testar!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
em casa eu uso RGC-58 (pior q o 59) com conector xing-ling e dá banho em mto RCA, inclusive uns da fosgate q eu peguei emprestado pra testar!

Ok, acabo de começar a ficar preocupado...

Será que eu vou ter que refazer todos meus RCA também? :vts

Mas segue as dicas do SubSonic, o cara entende oO"

Compartilhar este post

Link para o post

Irmandade,

Beleza, vou ver o RGC 59 entao. e vai de santo angelo mesmo. fazer o troço direito.

Na segunda-feira ja vou a cascadura e ao centro, fazer o levantamento de preço do cabeamento. So falta agora comprar o amp. Dependendo compro tudo essa semana pra começar a brincadeira (que acho que vai ser punk... ja to ate pensando em como desmontar meu carro - nao faço nem ideia de como e no 206). :banghead

E o pior e que tu vai nessa de ir forçando pra ir desencaixando aos poucos e... de repente... quebrou a trava... e fod... E tirar o banco do 206?!! é maior barra. o treco e cheio de sacanagem. Vou tentar postar as fotos, mas o espaço agora at muito pequeno... Vai dar o maior trabalho...

aff... seja o que Deus quiser...

Tive dando uma olhada no leo sound. muito punky... os artigos sao show de bola. ja to com uma base bem maior sobre o assunto. quanto aos preços, +- . pasmafaute

Nem comecei a montar o meu e ja to pensado em posteriormente comprar um 2 vias pras portas e um modulo mono so pro sub... esse troço vicia mesmo!!! hauahauhaua.... :mac1

"QUEM SAI JUNTO, CHEGA JUNTO!" :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Irmandade,

Beleza, vou ver o RGC 59 entao. e vai de santo angelo mesmo. fazer o troço direito.

Na segunda-feira ja vou a cascadura e ao centro, fazer o levantamento de preço do cabeamento. So falta agora comprar o amp. Dependendo compro tudo essa semana pra começar a brincadeira (que acho que vai ser punk... ja to ate pensando em como desmontar meu carro - nao faço nem ideia de como e no 206). :banghead

E o pior e que tu vai nessa de ir forçando pra ir desencaixando aos poucos e... de repente... quebrou a trava... e fod... E tirar o banco do 206?!! é maior barra. o treco e cheio de sacanagem. Vou tentar postar as fotos, mas o espaço agora at muito pequeno... Vai dar o maior trabalho...

aff... seja o que Deus quiser...

Tive dando uma olhada no leo sound. muito punky... os artigos sao show de bola. ja to com uma base bem maior sobre o assunto. quanto aos preços, +- . pasmafaute

Nem comecei a montar o meu e ja to pensado em posteriormente comprar um 2 vias pras portas e um modulo mono so pro sub... esse troço vicia mesmo!!! hauahauhaua.... :mac1

"QUEM SAI JUNTO, CHEGA JUNTO!" :vts

hauehuaehuae

tu ja foi fisgado pelo virus do upgrade antes mesmo de fazer o primeiro projeto! eh normal! hehe

cara... procure o tópico do lucas mazer (escolhe a opção de buscar por usuario e coloca o nick dele), sonorização hi-fi em 206 feline... ou algo assim

lá ele comenta sobre diversas particularidades do pug! pode te ajudar!

acho q vc vai precisar de um jogo de chaves torx e mais umas frescurites pro 206! ele não é dos mais amigaveis pra mexer não!

tem q cuidar bem com o chicote dele q dá uns piripaques e tal!

tira medidas antes de ver cabos! assim vc evita desperdicios, ou ficar com o cabo curto!

tu ta no caminho certo! vai fundo q o projeto eh legal! e um kit 2 vias cai bem ein! o selenium eh baratinho e toca legal em portas!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala dioguinho.. tb sou do RJ e tenho um pug 206 to com todos os equips comprados (modulo, sub e kit 2 vias), faltando so o cabeamento mesmo.. cara é decepcionante ir la no centro (na republica do libano) os caras nao entendem nada, ficam querendo te empurrar outras coisas .. O forum ajuda bastante p vc ja chegar na loja sabendo oq comprar... eu queria instalar o som sozinho, mas desisti e devo instalar numa loja q vi pessoas recomendando aqui no forum, mas vou precisar tb da confecção da caixa dutada..

Ainda não decidi pela instalação mas 2 lojas foram bem recomendadas aqui no forum.. Brs sound (cascadura) e style audio (sao cristovao).. continua postando ai pra gente ir trocando informação.. abç

Compartilhar este post

Link para o post
Fala dioguinho.. tb sou do RJ e tenho um pug 206 to com todos os equips comprados (modulo, sub e kit 2 vias), faltando so o cabeamento mesmo.. cara é decepcionante ir la no centro (na republica do libano) os caras nao entendem nada, ficam querendo te empurrar outras coisas .. O forum ajuda bastante p vc ja chegar na loja sabendo oq comprar... eu queria instalar o som sozinho, mas desisti e devo instalar numa loja q vi pessoas recomendando aqui no forum, mas vou precisar tb da confecção da caixa dutada..

Ainda não decidi pela instalação mas 2 lojas foram bem recomendadas aqui no forum.. Brs sound (cascadura) e style audio (sao cristovao).. continua postando ai pra gente ir trocando informação.. abç

Rick meu parceiro, tudo bem??

Ja me recomendaram a de sao cristovao. ainda vou ligar pra la. coloca no google e pega o telefone deles. se nao achar eu te passo depois (e que nao tenho aki comigo agora). fala pra eles do teu projeto, valores e etc. a de sao cristovao ainda nao conheço, mas amanha a tarde estarei indo la em cascadura na Rua Sidonio paes (coloca no google maps) fazer um levantamento de preços do cabeamento (deve dar de 150 a 250 reais). ja tenho 90% da lista dos materiais de fiação a comprar. depois que eu for eu posto aqui o meu orçamento. tava querendo instalar no meu pug sozinho tambem, mas estou meio desanimado para desmontar o carro (e cheio de sacanagem. vou precisar de ajuda pra isso. mas vou tentar). Ja vi que pra ligar os cabos de alimentação na bateria vai dar a maior zebra por causa do tipo de conector. vou ter que arrumar um adaptador, mas isto e outro assunto. que lugar do rio vc mora? Eu moro em sepetiba, trabalho na barra e estudo em campo grande e estou sempre em santa cruz (aff...).

Mas vc comprando todo o material e pagando alguma loja so para passar os cabos deve valer a pena, pois so a mao de obra que vais ter... putz... tem que gostar muito.

é igual a lavar carro. vc pensa: "pagar 10 reais pra jogar uma agua e aspirar???? tá louco... eu mesmo faço". quando esta na metade do caminho quer pagar 50 pra alguem terminar... hehehe....

BIZU - www.leosound.com.br/artigos - leia tudo. é muito bom pra quem ta começando. bem, pelo menos foi pra mim. no site vai ter maior noção do que comprar e media de valores. existem materias baratos e outros caros...

abços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala cara!

Então, eu moro no Grajaú e faço estágio na barra até as 14h ! Hoje vou lá em São cristóvão conversar com os caras pra ver orçamento (vou ver o preço com cabeamento deles e se ficar caro eu memo compro e pago só instalação), vou levar o manual dos equips do meu set tb pra eles verem..

Eu já tenho o orçamento da loja de cascadura (BRS), instalação + confecção da caixa em mdf 18mm .. Só não acho legal postar o valor aqui.. se vc quiser mando via MP..

Cara, sobre a ligação na bateria, o pessoal costuma ligar numa porca junto ao distribuidor/caixa de fusível do 206.. Eu mesmo tinha uma instalação anterior que era assim.. tem varios users falando dessa ligação no forum..

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. Só um adendo, estou achando esse valor de cabeamento que vc colocou um pouco salgado...

tendo em vista o meu projeto que não vou colocar nenhum cabo de muita qualidade.. é um projeto simples (inclusive no cabeamento) veja só:

Set:

Sony GT410U - 2 vias CS60D - Sub Pioneer W308 - Amp Power One

Cabo força Pirelli Residencial Flexível 25mm (n achei de 21) - 6 metros = R$ 43,80 (7,30 o metro)

cabo para falante 2,5mm - 15 metros = R$ 30

cabo para tweeter 1,5mm - 2 metros = R$ 3

cabo para subwoofer 4mm - 1metro = R$ 5

cabo RCA Hurricane - 5 metros = R$ 15

Porta Fuse = R$ 15

Fuse 100A = R$ 5

Total R$ 116,80 preços levantados ali na República do Líbano (e arredores) no centro...

Abç !!

Compartilhar este post

Link para o post

Rick, dá uma conferida na qualidade desse porta fuse. Por ser de preço baixo, veja com atenção se os conectores aguentam corrente, não é de plástico vagabundo (pois pode derreter) e realmente aguenta o fusível. Existem muitos casos de gente colocando porta fusível e tendo que trocar por derreter, dar curto ou algo do gênero.

Não estou falando para gastar 100 reais em um, mas apenas pegue na mão antes de comprar, confere fio, solda, conector...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Fala cara!

Então, eu moro no Grajaú e faço estágio na barra até as 14h ! Hoje vou lá em São cristóvão conversar com os caras pra ver orçamento (vou ver o preço com cabeamento deles e se ficar caro eu memo compro e pago só instalação), vou levar o manual dos equips do meu set tb pra eles verem..

Eu já tenho o orçamento da loja de cascadura (BRS), instalação + confecção da caixa em mdf 18mm .. Só não acho legal postar o valor aqui.. se vc quiser mando via MP..

Cara, sobre a ligação na bateria, o pessoal costuma ligar numa porca junto ao distribuidor/caixa de fusível do 206.. Eu mesmo tinha uma instalação anterior que era assim.. tem varios users falando dessa ligação no forum..

abç

Rick, sabe qual e o problema???

Quando se liga no parafuso do distribuidor, ainda sobra alguns centimetros de fiação mais fragil, que vai deste lugar ate a bateria. Por certo que a distância é curta, o que resulta em menor desgaste do fio, mas e meio paradoxal puxar um cabo de 21mm² de um de, sei la, 4mm. Acho que vira o gargalo do projeto.

Quanto aos preços...

Acabei de vir de cascadura e nao consegui achar tudo (conectores, terminais, porta fusivel nem pensar). achei apenas os RCAs da santo angelo variando entre 5 e 6 reais. Vou ver se vou no centro.

Quanto o preço que falei que gastaria antes, exagerei no comprimento dos cabos, mas ja reduzi bastante, e os preços estao batendo.

Quanto aos cabos que achei em cascadura... tudo dominado pela "DiCabos". Parece ser bem feito, mas nao sei se e bom msm. Pompeia so msm na net.

Acho que o unico lugar em que tem tudo é na leosound.com.br (os preços sao os mesmos e qualidade e melhor), mas como a loja e es SP tem que pagar frete. Deve dar pra negociar, sobretudo porque devo comprar o amp la tambem. deve dar uma compra gorda; uns 400 a 600 reais. vou ver se da pra comprar parcelado (to duro!!!) :banghead

Depois passa o orçamento de cascadura pro meu hotmail (diogokurz) e tambem o que falou o carinha de sao cristovao, valeu?

abraços!! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo, Cheguei la na Style em São Cristóvão e " O rapaz responsável pelo orçamento não está, deveria ter dado uma ligada antes" fui lá atoa.. dá vontade de não voltar, mas como é mais perto pra mim do que cascadura devo ir la (qnd o cara estiver) pra ver esse orçamento. Eles tem um album de fotos de varios carros q foram feitos lá e tem muitos 206.. é o carro que mais tem.. Só que desconfio que vai ser mais caro do que o orçamento de cascadura..

Vou te mandar via MP aqui do fórum mesmo ok?

Quanto ao lance de puxar o positivo do parafuso do distribuidor, então não sei mesmo o que fazer.. Mas e bom saber pra ver o que os instaladores sugerem ...

João, obrigado pela dica sobre o porta fuse, vou observar melhor antes de comprar.. só sei que é de uma marca chamada B52 .. deve ser xing-ling né? hehehehe

Quem quiser fazer considerações/observações sobre nossa discussão é bem vindo!

abçs!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. Só um adendo, estou achando esse valor de cabeamento que vc colocou um pouco salgado...

tendo em vista o meu projeto que não vou colocar nenhum cabo de muita qualidade.. é um projeto simples (inclusive no cabeamento) veja só:

Set:

Sony GT410U - 2 vias CS60D - Sub Pioneer W308 - Amp Power One

Cabo força Pirelli Residencial Flexível 25mm (n achei de 21) - 6 metros = R$ 43,80 (7,30 o metro)

cabo para falante 2,5mm - 15 metros = R$ 30

cabo para tweeter 1,5mm - 2 metros = R$ 3

cabo para subwoofer 4mm - 1metro = R$ 5

cabo RCA Hurricane - 5 metros = R$ 15

Porta Fuse = R$ 15

Fuse 100A = R$ 5

Total R$ 116,80 preços levantados ali na República do Líbano (e arredores) no centro...

Abç !!

Ae rick, to achando estranho 15m de 2x2,5. nao e muito nao?

E quanto ao cabo de alimentação, nao está muito calibroso tambem? ta certo que é bom errar pra mais, mas e bom ecnomizar tambem... Bem so seu modulo

exigir mais de 45A...

Para equipamentos de pequeno consumo:

De 1 a 5A - Utilizar no mínimo cabos de 2,5mm;

De 5 a 15A - Utilizar no mínimo cabos de 4mm.

Para equipamentos de grande consumo:

De 1 a 45A - Utilizar no mínimo cabos de 9mm;

De 45 160A - Utilizar no mínimo cabos de 21mm;

De 160 a 350A - Utilizar no mínimo cabos de 50mm;

Acima de 350A - Utilizar no mínimo pares de cabos 50mm

Véio, fiz um orçamento na leosound, ficou muito mais em conta (100 reais + frete). tem tudo lá. tudo msm. Comprei ate os terminais pra bateria e pro terra, conectores diversos... so de ter o conforto de comprar em casa ja vale.

so vou comprar os cabos RGC 59 coaxial + plugues RCA e de alimentação por fora (material de construção). Nao deve dar mais de 50 reias (os conectores sao caros santo angelo.

a galera ta falando que e muito melhor que comprar RCA pronto. a diferença de qualidade e bem visível). Total uns 150 reais, tudo de 1ª.

Abço.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei 15 mts por causa do kit 2 vias.. os cabos tem que ir do player ate o modulo e voltar pros falantes, botei a mais por precaução..

Já o cabo de alimentação/terra eu iria pegar de 21mm mas não to achando.. só de 25mm..

pergunta para quem entende mais sobre isso: set Pone + cs60D + W308

Pra ligar essse meu set um cabo 16 mm está bom ?!

Diogo, se der me manda sua "lista de compra" da Leosound via MP pra eu dar uma olhada.. VLW !

Editado por rickplayz

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ligaria com 16mm sim, se o comprimento total do cabo for menor do que 4 metros...

Compartilhar este post

Link para o post

bom então nada feito, pq vou botar o amplificador na mala e deve com certeza da mais de 4 metros (o carro é um 206 hatch)..

Diogo, Fui la na style Audio hoje novamente.. O orçamento dele ficou na bagatela de R$ 650,00 .

MAS, valeu pela experiência pois conheci um lugar onde fazem instalação TOP mesmo e so trabalham com cabos de boa qualidade.. só monster cable, fosgate, db drive etc.. O que eu to buscando agora ainda não é algo desse tipo então devo ficar com aquela outra opção... A única coisa que me deixou meio bolado foi que o cara classificou meu kit CS60D como "muito ruim" huahuauahuhah.. Sei que ele deve trabalhar com marcas tops, mas podia ser menos grosseiro.. enfim..

abçs !!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Dioguinho 206

Acho que isto pode te ajudar, se tiver mais duvidas é so postar aqui ou mandar e-mail: solsagrado@yahoo.com.br

Para este sistema de som voçê precisa passar informações de alguns itens:

Seu Módulo é HBM-T310 1600W PMPO ou 300 RMs?

Número de Canais: 3 canais

Potência de Saída 4 Ohm: 55W x 2 + 120W

Potência de Saída 2 Ohm: 75W x 2 + 150W

Resposta de Freqüência 30Hz-40kHz / 20Hz-150Hz

Sensibilidade - Entrada 3V

Distorção - THD: <1%

Relação Sinal / Ruído: >85dB

Fusível de Proteção: 15A + 20A

Dimensões[mm]: 50x192x242

1- Sua bateria deve ser de no mínimo 60A para tocar um som rasoável e atender os

equipamentos do seu carro.

2- Seu Subwoffer é bobina simples de 4ohms 10" de 150w rms :

3- Seus 4 falantes Bomber 6 e 5 polegadas total de 4x50w rms com 4ohms:

Com estas informações em mãos vamos ao que interessa:

Ele trabalha com a Impedância de 4ohms e a 2ohms também:

Bem voçê pode comprar um cabo, este é o cabo de força ou de alimentação de de 8 a 10mm

com 5 metros de comprimento.

Ligar esse cabo direto da bateria no polo positivo com um fusivel de proteçao de 30A

com no maximo 30cm de distancia do polo.

Fazer o aterramento do modulo H-Buster no porta malas com um pedaço do mesmo cabo

que usou para alimentaçao.

Respondendo suas perguntas:

1. A potencia que um canal oferece é somada a potencia do modulo e mandada ao falante?

No caso, o falante que trabalha com 50w rms receberia uma potencia de 52w rms som mais 55w rms do modulo somando 107w rms?

Resposta: Não cada canal tem sua potencia, no caso dos seus auto falantes são só 55w rms para cada um com impedancia de 4ohms.

2. ligando o sub em sua saida especifica do mp3 player, desviaria uma porcentagem de potencia dos 4 canais, correto?

De quanto seria esse desvio (ou isto vem explicitado no manual?)? Como ficaria essa potencia sobre o sub?

Resposta:Este item vem especificado no manual do Aparelho.

3. Nos dois canais esteros do modulo, é possivel ligar os 4 falantes para que todos fiquem amplificados, ou e melhor escolher dois falantes apenas?

Como seria amelhor disposição desse esquema?

Resposta: Sim voce pode ligar os 4 auto falantes em apenas um canal para ficar todos amplificados;

É so fazer uma ligaçao (serie-paralelo):

Primeiro pega dois auto falantes

Junta positivo com positivo

e negativo com negativo ficaram duas pontas de fio, esta é uma ligaçao em paralelo.

Executa novamente este processo com os outros dois auto falantes

e negativo com negativo ficaram duas pontas de fio, esta é uma ligaçao em paralelo.

Agora voce tem 4 pontas de fios duas positivo e duas negativo.

Agora pega e liga o positivo de um par de auto falante no negativo do outro par de auto falante.

Repete o processo

Pega e liga positivo de um par de auto falante no negativo do outro par de auto falante.

Isto é ligaçao serie-paralelo, so assim voce poderá ligar estes auto falantes, do contrário so pode ligar um em cada canal pois a impedância é de 4ohms

para o conjunto todo.

4. Qual a especificação da fiação necessária para instalar esse sistema de som.

REsposta:

Bem voçê pode comprar um cabo, este é o cabo de força ou de alimentação de de 8 a 10mm

Ligar esse cabo direto da bateria no polo positivo com um fusivel de proteçao de 30A

Fazer o aterramento do modulo H-Buster no porta malas com um pedaço do mesmo cabo

5. Quando se deve e onde se liga capacitores no sistema? Quando for o caso, qual a especificação que se deve utilizar de acordo com a potencia?

REsposta:

No seu caso não precisa se preocupar, capacitores só coloca em drivers de corneta e twetters.

6. Nos caso de se instalar um fusível de segurança para o sistema de som, em que parte da instalação deveria ser feito? E de quanto seria este fusivel?

Resposta:

Fusível de proteçao de 30A com no máximo 30cm de distancia do polo da bateria, valor +ou- R$ 15.00.

7. E por ultimo, é para quem conhece a parte eletrica do 206, que é relamente misteriosa. Levando-se em consideração que um modulo amplificador é como um

corpo estranho à parte eletrica do peugeot, como deveria ser feita esta instalação? Ligado diretamente na bateria ou passando pela central eletrica caixa

de fusiveis do veiculo? Necessitaria de uma outra bateria?Quais as consequencia maleficas isto poderia trazer?

Resposta:

Toda instalaçao de som automotivo tem que partir da bateria do veiculo do contrario pode ser que voce provoque um curto circuito podendo queimar

ate o carro inteiro depois nao adianta chorar.

Base de dados, para começar em som automotivo.

www.tomahawkaltofalantes.com.br

www.techcar.com.br

www.autosom.net

Wanderlei

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Dioguinho 206

Espero que possa ter ajudado, se tiver duvidas poste aqui ou mande e-mail: solsagrado@yahoo.com.br

Para este sistema de som voçê precisa passar informações de alguns itens:

Seu Módulo é HBM-T310 1600W PMPO ou 300 RMs?

Número de Canais: 3 canais

Potência de Saída 4 Ohm: 55W x 2 + 120W

Potência de Saída 2 Ohm: 75W x 2 + 150W

Resposta de Freqüência 30Hz-40kHz / 20Hz-150Hz

Sensibilidade - Entrada 3V

Distorção - THD: <1%

Relação Sinal / Ruído: >85dB

Fusível de Proteção: 15A + 20A

Dimensões[mm]: 50x192x242

1- Sua bateria deve ser de no mínimo 60A para tocar um som rasoável e atender os

equipamentos do seu carro.

2- Seu Subwoffer é bobina simples de 4ohms 10" de 150w rms :

3- Seus 4 falantes Bomber 6 e 5 polegadas total de 4x50w rms com 4ohms:

Com estas informações em mãos vamos ao que interessa:

Ele trabalha com a Impedância de 4ohms e a 2ohms também:

Respondendo suas perguntas:

1. A potencia que um canal oferece é somada a potencia do modulo e mandada ao falante?

No caso, o falante que trabalha com 50w rms receberia uma potencia de 52w rms som mais 55w rms do modulo somando 107w rms?

Resposta: Não cada canal tem sua potencia, no caso dos seus auto falantes são só 55w rms para cada um com impedancia de 4ohms.

2. ligando o sub em sua saida especifica do mp3 player, desviaria uma porcentagem de potencia dos 4 canais, correto?

De quanto seria esse desvio (ou isto vem explicitado no manual?)? Como ficaria essa potencia sobre o sub?

Resposta:Este item vem especificado no manual do Aparelho.

3. Nos dois canais esteros do modulo, é possivel ligar os 4 falantes para que todos fiquem amplificados, ou e melhor escolher dois falantes apenas?

Como seria amelhor disposição desse esquema?

Resposta: Sim voce pode ligar os 4 auto falantes em apenas um canal para ficar todos amplificados;

É so fazer uma ligaçao (serie-paralelo):

Primeiro pega dois auto falantes

Executa novamente este processo com os outros dois auto falantes

Agora voce tem 4 pontas de fios duas positivo e duas negativo.

Agora pega e liga o positivo de um par de auto falante no negativo do outro par de auto falante.

Repete o processo

Pega e liga positivo de um par de auto falante no negativo do outro par de auto falante.

Isto é ligaçao serie-paralelo, so assim voce poderá ligar estes auto falantes, do contrário so pode ligar um em cada canal pois a impedância é de 4ohms

para o conjunto todo.

4. Qual a especificação da fiação necessária para instalar esse sistema de som.

REsposta:

5. Quando se deve e onde se liga capacitores no sistema? Quando for o caso, qual a especificação que se deve utilizar de acordo com a potencia?

REsposta:

No seu caso não precisa se preocupar, capacitores só coloca em drivers de corneta e twetters.

6. Nos caso de se instalar um fusível de segurança para o sistema de som, em que parte da instalação deveria ser feito? E de quanto seria este fusivel?

Resposta:

Fusível de proteçao de 30A com no máximo 30cm de distancia do polo da bateria, valor +ou- R$ 15.00.

7. E por ultimo, é para quem conhece a parte eletrica do 206, que é relamente misteriosa. Levando-se em consideração que um modulo amplificador é como um

corpo estranho à parte eletrica do peugeot, como deveria ser feita esta instalação? Ligado diretamente na bateria ou passando pela central eletrica caixa

de fusiveis do veiculo? Necessitaria de uma outra bateria?Quais as consequencia maleficas isto poderia trazer?

Resposta:

Toda instalaçao de som automotivo tem que partir da bateria do veiculo do contrario pode ser que voce provoque um curto circuito podendo queimar

ate o carro inteiro depois nao adianta chorar.

Base de dados, para começar em som automotivo.

www.tomahawkaltofalantes.com.br

www.techcar.com.br

www.autosom.net

Wanderlei

Compartilhar este post

Link para o post
Coloquei 15 mts por causa do kit 2 vias.. os cabos tem que ir do player ate o modulo e voltar pros falantes, botei a mais por precaução..

Já o cabo de alimentação/terra eu iria pegar de 21mm mas não to achando.. só de 25mm..

pergunta para quem entende mais sobre isso: set Pone + cs60D + W308

Pra ligar essse meu set um cabo 16 mm está bom ?!

Diogo, se der me manda sua "lista de compra" da Leosound via MP pra eu dar uma olhada.. VLW !

Rick,

Quanto ao comprimento do cabo de 2x2.5mm²... pq 15m se o cabo que vai do amp para o modulo e cabo RCA? Bem, caso vc queira colocar o RCA, o que eu recomendo. Neste caso vc precisaria apenas do retorno do amp para o kit (acho que uns 8m da e sobra).

16mm ta bacana sim, cara... o joao é o cara e se ele falou, ta falado! vou colocar 16mm no meu tambem. E da mala à bateria tem menos de 4m ou no maximo isso... e so medir.

Vou te mandar via MP o meu orçamento.

abraços.

João,

To pensando em num upgrade futuro. colocar mais um modulo somente para o sub, de no maximo 200wrms. Falando em amperagem e perda de energia pelo comprimento do cabo, será que 16mm aguenta alimentar dois modulos futuramente? Os modulos sao fraquinhos: o blau tem 20A e o proximo da entorno disso tambem... um total de 40A aproximadamente. pelas informações que andei estudando, até 45A um cabo de 9mm e suficiente. o que vc acha?

To pensando em passar a fiação pelo forro do carro, seguindo a ordem - motor, interior, coluna A, forro, colunaB, interior e mala. acho que e mais facil passar a fiação, ou passar por baixo do veiculo por dentro de um conduite, fixado com braçadeias e isolado com espuma adesiva termica. A vantegem do teto, é que em caso de curto, a qtde de material combustivel a queimar primeiro seria somente o forro. a propagação das chamas para as partes mais baixas leva um tempo muito maior do que de baixo pra cima, o que faz a maior diferença para o tempo resposta de combate às chamas; e pela menor quantidade de material CLASSE A, o extintor do seu carro poderia ser suficiente!!!! (conselho de bombeiro)...

Katalizador,

Valeu pela ajuda, cara... as msgs que postei primeiro foram esclarecidas ao decorrer do forum e a duvidas tiradas. mas e sempre bom ter novas perspectivas sobre o mesmo assunto.

Quanto a utilização de fusíveis, eu sou meio contra que o fusível de segurança seja de amperagem maior do que o do aparelho. Se der uma variação na corrente, pode queimar o aparelho e manter intacto o fisuvel que teria que proteger o sistema. Colocaria a mesma amperagem.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Rick,

Quanto ao comprimento do cabo de 2x2.5mm²... pq 15m se o cabo que vai do amp para o modulo e cabo RCA? Bem, caso vc queira colocar o RCA, o que eu recomendo. Neste caso vc precisaria apenas do retorno do amp para o kit (acho que uns 8m da e sobra).

16mm ta bacana sim, cara... o joao é o cara e se ele falou, ta falado! vou colocar 16mm no meu tambem. E da mala à bateria tem menos de 4m ou no maximo isso... e so medir.

Vou te mandar via MP o meu orçamento.

abraços.

João,

To pensando em num upgrade futuro. colocar mais um modulo somente para o sub, de no maximo 200wrms. Falando em amperagem e perda de energia pelo comprimento do cabo, será que 16mm aguenta alimentar dois modulos futuramente? Os modulos sao fraquinhos: o blau tem 20A e o proximo da entorno disso tambem... um total de 40A aproximadamente. pelas informações que andei estudando, até 45A um cabo de 9mm e suficiente. o que vc acha?

To pensando em passar a fiação pelo forro do carro, seguindo a ordem - motor, interior, coluna A, forro, colunaB, interior e mala. acho que e mais facil passar a fiação, ou passar por baixo do veiculo por dentro de um conduite, fixado com braçadeias e isolado com espuma adesiva termica. A vantegem do teto, é que em caso de curto, a qtde de material combustivel a queimar primeiro seria somente o forro. a propagação das chamas para as partes mais baixas leva um tempo muito maior do que de baixo pra cima, o que faz a maior diferença para o tempo resposta de combate às chamas; e pela menor quantidade de material CLASSE A, o extintor do seu carro poderia ser suficiente!!!! (conselho de bombeiro)...

Katalizador,

Valeu pela ajuda, cara... as msgs que postei primeiro foram esclarecidas ao decorrer do forum e a duvidas tiradas. mas e sempre bom ter novas perspectivas sobre o mesmo assunto.

Quanto a utilização de fusíveis, eu sou meio contra que o fusível de segurança seja de amperagem maior do que o do aparelho. Se der uma variação na corrente, pode queimar o aparelho e manter intacto o fisuvel que teria que proteger o sistema. Colocaria a mesma amperagem.

Abraços!!

acontece que se você colocar um fusivel menor ou igual ao consumo do modulo, ele vai queimar direto, quando o som tiver no talo, e o amplificador não vai queimar por causa disso, o fusivel é pra proteger a instalação de incêncio, o amplificador já tem fusivel!

Editado por arthurbomfim

Compartilhar este post

Link para o post
acontece que se você colocar um fusivel menor ou igual ao consumo do modulo, ele vai queimar direto, quando o som tiver no talo, e o amplificador não vai queimar por causa disso, o fusivel é pra proteger a instalação de incêncio, o amplificador já tem fusivel!

Ah, entao quer dizer que a corrente varia diretamente proporcional ao aumento do volume? Se aumenta o volume, aumenta a corrente? Por certo poderíamos entender que o aumento de volume gera um aumento na potência de saída do som...? Entao na formula:

P = R x i²

P = POTÊNCIA (em watts)

R = RESISTÊNCIA OU IMPEDÂNCIA (em ohms)

i = corrente elétrica (em ampère)

*Se R (em ohms) é constante (K), para aumentar a P (em watts), diminuir-se-á a corrente (em ampère) ao quadrado. (falhou).

Na outra fómula:

V = R x i

V = DDP (em volts - V)

i = corrente elétrica (em ampère - A)

*Por analogia, se V (em volts) aumenta, i (A) diminui. E a DDP não altera significativamente (estamos trabalhando com CC). mesmo no caso de CA, a variação da DDP seria nas duas cristas da senóide do eixo "x", uma positiva e outra negativa. No caso de 12V CA, teríamos +12V e -12V. (também falhou).

Vamos tentar outra:

P = W / t(s) => W = P x t(s) => W = R x i² x t(s)

P = POTÊNCIA (em watts)

W = TRABALHO (ENERGIA em joule)

t(s) = TEMPO (em seg)

*Se R e t(s) são constantes (K), com o efeito joule, a energia enviada no início do condutor (fio) é maior que no final do fio (essa energia é perdida como energia térmica). Para que a equação continue sendo uma igualdade, i (A) tem que reduzir o quadrado da proporção de W (em joule).

Entao qual a relaçao entre o aumento do volume com o aumento da amperagem? Achei que a corrente solicitada pelo amp se manteria a mesma ate chegar nele. Tá certo que existe perda de energia pelo efeito joule, mas enviar uma corrente acima da solicitada, nunca vi.

Ok, os aparelhos ja possuem fusíveis, mas vc já ouviu falar em queimar o aparelho junto com o fusível, em função de um pico de corrente que proporcionou a criação de um arco voltaico entre os terminais? Pode ser meio forçado para esse sistema, mas aconteceu comigo, amigo. E "gato escaldado tem medo de agua fria".

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Não entendi para que as formulas. Consumo de corrente dos falantes ou amplificadores? Se for amplificadores V é fixo (12V, ou 14V) e tanto R como I são variáveis, se for falantes você está certo sobre R fixo (errado, na verdade, pois depende da frequência e da excursão. Mas para contas, você está certo).

Porém aumentando a potência aumenta a corrente, em qualquer um dos casos. Pode aumentar linearmente (amplificador) ou em função da raiz quadrada da potência (no caso do falante).

Depende do fusível! Se colocar um na bateria de ação rápida pode queimar sim, mesmo sendo até um pouco maior que o do amplificador... Pois o do amplificador suporta picos de pequenos intervalos!

Existem perdas no sinal, qualquer fabricante recomenda um fusível na bateria 20% maior do que o do amplificador. Claro que, por ser uma generalização, eles exageram. 20% é tanto para um carro igual o meu (2 metros de fio da bateria até o amplificador, é uma pick-up) como para um astro (carro muito usado para SPL lá fora, uns 6~7 metros de cabo).

Eu colocaria um fusível na bateria maior que o do amplificador, não muito, mas um pouco. De qualquer forma, se o amplificador for queimar, não existe fusível que proteja. Fusível evita fogo. Não curto circuito... Quando der o curto, o fusível queima, mas o estrago já está feito. O que protege o amplificador são as proteções internas deles, que detectam anomalias (temperatura, voltagem, corrente ou qualquer outra) e desliga-os.

Como estamos falando em altas corrente (gente... seu chuveiro, que gasta MUITOOO deve usar 20A... 30A se for dos mais fortes, no MÁXIMO, estamos falando de mais de 50 para um amplificador razoavelmente simples), não custa precaver, mas picos pequenos, de 10%, significam mais de 5A! Mais do que a maioria dos eletrodomésticos usam... Por isso se usa fusíveis superdimensionados muitas vezes....

Essas recomendações que se vê na internet são muitas vezes furadas, pois consideram um comprimento padrão de cabo. Se você usar cabo mais curto, pode usar um pouco mais fino... E as tabelas são diferentes muitas vezes umas das outras.... Também depende do material (se for cobre puro, conduz melhor...) e da honestidade do fabricante (a maioria diz 16 e tem um pouco menos)....

Mas 16mm para um Pone, para cabos pequenos (2, 3 ou 4 metros) é o suficiente. Melhor é usar 21mm, se possível até 25mm... O sinal não se perde, e tirando o quesito financeiro, quanto mais grosso melhor, pois há menos perdas devido a resistência do cabo. Pode parecer besteira, e é para a maioria dos casos, mas tem sistemas que conseguem aumentos consideráveis de potência trocando o cabo por um mais grosso.

O ideal é seguir o fabricante, sempre. Pois nem todo amplificador é igual, nem toda a instalação é igual e nem todo o consumo é igual. Se o fabricante coloca 40A de fusível, pode ter certeza que é para ser usado com "estalado", bass boost no talo, ganho super alto... Em uma situação normal não consome 40A nem ferrando....

Mas para ligar mais de 1 amplificador, 16mm é pouco. Puxe outro cabo junto, ou um maior e use distribuidor....

Compartilhar este post

Link para o post
Bom,

Não entendi para que as formulas. Consumo de corrente dos falantes ou amplificadores? Se for amplificadores V é fixo (12V, ou 14V) e tanto R como I são variáveis, se for falantes você está certo sobre R fixo (errado, na verdade, pois depende da frequência e da excursão. Mas para contas, você está certo).

Porém aumentando a potência aumenta a corrente, em qualquer um dos casos. Pode aumentar linearmente (amplificador) ou em função da raiz quadrada da potência (no caso do falante).

Depende do fusível! Se colocar um na bateria de ação rápida pode queimar sim, mesmo sendo até um pouco maior que o do amplificador... Pois o do amplificador suporta picos de pequenos intervalos!

Existem perdas no sinal, qualquer fabricante recomenda um fusível na bateria 20% maior do que o do amplificador. Claro que, por ser uma generalização, eles exageram. 20% é tanto para um carro igual o meu (2 metros de fio da bateria até o amplificador, é uma pick-up) como para um astro (carro muito usado para SPL lá fora, uns 6~7 metros de cabo).

Eu colocaria um fusível na bateria maior que o do amplificador, não muito, mas um pouco. De qualquer forma, se o amplificador for queimar, não existe fusível que proteja. Fusível evita fogo. Não curto circuito... Quando der o curto, o fusível queima, mas o estrago já está feito. O que protege o amplificador são as proteções internas deles, que detectam anomalias (temperatura, voltagem, corrente ou qualquer outra) e desliga-os.

Como estamos falando em altas corrente (gente... seu chuveiro, que gasta MUITOOO deve usar 20A... 30A se for dos mais fortes, no MÁXIMO, estamos falando de mais de 50 para um amplificador razoavelmente simples), não custa precaver, mas picos pequenos, de 10%, significam mais de 5A! Mais do que a maioria dos eletrodomésticos usam... Por isso se usa fusíveis superdimensionados muitas vezes....

Essas recomendações que se vê na internet são muitas vezes furadas, pois consideram um comprimento padrão de cabo. Se você usar cabo mais curto, pode usar um pouco mais fino... E as tabelas são diferentes muitas vezes umas das outras.... Também depende do material (se for cobre puro, conduz melhor...) e da honestidade do fabricante (a maioria diz 16 e tem um pouco menos)....

Mas 16mm para um Pone, para cabos pequenos (2, 3 ou 4 metros) é o suficiente. Melhor é usar 21mm, se possível até 25mm... O sinal não se perde, e tirando o quesito financeiro, quanto mais grosso melhor, pois há menos perdas devido a resistência do cabo. Pode parecer besteira, e é para a maioria dos casos, mas tem sistemas que conseguem aumentos consideráveis de potência trocando o cabo por um mais grosso.

O ideal é seguir o fabricante, sempre. Pois nem todo amplificador é igual, nem toda a instalação é igual e nem todo o consumo é igual. Se o fabricante coloca 40A de fusível, pode ter certeza que é para ser usado com "estalado", bass boost no talo, ganho super alto... Em uma situação normal não consome 40A nem ferrando....

Mas para ligar mais de 1 amplificador, 16mm é pouco. Puxe outro cabo junto, ou um maior e use distribuidor....

ok, as formulas sao pra tentar entender em função de que a corrente varia. O mais proximo que cheguei foi pela dissipação de energia pelo condutor, mas aconteceu o contrário, a corrente diminuiu... bem... sei lá. mas ok...

Quanto o cabeamento vou puxar um de 25mm (as amps sao fraquinhos... to comprando um blau 460 e posteriormente outro mono) entao pensando num upgrade...

e o que vc achou da ideia de passar a fiação pelo teto? Ja viu assim? nem sei se dá... mas deve dar... deve ser mais facil arrancar o forro e as capas das colunas do que bancos e carpetes... ainda mais do PUG...

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi pelo teto...

Acho inviável, pois são cabos grossos, e ficariam muito mais compridos.

Na lateral do carro tem o espaço certo para passar, não precisa tirar banco não... Desmontar 2 acabamentos só e você consegue. Acho mais válido, e fácil.... Coloca um conduíte para proteger, se ficar com medo. Nunca vi problema nisso....

Cabos em carro quanto mais curto melhor... Menor chance de ruído, menor resistência, menos lugares passando para dar problema e o principal, mais barato!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...