Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

roger22_22

Woofer Selenium 10cv4 10 Polegadas

Recommended Posts

Postado em

Queria a ajuda de alguem.... POR FAVOR rs..

Eu comprei 2 Woofer Selenium 10cv4 10 Polegadas 100w Rms / 8 Ohms e o problema é que nao sei qual a litragem para a caixa pois quero fazer, Esses autos falantes sao para o medio grave e tenho muitas duvidas, se a caixa tem que ter duto e qual o tamanho indicado pois no manual que vem neles nao achei. se alguem poder me ajudar pode ate me add no msn ou mandar um email para mim roger22.jpa@hotmail.com. Obrigado pela atençao.

Postado em (editado)

Sinto muito em dizer mais o CV4, não foi uma boa escolha principamente se o objetivo for médio-grave.

Tem Fs alto (77Hz) e sensibilidade de um sub praticamente (2,83V@1m - 93 dB) e xmax muito baixo (2,3mm), são características bem aquém do objetivo.

É muito visto em carros para propaganda.

Se for simplesmente médio, tudo bem.

Não quero ser estraga prazer não, mas se eu bem conheço esse falantes da Selenium com Fs alto, eles vão começar atuar um pouco melhor a partir dos 250 a 300Hz numa caixa dutada. Talvez uma caixa selada poderá reverter um pouco essa tendência, pois assim teria melhor ccontrole de cone em baixas frequências.

Basta ver alguns parâmetros desse falante para se chegar a alguma conclusão:

=> Sensibilidade: 2,83V@1m (93 dB SPL - média 300 a 3KHz)

=> Fs 77Hz

=> Xmax = 2,3mm

Editado por fcoelhogomes
Postado em

uma vez eu simulei o cv4 12" vs. pw3 12".. o cv4 se mostrou bem mais plano e subia mais ... o pw3 pegava um pouco mais cedo, mas nao era tantooo assim..

de qalqer modo, usamos aqui ele em uma caixa com 2 camaras de 40L com duto de 4" x 15cm se nao me engano, era a caixa de um pioneer...

corte em 80hz... tocou um fds inteiro e nao foi tao ruim! antes assim , do que sem medio grave.

Hoje já nao possuo mais os cv4.

Postado em

Tenho o costume de nunca desprezar o comentário de ninguém mesmo daqueles que acham que não sabem de nada, mas a gente tem sempre algo a aprender com as pessoas, pois o aprendizado é uma via de mão dupla, principalmente de que já tiveram os itens comentados.

O CV4 não é falante um ruim. Acontece que ele tem uma resposta mais alta do que o PW3, ms em termos de médios, só ouvindo mesmo.

Que ninguém esqueça que cada falante tem uma área onde atua melhor do que outra. Se assim não fosse, para que então existir mais de um modelo?

O de 12" em relação aos de 10" tem parâmetros melhores o que caracteriza uma boa diferença entre eles.

12CV4

SPL 1 W @ 1m (dB): 97 Hz

FS 61Hz.

10CV4

SPL 2,83V@ 1m (dB): 93 Hz

FS 77Hz.

Se quer fazer um comparativo faça então com o 10PW3. PW3 tem a seu favor uma sensibilidade de 98dB 1m1@m e é bem maior do que a do CV4.

Postado em

Vaiz me desculpar, vc com certeza entende mais do que eu.. mas vc simplesmente criticou o alto falante que o rapaz tem em mãos e nao o ajudou na dúvida dele.

Isso sem nem saber o resto do set, pois se ele tem um woofer que toque de 50 a 250hz o cv4 pode muito bem servir pra o set dele..

de qualquer forma, só dei minha opiniao sobre o que fiz quando tive em mãos um par de 12cv4. O comparativo foi pq em mãos eu tinha o 12cv4.

Postado em

Eu tenho no meu carro

Cd Player Pioneer Deh 4080 Usb Aux Mp3

um modulo da hbuster (que vai ser trocado)

1 sub da protech de 15'

1 par de 6x9 da seleniun

2 cornetas 250x da Seleninun

e esses 2 woofer que comprei E pelo que estou vendo comprei uma bomba rsrsrss...

eu vou trocar o modulo pelo digital esqueci o nome ou entao pegar o tarapes

e vou tirar os 6x9

e agora nao sei o que fazer.... rsrs..

Quero fazer a caixa mais nao sei as medidas :/

Postado em

Acho que deve ter havido alguma má intrepretação e uma conclusão meio apressada sobre os comentários.

Como eu não gosto de deixar nada mal resolvido ou sem o entendimento correto, vou aqui me manisfestar e tentar esclarecer o meu ponto de vista.

Sempre fui de respeitar todos os comentários e nunca achei que o conhecimento maior que você está dizendo que eu tenha, me fizesse subir à cabeça e eu achar que eu sou dono da verdade. Muito pelo contrário, sempre nos meus comentários, na medida do possível procurei acrescentar além do que foi perguntado, anexar alguns artigos, link de leitura paralela, no intuito que todo mundo que queira possa crescer também e assim elevar o nível de discussão do fórum. Assim todos estaremos ganhando. Não concorda?

Veja que eu fiz até um comentário eleogiando a sua experiência de ter tido o falante e por isso tem um conhecimento de causa. Nada melhor do que uma opinião dessas para engrandecer as discussões no fórum. Foi com essa finalidade que citei.

Fiz também um comparativo de 02 modelos distintos de falantes e nada mais justo comparar um 10CV4 com 10PW3 e não com um 12CV4, mas não foi inviabilizando o seu ponto de vista de jeito nenhum e nem poderia fazer isso, pois isso vai de encontro ao que defendo.

Fim um comprativo do 10CV4 com o 10PW3, porque esse último tem uma sensibilidade muito maior e sem falar numa boa resposta na faixa de médio-grave, que foi o motivo da pergunta dele. Muitos o usam até em caixas seledas, onde dão melhores resultados, pois há um controle melhor do cone, nessa configuração.

Em outras ocasiões também fiz um comparativo do 10PW3, com o Eros 310H, Oversound MG 300 e o Selenium 10MB3P (todos de 10", embora com nominal diferentes), onde constatei auditivamente, que o Eros descia bem mais do que todos eles. Hoje tenho o Snake ESX 310, que supera todos esses modelos, tantos em ter um boa resposta nos médios-graves (finalzinho é claro), como disparademente maior sonoriadade. Só lamentei não ter o 10MB1P pra fazer uma comprativo também mais justo e assim pode traçar um comentário mais concreto.

Em nenhum momento eu desprezei o falante dele, que por sinal é um bom falante quando se trata de médios e tanto é que é bastante utilizado usado em carros de propaganda volante, até mesmo por ter um preço bem acessível.

O que não posso é enganar ninguém. Não adianta eu chegar e dizer que é um falante que vai atender a faixa de médio-grave porque não vai.

O que adiantaria dizer isso. Seria só para agradar?

O objetivo que ele citou foi médio-grave então simplesmente eu falei que não foi uma boa escolha.

Se for atuar acima dos 250Hz, pode ser que tenha um rendimento melhor.

Postado em

ALguem sabe se o de 150 wrms É melhor ? ou so muda a potencia. pois poderia tentar trocalo... mais existe algum progama que cerve para calcular as medidas da caixa??

Postado em

OK!

Se for o 10PW3, ele é bem mais aceito no mercado e quase sempre ao aunciar demora um pouco menos para se vender, do que por exemplo o 10CV4.

Agora quando se fala melhor vai depender do propósito.

De acordo com o sua ideia inicial de colocar apenas um falante de 15" com sensibilidade padrão, um falante com menor sensibilidade como o CV4 (93 dB - 2,83V), tornaria o seu sistema muito mais equilibrado do que usando o PW3, por exemplo que tem 98 dB de sensibilidade.

Agora se futuramente vai querer aumentar o sistema, acho que o PW3, possa a ser um escolha melhor, até mesmo pelo seu histórico.

Se fosse eu ficaria com PW3, se pudesse trocar os falantes, pois é melhor pecar por excesso do que por falta.

Por falta não tem jeito, mas por excesso, se por exemplo o 10PW3 tiver se destacando em relação ao falante de 15", adiciona-se um resistor ou muda-se o esquema de ligação (depende do caso), para fazer com que o conjunto fique mais equilibrado.

ALguem sabe se o de 150 wrms É melhor ? ou so muda a potencia. pois poderia tentar trocalo... mais existe algum progama que cerve para calcular as medidas da caixa??
Postado em

Um.. eu vo hoje na loja trocar para o de 150w rmsn O 10PW3 , mais existe algum progama para eu calcular a litragem mais apropriada??

POis a litragem que nao sei qual é.... Alguem sabe a litragem apropriada ?? e se tem duto ou nao ?

Postado em

a caixa apropriada depende diretamente da resposta desejada.

Para o 10pw3 eu já utilizei 17l selada e dutada, atualmente utilizava 40l pra cada dutada e 2 dutos de 3"x10cm pra cada falante, muito me agradou essa configuração, mas de fato ele funciona muito bem em caixas bem menores, algo proximo a 15/20l já toca legal.

Postado em

Fiz a caixa ontem com 18 L quase 19L e to querendo colocar um duto, porque quero som pra fora... e pelo que me falam o duto te dar melhor som para fora (grave- no caso medio grave)...

Lembrando que o auto falante é 10pw3

Postado em
Fiz a caixa ontem com 18 L quase 19L e to querendo colocar um duto, porque quero som pra fora... e pelo que me falam o duto te dar melhor som para fora (grave- no caso medio grave)...

Lembrando que o auto falante é 10pw3

18~19L pra cada pw3 neh? tu vai usar 2 certo?

Postado em

Aproveitar o embalo do topico!

Tenho um par de magnum 10"

To em duvida em trocalos por um par de selenium 10pw3 já que os magnum não estão me agradando

Alguem pode me dizer qual é o melhor?

Caracteristicas do magnum 10":

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA 40 ~ 1.500 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR 96 dB/SPL

POTÊNCIA MÁXIMA (RMS) 250 W

POTÊNCIA MUSICAL 500 W

IMPEDÂNCIA NOMINAL 4 ou 8

RESISTÊNCIA, RE 2,2 ou 4,4 /Vcc

ÁREA DO CONE 0,049 Sq.m

FREQÜÊNCIA DE RESSONÂNCIA 45 Hz

VOLUME EQUIVALENTE 37 L

Q MECÂNICO

10,6

(Qms)

Q ELÉTRICO 0,49 (Qes)

Q TOTAL 0,45 (Qts)

PRODUTO BL 12,315 TM

NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA) 1,345 %

COMPLIÂNCIA (CMS) 100,0 uM/N

MASSA TOTAL (MMS) 76,304 g

MASSA DIAFRAGMA (MMD) 70,0 g

EXCURSÃO CONE SEM DISTORÇÃO (X MAX) 7,4 mm±

DENSIDADE DO FLUXO NO GAP 10,500 Gauss

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...