Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pedro Diógenes

Som pra fora/Trio - Pedro Diógenes - Celta

Recommended Posts

Olá amigos foristas e amantes do áudio externo. Bem, tou destinando esse tópico pra não ficar fazendo milhões de tópicos pra esclarecer minhas dúvidas sobre o som que estou montando... queria postar apenas o passo à passo depois que tivesse montado já, mas preferi fazer dessa forma pelo menos assim posso contar com a opnião dos nossos nobres colegas.

Sem mais delongas.

Carro ?

- Celta 2001 2p

Dinheiro ?

- Tou trabalhando, juntando pouco a pouco.. não tem um teto.. quero que no final me agrade o som.

O que tenho:

- 2k5d

- 4.8 performance 4 canais

- t400.d 4 canais

- 2 PW5 de 12" Selenium (300rms) 8ohms

- Fiação de 35 mm² e 16 mm²

Aquisisção desse mês:

- 2 baterias Moura 150amp

- vou trocar os PW5 por 2 OVS-12 da oversound de 600 rms cada de 8ohms.

- Trocar a 4.8 por uma T1200 de 4 ohms

- Crossover JFA p/ cornetas

Falta:

- 2 SDS 818

- SD3100 ou D405+trinyum

- Caixas

- Crossover Qbase 24db.

Situação:

Bem... já faz um tempinho que estou pra montar esse som só que trabalho no Estado e meu salário está atrasado 3 meses.. recebo terça feira o atrasado e regulariza minha situação, voltando a receber normalmente novamente.

O tópico tá criado, conforme venha pintando dúvidas e novidades venho postando... desde já agradeço a quem dispuser de ler essa biblia e contribuir para meu projeto.

Sujetões são mais que bem vindas... na verdade eu sempre venho mudando de opnião sobre tudo, então podem opinar que vou levar em consideração tudo que você falarem.

Abraços. :rever1: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns cara por estar realizando mesmo que aos poucos um sonho.

Quanto ao som pelo que descreveu tem tudo pra ficar bom mas já vou te adiantando que pra colocar td isso vai ter que tirar o banco traseiro. Teve um cara que montou um set igfual ao seu sds + pw5 o nick dele é forrozeiro tem fts e tudo mais, da uma procurada pra te dar uma ideia de como deve ficar. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns cara por estar realizando mesmo que aos poucos um sonho.

Quanto ao som pelo que descreveu tem tudo pra ficar bom mas já vou te adiantando que pra colocar td isso vai ter que tirar o banco traseiro. Teve um cara que montou um set igfual ao seu sds + pw5 o nick dele é forrozeiro tem fts e tudo mais, da uma procurada pra te dar uma ideia de como deve ficar. :legal:

Salve Jack, blz?

Rapaz.. realmente é muito dificil mesmo montar o som que a gente quer quando a verba é curta... se privar de algumas festas.. de algumas farras e tudo mais é difícil.. mas creio que vá compensar depois.. afinal sonho é sonho. "corra atrás do seu"

A respeito do banco, creio que não será preciso retirar pois vou fazer uma caixa = a que o Wendell fez ( abrindo um parêntese pra agradecer ao wendell por ter disponibilizado medidas e tudo mais em seu tópico) e tive medindo a mala, axo que vai dar certinho... se precisar fazer alguma coisa no banco.. no máximo seria desencostar ele... pra almentar a litragem da mala.

Queria ver se consigo fazer uns arranjos verticais nos Drives e (se for ter) S. Tweeter. Coisa que ainda será estudada.

Obrigado pela força aew parceiro, abraço.

ps.: vou procurar o projeto desse forrozeiro... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

exemplo de arranjo vertical usando dois drive TI :

ogaaamqku4e0e4capijlqtz.th.jpg

Edit: No meu caso, os AF de 18" seria em caixa Manifold. e tava pensando em fazer os de 12" em vez de dutada umas cornetadas...

o que vocês acham?!

Editado por Pedro Diógenes

Compartilhar este post

Link para o post

Porque você não pega os Over de 10"?? Sobraria espaço pra fazer um arranjo mais legal com as cornetas.

Se for usar corneta Titanium, a corneta indicada não é esta oval ou redonda (como queiram), a mais indicada é a quadrada, porque ela espalha o agudo para os lados. Se usar a boca convencional, os agudos sairão direcionados apenas para a frente e serão estridentes, faltando voz do lado do carango, entende?? Já a boca quadrada espalha mais o agudo e deixa mais suave.

Na minha opinião pegava médios de 10" e dava uma ageitada no visual, faria um desenho mais simétrico para as cornetas e os MG.

Valewww

Compartilhar este post

Link para o post
Porque você não pega os Over de 10"?? Sobraria espaço pra fazer um arranjo mais legal com as cornetas.

Se for usar corneta Titanium, a corneta indicada não é esta oval ou redonda (como queiram), a mais indicada é a quadrada, porque ela espalha o agudo para os lados. Se usar a boca convencional, os agudos sairão direcionados apenas para a frente e serão estridentes, faltando voz do lado do carango, entende?? Já a boca quadrada espalha mais o agudo e deixa mais suave.

Na minha opinião pegava médios de 10" e dava uma ageitada no visual, faria um desenho mais simétrico para as cornetas e os MG.

Valewww

Opa, blz Lely?

Então.. sobre AF de 10": Eu já tenho os PW5 de 12" estado de zero os bixo... consigui pegar o par por 250 reais... e vou trocar agora por um par de OVS-12 de 600 rms da oversound voltando 170 reais... ou seja.. olha por quanto ta saindo esse par de 12"... 420 reais ... não acha melhor eu ficar com esses 2 de 12" de 600 rms cada do que trocar por 2 de 10" de 300 rms e se brincar ainda gastar mais dinheiro não? eu sei que dificulta a elaboração da caixa.. mas temos tempo pra isso.. com a ajuda de vocês aqui vai dar certo.. ehheh

Sobre o arranjo das cornetas, eu não comprei ainda então não sei se será de titanium ou D405+trinyum... mas caso seja de titanium poderia me explicar melhor ou, se possível, mostrar um exemplo aí de um acoplamento com as cornetas que você falou aí?? ficaria grato.

Depois eu posto umas imagens que explicam melhor o acoplamento vertical dos driver.

Compartilhar este post

Link para o post

fala grade blz??

amigo eu acho que pode faltar espaço na mala do celta p/ seu projeto... até prq os médios de 12" demandam maior litragem da caixa e um projeto mais detalhado p/ renderem bem os 600w e dar aquela resposta legal entre 120hz e 2k..não sei bem!!!eu já vi um projeto parecido com esse que vc quer montar porem as cornetas foram p/ tampa do porta malas (p/ falta de espaço) e só eram colocadas quando abria a mala...

outro problema vai ser a moldura dos módulos... e a alimentação de força tbm!!!

agora sempre existe solução quando se trata de um sonho...

eu mesmo coloquei moldura dos módulos acima do banco na caixa de médio/cornetas e 2 bateria extras atrás dos bancos..

valeu grande espero ter colaborado...

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, blz Lely?

Então.. sobre AF de 10": Eu já tenho os PW5 de 12" estado de zero os bixo... consigui pegar o par por 250 reais... e vou trocar agora por um par de OVS-12 de 600 rms da oversound voltando 170 reais... ou seja.. olha por quanto ta saindo esse par de 12"... 420 reais ... não acha melhor eu ficar com esses 2 de 12" de 600 rms cada do que trocar por 2 de 10" de 300 rms e se brincar ainda gastar mais dinheiro não? eu sei que dificulta a elaboração da caixa.. mas temos tempo pra isso.. com a ajuda de vocês aqui vai dar certo.. ehheh

Sobre o arranjo das cornetas, eu não comprei ainda então não sei se será de titanium ou D405+trinyum... mas caso seja de titanium poderia me explicar melhor ou, se possível, mostrar um exemplo aí de um acoplamento com as cornetas que você falou aí?? ficaria grato.

Depois eu posto umas imagens que explicam melhor o acoplamento vertical dos driver.

OVS de 10" só tem esse de 300rms?? Amigão é porque vai faltar Muuuiiito espaço.

A saída seria por ela na tampa mesmo, ou então você fazia um parecido com o dessa parati http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132591

Os full range na manifold, mid range tampando o porta-malas e as cornetas você as poria na tampa (deixando um espaço nas manifold pra que ela possa fechar direitinho mesmo com as cornetas instaladas).

Ou então fazia a caixa dos mid cornetada e um pouco recuado (igual da parati) e poria os drivers na frente dos mid, com o íma de fora, a galera usa muito aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendo a preocupação.. mas como disse, tenho tempo pra projetar as caixas ainda.. que dá, dá.. isso eu sei.

olha um exemplo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...igma&st=250

http://f.imagehost.org/0696/Golf_02.jpg

Ta certo que a mala de um golf é maior que a do celta, mas eu estou disposto a desencostar os bancos traseiros pra almentar a litragem e estou usando apenas 2 AF de 12"...

-

jbpankadao, as baterias ficarão na parte dos pé dos passageiros de trás, ou seja, atrás dos bancos do motorista e do passageiro dianteiro. Creio que 300 amp de bateria auxiliar baste pro meu projeto. valeu pela atenção

-

Lely, fazer a caixa de médio grave recuada com os driver na frente é uma opção sim. depois vou tirar as medidas de td na mala e posto tudo aqui... valeu pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

É... já que vai retirar os encostos, aí é outra história!!!

Cabe sim, com certeza cabe tudo. Olha este SET aí de um primo meu: 2 TMK straiker 18", 2 Mg over 700rms cada 10", 6 Selenium D250x e 2 trynium.

Os módulos eram 2 T2.5k, 1 Banda digital e um Processador digital. Agora onde eles ficavam??? No teto do carro!!! Coisa de gênio mesmo!!! ahuahuah

post-31299-1249127252_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigos foristas e amantes do áudio externo. Bem, tou destinando esse tópico pra não ficar fazendo milhões de tópicos pra esclarecer minhas dúvidas sobre o som que estou montando... queria postar apenas o passo à passo depois que tivesse montado já, mas preferi fazer dessa forma pelo menos assim posso contar com a opnião dos nossos nobres colegas.

Sem mais delongas.

Carro ?

- Celta 2001 2p

Dinheiro ?

- Tou trabalhando, juntando pouco a pouco.. não tem um teto.. quero que no final me agrade o som.

O que tenho:

- 2k5d

- 4.8 performance 4 canais

- t400.d 4 canais

- 2 PW5 de 12" Selenium (300rms) 8ohms

- Fiação de 35 mm² e 16 mm²

Aquisisção desse mês:

- 2 baterias Moura 150amp

- vou trocar os PW5 por 2 OVS-12 da oversound de 600 rms cada de 8ohms.

- Trocar a 4.8 por uma T1200 de 4 ohms

- Crossover JFA p/ cornetas

Falta:

- 2 SDS 818

- SD3100 ou D405+trinyum

- Caixas

- Crossover Qbase 24db.

Situação:

Bem... já faz um tempinho que estou pra montar esse som só que trabalho no Estado e meu salário está atrasado 3 meses.. recebo terça feira o atrasado e regulariza minha situação, voltando a receber normalmente novamente.

O tópico tá criado, conforme venha pintando dúvidas e novidades venho postando... desde já agradeço a quem dispuser de ler essa biblia e contribuir para meu projeto.

Sujetões são mais que bem vindas... na verdade eu sempre venho mudando de opnião sobre tudo, então podem opinar que vou levar em consideração tudo que você falarem.

Abraços. :rever1: :rever1:

E aí Pedro????

Vai fazer um som idêntico ao que montei no Golf de Kakau???

Rapaz, certeza que vai ficar muito bom.

Apesar da mala do Celta ser bem menor que a do Golf, da pra usar os mesmos equipamentos, na mesma disposição.

Compartilhar este post

Link para o post
É... já que vai retirar os encostos, aí é outra história!!!

Cabe sim, com certeza cabe tudo. Olha este SET aí de um primo meu: 2 TMK straiker 18", 2 Mg over 700rms cada 10", 6 Selenium D250x e 2 trynium.

Os módulos eram 2 T2.5k, 1 Banda digital e um Processador digital. Agora onde eles ficavam??? No teto do carro!!! Coisa de gênio mesmo!!! ahuahuah

não conhecia esses oversound de 10" 700 rms... são novos???

deve tocar muito.. só trocaria as 6 d250-x por 2 D405.

se puder, posta fotos mais detalhadas aew Lely... ficaria grato.

abração.

Compartilhar este post

Link para o post
E aí Pedro????

Vai fazer um som idêntico ao que montei no Golf de Kakau???

Rapaz, certeza que vai ficar muito bom.

Apesar da mala do Celta ser bem menor que a do Golf, da pra usar os mesmos equipamentos, na mesma disposição.

Grande Diógenes... :rever1: :rever1: :rever1:

Está bem parecido não é ??! tirei como projeto base ele sim.. ficou show d+... queria uma mala como a do Golf, mas na falta vamos tentar se virar com a do Celta.

Quando tiver com os equipamentos todos em mãos, entro em contato com você, quero pelo menos alinhar o sistema com você aí em Currais... Abraço. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
não conhecia esses oversound de 10" 700 rms... são novos???

deve tocar muito.. só trocaria as 6 d250-x por 2 D405.

se puder, posta fotos mais detalhadas aew Lely... ficaria grato.

abração.

Poxa cara...juro que minha vontade era mostrar o som do meu primo!! hauhauha Mas a questão é que o louco desmontou pra por um maior ainda!!!

Estes Over de 700 já estão no mercado há um bom tempo.

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2872

Compartilhar este post

Link para o post

esses aew são de 15" Lely... esses eu já conhecia... nunca ví foi o de 10".. pensava que o mais forte de 10" da over era os de 400 rms.

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa cara...juro que minha vontade era mostrar o som do meu primo!! hauhauha Mas a questão é que o louco desmontou pra por um maior ainda!!!

Estes Over de 700 já estão no mercado há um bom tempo.

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=2872

Mas esse ae é 15" e não 10"

acho q 700rms em um AF de 10" é meio inviável.

Compartilhar este post

Link para o post
exemplo de arranjo vertical usando dois drive TI :

ogaaamqku4e0e4capijlqtz.th.jpg

Edit: No meu caso, os AF de 18" seria em caixa Manifold. e tava pensando em fazer os de 12" em vez de dutada umas cornetadas...

o que vocês acham?!

Usa assim não! Faz a configuração D'Apolitto que fica mais homogeneo!

edit: Configuração D'Apolitto é quando se usa os tw (no seu caso, drives) no centro! Dessa forma, o som age como se fosse uma fonte única! :legal:

Se quiser dar uma lida no assunto:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...uisar&meta=

Editado por blOom

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Diógenes... :rever1: :rever1: :rever1:

Está bem parecido não é ??! tirei como projeto base ele sim.. ficou show d+... queria uma mala como a do Golf, mas na falta vamos tentar se virar com a do Celta.

Quando tiver com os equipamentos todos em mãos, entro em contato com você, quero pelo menos alinhar o sistema com você aí em Currais... Abraço. []-[]

Claro que sim amigo!

Será uma honra pra mim!

Qualquer coisa se quiser fazer as caiaxs comigo e instalar com alguem aí de Natal, tb num tem problema!

O meu acabamento vc ja conhece né?

Compartilhar este post

Link para o post

edit: Configuração D'Apolitto é quando se usa os tw (no seu caso, drives) no centro! Dessa forma, o som age como se fosse uma fonte única! :legal:

Mas separando os centros acústicos dos de 12" eu não perderia rendimento nos mesmo não ??? fora os cancelamentos...

Não pretendo colocar 2 tipos de falantes trabalhando na mesma faixa de frequencia não.. ex: AF 12" de 150 à 2k e driver de 900 à 6k.. pretendo fazer +o- assim: AF 12" 150 à 1200 e driver 1200 à 6k ... evitando, assim, os famosos comb filter.

se eu tiver viajado na maionese podem falar... hehehe.. pelo que eu andei estudando, foi mais ou menos isso que entendi.

Compartilhar este post

Link para o post
Claro que sim amigo!

Será uma honra pra mim!

Qualquer coisa se quiser fazer as caiaxs comigo e instalar com alguem aí de Natal, tb num tem problema!

O meu acabamento vc ja conhece né?

Opa.. vou começar a trabalhar com essa possibilidade em meu orçamento.. seria ótimo já que os tipos de caixa que quero utilizar eu sei que você manja bastante..

Compartilhar este post

Link para o post
Mas esse ae é 15" e não 10"

acho q 700rms em um AF de 10" é meio inviável.

Foi mal...mas tenho quase certeza q era 700 rms. Se não, então era o par que valia 700 rms, mas vou dar uma pesquisada, blz???

Compartilhar este post

Link para o post

assim?

http://img268.imageshack.us/i/imagem0122.jpg/

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida... meu mp3 é um Pionner P1Y... tem saida 6v só que a saida RCA dele é tipo acoplada... parecida com aquele conversor alta voltagem em RCA..

Emfim, comprei esse toca cd justamente pela saida 6v pra melhorar o som e agora n sei se ele é bom mesmo.

alguém conhece aew q possa falar?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...