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eduardopsy

Ligando LED no Botão do Vidro Elétrico...!!!

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Bom Dia Galera,

 

Preciso da ajuda de vocês. Coloquei LED nos Botões do Vidro Elétrico (depois posto fotos), porém tem um que só ascende de vez em quando. Já verifiquei as soldas que fiz, fiação, encaixes, enfim, tudo que foi possível. Gostaria de saber se alguém já passou por isso e poderia me ajudar em uma possível solução. Teria algo a ver com o módulo do vidro? Utilizo um módulo da Quantum mod. LV112.

 

Att. Eduardo.

 

Edit:

 

Foi dessa maneira que montei os LED's. Seguindo a ilustração para dobrar as perninhas do LED:

 

montagem_led_3mm.jpg

 

Led 3mm Azul:

01.jpg

 

Raspar a cabeça do LED mais ou menos essa medida:

02.jpg

 

Dobrar e soldar o resistor no positivo do LED. DICA: Utilize um alicate de bico e chaves de precisão para ajudar:

03.jpg

 

04.jpg

 

05.jpg

 

06.jpg

 

07.jpg

 

08.jpg

 

Colocar um termo-retrátil no negativo:

09.jpg

Editado por eduardopsy

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Dobrando para encaixar no botão:

10.jpg

 

Botão do vidro:

11.jpg

 

Retirar a capa de cima do botão:

12.jpg

 

Retirar a plaquinha interna com a ajuda de um sugador de solda:

13.jpg

 

14.jpg

 

Soldar o LED nos terminais. O meu foi ligado sendo o terminal superior POSITIVO e inferior Negativo, mas creio que isso não seja padrão pois pode-se ligar ao contrário por exemplo:

15.jpg

 

Ligação do chicote dos botões:

16.jpg

 

17.jpg

 

18.jpg

Editado por eduardopsy

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Tudo funcionando. Aproveitei e já troquei por LED as luzes do relógio e do botão do farol/lanterna:

19.jpg

 

20.jpg

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Show de mais, pretendo fazer no meu um dia...

 

Mas não se te ajudar não...

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Troca o Led pois vc deve ter o danificado com ferro de soldar, evite aquecer muito o led, no máximo 3segundos.

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Troca o Led pois vc deve ter o danificado com ferro de soldar, evite aquecer muito o led, no máximo 3segundos.

 

Pior que já fiz isso e acontece a mesma coisa. Quando soldo deixo no máximo 3 segundos mesmo, eu conto até 2 e tiro o ferro de solda...kkkkk...

Talvez justo os 2 que usei nesse botão poderiam vir com defeito de fabricação???

 

Att. Eduardo.

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Bacana o guia, está de parabéns.

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Já verificou com se a alimentação dele vem constante?

 

Em um dos botões da minha Belina, eu tive problemas com o fio que alimentava o led... Depois de trocar 3 leds, foi só "remendar" e está tudo OK.

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Já verificou com se a alimentação dele vem constante?

 

Em um dos botões da minha Belina, eu tive problemas com o fio que alimentava o led... Depois de trocar 3 leds, foi só "remendar" e está tudo OK.

 

Então cara, já verifiquei sim, estão ok. Tantop que você pode observar que o fio que alimenta o outro botão é o mesmo que passa nesse com defeito, se não tivesse energia nesse fio creio que o outro tbm não acenderia. Talvez poderia ser o botão o problema?

 

Att. Eduardo.

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Ok.

 

Então vamos por partes, como diria meu amigo Jack.... *rs*

 

Você notou que ele "apaga" simplesmente e não funciona nem ligando diretamente na bateria (queima) ou se pegar um que não funcione no botão, funciona na bateria... Se ele funcionar quando ligado direto na bateria depois de tirado do botão, o problema será a alimentação dele no botão. Se ele não funcionar é pq algo queimou ele. Ou resistência muito baixa (Resistor que vc está usando é de valor "muito baixo" para ele, ou ele recebeu algum(ns) pulso(s) de tensão mais altos... O que é pouco provável...)

 

560 Ohms é um valor de resistência razoável para um LED. Eu já usei 330 e 470 Ohms, mas costuma queimar o led com alguma frequência. Particularmente, utilizo resistores de 1k. Deixam o brilho BEM mais fraco, mas o LED durará tanto quanto o carro, ou mais...

 

Vc já percebeu se existe um "padrão" para o LED apagar? Se ele funcionar por "X" tempo e depois apaga/queima? Ou se ele depois "volta" a funcionar?

 

Tem que ver se, parte da linha de alimentação que vc usa não é de outro dispositivo, tipo um motor, relê, lâmpada mais forte, etc. Pois se acontecer isso, qnd vc ligar este outro dispositivo, a tensão nele cairá e ele apagará mesmo...

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Ok.

Então vamos por partes, como diria meu amigo Jack.... *rs*

Você notou que ele "apaga" simplesmente e não funciona nem ligando diretamente na bateria (queima) ou se pegar um que não funcione no botão, funciona na bateria... Se ele funcionar quando ligado direto na bateria depois de tirado do botão, o problema será a alimentação dele no botão. Se ele não funcionar é pq algo queimou ele. Ou resistência muito baixa (Resistor que vc está usando é de valor "muito baixo" para ele, ou ele recebeu algum(ns) pulso(s) de tensão mais altos... O que é pouco provável...)

O que ocorre: Da 1ª vez ele estava aceso, ai do nada apagou. Então retirei ele pra testar ligando direto na bateria e ele ligou, deixei ele ligado um tempo e não apagou de jeito nenhum. Então soldei ele novamente, montei tudo e ele funcionou normalmente, depois estava andando com o carro e do nada apagou de novo. Tirei ele, testei novamente e deixei ligado num fonte de 12V 1A que eu tenho ligado durante um tempão e não apagou. Então coloquei outro led no botão e testei ligando a fonte direto no botão e também não apagou. Então coloquei no carro e sai pra dar uma volta, depois quando estava quase chegando em casa apagou de novo, sozinho, nao dei seta, nem utilizei nada que pudesse causar interferência.

560 Ohms é um valor de resistência razoável para um LED. Eu já usei 330 e 470 Ohms, mas costuma queimar o led com alguma frequência. Particularmente, utilizo resistores de 1k. Deixam o brilho BEM mais fraco, mas o LED durará tanto quanto o carro, ou mais...

Em relaçõa ao valor do resistor, sempre utilizei essa medida em meu carro e nunca queimou nem ficou fraco e estão lá a mais de 3 anos.

Vc já percebeu se existe um "padrão" para o LED apagar? Se ele funcionar por "X" tempo e depois apaga/queima? Ou se ele depois "volta" a funcionar?

Não existe padrão não. As vezes ele acende e apaga algumas vezes (fica piscando). As vezes apaga e acende depois de muito tempo. Enfim, uma coisa sem padrão algum, pois se piscasse quando desse seta por exemplo saberia que era isso o motivo da falha.

Tem que ver se, parte da linha de alimentação que vc usa não é de outro dispositivo, tipo um motor, relê, lâmpada mais forte, etc. Pois se acontecer isso, qnd vc ligar este outro dispositivo, a tensão nele cairá e ele apagará mesmo...

Bom, quanto a linha de alimentação, como você pode observar no 2º post, as 3 ultimas imagens são da alimentação. O Botão que possui uma "ponte" com fio marrom é o que está com o problema (Botão que aciona o vidro do passageiro) e o outro com um fio amarelo é o que está normal (Botão que aciona o vidro do motorista), ou seja, se a alimentação estivesse com problemas, como o 2º botão está sendo alimentado pelo 1º que está com problemas também não funcionaria corretamente. Não achei algum diagrama desses botões para poder analisar se essa ligação está mesmo correta. O que mais além disso poderia ser feito?

 

Att. Eduardo.

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