Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pablocorks

6x9 para tocar medios e agudos.

Recommended Posts

Fala galera beleza!?

Então, recorri a parte de trio elétrico pq creio que tem uma galera aqui que entenda de 6x9, por mais que essa nao seja a real finalidade desse tipo de falante, é um bom quebra galho para mini trios de beira de piscina.

Então, esse é meu som, foi apresentado aqui no diy: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=109394&st=25

DSC02318Medium.jpg

A questão é a seguinte, to usando um booster pra empurrar o 6x9 e to cortado em 125hz no player.

To querendo um 6x9 somente para medios e agudos, pois meu pioneer dá conta dum gravezinho.

esses 6x9 da foto ai queimaram, claro, custaram 60 reais o par lá no shopping oi.

então, o que me indicam? quero um resisitente pois sinal clipado poderá rolar com certeza já que esse ampli é uma b..

tenho algumas opções tipo:

Selenium 6x9 / 69qd4ta

Triaxial 6x9 Ts-A 6972 S Pioneer

mais uma pergunta, 6x9 bomber presta pra voz? sei que bravox é bom, mas e pra voz?

ressaltando, nao preciso de 6x9 que dê grave, preciso que dê voz com qualidade e seja resistente, diferente desses meus ai de 60 reais.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso um par de Selenium 69PE1TA exatamente com essa intenção, só para médio e agudo, pra grave tenho o 308.

Eles se dão muito bem nesse quesito, falam bastante alto e até já animaram umas festinhas pequenas =] Aconselho com certeza, e apesar de ser pentaxial, a qualidade é bem legal! Nada de TSSSSI TSSSSSSI exagerado como acontece com vários no mercado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Optaria pelo Selenium 69pe1ta por custo, tocam razoavelmente bem, mas se tiver grana coloca um 6x9 da Bravox.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu peguei o bonde andando e cheguei até a visitar esse tópico em anexo, mas devido à disposição das respostas, acabo perdendo muito tempo para saber detalhes dos equipamentos. Seria interessante colocar os equipamentos na primeira parte, pois aí facilita.

Independentemente do que já foi escrito, daí você responde e aí continuo no comentário.

Eu indicaria o Bravox QRX. Das vezes que escutei esse 6x9" achei muito bom, mas em função do amplificador que o cara usava, acabava não ficando bom a partir de um certo volume.

Como ele tem um rendimento melhor, eu preciso saber qual a potência oferecida pelo amplificador para poder saber como ele iria atuar.

Deve gerar uma potência suficiente para todos.

Um amplificador aí com 4 canais resolveria o problema. Os canais ficariam com o Sub e os outros 02 com o par de 6x9".

Ahh sim, esse 6x9", ficariam melhor em uma espécie de caixa-tampão. Seria uma espécie de tampão, com o fundo fechado, simulando uma caixa, mas não precisa ser alta.

tampao.jpg

Seria mais ou menos igual a essa figura, mas sem as elevações.

A grande vantagem de usar esse tipo de caixa, além de ter um reforço no som, é que quando estiver parado, pode suspender a caixa e ela ficará apoiada na outra com o sub. Dessa forma você poderá direcionar a faixas de altas frequências na direção dos ouvidos, onde elas serã melhor percebidas.

A providência de cortar o 6x9" em 125Hz HP, foi correta e deve ser mantida para o novo modelo.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

ja ouvi esses bravox qrx tocando....

e realmente é muito boom!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Eu peguei o bonde andando e cheguei até a visitar esse tópico em anexo, mas devido à disposição das respostas, acabo perdendo muito tempo para saber detalhes dos equipamentos. Seria interessante colocar os equipamentos na primeira parte, pois aí facilita.

Independentemente do que já foi escrito, daí você responde e aí continuo no comentário.

Eu indicaria o Bravox QRX. Das vezes que escutei esse 6x9" achei muito bom, mas em função do amplificador que o cara usava, acabava não ficando bom a partir de um certo volume.

Como ele tem um rendimento melhor, eu preciso saber qual a potência oferecida pelo amplificador para poder saber como ele iria atuar.

Deve gerar uma potência suficiente para todos.

Um amplificador aí com 4 canais resolveria o problema. Os canais ficariam com o Sub e os outros 02 com o par de 6x9".

Ahh sim, esse 6x9", ficariam melhor em uma espécie de caixa-tampão. Seria uma espécie de tampão, com o fundo fechado, simulando uma caixa, mas não precisa ser alta.

Seria mais ou menos igual a essa figura, mas sem as elevações.

A grande vantagem de usar esse tipo de caixa, além de ter um reforço no som, é que quando estiver parado, pode suspender a caixa e ela ficará apoiada na outra com o sub. Dessa forma você poderá direcionar a faixas de altas frequências na direção dos ouvidos, onde elas serã melhor percebidas.

A providência de cortar o 6x9" em 125Hz HP, foi correta e deve ser mantida para o novo modelo.

opa, beleza!? então, a ideia de direcionar os 6x9 é boa, mas fazer uma caixa tampão seria realmente necessario já que eu realmente nao quero aproveitar os graves do 6x9? bem, penso que ajudaria nos medios, mas será realmente necessário? pois é um trabalhao, meu tampao já é bastante pesado, nao sei se iria suportar adicionar peso nele. O amplificador dos 6x9 eu nao sei quantos rms ele dá, é um booster dr.pepper, marca antiga, tenho q trocar, mas o investimento inicial é mesmo o 6x9 pois to sem!!

dei uma olhada no bravox, salgadasso!!!! nao tenho esse dinheiro pra investir agora, vida de estudande é fo**. esse selenium que o pessoal tah falando parece bacana e é mais em conta.

no mais valeu ai!!

ahh.. grave pela foto ai dá pra ver, é um ts-w252c e um blau280 empurrando, sub de 150rms e o ampli de 210, toca lindamente, inclusive pra fora, claro, sabendo ser um sub de 150 de 10".

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso um par de Selenium 69PE1TA exatamente com essa intenção, só para médio e agudo, pra grave tenho o 308.

Eles se dão muito bem nesse quesito, falam bastante alto e até já animaram umas festinhas pequenas =] Aconselho com certeza, e apesar de ser pentaxial, a qualidade é bem legal! Nada de TSSSSI TSSSSSSI exagerado como acontece com vários no mercado ;)

e ai beleza?

o preço me agradou demaaais hehehe!!! é uma grande possibilidade.

com qual modulo vc empurra ele? vc corta em qual frequencia?

Compartilhar este post

Link para o post

se colocar as opções de 6x9 em dados tecnicos o bravox vai ganhar perdendo pouco em dB (que na minha opniao e mais importante que wrms pois e o nivel de pressão sonora que importa, logico que os wrms tem seu grande valor em um som) para o pioneer

em fim custo beneficio eu pegaria o pioneer pois esse aguenta tocar muito sem queimar eu mesmo tenho 1 par nunca me deu problemas nao uso controle de clip no som e sabe como é na beira da pscina quando o cara vai ficando bebo vai ficando surdo, começa aumentar o volume esquenta muito e queima.

selenium tb e muito bom tenho um par deles na minha porta nunca me deixou na mão mas em qualidade o pioneer ganha sem sombra de duvida

Bravox QRX media de preço R$:379

Sensibilidade 90 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância 65 (Hz)

Gama de Resposta 40-25 (Hz)

Potência Nominal 160 Wrms

Pioneer TS-6993 media de preço R$270

Sensibilidade 92 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância 60 (Hz)

Gama de Resposta 30-37 (Hz)

Potência Nominal 80 Wrms

Selenium p1ta media de preço R$:210

Freqüência Ressonância 55 (Hz)

Gama de Resposta 40-20 (Hz)

Potência Nominal 80 Wrms

Editado por Andre.Teles

Compartilhar este post

Link para o post
se colocar as opções de 6x9 em dados tecnicos o bravox vai ganhar perdendo pouco em dB (que na minha opniao e mais importante que wrms pois e o nivel de pressão sonora que importa, logico que os wrms tem seu grande valor em um som) para o pioneer

em fim custo beneficio eu pegaria o pioneer pois esse aguenta tocar muito sem queimar eu mesmo tenho 1 par nunca me deu problemas nao uso controle de clip no som e sabe como é na beira da pscina quando o cara vai ficando bebo vai ficando surdo, começa aumentar o volume esquenta muito e queima.

selenium tb e muito bom tenho um par deles na minha porta nunca me deixou na mão mas em qualidade o pioneer ganha sem sombra de duvida

Bravox QRX media de preço R$:379

Freqüência Ressonância 65 (Hz)

Gama de Resposta 40-25 (Hz)

Potência Nominal 160 Wrms

Pioneer TS-6993 media de preço R$270

Sensibilidade 92 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância 60 (Hz)

Gama de Resposta 30-37 (Hz)

Potência Nominal 80 Wrms

Selenium p1ta media de preço R$:210

Freqüência Ressonância 55 (Hz)

Gama de Resposta 40-20 (Hz)

Potência Nominal 80 Wrms

bacana velho.. galea fala bem de pioneer mesmo. só uma coisa, achei esse selenium na alpharol por 150 pila, ainda divide de 3x sem juros!! =)

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
bacana velho.. galea fala bem de pioneer mesmo. só uma coisa, achei esse selenium na alpharol por 150 pila, ainda divide de 3x sem juros!! =)

abraço!

realmente o preço esta muito barato ainda divide em 3x sem juros, vale a pena comprar então, custo beneficio fica com esse mesmo. o forte do pioneer é a qualidade sao produtos com uma durabilidade muito grande, se prestar atenção nessas lojas de conserto de som dificilmente vai ver um produto da pioneer no conserto principalmente cd e dvd.

mas temos de ver primeiro o problema do dinheiro antes de tudo.

sou universitario vida de liseira deixando de fazer muitas coisas para melhorar o som motando 2 pioneer 6x9 1sub unlike e modulo power one estou morrendo para ver se consigo comprar a caixa =(.

PS: a estetica do som ai ficou show gastou em media quanto para fazer isso??

Compartilhar este post

Link para o post

O que vai mandar aí é o amplificador disponível.

Não adianta ter um amplificador que forneça cerca de 100w a 4 ohms, para um QRX que tem potência nominal de 160W.

Para tentar compensar a falta de potência o cara aumenta o som e aí distorçe.

Questão de gosto e de bolso ;)

Eu já ouvi um cara com 4 QRX desses num carro, mas o amplificador dele era um booster com potência bem abaixo do recomendado.

Até certo volume eles tocavam bem, mas depois começava a distorcer. Daí eu pude perceber o potêncial dos QRX e sempre que alguém pede opinião eu sugiro.

Pioneer só conheço os antigos e até tive um par. Achei com uma ótima definição de som, mas o Bravox tem mais força.

1 - Se é para abrir o porta-malas e ter um rendimento melhor (com maior alcançe) o QRX vai se sair melhor.

2 - Se for para ouvir o som a uma certa distância do carro, os Bravox serão melhores, porque esses de menor potência tendem a atenuar a resposta nas baixas frequências e só as de baixa serão melhor percebidas.

Há de se avaliar, porque o preço do Bravox é alto e para não ter um rendimento com longo alcançe, acho que seria interessante pegar Woofer 12" (mais ou menos) + DRv Ti.

Compartilhar este post

Link para o post
realmente o preço esta muito barato ainda divide em 3x sem juros, vale a pena comprar então, custo beneficio fica com esse mesmo. o forte do pioneer é a qualidade sao produtos com uma durabilidade muito grande, se prestar atenção nessas lojas de conserto de som dificilmente vai ver um produto da pioneer no conserto principalmente cd e dvd.

mas temos de ver primeiro o problema do dinheiro antes de tudo.

sou universitario vida de liseira deixando de fazer muitas coisas para melhorar o som motando 2 pioneer 6x9 1sub unlike e modulo power one estou morrendo para ver se consigo comprar a caixa =(.

PS: a estetica do som ai ficou show gastou em media quanto para fazer isso??

eu mesmo montei entao gastei pouco, uns 60 reais de madeira pra tudo, e mais uns 50 reais de carpete, cola, parfusos, etc...

Compartilhar este post

Link para o post
O que vai mandar aí é o amplificador disponível.

Não adianta ter um amplificador que forneça cerca de 100w a 4 ohms, para um QRX que tem potência nominal de 160W.

Para tentar compensar a falta de potência o cara aumenta o som e aí distorçe.

Questão de gosto e de bolso ;)

Eu já ouvi um cara com 4 QRX desses num carro, mas o amplificador dele era um booster com potência bem abaixo do recomendado.

Até certo volume eles tocavam bem, mas depois começava a distorcer. Daí eu pude perceber o potêncial dos QRX e sempre que alguém pede opinião eu sugiro.

Pioneer só conheço os antigos e até tive um par. Achei com uma ótima definição de som, mas o Bravox tem mais força.

1 - Se é para abrir o porta-malas e ter um rendimento melhor (com maior alcançe) o QRX vai se sair melhor.

2 - Se for para ouvir o som a uma certa distância do carro, os Bravox serão melhores, porque esses de menor potência tendem a atenuar a resposta nas baixas frequências e só as de baixa serão melhor percebidas.

Há de se avaliar, porque o preço do Bravox é alto e para não ter um rendimento com longo alcançe, acho que seria interessante pegar Woofer 12" (mais ou menos) + DRv Ti.

opa, bem, st, corneta e woofer tão fora da ideia, até tenho woofer de 10, umas 4 cornetas e 2 st parados em casa, mas nao quero mudar o visual do som.. qrx tbm tá fora.. caro demais.. to achando que o selenium mesmo que vai rolar.. vamos ver. as vezes acho um qrx usado.. acho dificil achar usado.. mas numa sorte dessas da vida ai!

abraço;

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é amigo eu tenho a mesma duvida que vc tenho 4 6x9" Selenium 69QD4TA e tocam muito bem pra fora...no meu caso to querendo colocar mais medio e agudo sem me livrar delas, pq vão ter q acompanhar dois Protech Subão 15"...

Compartilhar este post

Link para o post

Para esses tipos de projetos, gosto de deixar tudo tocando completo. Mas fazendo os cortes High-pass em 150Hz já são suficientes para os 6x9", o sub pode tocar de boa em 150Hz até 160Hz, mais que isso, ele já perde rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

10 anos depois, temos este modelo : BRAVOX QRX 69 - R$389,00

Watts RMS : 180 (cada 6x9)

Impedância 4@OHMS

Sens. dB/W/m 95

Fo Hz 60

RESP.Fq. Hz 40 - 25KHz

Não sei se os QRX de 320wRMS ainda existem, mas esse aqui é de 360wRMS e 95 de Sens. (contra 90 dos QRX antigos) .

Revivi o post porque a pergunta é :

Qual corte usar nesses 6x9 para obter as frequências apenas de VOZ médio grave e médio- agudo ? Alguém sabe ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer o corte em 120hz pra cima começando em 120hz o médio grave é bem encorpado 200hz ja é mais voz

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer o corte em 120hz pra cima começando em 120hz o médio grave é bem encorpado 200hz ja é mais voz

Posso aplicar um HP de 150Hz com LP em 3000Hz nos meus Bravox Quadriaxial Diamond de 150wRMS 89dB Sens. ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...