Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rboj

Um subwoofer 10" e um 12" no mesmo porta-malas.

Recommended Posts

Pessoal,

Montei o set novo no meu carro, dois falantes de 10" no lugar de um 12" que eu tinha no meu antigo carro. É nítida a diferença de frequência que ambos tocam com mais desenvoltura; estou tendo o que me fazia falta antes, uma linha de grave um pouco mais alta, mas agora sinto falta das frequências mais baixas, que os 10" não conseguem reproduzir do mesmo jeito que o antigo 12" tocava.

A questão é: E se colocar um 10" e um 12" pra tocarem juntos, em caixas diferentes, com sintonias diferentes? Vai haver cancelamento, mesmo com caixas independentes? Será que o resultado vai ser bom, alcançar com bom desempenho uma faixa maior de frequências?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal,

Montei o set novo no meu carro, dois falantes de 10" no lugar de um 12" que eu tinha no meu antigo carro. É nítida a diferença de frequência que ambos tocam com mais desenvoltura; estou tendo o que me fazia falta antes, uma linha de grave um pouco mais alta, mas agora sinto falta das frequências mais baixas, que os 10" não conseguem reproduzir do mesmo jeito que o antigo 12" tocava.

A questão é: E se colocar um 10" e um 12" pra tocarem juntos, em caixas diferentes, com sintonias diferentes? Vai haver cancelamento, mesmo com caixas independentes? Será que o resultado vai ser bom, alcançar com bom desempenho uma faixa maior de frequências?

Obrigado!

eu, se fosse voce continuaria com os dois de 10" .....

o que deve fazer para eles toquem freqüência baixa é aumentar a litragem da caixa ou se nao podes aumentar a caixa aumento o comprimento dos dutos !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acredito ser possível, é um sonho meu fazer algo do gênero. Mas eu usaria um sub de 8 e um de 15" :P

Mas pretende fazer com o mesmo amplificador?! Pode haver cancelamentos sim.... Teria que regular tudo muito bem, posicionar as caixas bem e torcer para não ter problema...

Tem gente experiente que pode te ajudar melhor :vts Mas eu testaria, se você tiver tudo disponível...

Compartilhar este post

Link para o post

Joao kerber, faz sentido o que você disse. Não sei se é o meu ouvido, mas mesmo assim, sinto diferença no grave de todos os 10" que já ouvi, pra todos os 12" que já ouvi... parece que muda o timbre! Meu duto já tá batendo no fundo, e não posso aumentar a caixa porque preciso do porta malas, não tenho mais como descer a sintonia... Por isso a idéia de combinar tamanhos diferentes no mesmo set.

Joao Guilherme, a idéia seria sim usar o mesmo amplificador, os mesmos cortes, tudo, apenas com dois falantes/caixas separados. Na verdade minha idéia era tirar um dos 10" e aumentar o furo pra 12", já que minha caixa tem divisão interna... só alterando o comprimento do duto conforme a sintonia do falante novo. Eu só não testo como fica porque não tenho nenhum 12" aqui! Mas queria ver o resultado!

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode usar um "joelho" ou "cotovelo" no duto, para alonga-lo mais.... Formando um "L"

Tente fazer isto :vts

Vai perder SPL, mas faz os subs descerem mais....

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho vontade tbm, cortar um sub de 15 beeem baixinho 2 de 8" até 120 mas nao sei!

Compartilhar este post

Link para o post
Você pode usar um "joelho" ou "cotovelo" no duto, para alonga-lo mais.... Formando um "L"

Tente fazer isto :vts

Vai perder SPL, mas faz os subs descerem mais....

[]'s

usa com ângulo de 45 graus !! O de 90 sopra um pouco !!

Faz isso antes de usar o outro sub de 12" .... vai testando com os dois de 10" que nao tem erro !!

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitndo a questao....

Por em qto estou com 1 P312D4 + 2k5d.2ohms, + pretendo por mais um P3 em uma caixa com 116lt livres, ou seja subgraves extremos.....me deu na telha esses dias como ficaria se colocasse um uxp de 10'' (ou ate msm 2 uxp de 10'') justamente para frequencias mais altas, tudo no 2k5d ou em outro amp so para os uxp....daria certo? o 2k5d daria conta?

Vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém nunca viu/ouviu/teve nada parecido?

Compartilhar este post

Link para o post
Ninguém nunca viu/ouviu/teve nada parecido?

Já ouvi coisa parecida sim

2 Bombers, um upgrade de 10" e um Bixo Papão eu acho... Estava pior do que som de 6x9, mas a caixa estava mal feita, tudo ligado sem corte, a caixa estava trepidando (a frente, onde o falante estava preso, estava meio solta).

Dá para fazer algo legal, mas tem que usar crossover passivo... joga um sub em LP e outro em band pass, ae fica melhor... Eu acho!

Mas 10 e 12 eu acho pouca diferença... Legal seria 15" e 8"... o de 15 para abaixo dos 40 Hz, e o de 8 para cima de 40 Hz... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Já ouvi coisa parecida sim

2 Bombers, um upgrade de 10" e um Bixo Papão eu acho... Estava pior do que som de 6x9, mas a caixa estava mal feita, tudo ligado sem corte, a caixa estava trepidando (a frente, onde o falante estava preso, estava meio solta).

Dá para fazer algo legal, mas tem que usar crossover passivo... joga um sub em LP e outro em band pass, ae fica melhor... Eu acho!

Mas 10 e 12 eu acho pouca diferença... Legal seria 15" e 8"... o de 15 para abaixo dos 40 Hz, e o de 8 para cima de 40 Hz... :vts

Pois é, aí é complicado, não serve como parâmetro...

Realmente 15" e 8" daria mais diferença. O complicado seria cortar diferente pra cada falante. Mas eu acho que mesmo sem um corte tão preciso o resultado já seria positivo! Vou tentar achar um sub 12" ou 15" de alguém pra testar!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...