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tamarindu

[upgrade] alpine + a/d/s + full + outras coisas

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Olá pessoal.. eu de volta de novo!

 

Carro: Honda Fit LX 2007

Dúvida: como instalar o A/D/S PH15 sob o banco do passageiro (ou motorista)?

Dúvida(s) atualizada(s):

1. crossover ativo x crossover passivo

2. como montar um pezinho shallow (perfil fino, o mais discreto possível)

3. fullrange fostex

 

Estava entediado e resolvi fazer um upgrade no amplificador do estéreo. Vendi meu Wharf Clean para o deed e comprei o A/D/S PH15 do potato.

Pensava que o A/D/S seria pequeno o suficiente para encaixar sob o banco do passageiro, porém verifiquei que ele não entra.

O que acontece é que ele "encaixa", porém muito justo. Entretanto, é possível passar todos os cabos e fixá-lo.

 

A questao dos amplificadores foi resolvido, assim como a alimentação e o cabeamento (IC e speaker). Os amplificadores vão para debaixo dos bancos (motorista e passageiro), adaptados da melhor maneira que der. Os cabos para negativo e terra terão aprox. o mesmo comprimento e o aterramento será feito no cobre.

 

 

Surgem as dúvidas (dúvidas resolvidas):

 

1. O amplificador é classe AB, portanto esquenta bem. Isso teria algum impacto importante para o amplificador ou para o banco? Seria como se eu instalasse um aquecedor de banco, como na BMW e Jaguar?? hahahahaha

 

2. A economia de cabo (IC e speaker) e ganho de rendimento justificariam o risco?

 

Para quem já fez a instalação sob o banco, por favor, postem comentários e sugestões, bem como dicas!

 

Obs.: o ads temn 6ch, estou pensando em jogar bridge pro full (8ohm, 100wrms, peitinho selado 0,2L) e stereo pro mid (4ohm, 60wrms, porta tratada); o ic é kuntmeinster/belden e o speaker belden; o corte será feito passivo, na saída do ads, com xover 2a ordem (protheus). pro subs (10w0x2), caixa (selada 25Lx2)no pm com amp integrado (200ix); energia com cabo 8awgx4 diy.

 

Abraços,

Rodrigo

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Qual HU, cara??

 

Promissor o set!

 

Eu já tive amp sob o banco, e não tive problema algum. Era mono e tocava um sub com bastante força!

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Qual HU, cara??

 

Promissor o set!

 

Eu já tive amp sob o banco, e não tive problema algum. Era mono e tocava um sub com bastante força!

 

é um alpine dva-7996

 

espaço até tem, mas é bem apertado! e cá entre nós, n me agrada a ideia de ter o banco aquecido! hahahahahaha

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uma imagem vale mais do que mil palavras!

 

obs.: esqueci de rotacionar as fotos...

 

 

 

08072009232.jpg

 

1. amp "encaixado" sobre o banco do passageiro, praticamente sem folgas laterais e apoiado sobre a proteção do trilho.

 

08072009233.jpg

 

2. detalhe frontal para observação da "sobra" superior e inferior

 

08072009234.jpg

 

3. banco totalmente rebatido para frente

 

08072009235.jpg

 

4. banco totalmente rebatido para frente e um bic mini (60 mm de altura) no fundo para perspectiva

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08072009235.jpg

 

4. banco totalmente rebatido para frente e um bic mini (60 mm de altura) no fundo para perspectiva

 

observe que existe uma saída de ar (duto achatado).. no caso, serviria até como um cooler caso jogue o ar condicionado para os pés! rsrsrs.. :banghead

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Cara, eu acho que vc não terá problemas de super-aquecimento com o amp sob o banco.

 

Eu havia cogitado na minha instalação colocar o amplificador em diversas localidades que não impactassem a utilização do espaço. Talvez no assoalho do porta-malas isso seja resolvido, não??

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Já usei 3 amps diferentes debaixo do banco (4.6x, Punch 100DSM e um a/d/s), e nenhum deles esquentava muito, mesmo ouvindo música razoavelmente alto (e empurrando sub + mids). Como você vai usar esse amp pro estéreo, creio que não terá problema de uso abusivo de potência dele, então eu não acho que vai esquentar muito não (os meus ficavam mornos, somente).

 

Casão, a questão de usar debaixo do banco é a economia de cabos em geral.

 

Boa sorte!

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Já usei 3 amps diferentes debaixo do banco (4.6x, Punch 100DSM e um a/d/s), e nenhum deles esquentava muito, mesmo ouvindo música razoavelmente alto (e empurrando sub + mids). Como você vai usar esse amp pro estéreo, creio que não terá problema de uso abusivo de potência dele, então eu não acho que vai esquentar muito não (os meus ficavam mornos, somente).

 

Casão, a questão de usar debaixo do banco é a economia de cabos em geral.

 

Boa sorte!

 

batata!

exatamente, vou apostar nessa ideia!!

e, aproveitando a deixa, obrigado por tudo! excelente pessoa, negociação no ads perfeita!

abraços,

Rodrigo

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Dando meu depoimento sobre amp embaixo do banco heheh.

 

Tive problema uma vez com um Kenwood AB que esquentava muito e acabava cortando o som depois de um tempo.

Outra coia importante é ver se ao regular o banco para frente e para tras, o trilho não raspa no amp. A rallysom (loja de curitiba) já ferrou um amp meu com essa história do trilho =/

 

 

Abraço!

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Do que eu já experimentei do meu a/d/s (pq20.2) ele não esquenta muito. Foram 2 canais em volume baixo, porém por um longo perído (virou a noite).

Testa. Se esquentar faz um gato e experimenta por um cooler de pc com uma grade.

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Tenho um 4.6x embaixo do meu banco e não aquece em NADA o assento . Também tenho esta saida de ar que da bem no amplificador .

 

Terá uma boa economia de cabos. Isto tem um porém: compra um cabo RCA de 3 metros e depois ficaria limitado para colocar em outro carro ( porta-malas ) compra um RCA de 4,5 metros e fica com o mesmo parecendo uma sucuri embaixo do carpete ( foi que optei ) .

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Tamarindu, tou montando meus amps embaixo do banco dianteiro do Fit tbem... é bom dar uma olhada se com o deslocamento do banco não há interferência daquela barra (é uma que atravessa o banco de um lado a outro) de regulagem do trilho. Eu experimentei posicionar o amp e fui voltando o banco beeem devagar, para ver se esbarrava... e tentando montá-los paralelos ao trilho, esbarrou fácil. Ainda não desmontei o banco, mas se aquela barra puder ser alterada, facilita bastante.

 

Tou acompanhando o seu projeto por aqui, tá bem interessante!! :legal:

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Tamarindu, tou montando meus amps embaixo do banco dianteiro do Fit tbem... é bom dar uma olhada se com o deslocamento do banco não há interferência daquela barra (é uma que atravessa o banco de um lado a outro) de regulagem do trilho. Eu experimentei posicionar o amp e fui voltando o banco beeem devagar, para ver se esbarrava... e tentando montá-los paralelos ao trilho, esbarrou fácil. Ainda não desmontei o banco, mas se aquela barra puder ser alterada, facilita bastante.

 

Tou acompanhando o seu projeto por aqui, tá bem interessante!! :legal:

 

fala RiQ, qto tempo rapaz!

pois é, fiz o teste do deslocamento e aparentemente não há interferência do trilho. só que o amp ficaria posicionado exatamente do jeito que está nas fotos! só preciso encontrar uma maneira de fixar o amp naquela posicao, pois ele não apoia nem nos trilhos, nem no chão. talvez parta para um calço de madeira ou mesmo um perfil metálico (um ""L" ou um "U"), porém não sei se interferiria no aterramento da carcaça e correria o risco de curto!

 

e como vai seu ponto azul?? já definiu algum sistema ou ainda está na busca eterna!? rsrs..

 

abraços e todos e obrigado pelas dicas, continuem postando e me ajudando!

 

Rodrigo

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Tenho um 4.6x embaixo do meu banco e não aquece em NADA o assento . Também tenho esta saida de ar que da bem no amplificador .

 

Terá uma boa economia de cabos. Isto tem um porém: compra um cabo RCA de 3 metros e depois ficaria limitado para colocar em outro carro ( porta-malas ) compra um RCA de 4,5 metros e fica com o mesmo parecendo uma sucuri embaixo do carpete ( foi que optei ) .

 

bom, com relação a colocar o amp sob o banco é justamente para economizar no cabo e ganhar em qualidade! no meu caso, seriam 2.1 metros pro IC (RCA) e cerca de 3.0 pro speaker (falantes). como todos os cabos são DIY, nao teria problema de migrar para o porta-malas.. é só montar outro!! rsrs..

 

falando em 4.6x, to pensando em colocar o 200ix tambem sob o banco, só que do motorista.. assim só ficaria uma caixa selada pqna pros subs no pm.. q poderia remover qdo quisesse e sem dor de cabeça!!

 

com relaçào ao cabo de força, alguem tem alguma dica para montar um distribuidor para positivo e terra utilizando componentes de baixa tensao (residencial) ou outra ideia maluca?

 

peguei um cabo de baixa tensao que possui 4 condutores flexiveis de cobre 8 awg (cerca de 6 mm^2), isolados por uma camada grossa de termoplástico.. o cabo é bem flexível e é utilizado em redes de 220V com até uns 160A. seria uma boa tanto pro ads como pro 200ix. estimo cerca de 3 metros de cabo.

 

com relacao ao terra, teria problema de instalar o ponto diretamente no ponto de aterramento original do carro (no cofre)? isso me daria positivo/terra com o mesmo comprimento de cabo! há algum ganho? ou riscos?

 

abraços!!

Rodrigo

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fala RiQ, qto tempo rapaz!

pois é, fiz o teste do deslocamento e aparentemente não há interferência do trilho. só que o amp ficaria posicionado exatamente do jeito que está nas fotos! só preciso encontrar uma maneira de fixar o amp naquela posicao, pois ele não apoia nem nos trilhos, nem no chão. talvez parta para um calço de madeira ou mesmo um perfil metálico (um ""L" ou um "U"), porém não sei se interferiria no aterramento da carcaça e correria o risco de curto!

 

e como vai seu ponto azul?? já definiu algum sistema ou ainda está na busca eterna!? rsrs..

 

abraços e todos e obrigado pelas dicas, continuem postando e me ajudando!

 

Rodrigo

 

 

hehe... Tamarindu, meu sisteminha tá quase definido, tem um tópico com ele no HiFi... mas tou enrolando (e enrolado) pra montar, cada hora uma coisa diferente. Com relação aos calços, tou com a mesma dúvida... pela cartilha antiga, aparafusar o amp pela carcaça diretamente na chapa do carro era uma heresia passível de chibatadas (ground loop, etc)... e eu ia fazer quase isso, usar espaçadores de 1mm plásticos ou de madeira e montar os amps o mais baixo possível. Outra questão é se é possível furar alí (o tanque tá logo abaixo) ou se teria de apoiar nos trilhos (acho que é o mais provável). Cheguei até a pensar em montar os amps nos trilhos, um conjunto único com o banco, ou um rack de MDF fina preso sob pressão nos bancos. Ainda não desmontei-os, mas devo fazer qqer hora (o Fit tem sensor de airbag lá?)....

 

:legal:

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hehe... Tamarindu, meu sisteminha tá quase definido, tem um tópico com ele no HiFi... mas tou enrolando (e enrolado) pra montar, cada hora uma coisa diferente. Com relação aos calços, tou com a mesma dúvida... pela cartilha antiga, aparafusar o amp pela carcaça diretamente na chapa do carro era uma heresia passível de chibatadas (ground loop, etc)... e eu ia fazer quase isso, usar espaçadores de 1mm plásticos ou de madeira e montar os amps o mais baixo possível. Outra questão é se é possível furar alí (o tanque tá logo abaixo) ou se teria de apoiar nos trilhos (acho que é o mais provável). Cheguei até a pensar em montar os amps nos trilhos, um conjunto único com o banco, ou um rack de MDF fina preso sob pressão nos bancos. Ainda não desmontei-os, mas devo fazer qqer hora (o Fit tem sensor de airbag lá?)....

 

:legal:

 

entao.. nao me recordo de nenhum sensor la.. mas nao cheguei a desmontar ele pessoalmente para conferir!! sobre aparafusar o amp na carroceria realmente seria insanidade!! semana q vem vou levar em um amigo q sempre tem boas ideias e bolar algo em massa ou mdf para ver se consigo fixar no trilho!! dai fica um sistema único.. só estou dependendo dos cabos agora.. o ic e o speaker que estao com o gutows e ele so me enrola.. hahaha.. abraços

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entao.. nao me recordo de nenhum sensor la.. mas nao cheguei a desmontar ele pessoalmente para conferir!! sobre aparafusar o amp na carroceria realmente seria insanidade!! semana q vem vou levar em um amigo q sempre tem boas ideias e bolar algo em massa ou mdf para ver se consigo fixar no trilho!! dai fica um sistema único.. só estou dependendo dos cabos agora.. o ic e o speaker que estao com o gutows e ele so me enrola.. hahaha.. abraços

 

Boa, Tamarindu! Se conseguir fixar os amps no banco, a barra deixa de ser um problema, e vc. pode utilizar todo o espaço disponível! Cara, este nosso carro é um desafio pra som... tá doido..kkkk... já tive uns 15 carros diferentes, nunca um tão bom (em eficiência, segurança, etc) e tão complicado (pra som)!!

 

abração, e boa sorte na instalação!! :legal:

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Tamarindu, peguei corda na idéia, desci na garagem do prédio e medi o espaço até a barra, embaixo do banco: 31cm x 31cm, no ponto mais alto (perto da barra) 3cm de profundidade, no mais baixo (traseiro do banco), 8cm até o assoalho, seguindo a 'rampa' do tanque/assoalho. Tou com idéia de pegar umas cintas perfuradas destas usadas pra fixar canos em laje mesmo, 'moldar' nas fixações do(s) amp(s) e aí fazer 4 ou 5 cópias do formato (um 'u' preso na armação do banco) e soldá-las juntas (as cintas) para reforçar , formando um suporte de aço bem firme e resistente... depois, só pintar de preto e boa, um rack/suporte que desliza junto aos bancos (embaixo deles). Deixa-se um cadim de cabo a mais (para acompanhar o movimento) e boa... :)

 

editado: eu tenho um rolo desta cinta aqui, mas lembro que quando comprei em loja de materiais de construção era baratinho, coisa de 30 reais o rolo com 50 metros... já usei pacas e nem na metade está. Fica a dica pra quem quiser, é útil para prender amps, tweeters, porta-fuses, etc. Muito prático mesmo e, querendo, dá pra encapar em termo-retrátil ou pintar com spray, para dar acabamento.

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- a distribuicao do negativo ta resolvido

- o terra vou fazer no cofre, proximo ao local original, ou seja, os cabos terao comprimento parecidos

- os dois amps vao pra debaixo dos bancos, 200ix do motorista e ph15 do passageiro

- cerca de 2m de IC para os amps, belden

- cerca de 3m para speaker (full), belden

- speaker pro mid algo parecido com com star-quad, diy

- speaker pro sub, 6mm^2, com neutrik, diy

 

duvidas que permanecem:

- o cross passivo pro full e o pro mid, melhor fazer em 2a ordem LR (linkwitz-riley) ou manter 1a ordem?

o custo de bons indutores, seja aqui ou la fora, sao bem elevados.. o tamanho do cross tambem nao ajuda.. onde esconder esses cross?

 

abraços,

Rodrigo

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duvidas que permanecem:

- o cross passivo pro full e o pro mid, melhor fazer em 2a ordem LR (linkwitz-riley) ou manter 1a ordem?

o custo de bons indutores, seja aqui ou la fora, sao bem elevados.. o tamanho do cross tambem nao ajuda.. onde esconder esses cross?

 

talvez uma mudança no set..

- sai samsung branquinho e entra fostex, fe83e ou ff85k

 

fiz algumas simulacoes no bassbox com os falantes que tenho aqui.. o resultado foi que por mais que eu force o samsung (baseado na média dos hivi e peerless), eu nao consigo ganhar nos agudos.. simplesmente tenho quedas de 3dB a partir dos 3kHz, com óbito antes dos 10kHz (-12dB em 8,5kHz). como nao tenho os parâmetros do meu mid, considerei um mid simples, um peerless 830945, de 5.5", fs=47,4Hz, com bom desempenho em porta tratada. supondo que compre um par desses woofers, eu consigo fazer com que o samsung case com o mid em uns 200hz, exatamente o que eu gostaria! mas, como dito, o agudo esquece. adicionar um tweeter, por mais simples, geraria dor de cabeça no alinhamento de fases, no alinhamento de axis, na atenuação correta e em mais um crossover!

 

entao eu fui na sugestao do potato e simulei com a linha fostex, no caso o ff85k e o fe83e e surpresa: é o que eu busco!! se os parametros declarados estao corretos, o full consegue manter um certo desempenho até os 20kHz, com boa fase e boa indutancia e boa velocidade. o fe83e tambem casaria melhor com o woofer que simulei, que tambem casaria bem com os meus subs! pelos ganhos e perdas da cabine do Fit, o woofer seria atenuado pelo hu, sem problemas!

 

com o x-over pro3, simulei uma network simples, LR, de 2a ordem, sem atenuacao e sem zobel e parece que nao houve perdas significativas. os capacitores e indutores sao um tanto "caros" pelo tamanho.. algo como 50uF e 12,53mH, pro full, sao os valores sugeridos! se for considerar um air-core, com 14 awg.. pense no tiro! ja pro woofer, a sugestao é 137,2uF e 4,6mH.

 

o peitinho que tenho pro samsung nao comportaria o fostex.. mas uma adaptacao (talvez um mdf moldado em massa/fibra) permita que eu até direcione melhor os fulls.. hoje eles estao defasados cerca de 30 graus, voltados para o centro do veículo.

 

a nova questão: quem tem um FE83E ou um FF85K para vender??

 

edit: a titulo de curiosidade, a cotacao para os falantes e a rede de crossover fica CAN 366,96 (sem frete). vou comprar os falantes e testar os cortes com um crossover ativo da nakamichi (4a ordem, LR), se eu gostar, monto a rede passiva.

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Cara, era isso que eu ia falar...

 

Se é p/ gastar bem, compre logo um cross ativo bacana.

 

Tem uns bem legais por até 200 USD ;)

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Cara, era isso que eu ia falar...

 

Se é p/ gastar bem, compre logo um cross ativo bacana.

 

Tem uns bem legais por até 200 USD ;)

 

fala casao!

 

entao, cross ativo ajuda mas compromete a qualidade num set mais elaborado, refinado, bla bla bla..

 

com relacao ao cross ativo, eu ja utilizo um nakamichi mas ele é um tanto limitado pro meu sistema, fora que o out dele é de 1V!! :blink:

 

se for pra gastar bem em processador, colocaria um bitone via optical.. rsrs..

 

estou estudando e aberto a sugestoes.. qm sabe um audiocontrol 6xs pra testar?

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Cara, eu vou comprar alguns caps para fazer o corte do tweeter.

 

Os demais componentes vão sofrer corte pelo amp e AI DE QUEM RECLAMAR :P

 

Tem um crossover Clarion nos classificados. Não serveria para vc?

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a nova questão: quem tem um FE83E ou um FF85K para vender??

 

vou dar um tempo de importacao.. tenho uma encomenda atrasada e ja é a 3a. em menos de 2 meses.. se alguem conhecer alguem q tenha um full fostex a venda, me avisa!

 

com relacao ao cross passivo, vou deixar de lado por falta de saco..

 

com relacao aos cabos, ainda aguardo..

 

quando tiver a instalacao dos amps, coloco fotos e a impressao com relacao ao clean e com relacao a 'encurtamento' dos cabos..

 

abraços

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