Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando Heidi Soares

Como configurar hz?

Recommended Posts

Entao galera estou com a caixa toda montadinha com 75 litros pra cada sub... camara separada.... um sd 1000 empurrando o sub e um h buster 600rms empurrando 2 corneta... 1 kit duas vias e dois ST......

hj mexendo nas configuracoes do meu som axei as configuracoes do HZ

ai tinha la 80 HZ

100 Hz

75hz e por aii vaii..

gostaria de saber como sei qtos colokar pros meus protech light de 15" 380 rms cara... e pq???

no meu ultimo sub.. um e2k bravox tava tocando a 100hz aii o cara mexeu deixow com menos HZ e acabow q queimow o sub.. nao sei o motivo da queima do sub esta ligado diretamente ao hz e talz ow eu q aumentei mtoo volume...

enfimmm gostaria q vcs me ajudassem.... pq nao sei pra q serve e nem em qual deixar pra maior durabilidade do sub..

abrassss

obrigadoo desde ja

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A frequência de corte do sub vai depender do seu gosto e do tipo de musica que vc ouve.. Duvido muito que tenha tido alguma coisa haver com a queima de seu e2k.. é mera questão de até que frequência seu falante vai tocar. Vai mudando e ouvindo algumas musicas que vc gosta, vê qual frêquencia te agrada mais e deixa lá.

Só lembrando, sub é feito p/ tocar frequencias baixas mesmo. Não vai queimar pq baixou a frequência de corte, só vai deixar de tocar as frequencias mais altas.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

me intrometendo aqui, a frequencia tem a ver com o tipo da batida?

Compartilhar este post

Link para o post
me intrometendo aqui, a frequencia tem a ver com o tipo da batida?

Sim, cada tipo de musica "exige" mais de uma certa frequencia. Exemplo, se vc ouve psy, é bom usar um corte mais alto ou pode acabar deixando de reproduzir alguma faixa do grave. Se ouve hiphop ou black, pode cortar mais baixo, que vai render mais, distorcer menos e não perde o grave pois esse tipo de batida tem (geralmente) menor frequencia. Se vc ouve um pouco de tudo, é bom deixar a frequencia de corte um pouco alta algo em torno de 125~180hz, pois assim vai garantir que o grave vai aparecer em todas as musicas (ou pelo menos a maioria delas).

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

o que eh considerado uma frequencia alta? e baixa? =D

Compartilhar este post

Link para o post

olha +- frequencia baixa é pra reproduçao com sub nao só isso,e frequencia alta é de agudo ,voz +-

lembrado que eu generalizei!!

Compartilhar este post

Link para o post

vai da regulagem ai cara, eu coloco uma muscia eletronica, depois black, pagode, ai seleciono o que fico melhor, mas depende tb da musica, algumas distorcem mais que outras

Compartilhar este post

Link para o post

aeww galera blzz?

dei uma boa clareadaaa aki e talzzz

vow ver oq faco la ... tenhu algumas duvidas nas configuracoes do meuu player.....

tp tem tb HIGH PASS FILTER por exe q eu nao etnhu ideia pra q serve....

e mais alguns comandos q eu posto amanha e talz pra ve se agluem pode me ajudarr

sobre frequencia ja deu pra ter uma ideia e talz

soh n entendo pq o sub nao pode ficar configurado pra tocar todas frequencias sem te q ficar mexendo entende?

abrassss e vlw a todos q ajudaram aet agora =D

Compartilhar este post

Link para o post
tp tem tb HIGH PASS FILTER por exe q eu nao etnhu ideia pra q serve....

e mais alguns comandos q eu posto amanha e talz pra ve se agluem pode me ajudarr

High pass é controle de frequencia tb.. só que pro sub é Low pass, o high pass é deixa passar as frequencias altas, cortando as baixas. por exemplo, se vc ativar o High pass e colocar em 180hz, os falantes de dentro do carro só vão tocar de 180hz p/ cima, diminuindo a distorção quando aumentar o volume. em contra-partida pode colocar o sub com LOW pass casando a frequencia (no caso do exemplo em 180hz), deixando passar na saída de subwoofer apenas frequencias abaixo de 180hz, dessa maneira cada falante toca a frequencia p/ a qual foi projetado, aumentando a qualidade do sistema.

soh n entendo pq o sub nao pode ficar configurado pra tocar todas frequencias sem te q ficar mexendo entende?

Um sub nunca vai tocar em todas as frequencias, porcausa das suas limitações p/ frequencias altas. Como disse acima, se voce usa um corte de frequencia vai dar uma "ajuda" pro auto-falante, já que o sub foi projetado p/ tocar grave, se voce não manda agudo p/ ele, vai ter mais qualidade, logo, menos dirtorção.

p/ quem n entende direito, uma pedida generica é deixar o sub tocando de 120hz p/ baixo e o resto de 120hz p/ cima. só colocar no seu player, tanto High pass (dos falantes internos) quanto low pass (do sub) em 120hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Fernando, sei que muita coisa já foi esclarecida, mas se quiser dar uma aprofundada, tenta aqui: http://www.autosom.net/artigos.asp

Dá uma boa lida nos artigos, que vc vai entender um pouco mais de som automotivo, seus conceitos e características, evitando assim problemas como a queima que vc teve nos seus e2k, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai uma dica que eu costumo utilizar.....

Coloque sua frequencia lá pelos 120hz e coloque uma musica no estilo que vc mais ouve...com a musica rolando vá baixando a frequencia ate a voz do cantor desaparecer......!!!De preferencia cantor masculino......esse esquema é só pra vc ter uma base,é só pra quebrar um galho mesmo..... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh tah agora tiow comecando a entender... entao a classificacao frequencia eh a msm coisa de definir por grave.mediograve e agudo?

por exe 80hz GRAVE

100 hz MEIO GRAVE

125 hZ agudoo

eh mais ow menos isso??

ja deu pra ter uma ideiaa ake galeraaa

soh qro entender oq eh FREQUENCIA EM SI

tp saber usala e talz nas hras certas e atlz

e como usarr ....

deu pra dar uma boa esclarecida jaa mesmoo

vlw a todos aew...

gulherme,marcos,ciso,maza,rodrigo,groove, vlw mesmooo galera

vow dar uma lida nos artigos aki no linkk aew de cimaa

brigadao

Compartilhar este post

Link para o post

complementando e corrigindo...

Batidas

15 - ~63Hz - Sub-grave (audível normalmente, a partir de 20Hz)

63-120Hz - Grave

120-400Hz - Médio grave

Voz e alguns instrumentos

400-2KHz - Médio

Algumas vozes femininas e alguns instrumentos, como pratos

2-30KHz ou mais - Agudo (audível normalmente, até 20KHz)

Não sei se fui claro... tentei fazer de uma forma bem "didática". Esses valores tb podem variar, pois há pessoas, por exemplo que consideram médio-grave já a partir de 250Hz... esses valores são só referências genéricas ok?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...