Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
defaveri

Review Stetsom 2K5D Vulcan. Concluido.

Recommended Posts

Alô galera...

Chegou a hora do esperado review do modelo 2K5D Vulcan da Stetsom. Abaixo começamos pelas especificações.

IMPORTANTE: Lembrando a total imparcialidade minha com o único intuito de trazer as informações básicas necessárias para todos os users conhecerem os produtos mais a fundo. Não faço propaganda nem contra nem a favor, apenas expresso a minha opinião formada e ofereço material para conclusão de cada um. Portanto nao vamos criar polemicas por aqui com pontos de vista diferentes, ok?

ESPECIFICAÇÕES:

Número de Canais - 1 canal (3300W RMS 2 ohms 13,8V)

*Potência RMS @ - 13.8V

MONO 2 Ohms 1 x 3300W RMS

MONO 4 Ohms 1 x 2200W RMS

*Potência RMS @ - 12,6V

MONO 2 Ohms 1 x 2500W RMS

MONO 4 Ohms 1 x 1850W RMS

Crossover Ativo:

Variável de 20Hz até 15000Hz (-3dB)

Resposta de frequência:

Resposta de Freqüência - 20 Hz a 15 KHz (-3dB)

Relação Sinal-Ruído - > 90 dB

Sensibilidade de Entrada - 0,2V

Distorção Harmônica Total - < 0,9% THD

Impedância de Entrada - 20 K Ohms

Impedância de Saída MONO - 2 Ohms

Freqüência do Crossover (Low Pass) - 50 a 15KHz

Resposta de frequência ( FULL RANGE ): 20 Hz a 15 KHz (-3dB)

Consumo em Sinal Musical: 2,5 a 140A

Sistema de proteção:

Possui proteção contra curto-circuito na saída e inversão de polaridade na alimentação.

Começando a apresentação, o produto vem em sua caixa com proteçoes de material absorvente de choques. Acompanha manual completo. A aparência é bem discreta e seus detalhes no screen dão ar de brutalidade. Ele vem todo plastificado para que o cliente o receba impecável, e isso eu achei o máximo. Bem compacto, cabe em qualquer lugar com bastante potencia agrupada.

dscn1160g.th.jpg

Na parte frontal, um adesivo com um guia rápido de alarmes acompanha o produto. É possível remover e colar em outro local. Esses alarmes são representados pela frequencia de pulsos nos LED´s que são controlados por um modulo PIC. Vamos vê-lo depois.

dscn1162y.th.jpg

Aki vamos ver os conectores excelentes que este modelo oferece. Suporta com facilidade cabos de bitola alta, como 21mm². Os parafusos são do tipo Allen (hexagonal) tanto para os cabos de alimentação quanto para os fios de falantes. Uma abertura com uma tela aparece logo no centro, como passagem para refrigeração forçada. Dá pra ver tb um selo q funciona de lacre de garantia, que obviamente tivemos que romper para a nossa avaliação.

dscn1163xlj.th.jpg

Deste lado fica o ventilador para refrigeração forçada, que tem como ponto negativo o ALTO RUÌDO. Este realmente foi um ponto falho muito bobo da Stetsom. O Crossover ativo é muito preciso e varia de 50hz a 15khz, e o ganho tem o diferencial de zerar o sinal, tirando qualquer audio quando está no minimo (seria como o volume do CD em 0). Duas entradas RCA completam a face.

dscn1164v.th.jpg

Aqui ficam os 3 LEDs de status do ampli. O Power (azul), o Proteção (amarelo) e o CLIP (vermelho). Este último virou necessidade nos modulos de potencia elevada, que é o caso dos classe D. Assim podemos ajustar o ganho com mais precisão de maneira a nao gerar distorçoes da onda de entrada, evitando assim a queima dos falantes, (maior motivo da queima de falantes é a distorção gerada, e não potencia excessiva como se pensa).

dscn1165e.th.jpg

E com tudo que vimos pelo lado de fora, é hora de abrir e ver com ansiedade o que temos por dentro! E a surpresa foi muito boa. Começamos por nos deparar com uma montagem compacta, organizada e limpa. Fonte forte e bem dimensionada recebe todos os cuidados necessários. Componentes de qualidade excelente, com excessão do ventilador (xing ling). Outro ponto negativo é não possuir fusivel de proteção! Achei um erro, e que se torna perigoso pela alta potencia. Por isso sem fusível não dá pra arriscar.

dscn1157qgu.th.jpg

VIDEO DO SET USADO:

Vamos seguindo com mais fotos e avaliações..

[]´s

Leo

Editado por defaveri

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Modulo e Show...

E sobre o subsonico, ele e fixo em qnt? tu sabe?

Parabens pelo topico ..

Abraco...

edit = erro de portuga...

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o review,

esses cooler ligados direto quando o volume esta baixo é chato mesmo.

e sobre o som, a resposta comparado a outros digitais o q você gostou?

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo...

Um grande toroide emplastado numa resina (feio) convida ao visual, porém essa resina isola de impactos, já que é uma peça de tamanho maior e facil de se mover.

dscn1150o.th.jpg

Aki podemos ver o PIC com a versao do software gravado, que parece servir tb para linha 1kX. Ele é o responsavel pelo controle de leitura das proteçoes. Sistema barato e simples, porém muito interessante. Ponto negativo é o CI raspado ali abaixo. Se tem algo que me irrita nos fabricantes é essa mania de esconder o codigo do CI impedindo a manutenção fora da assistencia. Não vejo isso com bons olhos.

dscn1152tlp.th.jpg

A fonte realmente é excelente. São transistores IRF1404, que é um FET fortíssimo, alta capacidade de corrente (162 A) e o bicho leva 8 desses... fonte demais de forte. O detalhe, o aquecimento dela é ZERO. Alto rendimento e consumo baixissimo.

dscn1156s.th.jpg

As saídas sao parrudas, FP90N20D, de apenas 90A cada, usando 4 unidades. Por isso se justifica tanta potencia.

dscn1151v.th.jpg

Todos os transistores estão diretamente montados na carcaça emplastados com pasta termica. Nao entendi a resistencia enrolada ali em frente ao FET de saida, pois não vi no modelo 4k2.

Agora vou dormir pq tá tarde e amanhã continuamos com o resto do review...

Espero que estejam gostando e que seja 100% útil.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Esse Modulo e Show...

E sobre o subsonico, ele e fixo em qnt? tu sabe?

Parabens pelo topico ..

Abraco...

edit = erro de portuga...

Sem subsonico Vini. Mas não sei se tem relação, mas qd nao tem subsonico parece q desce mais.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Legal o review,

esses cooler ligados direto quando o volume esta baixo é chato mesmo.

e sobre o som, a resposta comparado a outros digitais o q você gostou?

O cooler foi vacilo... mas referente a resposta continue acompanhando que no final tem a avaliação de audio.. adianto que me surpreendi.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Ja ia pedir por fotos mais detalhadas, mais nem precisou.

Compartilhar este post

Link para o post
Seguindo...

Todos os transistores estão diretamente montados na carcaça emplastados com pasta termica. Nao entendi a resistencia enrolada ali em frente ao FET de saida, pois não vi no modelo 4k2.

Agora vou dormir pq tá tarde e amanhã continuamos com o resto do review...

[]´s

Leo

Sono ta grande pra dizer algo mas provavelmente seja uma carga fantasma essa resistencia,pra nao queimar se ligado sem alto falantes na saida,um recurso de proteçao...

.... vou dormir agora,haiahaiuhaiu

Compartilhar este post

Link para o post

Ai defas, to muido na ressaca aqui, depois leio direitim hHUE []-[]

Mas agora entao, vamos juntar esse com os outros e pedir pro Ernany fazer um tópico como o de teste de potência e vamos fixar.

Parabén e abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Detalhe eh que responde frequencia BEM baixas sem perder o rendimento. O aquecimento eh baixissimo.

Agora. Uma coisa que realmente funciona eh a proteçao de curto na saida. Usei um pedaço de fio 9mm pra dar um curto direto na saida. O amp foi 100% eficiente em desarmar... todas as 3x.

O mais incrivel eh que consegue um rendimento altissimo, mesmo com a bateria original. E outra que a tensao se mantem muito mais alta e estavel do que qualquer outro amp que eu ja tenha visto.

USO, APROVO E RECOMEDO os stetsom.

Chegou a medir o amp defaveri ?

Eu medi meu 4k2d usando falante na saida e o led de clip so pra ter ums base na potencia.

Tirei 96,7v com o led de clip "meio aceso" e 99v com o led aceso.

sei que vao falar que eu nao sabia a impendancia dos subs a 60Hz...

Mais foi um teste PRA MIM ter uma noçao da potencia.

Parabens pelo review, realmente bem detalhado e preciso, pois concordo com tudo que postou.

Abraços grande amigo.

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post

Link para o post

Uma resposta rapida pra todos:

Caluta - espere que temos mais fotos e mais detalhes.

Robson - Acho q vc tem razao.

Fernando - Quem sabe eles fixam. Vamos esperar.

Marcelo - Essa parte da explicação era minha! hauahua... mas calma aí que ainda nao acabou.. vc tem razao em tudo que disse..

Amigos, esperem que eu nao terminei o topico! Um abraço sincero.

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
Fernando - Quem sabe eles fixam. Vamos esperar.

Leo

Sempre fui um pouco fan dos Stetsom e voces la do grupo do msn sabem disso. Anetes eles perdiam no preco, mas gora que eles tem um preco melhor só falta botar logo um subsonico bom nesses bichos ai pra dar mais trabalho pra concorrencia. O mercado nacional só tende a ganhar com isso.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensava que era só o meu 1k6d que tinha a cooler um tanto barulhento. :vts

Mas realmente o Stetsom me surpreendeu em todos os outros quesitos.

Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

O consumo máximo dele é 140A???

Nossa, impressionante, se você for ver, o consumo do SD1800 é 220A! Menos potência com mais consumo!

Fiquei extremamente impressionado nesse ponto, já que baixo consumo é essencial pra mim, já que eu não posso encher o carro de bateria...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dei uma pesquisada e vi que além do consumo em sinal musical, eles divulgam em "BASS" também, imagino que seja a da SD, porque fica na mesma faixa ;)

É isso mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
O consumo máximo dele é 140A???

Nossa, impressionante, se você for ver, o consumo do SD1800 é 220A! Menos potência com mais consumo!

Fiquei extremamente impressionado nesse ponto, já que baixo consumo é essencial pra mim, já que eu não posso encher o carro de bateria...

140A = 1400W a 12.6V com 80% de eficiencia

Esse consumo musical nao segue padrao nenhum, pois depende da musica, se botar Jazz vai dar 50A quando isto.

Para 2500W em 12.6V o consumo correto seria 250A com frequencia fixa.

E estou dando uma colher na eff viu...

Compartilhar este post

Link para o post
140A = 1400W a 12.6V com 80% de eficiencia

Esse consumo musical nao segue padrao nenhum, pois depende da musica, se botar Jazz vai dar 50A quando isto.

Para 2500W em 12.6V o consumo correto seria 250A com frequencia fixa.

E estou dando uma colher na eff viu...

ah! 80% é bem aceitável pra um digital!

agora, 140A, nem com 100% de eficiencia! é um daqueles casos que o amplificador se transforma facil em uma usina eterna de energia! a solução pra crise energética do planeta! mágica! hahahahah

tem uns boss q divulgam 1500WRMS com 80A de consumo! e osengenheiros nem ganharam premio Nobel! interessante né? ahhahaha

Compartilhar este post

Link para o post

porque sera que eu comprei um destes ? :)

esperando o restante do tpc

Compartilhar este post

Link para o post

em outro tópico recebi a sugestão do 2k5.

este tópico veio em boa hora!! parabéns

no aguardo pela opinião da qualidade de áudio! principalmente como ele toca subgrave.

abraços

Editado por MOROT21

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Defa

Brother esse topico ta de parabens....

E sobre Stetsom sempre fui fã , pois sao bons e la fora entao estao empurrando altos BTL hehe

abraçosssss

Compartilhar este post

Link para o post

tbm sempre gostei da stetsom, e de varias marcas nacionais que sempre apoio so que o preço que deixa o povão afastado, mas isso vem melhorando a cada dia, ainda bem que a stetsom não esqueceu dos consumidores como alguns fabricantes nacionais por ai.

edit: Não sei pq mas meu obrigado saiu 2 vezes?

Editado por -=wcg=-

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de continuar a terceira parte, quero agradecer a todos que estão participando e opinando. Esses topicos sao trabalhosos e só vale a pena se voces entram e opinam. Muito obrigado a todos....

Seguindo..........

Bem... aki está nosso ventilador xing-ling que gosta de "cantar" mas é bem desafinado... Ali também estão as resistencias que comentei mais acima, nunca vi nada parecido. Outra coisa que achei interessante, os transistores ali fixados levam uma pequena placa de cobre para dissipação de temperatura com mais eficiencia. MASSSSSSSSS... o incrível é que esse amplificador praticamente nao aquece. Esse é um dos principais destaques desta linha. Isso significa que a eficiencia é muito alta, pois quanto mais eficiente, menos aquece. A Stetsom inovou nesse ponto e acredito que tenha achado a formula magica nesse quesito.

dscn1159h.th.jpg

Aki vemos que as trilhas da fonte de alimentação sao bem robustas e isso ajuda, e muito, no nao aquecimento da placa. Isso aumenta desempenho tambem. Tudo muito bem dimensionado e sem economia de solda (de ótima qualidade) para evitar probleminhas básicos como soldas quebradas por trepidacao ou por excesso de chumbo.

dscn1153y.th.jpg

Repeti essa foto para comentar os conectores animais.. eles tem barras e soldas bem fortes.. sem comentários..

dscn1157qgu.jpg

Capacitores de fonte de 85º ao inves de 105º, mas acho q nao é mesmo necessario. A fonte é filtrada com 3 capacitores e existem mais 2 capacitores pra tensao mais alta que ficam na saída, ainda nao entendi seu funcionamento, pois me falta conhecimento. Mas to achando que seja para um subsonico fixo. Por serem 160V, é certo que seja algo para isso.

dscn1158aeb.th.jpg

Só para complementar, para quem não conhece o modulo PIC que controla os LEDs e seu alarmes, é um circuito que leva um programa criado especialmente para essa função. Esse chip pode ser programado para diversas tarefas e ele é muito versátil.

Teste de áudio

A qualidade de áudio dos módulos Classe D ainda deixam a desejar, mas a Stetsom neste momento é a que me parece estar um passo a frente nesse quesito. Usando varias frequencias diferentes, consegui ouvir pouca variação do espectro, ou seja, a resposta está mais plana, dando mais realidade e qualidade ao som, porém ainda não é o classe AB que a gente conhece. Em contrapartida, sua potencia e sua baixa distorção deixa qualquer um de boca aberta no quesito subgrave. A resposta em subgraves desse digital está surpreendente e é um ponto forte pra quem vai usar sub. Seu ponto negativo realmente é a resposta que ainda não é plana como um AB. Mas se vc não é um audiófilo mas pretende ter um subgrave de boa qualidade com muita força ou um trio de presença, não tem com o que se preocupar.

Teste de proteções:

No teste de proteçoes, o modulo correspondeu muito bem, curto-circuito, baixa impedancia, baixa tensao... todas com alarme informando corretamente.

Pontos Positivos:

Modulo robusto, preparado pra "guerra".

Desempenho fora do normal, mesmo que usando bateria comum.

Baixíssimo aquecimento e consumo. Pouca variação de voltagem.

Sistema de proteção altamente eficiente.

Pontos Negativos:

Ventilador muito ruim, bem vagabundo, a maior falha na minha opinião.

Falta de fusivel de proteção, falha por algo de custo baixo assim como o ventilador. Nem entendi porque nao tem fusivel.

Outra falha é que apesar de no manual eles recomedarem o uso do fuse, eles não informam a corrente adequada.

Vários componentes raspados, evitando o trabalho de outros tecnicos nao credenciados. Não posso considerar 100% negativo,mas...

Enfim, posso concluir que este modelo realmente veio para brigar e se colocar entre os melhores modelos do mercado. Tenho certeza que a briga entre modelos potentes e com qualidade vai ficar mais acirrada com a entrada da linha Vulcan. Os outros fabricantes não devem pensar que isto é ruim, mas que serve como desfio para evolução.

À Stetsom, resta verificar esses pontos negativos.

Site do fabricante: www.stetsom.com.br

Manual do modelo com todos os dados tecnicos: http://www.stetsom.com.br/Uploads/Download...08152655809.pdf

Espero que todos tenham gostado e que tenha sido util. Agredeço a todos os que participaram.

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

É sem duvida, esse e um ótimo modulo, e esta com um preco legal, pena eu naum poder comprar agora, mas quem sabe mais pra frente ...

Esses seus topicos relmente merecem ser fixados, muita informacao, tanto basicas quanto tecnicas...

Abraco e Parabens novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...