Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pedrazul

Saida RCA Alpine queimada

Recommended Posts

Galera, seguinte, a saída RCA do meu Alpine queimou, e estou precisando encontrar os componentes SMD da foto, para poder reconstituir a saída. Alguém saberia onde comprar esses componentes, ou saberia dizer quais componentes convencionais substituem esses SMD?

Obs.: já mandei pra autorizada, mas eles falaram que não consertam, pois não tem interesse em refazer o circuito, e não vendem a placa...

IMG_4159.jpg

IMG_4158.jpg

Dá uma força galera forte na eletrônica...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tentou ir numa loja dessas de eletrônica, as vezes aca isso ai facin.

@ O que houve pra ter torrado assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, Rodrigo. Que preju! Espero que consiga consertar.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
ja tentou ir numa loja dessas de eletrônica, as vezes aca isso ai facin.

@ O que houve pra ter torrado assim?

Já fui cara... deu curto com o 12v...

Compartilhar este post

Link para o post
Caramba, Rodrigo. Que preju! Espero que consiga consertar.

[]'s

Crawling Chaos

Fala Crawling, tomara mesmo... abs

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Crawling, tomara mesmo... abs

amigão pode esquecer

essa placa ae é de fibra e uma vez carbonizada ela se torna condutora. vai ter que raspar tudo isso ae e deixar um buraco e tentar refazer todas trilhas.Eu jamais faria um trampo desses, o negocio mesmo é lixo.

Compartilhar este post

Link para o post
amigão pode esquecer

essa placa ae é de fibra e uma vez carbonizada ela se torna condutora. vai ter que raspar tudo isso ae e deixar um buraco e tentar refazer todas trilhas.Eu jamais faria um trampo desses, o negocio mesmo é lixo.

Cara, não perco as esperanças; se conseguir os componentes, acho que consigo refazer, pois os circuitos danificados são iguais ao que sobrou (do sub); se souber me dizer quais seriam os resistores e outros componentes equivalentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é por nada, mas acho dificil recuperar.

Como conseguiu fazer isso cara? Como deu curto?

Um local para procurar - www.pacparts.com

Compartilhar este post

Link para o post
Não é por nada, mas acho dificil recuperar.

Como conseguiu fazer isso cara? Como deu curto?

Um local para procurar - www.pacparts.com

Fala Diogo, então, já tem um tempo; estava trocando de amp no porta malas e não desliguei o positivo 12v, quando dei as costas, o cabo positivo foi "caminhando sozinho" e encostou no RCA; no que encostou aconteceu isso...

O que me "incuca" é que são componentes tão insignificantes; não pode ser tão impossível de encontrar...

Valew...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o melhor seria você reconstruir o circuito de saídas em uma plaquinha à parte e ligar na outra placa com cabinhos. A placa antiga acho que deveria ser raspada mesmo.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes o DIY não funciona tão bem hehe.

Espero que consiga arrumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vc encontra isso fácil na sta. ifigenia, em Sao Paulo. Alguns dos componentes ali marcados são resistores SMD, capacitor eletrolítico SMD e algo que parece ser um CI ou ponte de resistores. Custam uma merreca, porém a maioria das lojas só vendem em certa quantidade, não dá pra chegar lá e pedir "um resistor SMD" , pq ninguem vai vender.

Dá pra trocar por resistores comuns de 1/8w, eletrolitico comum, etc? Sim, dá pra colocar componentes comuns no lugar, desde que vc consiga adaptá-los para que eles caibam no lugar.

Olha, sinceramente eu inicialmente faria alguns testes pra ver se ainda tem sinal de áudio no terminal positivo dos capacitores eletrolíticos SMD. Se tiver sinal de audio normal ali, ótimo, talvez dê pra fazer uma gambi, mesmo que do lado de fora do rádio. Agora, se não tiver audio ali, eu diria que lascou-se... torrou algo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa Rodrigo, que pena isso cara. E quanto a assistência alpine, mesmo o player sendo novo de uma marca representada no brasil eles não consertaram, imagine se fosse um desses players que não se vende no brasil, tipo os pioneer do japao e outras moscas brancas, seria fo** achar quem conserte.

mas boa sorte aí! Não entendo muito de eletronica então não posso ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Vc encontra isso fácil na sta. ifigenia, em Sao Paulo. Alguns dos componentes ali marcados são resistores SMD, capacitor eletrolítico SMD e algo que parece ser um CI ou ponte de resistores. Custam uma merreca, porém a maioria das lojas só vendem em certa quantidade, não dá pra chegar lá e pedir "um resistor SMD" , pq ninguem vai vender.

Dá pra trocar por resistores comuns de 1/8w, eletrolitico comum, etc? Sim, dá pra colocar componentes comuns no lugar, desde que vc consiga adaptá-los para que eles caibam no lugar.

Olha, sinceramente eu inicialmente faria alguns testes pra ver se ainda tem sinal de áudio no terminal positivo dos capacitores eletrolíticos SMD. Se tiver sinal de audio normal ali, ótimo, talvez dê pra fazer uma gambi, mesmo que do lado de fora do rádio. Agora, se não tiver audio ali, eu diria que lascou-se... torrou algo mais.

po*** velho, gostei dessa resposta; o problema é eu ir em São Paulo... saberia alguem que se dispoe e fazer esse serviço, ou saberia onde eu possa comprar à distância?

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que tem espaço de sobra nessa área, e daria para montar traquilamente, o problema é saber quais são os substitutos; um resistor tem 221, o outro 101; e tem o componente preto de 6 pertas, escrito 6A, que eu nem sei do que se trata...

Compartilhar este post

Link para o post
Lembrando que tem espaço de sobra nessa área, e daria para montar traquilamente, o problema é saber quais são os substitutos; um resistor tem 221, o outro 101; e tem o componente preto de 6 pertas, escrito 6A, que eu nem sei do que se trata...

Resistores SMD tem leitura igual capacitores ceramicos, com a diferença da unidade de medida. No caso 221 = 220 Ohms, 101 = 100 Ohms. Aquilo com 6 pernas pode ser um resistor também (alias, no caso vários resistores), em encapsulamento SOT-457.

Se quiser brincar mais...: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/145/37/

Esse monte de resistores creio que so tenha funçao de adequar o nível de sinal, proteçao e adequaçao de impedância de saida. Veja se existe sinal de audio no eletrolitico.

EDIT:

Achei um esquema de um alpine CDE-9841, a saida RCA parece ser bem semelhante. Esse bixo estranho de 6 pernas é um transistor duplo do circuito de mute. Se não fizer questão do mute, o sinal de audio sai dos eletroliticos de 2.2uF. Pegue um resistor de 330R, solde do pino negativo do eletrolitico até a o pino central do RCA.

Segue ai abaixo uma screenshot de como deve ser essa parte do circuito, pra vc tentar fazer uma gambi qualquer:

capturadetela.th.png

ps: Não me responsabilizo por eventuais cagadas! Faça tudo por conta e risco!!

Compartilhar este post

Link para o post
Resistores SMD tem leitura igual capacitores ceramicos, com a diferença da unidade de medida. No caso 221 = 220 Ohms, 101 = 100 Ohms. Aquilo com 6 pernas pode ser um resistor também (alias, no caso vários resistores), em encapsulamento SOT-457.

Se quiser brincar mais...: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/145/37/

Esse monte de resistores creio que so tenha funçao de adequar o nível de sinal, proteçao e adequaçao de impedância de saida. Veja se existe sinal de audio no eletrolitico.

EDIT:

Achei um esquema de um alpine CDE-9841, a saida RCA parece ser bem semelhante. Esse bixo estranho de 6 pernas é um transistor duplo do circuito de mute. Se não fizer questão do mute, o sinal de audio sai dos eletroliticos de 2.2uF. Pegue um resistor de 330R, solde do pino negativo do eletrolitico até a o pino central do RCA.

Segue ai abaixo uma screenshot de como deve ser essa parte do circuito, pra vc tentar fazer uma gambi qualquer:

capturadetela.th.png

ps: Não me responsabilizo por eventuais cagadas! Faça tudo por conta e risco!!

Cara, agora você falou bonito. Então a peça preta é um rele... e o resistor de 330r é pra compensar a perda do rele? Antes de partir para a colocação dos resistores comuns, vou tentar conseguir os SMD...

Valew!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, agora você falou bonito. Então a peça preta é um rele... e o resistor de 330r é pra compensar a perda do rele? Antes de partir para a colocação dos resistores comuns, vou tentar conseguir os SMD...

Valew!

:legal:

Na verdade transistor o nome correto, rele é outra coisa. Esse transistor, quando polarizado liga o sinal ao GND, deixando a saida em mute. Provavelmente está aí para evitar que ocorra "pops", "hummm" e outros sons prejudiciais sejam transmitidos ao amp quando você liga o rádio. Considerando que amps decentes também ter circuitos de power-on semelhantes para evitar que o falante seja prejudicado ao ligar o amplificador, não é algo que irá fazer muita falta.

Esses resistores estão ai para fazer a parte de polarizaçao do transistor. Primeiro teste a fazer, é ver se a saida de audio do seu rádio ainda funciona...

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade transistor o nome correto, rele é outra coisa. Esse transistor, quando polarizado liga o sinal ao GND, deixando a saida em mute. Provavelmente está aí para evitar que ocorra "pops", "hummm" e outros sons prejudiciais sejam transmitidos ao amp quando você liga o rádio. Considerando que amps decentes também ter circuitos de power-on semelhantes para evitar que o falante seja prejudicado ao ligar o amplificador, não é algo que irá fazer muita falta.

Esses resistores estão ai para fazer a parte de polarizaçao do transistor. Primeiro teste a fazer, é ver se a saida de audio do seu rádio ainda funciona...

Jugita, vou fazer o teste; acho que seria ver se ali está chegando a mesma voltagem do que deveria chegar no RCA ... também estou preocupado daquele cilindro que eu circulei não estar funcionando, já que a base dele também está derretida; vou verificar antes dele...

Compartilhar este post

Link para o post
Jugita, vou fazer o teste; acho que seria ver se ali está chegando a mesma voltagem do que deveria chegar no RCA ... também estou preocupado daquele cilindro que eu circulei não estar funcionando, já que a base dele também está derretida; vou verificar antes dele...

Acho que aquele cilindro é um capacitor que também deve ter ido para o espaço.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que aquele cilindro é um capacitor que também deve ter ido para o espaço.

[]'s

Crawling Chaos

No caso um capacitor eletrolítico de 2.2uF. Custam uma merreca. Se quiser aproveitar a situaçao, vc pode tentar fazer um "mod" no som e trocar os eletroliticos de 2.2uF por capacitores de poliester ou polipropileno de 2.2uF. O tamanho desses capacitores são beeem maiores, mas proporcionam uma qualidade de audio melhor que capacitores eletroliticos comuns.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, da uma ligada na rallysom aqui em curitiba, eles tem uma assistencia muito boa.. manda as fotos por email que tenho certeza que eles vao te dar uma mao..

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Falera (FFugita), tentei mas não consegui medir a saída RCA. Usei a grandeza voltagem, já que todos dizem que a saída RCA é 6v, 4,5v, etc..., mas sem sucesso. Use inclusive milivoltagem. Conferi no meu som residencial e vi que realmente nao é essa grandeza. Alguém saberia como fazer a medição?

Obs.: como dito, havia mandado o 9887 para a assistencia autorizada, e, além de ele não terem consertado, o hu agora voltou com o cd player quebrado. O mecanismo está todo quebrado e o cd não le, não ejeta, nao puxa o cd para dentro... não vou acusar ninguém, mas que é fo**, é (paguei R$ 30 de frete e o hu ficou lá 4 meses)...

Compartilhar este post

Link para o post

Para conseguir enchergar alguma tensão nessa saida com um multimetro comum, você deve por um sinal de 60Hz puro, e usar o volume do player no maximo.

O ideal seria um osciloscópio...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...