Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lgmsou

Sistema para ligar e desligar fonte de alimentação das baterias

Recommended Posts

É o seguinte galera, vi em algumas fontes caseiras aqui da minha região e também nas fontes AUDIOFIX um sistema que liga e desliga a fonte assim que ela atinge uma determinada voltagem e queria colocar um sistema desses na minha fonte.

O sistema que quero montar é o seguinte:

A fonte liga quando o som atingir 13Vcc e a mesma desliga assim que atingir 14.4Vcc, se alguém souber me ajudar ficarei grato. Abração...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o seguinte galera, vi em algumas fontes caseiras aqui da minha região e também nas fontes AUDIOFIX um sistema que liga e desliga a fonte assim que ela atinge uma determinada voltagem e queria colocar um sistema desses na minha fonte.

O sistema que quero montar é o seguinte:

A fonte liga quando o som atingir 13Vcc e a mesma desliga assim que atingir 14.4Vcc, se alguém souber me ajudar ficarei grato. Abração...

UP AI GALERA, acho que esse sistema iria ajudar muita gente que naum quer ferrar com as baterias!!! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quer proteger as baterias deve é criar vergonha na cara e comprar uma fonte chaveada decente.

Fonte caseira + alcool = bateria estragada.

Compartilhar este post

Link para o post
Quem quer proteger as baterias deve é criar vergonha na cara e comprar uma fonte chaveada decente.

Uma fonte chaveada faz a mesma coisa que uma convencional bem dimensionada, mas concordo na parte do fonte (nao necessariamente caseira) + alcool=mrd.

Quem faz uma coisa caseira, geralmente faz bem feito. Digo dos amps que eu vendi, fiz como se fosse pra mim. E olha que eu sou bem perfeccionista.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc me indicar uma fonte que tenha 1100 amperes que seja chaveada e que tenha um ótimo custo benefício eu até optaria por uma, mais por enquanto tenho que trabalhar com que tenho em mãos.

PS.: O tipo de fonte naum vem ao caso, tô precisando de um sistema para "chavear a fonte" e não de conselhor sobre qqual fonte usar! Abração...

Compartilhar este post

Link para o post
Uma fonte chaveada faz a mesma coisa que uma convencional bem dimensionada, mas concordo na parte do fonte (nao necessariamente caseira) + alcool=mrd.

Quem faz uma coisa caseira, geralmente faz bem feito. Digo dos amps que eu vendi, fiz como se fosse pra mim. E olha que eu sou bem perfeccionista.

[]'s

Rdallasen, só vou dar algumas vantagens da chaveada:

Eficiencia > 85% contra <50% de uma fonte linear

Regulação de +/-2% contra a variação indefinida de uma fonte linear não regulada, pois a tensão de saida é diretamente proporcional a de entrada.

Compacta, em geral uma fonte chaveada ocupa 5x menos espaço que uma fonte linear não regulada.

Uma fonte linear não regulada, tem sua tensão em torno de 16~17 volts. Enquanto o sistema está tocando, e a fonte está carregando as baterias tudo bem.

Mas quando estiver com o som tocando bem baixo, em um churrasquinho ou algo do tipo, você vai ver que a tensão das baterias vai subir muito além dos 13.8 volts recomendados.

Além disso, uma fonte chaveada pode controlar a corrente de saida, ou seja, se você quer dar uma carga lenta nas baterias, pode deixar lá a noite inteira, uma semana inteira, que não vai estragar sua bateria.

Não sei na terra de vocês, mas aqui uma fonte linear de 150A custa em torno de 700 reais.

A chaveada custa em torno de 1000, creio que compense, pois com uma linear, muita gente

estraga bateria de 3 em 3 meses, uso uma fonte chaveada no meu som, e as baterias tão novas

sempre, bem carregadinhas...

Se vc me indicar uma fonte que tenha 1100 amperes que seja chaveada e que tenha um ótimo custo benefício eu até optaria por uma, mais por enquanto tenho que trabalhar com que tenho em mãos.

PS.: O tipo de fonte naum vem ao caso, tô precisando de um sistema para "chavear a fonte" e não de conselhor sobre qqual fonte usar! Abração...

Lgmsou, seu comentario foi infeliz.

Isso é um forum, podemos sim dar dicas "fora" do contexto.

Você é novinho aqui, acho melhor ir com calma, sem desrespeitar o proximo.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

o maximo para voltagem da fonte para n danificar as bateria nao seria 13.8v??

apartir disso ja estraga as batera, tensao alta correto??

Compartilhar este post

Link para o post
Rdallasen, só vou dar algumas vantagens da chaveada:

Eficiencia > 85% contra <50% de uma fonte linear

Regulação de +/-2% contra a variação indefinida de uma fonte linear não regulada, pois a tensão de saida é diretamente proporcional a de entrada.

Compacta, em geral uma fonte chaveada ocupa 5x menos espaço que uma fonte linear não regulada.

Uma fonte linear não regulada, tem sua tensão em torno de 16~17 volts. Enquanto o sistema está tocando, e a fonte está carregando as baterias tudo bem.

Mas quando estiver com o som tocando bem baixo, em um churrasquinho ou algo do tipo, você vai ver que a tensão das baterias vai subir muito além dos 13.8 volts recomendados.

Além disso, uma fonte chaveada pode controlar a corrente de saida, ou seja, se você quer dar uma carga lenta nas baterias, pode deixar lá a noite inteira, uma semana inteira, que não vai estragar sua bateria.

Não sei na terra de vocês, mas aqui uma fonte linear de 150A custa em torno de 700 reais.

A chaveada custa em torno de 1000, creio que compense, pois com uma linear, muita gente

estraga bateria de 3 em 3 meses, uso uma fonte chaveada no meu som, e as baterias tão novas

sempre, bem carregadinhas...

Lgmsou, seu comentario foi infeliz.

Isso é um forum, podemos sim dar dicas "fora" do contexto.

Você é novinho aqui, acho melhor ir com calma, sem desrespeitar o proximo.

Abraço,

Ao meu ver, o comentário que fiz não foi tão "infeliz" assim, mais tudo bem, desculpe se fui mal interpretado!

Compartilhar este post

Link para o post
o maximo para voltagem da fonte para n danificar as bateria nao seria 13.8v??

apartir disso ja estraga as batera, tensao alta correto??

É, essa é a tensão de flutuação das baterias para uma temperatura de 25º, mas isso varia muito de bateria para bateria, e varia de acordo com a temperatura também.

O ideal é que não ultrapasse isso.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...