Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DieselPower

Ajuda para montagem de som inteno no Gol G4.

Recommended Posts

Postado em

Olá amigos.

Estou montando o som de meu Gol G4, 2 portas, 2009. Alguns equipamentos eu já possuia e outros estou comprando. Mas estou com muitas dúvidas, e por isso preciso da ajuda de vocês.

O meu interesse é ter um som de qualidade no mínimo, mediana, porém aproveitando os equipamentos que já possuo.

O aparelho é um Pioneer linha 2005 (não lembro o modelo), o qual não possui controle e tem apenas um par de saídas RCA.

O módulo é um Roadstar V12. Como gosto dos produtos da Pioneer, comprei também um Triaxial 6" TS-A1703I e um Sub 12" W307 D2.

O aparelho e os 6" já estão instalados, porém não gostei do desempenho dos falantes, visto que tocam bem apenas frequências mais elevadas. Arrisco dizer que um triaxial da Selenium de R$ 70,00 tocaria melhor frequencias mais baixas. Ele já começa a distorcer no volume 23. Paguei no falante USS 45,00, R$ 130,00 no dólar do dia em que comprei.

Sei que o falante não foi fabricado para tocar grave, mas me decepcionou neste quesito, espero que depois, com o módulo instalado e os devidos cortes de frequencia ele toque melhor. Se alguém tiver experiencia com este falante, favor postar.

Em relação ao sub, ele está guardado, pois estou decidindo qual caixa utilizar. Preciso do maior espaço possivel no porta-malas, portanto a caixa terá de ser selada. Estou em dúvida entre uma lateral de fibra com 35 litros, que está a venda no mercado livre, e mandar fazer uma de MDF bem fina para deixar encostada no banco traseiro, mas irá tomar mais espaço. O que vocês acham melhor?

Além disso, estou em dúvida de qual alto flante utilizar nos espaços traseiros originais (5x7). Estou pensando em um Selenium que possui 120 W RMS (o par).

Uma dúvida: Da para instalar os falantes nos espaços originais traseiros (ao lado do tampão) se estiver instalada uma caixa lateral de fibra?

Também, penso em deixar um plug para a instalação de uma caixa com duas cornetas que já possuo (Selenium D200). Ou seja, será utilizada esporadicamente, quando quizer escutar um som ao lado do carro.

O que vocês acham deste setup? Como podem perceber, a maioria do equipamento eu já possuo, falta comprar apenas os 5x7.

Desde já agradeço a atenção, muito obrigado.

Abraço a todos.

Postado em

Eu acho que uma ciaxa de fibra é melhor que uma de MDF fino. Não sei o quanto você considera fino, mas eu considero 10mm...

Não conheço seu falante. Apenas seu subwoofer. Veja com o pessoal que entende de simulação sobre a possibilidade de dutar a caixa de 35 litros, no caso do meu subwoofer (Mtx TS5510) pedia 34 litros em selada, fiz selada. Acabei dutando essa MESMA caixa e ficou bem melhor, uma dutada com litragem hiper baixa ficou melhor do que uma selada.

Distorcer no volume 25? Isto é ruim... Se me lembro bem desses Pioneer de 2005 (tenho 2 em casa parado) deveria distorcer apenas depois do 40 e pko oO" Veja se este auto falante aguenta a potência do amplificador.

Falante 5x7 dá para adaptar 6". Veja o que prefere, o de 6" é mais fácil de achar.

Acho que fica legal o som, apenas acho que as cornetas não precisam ser usadas, pois você terá apenas voz para fora do carro. nada de graves ou agudos.

[]'s

Postado em

Obrigado pela ajuda João Guilherme.

Realmente, ao me referir a caixa bem fina, o correto seria estreita. O MDF eu costumo utilizar 18 mm, mas neste caso realmente iria utilizar 10 mm.

Em relação aos 6" Pioneer, são 100 W RMS (o par), e cada canal do meu módulo é 85 W RMS, onde cada canal iria tocar um 6" e um 5x7", resultanto em uma impedância de 2 Ohms.

Já o meu sub, seria ligado em Bridge nos 2 canais restantes (170 W RMS), ficando bem abaixo de sua capacidade (400 W RMS).

A minha esperança, é de que com o corte de frequencia (no módulo), os 6" apresentem um rendimento melhor.

Alguém aí tem experiência com estes 5x7" de 120 W RMS da Selenium? Ou tem alguma sujestão melhor?

Postado em

Pessoal, mudança nos planos.

Como eu falei anteriormente, não gostei do desempenho dos triaxiais da Pioneer que estavam instalados nas portas do Gol. Como fiquei sabendo que na mesma furação original traseira (5x7") servem alto falantes de 6", irei mudar os Pioneer para o local original ao lado do tampão.

Com isso, comprei um Kit 2 Vias Selenium SYSTEM 62V2A para coloca-los nos locais originais das portas. Porém tenho uma dúvida: Aonde instalar os Tweeters do kit?

Será que servem no acabamento das colunas A? Vale a pena furar este acabamento? Ou devo furar a porta?

Outra dúvida que eu tenho é em relação ao acerto, como eles serão ligados em 2 saídas do módulo, não terá como eu fazer cortes de frequencia separados para os Triaxiais e os Mid Bass, com isso, ou eu tenho que aumentar o corte para uma frequencia mais alta ou diminuir o ganho para que os triaxiais não distorçam devido a reprodução de frequencias baixas...

O que fazer?

Postado em

Não sei se o pessoal aqui não gosta de ajudar aos colegas, ou simplesmente o conhecimento técnico é escasso...

Acredito que a primeira hipótese seja mais plausível, pois dúvidas tão simples ficarem sem explicações por tanto tempo....

Postado em
Não sei se o pessoal aqui não gosta de ajudar aos colegas, ou simplesmente o conhecimento técnico é escasso...

Acredito que a primeira hipótese seja mais plausível, pois dúvidas tão simples ficarem sem explicações por tanto tempo....

Ninguem aqui tem obrigação de responder suas perguntas. Cada um ajuda como pode. Provavelmente suas perguntas não foram respondidas exatamente por serem coisas extremamente simples, se você tiver o trabalho de dar uma olhada em tópicos anteriores ou nos artigos da Autosom com certeza suas duvidas serão sanadas.

Mas, como não custa ajudar..

Com isso, comprei um Kit 2 Vias Selenium SYSTEM 62V2A para coloca-los nos locais originais das portas. Porém tenho uma dúvida: Aonde instalar os Tweeters do kit?

Será que servem no acabamento das colunas A? Vale a pena furar este acabamento? Ou devo furar a porta?

Se puder sempre coloque nas colunas, o efeito sonoro fica bem melhor, se não puder, pode prender encima do painel e tentar direcionar eles, ou em ultimo caso nas portas mesmo.

Outra dúvida que eu tenho é em relação ao acerto, como eles serão ligados em 2 saídas do módulo, não terá como eu fazer cortes de frequencia separados para os Triaxiais e os Mid Bass, com isso, ou eu tenho que aumentar o corte para uma frequencia mais alta ou diminuir o ganho para que os triaxiais não distorçam devido a reprodução de frequencias baixas...

O que fazer?

Deixe o corte no ponto dos Midbass e coloque capacitores depolarizados ligados em series APENAS COM OS TRIAXIAIS. O calculo de quais capacitores usar vai depender diretamente da impedância dos falantes e da potência aplicada a eles. Aqui tem a formula p/ vc mesmo decidir a frequencia que vai querer cortar os triaxi e calcular os capacitores: http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Postado em

Obrigado pela resposta.

Acredito que não tenha sido assim tão difícil responder. Talvés eu esteja mal costumado, pois frequento outro fórum, onde até os novatos são bem tratados e suas dúvidas "iniciantes e simples" são respondidas rapidamente. Mas fico grato pela sua resposta, ajudou muito.

Já instalei o Kit 2 vias, ficou muito bom mesmo. A qualidade sonora nem se compara com a dos triaxiais Pioneer, muito superior.

Agora está assim, kit 2 vias na frente, com os mids no local original das portas e tweeter colado com fita dupla face sobre o painel e os triaxiais Pioneer instalados nos lacais originais traseiros (5 x 7"), tudo ligado diretamente no player até que chegue o módulo que foi encomendado.

Resolvi mudar o módulo, para ter mais potência nos graves, encomendei um Roadstar RS 5.1.

O único problema é que o tweeter ficou fazendo um zunido muito chato quando ligo a chave. O carro não precisa estar ligado, e quando acelero o barulho não muda, mas ao ligar "meia-chave" o zunido aparece.

Os Crossovers estão fixados em baixo do painel, qual será a fonte eletromagnética que está causando interferência?

Postado em

Novidades para aqueles que estão interessados em saber como ficou o som.

Instalei o RS 5.1, realmente o módulo é muito bom. Estou tocando o Kit 2 vias no canal 1 e 2 e os triaxiais Pioneer no canal 5 (em paralelo).

Por enquanto o responsável pelo grave é um Bravox e2k, e os canais 3 e 4 estão desligados (aguardando drivers e Tweeters). O Sub toca muito bem para dentro, porém quando abro o porta malas o grave desaparece. Acredito que com a instalação do W 307 terei mais grave para fora (e menos para dentro).

Estou muito satisfeito com a qualidade atingida, superou minhas espectativas.

O único inconveniente está no ruído dos TW do kit 2 vias, que com a instalação do módulo ficaram ainda mais altos, mas só aparecem com o carro ligado ou com a chave ligada. Ainda não consegui descobrir o que está causando....

Abraço a todos.

PS.: Caso alguém tenha interesse posso postar fotos do projeto.

Postado em

Não é desinteresse, é que as vezes o fórum está movimentado e o seu tópico vai pra segunda página... Quando ficar sem resposta por mais de 24 horas, de um UP no tópico... normalmente funciona ;)

Ruído fica mais alto com o carro ligado?!

Revise a instalação... Tente aterrar os RCA (dê uma olhada no próprio fórum que tem explicações de como fazer) ou troca-los por algum melhor (a propósito, quais são?)

Pode ser que meia chave esteja ativando algum relé próximo aos cabos do speaker também, ou curto em algum lugar.... Eu olharia esse problema... Comece a tirar fusíveis do carro e testar o barulho, uma hora ele para e você descobre da onde vem, dai basta descobrir o por que... Eu falei dos RCA, mas se o barulho já existia antes, o problema pode ser no próprio player, ou próximo a ele, ou na fiação...

[]'s

Postado em

Muito obrigado João Guilherme!!!

Acredito que não são os RCA, pois antes do módulo estar instalado o ruído já existia, e o player tb não, pois já troquei o player e o ruído continua...

A propósito, os RCA são aqueles bem baratos do PY, mas nos outros falantes não tem ruído nenhum, nem nos mids do kit, apenas nos tw do kit.

Acredito que por os crossovers do kit estarem instalados sob o painel e bem próximos a caixa de fusíveis, deve ser alguma interferência por ali mesmo...

Vou testar, trocando o lugar dos cross e depois posto a resposta.

Outra coisa que esqueci de dizer, estou utilizando cabos de 16 mm, tanto no positivo, como no terra (parafuso do banco traseiro), e um mini disjuntor de 63 amperes na saída da bateria.

Obrigado pela ajuda!

Abraço!

Postado em

Então, normal o ruído só existir nos tweeters, por normalmente é um ruído de alta frequência.

O CrossOver também pode ser uma fonte de ruído, se for difícil move-lo, tente cobrilo com bastante papel alumínio e aterrar esse papel alumínio, para fins de teste. O papel serviria como uma blindagem...

Outra coisa que pode ser é conexão oxidada, de uma olhada na fiação e nos conectores procurando ferrugem/zinabre/oxidação/sujeira ou qualquer coisa que pode interferir no contato.

RCA do PY costuma ser melhor que os brasileiros :P Paguei 8 dólares nos meus, e é MUITO melhor que os de 50 reais aqui no Brasil :P Portanto, sem problemas :vts

[]'s

Postado em

Pois é pessoal, não tive tempo de mudar os cross de lugar, e o ruído tb está aparecendo nos Super Tweeters, porém no tweeter do kit ele é bem mais alto. Engraçado é que nos tweeters dos triaxiais não tem nenhum ruído.

Em relação aos graves, tirei o E2K e instalei o W 307, o som para fora melhorou 300 % e para dentro (eu achava que iria piorar) melhorou uns 50 %. Portanto, em minha opinião, e para meu gosto pessoal, o Pioneer é muito melhor que o E2K (e mais barato).

Abraço a todos.

PS. : Estou tentando postar fotos e não consigo (acredito que seja pq elas são grandes, 2,7 MB), caso alguém possa fazer este favor, eu envio as fotos por e-mail e este posta aqui para mim.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...