Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

F3LIP3DF

Trio com muito subgrave em um celta

Recommended Posts

Bom, sou novato aqui no fórum e estou precisando de ajuda neste set. Agradeço desde já a atenção! :legal:

Em julho agora estarei montando um som meio diferente acredito..

Aqui em Goiânia/Brasília, assim como em muito lugares, há muitos amantes de som automotivo, e como muitos sabem, 90% dos carros com som aqui possuem 6x9's + TW's nas portas + Subs Pioneer 306 ou 307. E realmente funciona, acho um som muito gostoso, os agudos realçados vão mt bem nos eletros e tal.. Alguns já colocam médio-graves 8" no lugar dos 6x9, mas woofers grandes com objetivo de dar grave é muuuito raro.. Pra falar a verdade nunca vi.. O máximo que já vi são os carros da GYNBASS q usam snakes de 12" que pqp, nem da pra explicar..

A intenção então é unir esses dois tipos de som.. Da parte "goiana" quero forrar as portas com 6x9 ou mg 8" + tw, e colocar subs pioneer 307. Da parte "profissional", 2 woofers, e dois drivers titanium com cornetas de alumínio caneco ou jarrão.

Aqui vai um desenho que fiz na sala de aula mostrando mais ou menos minha idéia:

http://img36.imageshack.us/img36/5713/53121437.jpg

Qnt aos equipamentos, eu tenho:

1x Alternador 120A

1x Bateria impact 90A

1x Bateria moura 45A

1x Pioneer DEH-2000

1x Crossover Piramid cr82

1x Booster 1500d

1x Hurricane 4.120

4x Pioneer 307d2

2x Selenium st200

E pensei em comprar:

2x Tornados 18sw3a

2x Pioneer 307d4

20x Pioneer 6992

6 ou 8x Selenium st200

1x Soundigital SD3000

2x Piramid 800

1x módulo para 8 tw 8ohms (não pensei ainda)

1x Booster 1500d

2x Baterias 180A

1x crossover mais preciso

1, 2 ou 3x mega capacitores

E acho q só... Queria tbm adaptar +1 alternador, mas pelo q vi na instalação do 120, acho q não terá espaço para outro..

Queria a ajuda de todos ai pra fazer o gasto valer a pena! E ai vão algumas dúvidas:

1- 6x9 ou woofers 8" nas portas? Oq eu não gosto dos woofers eh q são mt feios.. =/

2- Quais seriam as principais diferenças entre eles?

3- Qual Woofer usar para os graves? Quero dois de 18", e que dê muito grave na faixa de 45-70hz mais ou menos. Serão para ouvir principalmente house e funk, nada de "eu vou te dar uma sabugada" ou "seu som é uma mer**", com todo respeito eh claro! Até gosto pra ouvir sozinho.. Estou bem animado com o tornado por dizerem q ele bate bem esses graves mais baixos, mas se houver um melhor para este uso, por favor me ajudem.

4- Como eu já tenho um booster 1500d, queria comprar outro para bater mais dois 307, mas será q compensa comprar outro booster por 460 conto, ou vender o meu usado, e comprar outro módulo para os 6x 307? Qual dos dois vai consumir mais bateria? pq bateria dói no bolso tbm.. =P

5- Qual seria um módulo bom para tocar 8 ou 10 tweeters de 8 ohms?

6- Sd3100 é uma boa ou existe algum driver Ti melhor? Pensei no snake pq dos gráficos que eu olhei dos fabricantes, o do snake foi o que caiu menos nos agudos, além dos 111db, e dos 200rms informados por eles. Mas se houver um melhor aceito sujestões.

7- Supondo q sejam os tornados, simulei uma caixa com 130/falante sintonizada em 45hz.. Isso me deu dois dutos de 10cm de diâmetro por

10,26 de comprimento.. Isto me daria a resposta q eu quero?

8- Preciso de um mega capacitor para cara módulo de grave? Ou um Boss de 10 farah resolveria meu problema? Ligar dele para 2 ba1500 e um sd3000..

9- Para os woofers 18, há alguma diferença em rendimento entre duto retangular ou circular? Gostaria do circular pela facilidade de se mudar a sintonia da caixa..

à medida q for aparecendo mais dúvidas farei ao decorrer do tópico.

Aceito todos os tipos de sujestões, e qualquer besteira q eu tenha falado, por favor me corrijam. ;)

Vlw à todos ai !!! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom cara sei lá teu gosto é meio diferente do meu, se eu fosse você montaria um som parecido com esse..

Eu já estaria super satisfeito. Um agudo que acompanha o grave.

Eu já escutei um SD3100 e te digo que é muito gostoso de ouvir nada de berração.

Não curto muito as portas forradas com 6x9 e ST, mas ai é uma questão de gosto.

E você ira perder todo seu banco traseiro, e mesmo assim acho que não fexaria a litragem dos 6x12 + 2x18, alem do que vai estar misturando sub com woofer...

Bom vamos ver o q a galera vai opinar ai!

Abrazz

Compartilhar este post

Link para o post
Bom cara sei lá teu gosto é meio diferente do meu, se eu fosse você montaria um som parecido com esse..

Eu já estaria super satisfeito. Um agudo que acompanha o grave.

Eu já escutei um SD3100 e te digo que é muito gostoso de ouvir nada de berração.

Não curto muito as portas forradas com 6x9 e ST, mas ai é uma questão de gosto.

E você ira perder todo seu banco traseiro, e mesmo assim acho que não fexaria a litragem dos 6x12 + 2x18, alem do que vai estar misturando sub com woofer...

Bom vamos ver o q a galera vai opinar ai!

Abrazz

Concordo com vc! O projeto esta um tanto quanto misturado.

Se eu fosse montar algo neste estilo optaria ou pelos pioneer ou pelos tornados, nao iria misturar os dois. Sendo que ao meu ver a melhor opçao seriam 4 tornados de 18, ao invez dos 6x12 + 2x18. Qual vai torcar mais eu realmente nao faço idéia, mas acredito que a musicalidade dos 4x18 ficaria melhor, ainda mais se vc optar pelos woofers de 8 para aconpanhar no médio-grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Queria a ajuda de todos ai pra fazer o gasto valer a pena! E ai vão algumas dúvidas:

Vou tentar responder !!!

1- 6x9 ou woofers 8" nas portas? Oq eu não gosto dos woofers eh q são mt feios.. =/

Usa os 6x9 pois é oque você gosta ... realmente no quesito beleza eles são melhores !!!

2- Quais seriam as principais diferenças entre eles?

Os de 8" fazem médio grosso os 6x9 faz um pouco de cada grave/médio/agudo !!!

3- Qual Woofer usar para os graves? Quero dois de 18", e que dê muito grave na faixa de 45-70hz mais ou menos. Serão para ouvir principalmente house e funk, nada de "eu vou te dar uma sabugada" ou "seu som é uma mer**", com todo respeito eh claro! Até gosto pra ouvir sozinho.. Estou bem animado com o tornado por dizerem q ele bate bem esses graves mais baixos, mas se houver um melhor para este uso, por favor me ajudem.

Ai te devolvo a pergunta ... quais seriam as suas opções ???

4- Como eu já tenho um booster 1500d, queria comprar outro para bater mais dois 307, mas será q compensa comprar outro booster por 460 conto, ou vender o meu usado, e comprar outro módulo para os 6x 307? Qual dos dois vai consumir mais bateria? pq bateria dói no bolso tbm.. =P

O consumo de Bateria esta diretamente relacionado à potência do sistema e classe do Amplificador o resto ... é papo furado de apaixonado !!!

5- Qual seria um módulo bom para tocar 8 ou 10 tweeters de 8 ohms?

O campatível ao casamento de impedãncia e soma de potência deles (ta meio exagerado o numero de Super Tweeter ... cê nu acha não !?) !!!

6- Sd3100 é uma boa ou existe algum driver Ti melhor? Pensei no snake pq dos gráficos que eu olhei dos fabricantes, o do snake foi o que caiu menos nos agudos, além dos 111db, e dos 200rms informados por eles. Mas se houver um melhor aceito sujestões.

Nossa ... mais agudos !?!?!?

7- Supondo q sejam os tornados, simulei uma caixa com 130/falante sintonizada em 45hz.. Isso me deu dois dutos de 10cm de diâmetro por

10,26 de comprimento.. Isto me daria a resposta q eu quero?

Consulte a Selenium ou aguarde algum "expert" de plantão !!!

8- Preciso de um mega capacitor para cara módulo de grave? Ou um Boss de 10 farah resolveria meu problema? Ligar dele para 2 ba1500 e um sd3000..

Para esta potência toda só se for um de 10F ... menos vai ajudar na longevidade das baterias e só !!!

9- Para os woofers 18, há alguma diferença em rendimento entre duto retangular ou circular? Gostaria do circular pela facilidade de se mudar a sintonia da caixa..

A diferença é esta mesmo ...

à medida q for aparecendo mais dúvidas farei ao decorrer do tópico.

Aceito todos os tipos de sujestões, e qualquer besteira q eu tenha falado, por favor me corrijam. ;)

Vlw à todos ai !!! Abraços!

Abraço e Boa Sorte !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Kra lá vai oq eu faria:

4x 307d2 (já tem)

1x booster 1500D (já tem)

6x 10pw3 (som muito agradavel mesmo, bota um par em kda por e duas na mala)

4x st hinor trinyum ou snake 4202 (essas são melhores mas são mais kras, nas briges do hurricane)

2x sw1p 18" ou sds 818

1x sd3000

2x d405

2x selenium hm3950 (use cornetas originais selenium se puder)

2x power one

1x hurricane 4.120

2x baterias 180ah ou 200ah

Compartilhar este post

Link para o post

rfediuk

Tipo, se vc for pensar meu projeto teria oq esse celta tem. 2 18", 2 drivers ti, soh não os pqninim.. Porém com algumas coisinhas a mais.. hehe

Tbm não me importo em perder o banco traseiro, cabendo eu e a muié tah bom.. ;)

Qnt a litragem dos 6x12 e 2x18 acho q não terei problemas pois posso medir a litragem na altura da caixa, indo até a altura dos vidros eu acho q tem espaço demais lah..

Já ouviu portas com 6x9 PIONEER + tw bem montadas? Estava em um encontro de carros hj e não tive dúvidas.. não eh questão de fazer barulho, eh questão de qualidade..

Abraço!

Bizuras

Cara, será que há algum conflito em montar Subs com woofers? E para ter 4x18" não seria bom ter eles direcionados para o público? Se eu fizer isso tenho q criar uma "parede" dividindo o som lá atrás da cabine, e eu curto muito curtir os gravezão com o carro andando..

JOAO DA BANDA

Bom, qnt as minhas opções de woofer tinha pensado em tornados 18, sub800, ou sei lá qual mais eh bom para esses tipos de frequências.. Queria um q tivesse o comportamento o mais parecido com sub possível..

Qnt ao número de twitters, faz parte da gostosura de se ouvir este tipo de som. Se vc jah ouviu sabe do q estou falando..

sobre a sd3100 falei sobre ela não descer tanto pois eu queria q os sistemas pudessem funcionar independentes.. acho q eu faria soh as portas mais 8 307, mas a desvantegem desses sons eh q em carnaváis em q nos deparamos com um corneteiros q se importam mais com "altura do som" ao invés de qualidade, acabamos nos fuden**.. Minhas sd3100 não tocaram aquele som ensurdecedor, são soh para eu ter uma carta na manga e nenhuma f250 cheia de 6x9 se meter a besta comigo.. esta a função dos 18" e das snakes..

Obrigado pela atenção ai broder! abraço

lilofsa

Aí q está o problema, não aguento mais estes 4 307.. Já acostumei.. parece até q estou ouvindo um Upgrade de 10"..

Qnt aos 10pw3, vou ver se acho aqui para ouvi-los para ver se me conquista.

sds 818 sei q eh eros, mas este sw1 eh oq?

vlw as dicas! abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Para aqueles q não conseguem entender o porquê de tantos 6x9 + twetter vejam esses dois vídeos..

Não estou falando q um eh melhor q o outro, apenas q são maneiras diferentes de "tocar".

http://www.youtube.com/watch?v=6WXmGlVJvIc...feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=EFLJKCu3wFo...feature=related

O q eu quero eh o spl maior dos woofers 18, aliado à qualidade dos 6x9 + tw + a continuidade dos subs, os sd3100 serão apenas em caso de precisar.. ;D

e aqui vai uma pergunta para todos: "AUDIVELMENTE", FICA ESTRANHO A MISTURA DE SUBS COM WOOFERS ??

Compartilhar este post

Link para o post
Aí q está o problema, não aguento mais estes 4 307.. Já acostumei.. parece até q estou ouvindo um Upgrade de 10"..

Man, sem querer ser chato, mais creio que vc já está com uma deficiencia auditiva e isso é irreversivel.

Em primeiro lugar, pensamos em espaço (celta), depois pensamos em equilibrio, alimentação, etc etc

como ja tem os 4 307, pq não poe + 4 e caprixa nas caixas??

eu montaria woofers 8' + alguns TW e SÓ ISSO.

Compartilhar este post

Link para o post
Man, sem querer ser chato, mais creio que vc já está com uma deficiencia auditiva e isso é irreversivel.

Em primeiro lugar, pensamos em espaço (celta), depois pensamos em equilibrio, alimentação, etc etc

como ja tem os 4 307, pq não poe + 4 e caprixa nas caixas??

eu montaria woofers 8' + alguns TW e SÓ ISSO.

pow bramer eu tava pensando em falar isso mas desisti....

so que falar que esses 6x9 tem qualidade... sem comentarios

Compartilhar este post

Link para o post

bramer

hueuehue

To surdo não veih.. foi soh maneira de dizer q jah enjoei do meu som. e os 8 307 tbm não estão fora de cogitação não..

jackngo

Puts, tu ouve o som do carro da tia com 2 6x9 ligado na saída do player mal regulado e vem dizer q 6x9 num presta.. ¬¬'

qnd digo 6x9 falo de um bom com a potência certa aplicada sobre eles e devidamente cortados por um crossover descente.

Compartilhar este post

Link para o post

cara justamente por isso que desfiz do meu som...

essas 6x9 ligados num player vagabundo(leia-se) 2 tornados 1100 18" + sd3000, 2 snake gtx 600 + t2000 + sd375 + pone + equalizador clarion + cross megacharge + diversas baterias tocados por um playerzinho pioneer vagabundo 6080ub.

deve ser pq acostumei mal meus ouvidos...

Compartilhar este post

Link para o post

cara justamente por isso que desfiz do meu som...

essas 6x9 ligados num player vagabundo(leia-se) 2 tornados 1100 18" + sd3000, 2 snake gtx 600 + t2000 + sd375 + pone + equalizador clarion + cross megacharge + diversas baterias tocados por um playerzinho pioneer vagabundo 6080ub.

deve ser pq acostumei mal meus ouvidos...

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz durante muito tempo quiz um set parecido com o seu...

Quanto a beleza... Impossivel tu querer um set assim e lindo!

Cara 8pw3 por exemplo sendo comparado a um triaxial toca muito mais! não tem nem graça!

e como já foi citado triaxial faz o serviço de varios em 1 so, ou melhor tenta...

faça seu som mas dividido...

eu manteria os 4 pioneer virados pra cima exatamente...

colocaria 6 8pw3 por porta ( 1 pone empurrando cada 6 )

4 st200 ( no máximo !!!! senão isso vai virar um agudo do caramba, e tu por mais só que bem regulados nao ia adiantar na minha opnião porque na verdade ia só fazer volume... E PESO! na porta )

e pra fexar o set na ponta da mala do celta colocaria 4x15

que tu teria varias opçoes...

subões, over sub600 entre vários outros

bom se eu tivesse a grana em mãos

E NÃO TIVESSE DÓ DO CARRO

eu montaria assim...

Inclusive desisti do meu projeto pelo estrago causado ao veículo, =/

boa sorte ai

e mesmo sem bancos trazeiros tem risco de tu nao ter litragem pra isso tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Linkin 182

Eh neh.. To achando q vou de 8pw3 mesmo..

Soh eh fo** casar as impedâncias desses falantes.. Como meu carro eh duas portas pensei aqui enfiar 8x8pw3 + 4xd200 em cada porta. Então eu queria um módulo para 8x8pw3, outro para os outros 8, e outro para os 8 d200..

Estava procurando um aqui no mercado livre e achei a Hurricane Dominator. Casa certim.

Alguém conheçe outro amp 4 canais com bridge em 2 ohms???

Os 4 woofer de 15" tbm eh uma idéia boa. Mas oq eu acho ruim dos 4 woofer de 15", eh q eu teria q formar uma "paredinha", que faria com que os graves dos subs propragassem mais para a frente do carro, sendo que as portas e os subões estão para trás. Outra tbm que tocaria soh aberto..

Eu pensei nos 2 de 18 pois a caixa iria até pouco mais q a altura do tampão, fazendo com q ele aberto tenha os graves dos subs indo mais para trás, e com a mala fechada os de 18" faria o carro funcionar no princípio da caixa horn (pelo oq vi em um tópico do SPL). Acho q ficaria uma destruição tanto com mala aberta como fechada..

Mas sempre no "acho"... heuheu

qqr besteira ai me corrijam..

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

6 8pw3 a cada power one tu ligaria cada 3 em um bridge sendo ligados em 2.66 ohms, poe cooler na power one que segura numa boa e toca MUITO!!!

rapaz esta paredinha que os woofers fariam iam manter o efeito cabine para os subwoofer assim fazendo com que o ganho de subgrave seja muito bom, seria como se o celta nem estivesse com o porta malas aberto...

eu sou de goiania to com 6 8pw3 a venda...

= te falei só nao montei projeto porque fiquei com dó do carro...

são um dos melhores woofers de '8 que já ouvi...

Compartilhar este post

Link para o post

brotherzinho...

eu entendi seu pensamento sobre os 18" e confirmo a ideia

a parede de 4 subs iria acabar com a "continuidade" do som feito pelos pioneer

porem!!!

eu fico aki me perguntando...o celta nao eh taooooooooo grande assim certo?

2 de 18" bem projetados, no minimo, NO MINIMO, iria acabar com o porta malas, e ainda fica uns 10cm acima do tampao

ou seja, vc teria o banco traseiro pra colocar 6 falantes de 12" e 2 baterias de caminhao????????????

se voce for por realmente 6x9 nas portas.. eu acho o uso de tweeters desnecessarios, visto que os 6x9 jah fazem

esse papel, e ate demais..

eu faria assim, 2 par 6x9 muito bem alimentados e 2 8" pw3 em cada porta

4 307 q vc jah tem

e os 2 woofers, q ai vai depender muito do seu gosto..

tomahawk numa caixa grande, vira um puta dum subao aquela disgraça

o fo** eh achar a litragem pra ele, "eh no CHUTE"

mais pode ser uma opçao!

pensa um pouco ai brother, mais acho que vc quer enfiar muita coisa dentro do carro

vc vai ter muito mais trabalho, vai gastar muito mais dinheiro,

de que adianta ter 10 tweeters atenuados pra tocarem igual 4 bem alimentados?

abraço brother, e entenda como critica construtiva :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquece que esse formato de montagem, com essa mistura de falantes, vai dar um cancelamento do cão.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Compartilhar este post

Link para o post

Linkin 182

Não sei se gosto da idéia de colocar um bridge feito pra 4ohms tocar a 2,6.. heuheuhe

Mas ai, desisti jah dos 6x9.. Qnd for montar falo ctg pra ver se ainda tem os 8pw3..

E essa dó do carro hein... Oq vc acha q aconteceria de mal com o carro num projeto desses ?? em todos os aspectos?

Abraço.

Rodrigo #2

Opa!

Pois então broder, realmente o celta eh pequeno, e oq eu não quero eh fazer caixas murrinhando litragem.. Eu tô querendo 130L/tornado e no mínimo 50L/Pioneer.

Essa foto aqui me fez achar que cabe.. http://img8.imageshack.us/img8/7630/187254082.jpg

Pq aí tem 3 pioneer enfileirados de lado à lado. E ainda por cima tem aquela fileira de dutos lah na frete q tah ocupando espaço à toa.. 6 dutos de 3" entre os falantes jah resolve o problema, jah q se eu for fazer assim não irei dividi-la internamente..

Qnt às baterias eu pensei: alí no começo da caixa dos pioneer ela cái reta, e os bancos são enclinados para trás, oq me dá um triângulo alí.. Aí eh soh colocar uma bateria de 180 em cada lado atrás dos bancos e jah era..

Qnt aos 6x9 acho q desisti jah.. Vou de 8pw3 mesmo.. 8x8pw3+4xst200 em cada porta tô pensando.

E os toma seria interessante nesse subgrave ai q vc falou, mas com esse negócio de ter q chutar o volume e os dutos eh fo**.. =/

E esquenta não que não vou sair entupindo o carro de coisa q não vai funcionar direito.. principalmente nas caixas de grave. Se não der 6, vai 4 mesmo.. Se falei alguma asneira ai me corrija por favor.

Um abraço! E as críticas foram construtivas sim! :legal:

hertz

Vc saberia me explicar mais ou menos como funciona esse cancelamento?

Terei ele mesmo com o direcionamento dos falantes tão distantes, e um bom isolamento entre a caixa dos woofer pra caixa dos subs?

Vlw ai! Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...