Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
defaveri

Impressões Internas do Modulo B52 - 4240

Recommended Posts

Bem amigos, como havia prometido, estou postando as impressões sobre este módulo para que todos possam ter acesso a fotos e detalhes como mais uma opção pra montar um som com boa qualidade.

O modelo ZUL-4240 tem as seguintes especificações:

Potência RMS Bridge 4 Ohm: 700w x 2

Potência RMS, 4 Ohm: 200w x 4

Potência RMS, 2 Ohm: 350w x 4

Relação S/N: 85dB

THD: 0.1%

Separação entre canais: 59dB

Resposta de Freqüência: 15Hz-40KHz

Sensibilidade de Entrada: 200mV-5V

X-over Variável: OK

Freqüência passa alta: 40Hz-500Hz

Freqüência passa baixo: 50Hz-250Hz

Fusível: 80A

Dimensões: 293x48x400mm

Este modulo está sendo importado pela SOMECO no Brasil e distribuído em lojas especializadas no ramo. Preço médio variando de R$ 680,00 a R$ 800,00 nas lojas que pesquisei.

O rapazinho está aki. Acabamento indiscutível com tampa em acrílico e detalhes em alumínio. Um medidor VU completa a bela aparência.

snc00280.th.jpg

A parte dos conectores de alimentação aparenta ser de qualidade muito boa com parafusos do tipo alen dando mais firmeza na fixação dos cabos, tanto os de força quanto os de alto-falantes. O fusível é do tipo lâmina de 80A e vem 1 reserva. Tb acompanham as chaves para aperto, parafusos com arruela para fixar o modulo e cabos de sinal alto e manual em português.

snc00276.th.jpg

A parte de controles é simples. HPF e LPF independente para cada par de canais alem de Bassboost e os devidos botoes de Ganho. Input pra sinal alto e 2 pares RCA input e 1 par RCA output.

snc00275.th.jpg

Ao retirar a tampa já nos deparamos com o VU preso a ela e atrelada com 2 conectores a placa para alimentar tanto o próprio VU quanto os Leds azuis que iluminam a tampa.

snc00279.th.jpg

A boa surpresa está realmente na placa. Usando componentes de ótima qualidade, bom banco de capacitores e 2 toróides na fonte são a primeira impressão. Há uma boa disposição dos componentes e não fica atrás dos módulos AB de boa qualidade que encontramos no mercado.

snc00272.th.jpg

A fonte leva 12 mosfets IRFZ48 e 8 transistores de saída de 15A cada da Toshiba (2SA1943 e 2SC5200 em pares) que sao melhores que os transistores do Corzus PWR-1002. Leva Resistores de cerâmica e os jumpers são em barras.

snc00277.th.jpg

snc00273.th.jpg

O amplificador operacional é o 4558D encontrados em 8 unidades (1 para cada controle) que não chega a ser Hi-fi mas tem uma ótima qualidade.

snc00274.jpg

Na audição a resposta dos graves é estendida e tem bom controle de cone. Não testei em medios e agudos, mas duvido que decepcione.

No teste de proteção contra curto ele se saiu bem e por impedancia baixa também. Existe também proteção contra alta temperatura, apesar de que pela sua potencia o aquecimento não chega a ser dos maiores.

Se está pensando adquirir um bom módulo AB com potencia alta, é uma excelente opção.

Lembrando que o intuito desse tópico é apenas apresentar os modelos de módulo no mercado para ajudar a dar mais conhecimento e opções a quem quer adquirir algum e dar-lhes um pouco mais de base para não comprarem "gato por lebre".

Site do fabricante: www.b52audio.com

Um grande abraço a todos, e assim q a estrutura de testes estiver pronta faremos o teste real de potência.

Leo.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo topico amigo.

E sera que cumpre a potencia que promete ??

Compartilhar este post

Link para o post
otimo topico amigo.

E sera que cumpre a potencia que promete ??

A bancada de testes de amplificadores está quase pronta, faltando apenas a alimentação que tá difiiicil de comprar... mas assim que pronta as dúvidas serão tiradas.

Muito grato pelo elogio e espero poder compartilhar algo de bom sempre que puder!

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

SALVE MONA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkk

Fala amiguinho ! blz ?

Muito bom o tópico ( pra não perder o costume ! só manda tópicos de bom conteúdo :rever1: )

Leo , cá entre nós , voce chegou algum dia acreditar que este amp manda os 1400 w rms que promete ?

Eu acho um tanto quanto dificil , aposto em uns 900 w a estourar e com muita boa vontade.

Grande abraço irmão ! :legal:

PS: comprei os CS 60 B mesmo (modelo novo) e tô na maior preguiça de instalar rsrsrsrs tá fio pra kcete aqui !

Compartilhar este post

Link para o post
SALVE MONA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkk

Fala amiguinho ! blz ?

Muito bom o tópico ( pra não perder o costume ! só manda tópicos de bom conteúdo :rever1: )

Leo , cá entre nós , voce chegou algum dia acreditar que este amp manda os 1400 w rms que promete ?

Eu acho um tanto quanto dificil , aposto em uns 900 w a estourar e com muita boa vontade.

Grande abraço irmão ! :legal:

PS: comprei os CS 60 B mesmo (modelo novo) e tô na maior preguiça de instalar rsrsrsrs tá fio pra kcete aqui !

Fala meu brother! Claro que eu não creio que a potencia real seja igual a declarada. Penso que seja boa, mas nao os 1400w. Eu liguei ele em 2 subs de 350w numa bridge e 1 de 700w na outra bridge ao mesmo tempo. Sinceramente, se vc levantar o ganho ele bate bem legalzinho. Mas o que mais me interessa nesses modulos AB é a qualidade dos graves, coisa que já comentamos não gostar dos graves de modulos digitais. Dentre as opções de mercado que sabemos ter 99% de potencias irreais, este é um modelo que tende a valer pela boa construção e componentes de boa qualidade, e por isso um grave estendido e bonito, sem perder a pegada. Dos AB q tive em mãos, posso dizer que em qualidade este ficou entre os melhores, e lógico não vou compará-lo com um Fosgate ou Kicker ou esses tops q temos la fora. Mas no Brasil onde temos uma enxurrada de modulos xing-ling, esse aí está muito a frente deles, principalmente o Booster que eu testei.

Obrigado pelo elogio dos meus tópicos e sem me alongar quero um forum rico de conhecimentos e espero que isso ajude um pouco, porque vc ver um modulo por dentro e ouvir as impressões de alguém que tem antes de comprar, ajuda muito a nós mortais. Eu acho que seria muito interessante se tivessemos um FIXO para este tipo de tópicos com fotos internas e impressões de users, especialmente os conhecedores (não é meu caso).

E que bom q comprou o cs60b! Depois de sua impressão vou pensar em upar meus mids da spyder.

Grande abraço!!!

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

O 4558 é um lixo dos operacionais. Com base em que dizes que são bons?

Pouca capacitância me parece... Pq achas que é bastante?

Duvidei dar algo perto dessa potência. Gostei da saída. Famosos toshibas.

Talvez eu esteja cometendo injustiça ao julgar meu antigo hurricane, que levava esses opamps e era de qualidade muito menor até que o amp da booster.

Me dá essa luz aí!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, saindo da parte eletrônica que nao sei nada, achei um tópico muito bom, um review geral muito bem feito e muito bem comentado. Como isto é um tópico, serve pra ser respondido questionado e tudo mais que se tem direito. Claro sempre dentro da educacao aprendida em casa com papai e mamae, afinal quando temos algo assim a opiniao pessoal de cada um sempre aparece, os conhecimentos que cada um tem, a tradicao e tudo mais influencia queira ou nao.

Para um post como esse se tornar uma analise de revista só falta mesmo mais experiencias, linhas escritas e testes, mas ninguem pode duvidar que a atitude e o empenho do defa merece parabens.

Como eu gostaria de ver um subforum reunindo diversos topicos assim sendo discutidos resolvendo questoes e ajudando no crescimento do forum. Alguns foruns gringos possuem este tipo de subforum e o nosso chegando no ponto hein!

Acreditar na potência como muitos batem por ai eu sou mais naquela "sao culpados até que provem o contrário". :vtsehhehee :vts

abraco

edit : português de bebado eh f....

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post
O 4558 é um lixo dos operacionais. Com base em que dizes que são bons?

Pouca capacitância me parece... Pq achas que é bastante?

Duvidei dar algo perto dessa potência. Gostei da saída. Famosos toshibas.

Talvez eu esteja cometendo injustiça ao julgar meu antigo hurricane, que levava esses opamps e era de qualidade muito menor até que o amp da booster.

Me dá essa luz aí!

Grande Pala,

Veja só. O op citado é muito comum em modulos baratos pq sao componentes de baixo custo. Porém existem muitos módulos muito bons q tambem os usa. Independente de ser bons ou ruins pra montadora xing-ling ela vai usá-lo pelo preço, sendo ruim ou bom. O que determina um amplificador ser ruim não é só o OP. Se vc pegar um bom amplificador e escutá-lo com o 4558 e outro bom amplificador com o 5532, não acho que vai notar alguma diferença. Por isso faço a mesma pergunta a vc! O q te faz pensar q o 4558 é um lixo? O que eu vejo na má qualidade dos xing-ling são as fontes sub dimensionadas e a baixa potencia deles, usando principalmente pouca capacitancia e componentes china trabalhando em seu limite. Isso sim me dá a idéia de um mau amplificador. Ruídos e clipagem é outro quesito tb. Se vc entrar no meu outro topico do Booster BA-1804.4 e fizer uma comparação de placas com este ampli aki, vai ver o que é ser mal montado. Não vi nada dessa linha barata ser melhor que esse B52 e tb já vi amplis como os da linha Banda usando componentes bons e com qualidade bem inferior a este. Esta é a base que uso para avaliar o resultado de um ampli.

A capacitância nao é das melhores, mas ganha dos xing. e as saídas são boas sim. A potencia ja expliquei acima q tb acho irreal como assim é 99% dos AB.

Espero que seja útil o que eu quis dizer e em breve testarei a real potencia

[]´s

Leo

EDIT: erros basicos

Editado por defaveri

Compartilhar este post

Link para o post
Bem, saindo da parte eletrônica que nao sei nada, achei um tópico muito bom, um review geral muito bem feito e muito bem comentado. Como isto é um tópico, serve pra ser respondido questionado e tudo mais que se tem direito. Claro sempre dentro da educacao aprendida em casa com papai e mamae, afinal quando temos algo assim a opiniao pessoal de cada um sempre aparece, os conhecimentos que cada um tem, a tradicao e tudo mais influencia queira ou nao.

Para um post como esse se tornar uma analise de revista só falta mesmo mais experiencias, linhas escritas e testes, mas ninguem pode duvidar que a atitude e o empenho do defa merece parabens.

Como eu gostaria de ver um subforum reunindo diversos topicos assim sendo discutidos resolvendo questoes e ajudando no crescimento do forum. Alguns foruns gringos possuem este tipo de subforum e o nosso chegando no ponto hein!

Acreditar na potência como muitos batem por ai eu sou mais naquela "sao culpados até que provem o contrário". :vtsehhehee :vts

abraco

edit : português de bebado eh f....

Muito obrigado pelo comentario Fernando. Você realmente entendeu o intuito do tópico que nada mais é para ajudar a conhecer prdutos um pouco mais a fundo. Este forum é uma importante ferramente de conhecimento e tópicos como este abrem idéias na cabeça dos conhecedores e não conhecedores. As idéias são para ser discutidas entre nós apaixonados por som e fico feliz quando algo que escrevo traga algum retorno pra alguem.

Espero que seja útil para muitas pessoas e pra vc um grande abraço!

Leo

Editado por defaveri

Compartilhar este post

Link para o post

Certa vez (eu e o rdallasen, membro do forum) fizemos uma troca de opamps num stetsom, inclusive acredito que há tópico sobre o assunto.

Notou-se uma leve melhora em médio agudo e agudos, onde o fator limitante seria o opamp.

Talvez vc tenha razão, mas acredito que utilizando os toshiba, o custo do 5532 seria pequeno frente a mudança que ele traria.

Na prática, a corrente que o 5532 demanda é bem maior, inclusive impossibilitou o upgrade do meu crossover stx84 para NE5532 pois a fonte arriou. Sendo que antes ele usava o 4558, acabei substituindo só os do agudo.

Pra mim essa é a única explicação pra nao se usar o NE5532. A fonte...

Mas em um amp, isso não seria problema né. Sei lá. O design derrepente necessita ter isolamento entre entrada e fonte, para um menor ruído, então ele deve ter outra fonte para a entrada. Usando diodo zener e aquelas porcarias baratas ao invés de algo que suporte corrente de verdade...

Compartilhar este post

Link para o post
Certa vez (eu e o rdallasen, membro do forum) fizemos uma troca de opamps num stetsom, inclusive acredito que há tópico sobre o assunto.

Notou-se uma leve melhora em médio agudo e agudos, onde o fator limitante seria o opamp.

Talvez vc tenha razão, mas acredito que utilizando os toshiba, o custo do 5532 seria pequeno frente a mudança que ele traria.

Na prática, a corrente que o 5532 demanda é bem maior, inclusive impossibilitou o upgrade do meu crossover stx84 para NE5532 pois a fonte arriou. Sendo que antes ele usava o 4558, acabei substituindo só os do agudo.

Pra mim essa é a única explicação pra nao se usar o NE5532. A fonte...

Mas em um amp, isso não seria problema né. Sei lá. O design derrepente necessita ter isolamento entre entrada e fonte, para um menor ruído, então ele deve ter outra fonte para a entrada. Usando diodo zener e aquelas porcarias baratas ao invés de algo que suporte corrente de verdade...

Ok Pala.

Entendo o que quer dizer e desconheço esta diferença em audio, apenas na demanda da corrente. Independente disso, a intensão do tópico não é discutir nem a qualidade do OP e nem o meu ínfimo conhecimento. A real intensão é mostrar aos users que tem interesse de conhecer um modulo desses e não tem como por varios motivos. A minha impressão vai discordar de alguns users, isso é obvio, mas terão outros com mesmo pensamento.

As opiniões em termos de discussão de qualidade de som vão variar muito de pessoa pra pessoa, e isso é subjetivo para discutir, já que vemos no dia a dia coisas que na nossa opinião são pessimas, mas ainda se encontra quem gosta. Isso realmete nos mostra a vasta quantidade de opiniões e expressar. Talvez eu não tenha um ouvido suficientemente aguçado para perceber a diferença entre esses op´s ou os sets não são bons o suficiente para me mostrar a diferença. Porém posso afirmar que o cara que monta um som usando um modulo xing-ling, provavelmente não investiu num kit da Morel ou Focal, e portanto não vai entender essa diferença. Essa é a real intensao do tópico.

Um grande abraço pra todos!

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

O consumo deles eh parecido, mas o 4558 distorce mais.

Quero saber quem se anima a identificar os ampops (dois amps iguais, um com 5532 e outro com 4558)

Compartilhar este post

Link para o post
Ok Pala.

Entendo o que quer dizer e desconheço esta diferença em audio, apenas na demanda da corrente. Independente disso, a intensão do tópico não é discutir nem a qualidade do OP e nem o meu ínfimo conhecimento. A real intensão é mostrar aos users que tem interesse de conhecer um modulo desses e não tem como por varios motivos. A minha impressão vai discordar de alguns users, isso é obvio, mas terão outros com mesmo pensamento.

As opiniões em termos de discussão de qualidade de som vão variar muito de pessoa pra pessoa, e isso é subjetivo para discutir, já que vemos no dia a dia coisas que na nossa opinião são pessimas, mas ainda se encontra quem gosta. Isso realmete nos mostra a vasta quantidade de opiniões e expressar. Talvez eu não tenha um ouvido suficientemente aguçado para perceber a diferença entre esses op´s ou os sets não são bons o suficiente para me mostrar a diferença. Porém posso afirmar que o cara que monta um som usando um modulo xing-ling, provavelmente não investiu num kit da Morel ou Focal, e portanto não vai entender essa diferença. Essa é a real intensao do tópico.

Um grande abraço pra todos!

Leo

:+1

som e algo bem subjetivo mesmo , o que e fantastico para um pode ser péssimo para outro e vise versa

Compartilhar este post

Link para o post

otimo topico mesmo

parabéns defaveri

só achei o amp pobre na capacitancia da fonte e na saida.

o meu bbuster 1600GL que promete 4x100 rms tem 2x 4700 uF em cada braço da fonte e tbm tem 4 pares de 2sa1943 e 5200 um par em cdaa canal, além de 2 toroides de aproximadamente 1,5 ".

o unic adifenreça é que meu buster usa 12 irfz44n na fonte

sobre os 4558, não vejo nada de mais em usra eles, embora o 5532 seja o supra sumo, mas demana um cirucito diferente, pois corre risco de oscilaçoes em alta frequencia, que aumenta o consumo.

ahh alguns amps nacionais utilizam também os tl084 e 074 que digamos não sao teoricamente os melhores ampops, mas a sonoridade é boa.

verificaste quais os transistores driver de saida?

no mais gostei do modulozinho tbm, mas o fato de ter apenas 1 par de transistor em cada canal, deixa bem longe a chance de possuir 2 bridges de 700 rms.Isso me cheira a potencia PMPO.

Compartilhar este post

Link para o post

parabens amigo otimo topico e descursoes muito interessantes,

se tiver interesse em questao de conhecimento e for possivel analizar apenas as fotos eu tenho alguns amplificadores que poderia tirar fotos detalhadas e mandar pra voce dar sua opinao.

no mais obrigado pela iniciativa.

Compartilhar este post

Link para o post
:+1

som e algo bem subjetivo mesmo , o que e fantastico para um pode ser péssimo para outro e vise versa

Obrigado pela opiniao souza. Importante entender a intensao do falado.

Grande abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post
Que tópico !!! :rever1:

Muito obrigado Danillo. Muito mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
otimo topico mesmo

parabéns defaveri

só achei o amp pobre na capacitancia da fonte e na saida.

o meu bbuster 1600GL que promete 4x100 rms tem 2x 4700 uF em cada braço da fonte e tbm tem 4 pares de 2sa1943 e 5200 um par em cdaa canal, além de 2 toroides de aproximadamente 1,5 ".

o unic adifenreça é que meu buster usa 12 irfz44n na fonte

sobre os 4558, não vejo nada de mais em usra eles, embora o 5532 seja o supra sumo, mas demana um cirucito diferente, pois corre risco de oscilaçoes em alta frequencia, que aumenta o consumo.

ahh alguns amps nacionais utilizam também os tl084 e 074 que digamos não sao teoricamente os melhores ampops, mas a sonoridade é boa.

verificaste quais os transistores driver de saida?

no mais gostei do modulozinho tbm, mas o fato de ter apenas 1 par de transistor em cada canal, deixa bem longe a chance de possuir 2 bridges de 700 rms.Isso me cheira a potencia PMPO.

Olá Carlos! Muito bom ver sua opinião aqui. Voce tem razão em tudo e sobre o B-Buster já fiz o topico sobre ele. Pode achar ele aki no geral. Ele chega a ser melhor que este sim, pena que menos potente, mas não estamos com um péssimo ampli aki não. Muito boa qualidade nos graves, pode ter certeza. Melhor que muitos nacionais que conhecemos aí, isso é certo. E obrigado por falar do op 4558, pois vc sabe bem o que eu quis dizer sobre ele.

Um grande abraço pra vc!

Leo

Compartilhar este post

Link para o post
parabens amigo otimo topico e descursoes muito interessantes,

se tiver interesse em questao de conhecimento e for possivel analizar apenas as fotos eu tenho alguns amplificadores que poderia tirar fotos detalhadas e mandar pra voce dar sua opinao.

no mais obrigado pela iniciativa.

Ola piterspl. Seria um prazer analisar seus amplificadores, porem nao terei como fazer teste de audição e proteção. Apenas anãlise visual do circuito. Se isso for interessante para alguém fico à disposição! Obrigado pela visita e comentário!

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Exelente topico brother...

E ai vai botar um tomaclovis pra tocar ai? hehe

abraco...

vlw...

Compartilhar este post

Link para o post
Exelente topico brother...

E ai vai botar um tomaclovis pra tocar ai? hehe

abraco...

vlw...

Obrigado meu irmão. Valeu o elogio! Dá uma olhada lá no outro sobre o B-Buster, q tb é interessante. Os tomaclovis nao rola nesse ampli hehehe...

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

tá ficando melhor ainda !

melhor pelo fato de qeu consegui mostrar por A+B qual a real intenção do tópico .

Parabéns irmão !

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
tá ficando melhor ainda !

melhor pelo fato de qeu consegui mostrar por A+B qual a real intenção do tópico .

Parabéns irmão !

Abraço

Valeu o apoio ne mona. Da uma olhada no outro topico do B-Buster aki no geral...

Vc eh irmao! []´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

caramba... belíssimo trabalho defaveri.

assim como no bb1600gl vc conseguiu mostrar com riqueza de detalhes as "entranhas" do amp.

excelente colaboração!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...