Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

praia2009

auto falantes

Recommended Posts

boa noite a todos

quero compartilhar uma experiencia e contar algumas coisas que ja peguei no meu dia a dia....se alguem tem alguma coisa semelhante por favor opinem

e sobre cx seladas(fechadas) ja que 90% fala sempre de duto duto e mais duto vamos hj falar da boa e famosa cx selada

a cx selada nao e dificil de se fazer...acho ate que e mais facil pois nao envolvem calculos de dutos essas coisas, e tambem perdas causadas pelas cx do tipo dutadas....

essa cx fechada confina o ar dentro dela de forma que o falante quando recebe potencia faz com que o cms(compliancia) seja menor de 2 a 3 vezes do seu valor original....e isso meche no som de verdade....na hora de projetar a cx eu me deparei com um problema...como sou da geracao dos anos 80 e aprendi fazer as contas usando algumas formulas que hj sao encontradas na internet mesmo , e vejo a coisa de outro angulo...

um ex: esses dias comentei sobre o pioneer 1400...fiquei impressionado com o som dele....teve algumas perdas como de costume mais teve suas vantagens...e o resultado final ficou muito bom....

analizando os parametros dele, e mechendo com ele em cima da mesa mesmo resolvi fazer uma cx selada pro mesmo....quando um amigo chegou e perguntou se eu fazia....juntei o util ao agradavel...e ontem essa cx ficou pronta...

hj analizamos ela...e olha gente....ficou 10 demais....so que pra um lado e por outro affff....nao sei o que fiz de errado ou o que deixei de fazer...

analizem comigo o metodo que usei...so vo comentar o basico...e claro que o segredo tostines eu nao conto ne....

fs,qts,vas,x.max,e vd...colocando isso nas formulas achei o volume que a cx tinha que ter....depois coloquei em cad e fui fazendo....blz a o projeto ficou pronto e confcçionei a cx....hj ela chegou aqui bunitinha...fui testar e foi ai que quando varri a frequencia achei os problemas....

a frequencia da cx mais falante era pra ficar em 50hz exatos a -3dbs...mais ficou em 54hz...ou seja um pouco acima....so que o som dela ficou em 47hz...o som em 47hz ficou tesao demais....um pouco a baixo do que projetei....agora quem pode me explicar o motivo...???

quando se faz um projeto de uma cx dessas a gente acaba vendo coisas que nao estavam ´previstas ne....

eu ja sei o que aconteceu e vou explicar aqui depois...mais primeiro quero saber o pq dessa varicao de f3 pra mais sendo que o som mais gostoso e mais cheio ficou a baixo??

se alguem ja viu isso por favor me falem ai.....visto que nao uso os programas mais usados e sim o lepp...mais ainda fico com a forma antiga de entender as coisas....

no aguardo galera :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fugir um pouco do assunto original, mas...

praia2009, você poderia ter colocado letras maiusculas no inicio das frases, usado virgulas, que o texto concertea iria ficar muito mais interessantepra leitura.

Sobre o tópico, eu de verdade, não entendi muito a respeito da caixa que vc fez pro Pionner.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi Rodrigo!

Analizando a grosso modo as respostas das frequencias testadas na caixa, você percebeu que o pioneer tocou lindo em 47Hz?? é isto??

Porém você projetou a caixa para um F3 a 50Hz, mas no final este F3 ficou na casa dos 54Hz correto??

Isto significa que se abaixar este F3 vai ficar perfeito pra este tipo de caixa ok?

Só não sei o porquê tocou melhor abaixo da F3! rsrs Isto não está relacionado aos parâmetros do falante não Rodrigo?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Poste gráficos ^^ eu gosto de trabalhar com gráficos!

Bom, o motivo deve ser o parâmetro errado, gerado por arredondamentos... Mas, nem idéia =P

Lendo e refletindo, cheguei a conclusão que eu não entendo nada de som :) Mas estou aprendendo.. Sei o que é F3 pelo menos =D

Posta ae o motivo Praia, não gosto de suspense não ^^

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Cade Rodrigo??????? ... diga ai o que ta pegando...

Compartilhar este post

Link para o post

À depender da geometria da caixa, o que pode ter acontecido é uma onda estacionária em determinada frequencia dando essa ajuda nos 47hz (gerando um leve pico). Calcular isso é mais complicado do que prever qual mulher quer te dar ao chegar na porta da boite... mas tem como!

Na prática, pra acabar com esse 'leve pico' nos 47hz (Se é q essa é sua intenção), vc pode acrescentar material fono-absorvete em todas as faces da caixa, menos onde fica o sub! Quanto mais material, mais 'plana' vai ficar a resposta (até certo ponto) mas o sub perde nas baixas!

Já quanto ao F3, todo falante tem tolerancia na fabricação em relação aos parametros! Tem marcas extremamente profissionais q toleram menos de 1% (snake, selenium, eros se não me engano).. algumas usam 2% (bravox, hinor..) outras passam um pouco disso. Considerando a range de frequencia como um todo, essa variação não foi nada 'anormal' e vc pode ter que recalcular a caixa imaginando que o sub tenha FS ligeiramente superior à que foi fornecida (Ou algum outro parametro diferente.. apenas citei o mais provável!).

Compartilhar este post

Link para o post
O blOom acertou? Acertou?

Oo'

Acertar, num sei! Mas citei uma das melhores hipoteses sobre o ocorrido! Pode até ser outro motivo.. mas aí já é beeem mais complicado de se deduzir (sem estar com a caixa em mãos). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Acertar, num sei! Mas citei uma das melhores hipoteses sobre o ocorrido! Pode até ser outro motivo.. mas aí já é beeem mais complicado de se deduzir (sem estar com a caixa em mãos). :legal:

Obrigado errado, mas =P

Cadê o praia? =D

Compartilhar este post

Link para o post

Po Bloom... tu brincou agora.... sabe muito brother! Me senti um nada em som agora! [^]

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu to meio dormindo aqui,o dia foi cansativo mas vamos la...

analizando por alto as considerações do Bloom foram muitas mas ao meu ver tem outro fator muito importante ai:

A curva de impedancia da caixa, a diferença de ganho que a 55hz para 47 deve ser de pelo pqna uns 4 ou 5 db's ...mas a 55hz fica a FC da caixa,consequentemente proximo do valor mais alto da curva de impedancia,ja nos 47 hz essa impedancia é imensamente menor,compesando a diferença do ganho.

Ficando com uma maior pressão acustica nos 47hz,ou com uma maior eficiencia acustica ou melhor acoplamento,mas lembrando que visualmente parecera q tocara mais a 55hz o que engana dada a maior impedancia e consequentemente um maior excursionamento(que é proporcional a potencia aplicada e a impedancia naquela dada frequencia quanto maior a impedancia maior o excursionamento) nessa frequencia.

nao usando programas para calculo com numeros comumente vistos

um exemplo usando um excursion de 15 como referencia em uma cx selada de 50L fc de aprox 59/60 HZ aplicando 1000wrms@4ohms

FC 60hz Z 19ohms ganho 1,8 Db 89+1,8+23,1(ganho pela potencia aplicada)=113,9db

F3 45hz Z 7,1 ohms g -3db 89+(-3) +27,1 =113,1 db

sao calculos arredondados mais pra tentar explicar mais ou menos o q acho q aconteceu,os graficos na pratica sao bastante diferentes da teoria,ha muito mais por tras disto...

sei la se cheguei perto ou se viajei demais,mas minha ideia é essa...

abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

fico muito agradecido as pessoas que responderam aqui....to muito corrido agora......mais tarde vou postar aqui........ate mais e valeu ai gente hand26:legal::rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
fico muito agradecido as pessoas que responderam aqui....to muito corrido agora......mais tarde vou postar aqui........ate mais e valeu ai gente hand26:legal::rever1:

up ai praia!!

Compartilhar este post

Link para o post

pergunta basica, vc considerou que o sub "tira" litragem da caixa neh?

Compartilhar este post

Link para o post
pergunta basica, vc considerou que o sub "tira" litragem da caixa neh?

HAHAHAHA verdade..

olha depois de tanto F3 bla bla bla fiquei com dor de cabeça e vo durmi...

jah que ninguém explicou o porque FLW

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...