Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alvrinn

##Negociações no Fórum - Segurança nunca é demais##

Recommended Posts

Postado em

Bom galera, to criando esse tópico com o intuito de tentar ajudar a melhorar o sitema de "compra / venda" no fórum.

Raramente vemos casos de users que tentam (e as vezes conseguem) dar calotes em outros users e todo mundo que ja passou por isso sabe o quanto é ruim, certo?!

Pois bem, pensando nisso resolvi criar este tópico para dar DICAS e IDÉIAS de como ter uma negociação segura e tranquila (para ambas as partes). E se possível queria a votação de algumas idéias que estive pensando para tornar o fórum ainda mais confiável, então vamos lá.

Primeiramente vamos as DICAS:

1º - Ao começar uma negociação, primeiramente procure saber se o user com quem está negociando possui referências de outros users no fórum de negociações ja realizadas;

2º - Procure saber também se o user possui também referências em algum outro fórum, seja ele qualquer;

3º - Pesquise no tópico de qualificações negativas do fórum ( Qualificações Negativas ) para ter certeza de que o user não tem alguma passagem por ali.

4º - Se a negociação for acontecer MESMO, não fique com vergonha ou algo do tipo e ja combine com o user que os seguintes dados devem ser passados (tanto de um pra outro)*

- Nome completo;

- RG;

- CPF;

- Telefone Fixo;

- Conta Bancária (no nome do user);

- Endereço completo (independente se é o comprador e vendedor);

5º - Consulte o CPF do user no site da receita federal ( Consultar CPF - Site da Receita Federal ) e veja se o CPF existe MESMO, se este se refere ao nome que o user lhe passou e qual a situação cadastral dele;

6º - Se user possuir referências no fórum, procure buscar por esses devidas referências e converse com os users para ver se a referência é verdadeira mesmo, etc.

Creio que essas sejam algumas dicas que podem ajudar a ter uma negociação simples, tranquila e mais segura, mesmo sabendo que isso não fará com que ela seja 100% segura, mas ajuda né.

Outra ponto e não ter VERGONHA, mesmo que for negociar com user mais antigos no fórum, as vezes ele pode não ter referência ou algo assim, e não é porque é mais antigo que deve deixar de pesquisar sobre este e talz, afinal NEGÓCIOS são NEGÓCIOS.

Logicamente a maioria dos users, assim como eu, que negociam bastante são totalmente corretos (creio EU...hehehe), porém é aquilo quem não deve não teme.

Qualquer negociação que faço, pode ser com user novo ou antigo, faço questão de passar todas essas informações que descrivi acima e de também pegar do user. E não vejo problema nisso, afinal, se o cara com quem to negociando for uma pessoa CORRETA, ele não terá problema nenhum em passar as informações.

Agora, tive uma idéia que também pode ajudar porém isso teria que ser conversado entre os moderadores e adminitradores do fórum.

A idéia é a seguinte:

Na hora do cadastro do user no fórum ser orbigado o cadastro de informações das do tipo citadas acima (principalmente nome completo, RG e CPF) e tentar fazer um esquema para ver se o CPF é verdadeiro ou não, assim como em sites de vendas online (americanas, submarino, etc).

E creio que isso deva ficar salvo em algum BD do próprio site do fórum, sendo assim, os administradores e/moderadores podem ter informações importantes sobre users e podem pesquisar e ajudar em casos de um possível calote ou semelhante.

Bom, acho que por enquanto é isso!

Quem tiver mais idéias e sugestões, vai postando ae, e quem tiver alguma observação a fazer ou apoiar a idéia, por favor.

Valeu, abraços!

Em campanha por um fórum melhor e mais seguro. :legal:

Postado em
Bom galera, to criando esse tópico com o intuito de tentar ajudar a melhorar o sitema de "compra / venda" no fórum.

Raramente vemos casos de users que tentam (e as vezes conseguem) dar calotes em outros users e todo mundo que ja passou por isso sabe o quanto é ruim, certo?!

Pois bem, pensando nisso resolvi criar este tópico para dar DICAS e IDÉIAS de como ter uma negociação segura e tranquila (para ambas as partes). E se possível queria a votação de algumas idéias que estive pensando para tornar o fórum ainda mais confiável, então vamos lá.

Primeiramente vamos as DICAS:

1º - Ao começar uma negociação, primeiramente procure saber se o user com quem está negociando possui referências de outros users no fórum de negociações ja realizadas;

2º - Procure saber também se o user possui também referências em algum outro fórum, seja ele qualquer;

3º - Se a negociação for acontecer MESMO, não fique com vergonha ou algo do tipo e ja combine com o user que os seguintes dados devem ser passados (tanto de um pra outro)*

- Nome completo;

- RG;

- CPF;

- Telefone Fixo;

- Conta Bancária (no nome do user);

- Endereço completo (independente se é o comprador e vendedor);

4º - Consulte o CPF do user no site da receita federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp) e veja se o CPF existe MESMO, se este se refere ao nome que o user lhe passou e qual a situação cadastral dele;

5º - Se user possuir referências no fórum, procure buscar por esses devidas referências e converse com os users para ver se a referência é verdadeira mesmo, etc.

Creio que essas sejam algumas dicas que podem ajudar a ter uma negociação simples, tranquila e mais segura, mesmo sabendo que isso não fará com que ela seja 100% segura, mas ajuda né.

Outra ponto e não ter VERGONHA, mesmo que for negociar com user mais antigos no fórum, as vezes ele pode não ter referência ou algo assim, e não é porque é mais antigo que deve deixar de pesquisar sobre este e talz, afinal NEGÓCIOS são NEGÓCIOS.

Logicamente a maioria dos users, assim como eu, que negociam bastante são totalmente corretos (creio EU...hehehe), porém é aquilo quem não deve não teme.

Qualquer negociação que faço, pode ser com user novo ou antigo, faço questão de passar todas essas informações que descrivi acima e de também pegar do user. E não vejo problema nisso, afinal, se o cara com quem to negociando for uma pessoa CORRETA, ele não terá problema nenhum em passar as informações.

Agora, tive uma idéia que também pode ajudar porém isso teria que ser conversado entre os moderadores e adminitradores do fórum.

A idéia é a seguinte:

Na hora do cadastro do user no fórum ser orbigado o cadastro de informações das do tipo citadas acima (principalmente nome completo, RG e CPF) e tentar fazer um esquema para ver se o CPF é verdadeiro ou não, assim como em sites de vendas online (americanas, submarino, etc).

E creio que isso deva ficar salvo em algum BD do próprio site do fórum, sendo assim, os administradores e/moderadores podem ter informações importantes sobre users e podem pesquisar e ajudar em casos de um possível calote ou semelhante.

Bom, acho que por enquanto é isso!

Quem tiver mais idéias e sugestões, vai postando ae, e quem tiver alguma observação a fazer ou apoiar a idéia, por favor.

Valeu, abraços!

Em campanha por um fórum melhor e mais seguro. :legal:

boa iniciativa.... mais com tudo isso ai fui lesado pelo " salsichasom " com todos esses dados ele abriu uma conta de email em meu nome e todos os meses eles descontaram uma quantia da minha conta corrente tem que tomar muito cuidado pra quem vcs vao passar tudo isso na hora da negociação.. consegui provar que nao tinha sido eu que tinha aberto a conta de email e consegui graças a deus meu dinheiro de volta !!!! CUIDADO
Postado em

Muito Bom...

Não tem coisa melhor que realizar uma negociação tranquila.. todos que negociam sabem disso.

EDIT: uma coisa que poderia se pensar é de colocar os pontos de qualificações positivas e negativas ali em baixo onde diz :

Qualificações: 3 positiva 0 negativa (100%)

Agradecimento(s): 1

28-05-2008

De: Rio Grande do Sul

Tipo ML, iria ajudar muiiiiiiiiiiiiiiito..

abraço.

Postado em

A idéia do Rick é uma boa! Mas ia ser bem difícil de fazer acho. Ia ter que instalar um mini-Mercado Livre no fórum.

Eu comprei esses dias e não fiz nada disso =x Bom que foi com o Jander, que já é bem conhecido :P

Postado em

podia ter um topico fixo disso ne? De como negociar da melhor forma aqui. Nunca comprei mas sempre vejo alguem reclamando que tomou cano, que demorou e tal e tal e tal. Nao sei como funciona isso, mas um topico fixo assim na area de classificados nao ia atrapalhar em nada.. Tudo que é pro bem do forum acho de grande valia!

abracos

edit: palavra "forum" no lugar de "tópico"

Postado em
Muito Bom...

Não tem coisa melhor que realizar uma negociação tranquila.. todos que negociam sabem disso.

EDIT: uma coisa que poderia se pensar é de colocar os pontos de qualificações positivas e negativas ali em baixo onde diz :

28-05-2008

abraço.

:+1 :+1 :+1

Postado em
Muito Bom...

Qualificações: 3 positiva

Qualificações 0 negativa

28-05-2008

abraço.

olha pra mim essa ideia foi a melhor sem desmerecer o topico do alvrim que alias merece ser fixado , mais agora serio mesmo pra quem compra e pra quem vende essa idéia de qualificações perfeita

poderia ser feito como agradecimentos seria legal pra caramba nao preciza nem implantar um pequeno ml aqui nao era só colocar la no topico de qualificações positivas em baixo por como se foce um obrigado mais mais seria a palavra qualificado no lugar de obrigado , acho q pode render

EDIT :acho q esse negocio de negativar alguem ou qualificar tem ser feito apenas no topico de qualificaçoes assim da pra saber quem o fez e assim se alguem tiver algum desafeto no forum nao vai ser negativado apenas de pirraça kkk

Postado em
EDIT :acho q esse negocio de negativar alguem ou qualificar tem ser feito apenas no topico de qualificaçoes assim da pra saber quem o fez e assim se alguem tiver algum desafeto no forum nao vai ser negativado apenas de pirraça kkk

Bem lembrado, se não um user fala mal de um "ampli" ai o outro vai la e negativa.rsrsrs.

E tbm ali onde aparece qualificações positivas e negativas deveria ter um link para ver o comentário e ver quem o qualificou. (para inibir as contas fake)

Claro, sabemos que pode ser uma coisa bem complicado de implementar pois pode mudar o layout do site.

mas que iria facilitar, a se iriaaa...

abraço.

Postado em
Muito Bom...

28-05-2008

abraço.

interessantíssimo.. rsrs

Postado em
Muito Bom...

28-05-2008

abraço.

Realmente isso iria ajudar!

Nao seria dificil fazer isso nao.

Postado em

Mas e o controle disso?

Se nao, um cara faz 10 cadastros e dá vários POSITIVOS entre eles, no estilo cada cadastro dá 10 pontos para cada outro cadastro, no fim das contas o cara tem 100 pontos positivos! o0

Claro que é só o comprador olhar e ver se tem vários posts do mesmo estilo, mas tem que ter cuidado!

Obs: o mercadolivre "inibe" um pouco isso pelo fato do anuncio ser cobrado.

Postado em
interessantíssimo.. rsrs

pooo será que não tem como rolar isso não ??

acho que todo mundo ta gostando cade o Moti :P

muitos quebram a cara aqui com as vendas no forum só pelo fato de ter preguiça de pesquisar sobre o usuário , de 10 que fazem negociações no fórum acho q só 1 deve pesquisar nas qualificações , isso ajudaria muito aqui não só pelos vendedores mais pelos compradores pra acabar os topicos dos : (tomei calote de fulano alguem pode me ajudar )

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...