Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Raphael Rockiando

Caixa Isobárica

Recommended Posts

Alguém possui uma caixa em configuraçao isobárica?

 

Ela compensa ser montada uma vez q se usa metade da litragem necessária para 2 subs?

 

Projetei uma caixa para 2 Endurance Line de 12'' e o F3 dessa caixa chegou a 30Hz e numa dutada normal o ''maximo'' q consegui foi 39Hz.

 

Opinioes serao muito bem aceitas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa. Olha, com 2k eu não sei, mas tinha um sub da JAMO que era isobarico.

 

2 falantes de 6" isobaricos numa band-pass de 4ª ordem.

Falem o que quiser, mas o bixinho respondia bem até 30Hz... Dai para baixo já havia uma perda consideraval... Me arrependo amargamente de não ter tirado fotos dele... Vendi faz uns 6 meses...

 

Eh uma estilo de caixa muito bom, mas tem uma grande deficiencia no grave de ataque, o famoso, TUM TUM TUM. Para sistemas de qualidade é muito boa!

Para SPL nem tanto...

 

Ok?

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ei um amigo meu tem uma com 2 Pioneer de 12 modelo Closed antigos que dão bons graves, porem quem progetou acertou na Kgad... e até ja tentou fazer outra iguau mas não conceguiu!!!

Mas vai fundo! Acho que ficara satisfeito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usei e projetei algumas caixas Isobáricas.

 

Resumindo bastante o assunto, a desvantagem é que vc terá metade da pressão sonora de uma caixa comum (-3dB) e precisará do dobro da potência.

 

Além disso, vc terá algumas perdas de amortecimento.

 

Como vantagens, existe o cancelamente das diferenças de linearidade dos subs, oq elimina praticamente todas as distorções.

 

Se ela for ABSOLUTAMENTE bem construida, dará o resultado simulado, com esses detalhes q eu comentei.

 

Não esqueça que este suposto milagre de usar metade do volume para atingir frequências ultra baixas, acarreta diversas outras dificuldades, tais como delay, excursão, potencia aplicável e etc.

 

O projeto deve considerar tudo isso.

 

Se vc possuir boa potencia e pouco espaço é interessante.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu colocar dois subs de 12'' numa caixa de 50l. com um sub na frente da caixa e o outro na lateral da caixa, seria isobárica, ja q ela precisaria de 50 l pra cada sub?

 

Palavras de Marcelo Lacerda:

 

''Utilizar 2 subs em configuracao isobárica é a mesma coisa q conseguir um sub com o valor de Vas dividido por 2. Dessa forma a caixa fica com a metade da litragem q seria necessária caso fosse utilizado apenas um sub. Além disso, na config. isobárica, um sub iria ajudar no controle de excursionamento do outro(enquanto um puxa outro empurra), o q diminiu substancialmente a distorcao e aumenta a potencia aplicável. Mas como nem tudo sao flores, o rendimento desse conjunto cai cerca de 3dB."

Editado por Raphael Rockiando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se eu colocar dois subs de 12'' numa caixa de 50l. com um sub na frente da caixa e o outro na lateral da caixa, seria isobárica, ja q ela precisaria de 50 l pra cada sub?

Não. Isobária seria se vc tivesse uma câmara mínima (com o menor volume possível) entre os falantes, e atrás DE UM DELES, a outra caixa, com o volume. Neste caso, onde cada um trabalha bem com uma caixa de 50 litros, vc poderia ter uma caixa de 25 litros, com dois falantes em esquema isobárico, que teria o mesmo resultado (a grosso modo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...