Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ragedudu

So p quem entende, RMS x SENSIBILIDADE x LITRAGEM x SUBGRAVE no trio

Recommended Posts

Estou querendo montar um mini trio com o pouco espaco que tenho disponivel no porta malas, pensei em por apenas 1 alto de 18 ja que com 2 de 15 nao alcancaria uma boa litragem (apenas 45 lts pra cada) POREM dou preferencia pra um som com SUBGRAVES (Optaria por um EROS SDS 18 q tem frequencia baixissima ou pelos Over de 18 q tem xmax alto e baixa frequencia), o raciocinio logico e que sem a litragem recomendada do SUB, o SUB nao ira descer muito (xmax) e consequentemente nao tera bons sub graves e graves... a duvida e, devo migrar pra tipo 1 SUB de 15 obedecendo bastante a litragem dele, ou usar 2 de 15 (45 lts cada um) dando preferencia pra maior potencia RMS porem c apenas 45 lts pra cada um ? outra opcao tbm seria usar 3 alto de 12 ou ate 4 de 12, vi um Pioneer 307F (Free air) com 94 de sensibilidade q tbm pode ser usado com caixa, daria tipo 20 litros pra cada sub, creio que nao faria feio no subgrave e grave tbm porem nao desce tanto como um sub ou migrar pra 1 de 18 mesmo abastecido com algum modulo de 2000 rms ? Em termos de preferencia pra um som alto e com sub graves pra fora, devo dar prefernecia pra que em primeiro lugar, pra RMS, LITRAGEM, AREA DO CONE ou SENSIBILIDADE?

OPCOES utilizando modulo com 2000 rms REAIS

Um EROS SDS 18 ou OVER 18-800 sera q da pouco sub grave com 90 lts ou o ideal pra ele descer bem mesmo seria uma caixa la pros 130 lts mesmo?

Dois alto de 15 ainda a escolher, apenas 45 lts pra cada

Um alto falante de 15 polegadas respeitando sua litragem com caixa sob medida ate 90 litros

3 alto de 12 quase obedecendo a litragem indicada

4 Pioneer 307F de 12 , alto falante eh free air porem as specs dele sao bem interessantes, possui fs baixo, sensibilidade 94 e pode ser montado em caixa dutada daria pra por 20 litros pra cada... potencia RMS 300 cada um mas tem pouco xmax

o driver q irei utilizar sera um Snake SD3100, irei usar so 1, acho q ainda sobra forca nela!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o volume é bem reduzido, quer respostas em subgraves, eu optaria:

1 - Snake HPX

2 - Batstaka 1.3

Ambos de 18"

O amplificador de 2000w é suficiente para ambos, embora o HPX seja mais sensível à danos, acho fazendo um controle maior, dá para usar.

Não citou falantes para médios, mas vai precisar. Se quizer a marca Snake, o ESX 310, é excelente opção.

Se for por falta de espaço ao invés de apenas 01 SD 3100, optaria por 02 SD 145, mas concordo que o Drv de 2"

é sempre melhor do que o de 1", a não ser pela briga por espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando

to com o mesmo problema quero um trio com bons grave mais não quero ocupar toda a mala

tipo eu pensei em 3 woofer de 12" mais simulei e a resposta fica muito seco

um tornado de 18" por enquanto é o mais indicado pela simulação do que quero mais perde aquele ataque ai vou ter que usar falantes menores junto, ai vai mais espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom post CoelhoGomes porem no site da snake informa que esse falante requer 147 litros, sera q nao vou ficar prejudicado com o grave nao? Conheco o HPX 2180 e sou fa dos snakes... se a litragem n interferir muito no subgrave eu animo de ir nele tambem!!!, unico defeito dele e ser 8ohms, parece q n existe de 4...

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

1 - No llink abaixo, afirma que tem modelo de 4 ohms, portanto nessa questão está resolvido o problema.

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=1188

2 - Não sei se falou a impedância do amplificador, mas se for 4 ohms, veja qual o valor de Potência que o amplificador gera a 08 ohms. De repente é mais vantagem usar assim, pois o fator de amortecimento é maior, sem falar que o amplificador vai trabalhar melhor.

3 - Projetos de caixas, tem de todo tamanho. Resta equacionar uma resposta agradável com volume pequeno, mas é certo que esse tamanho não pode diminuir indefinidamente.

4 - Veja também o Batstaka, pois ter um timbre bem diferente por ter maior potência nominal, mas em musicalidade creio que perca para os Snake.

5 - Não se empolge com a sensibilidade dos Snake.

6 - Eu incluiria o Tornado de 18" e ele é de 4 ohms

Muito bom post CoelhoGomes porem no site da snake informa que esse falante requer 147 litros, sera q nao vou ficar prejudicado com o grave nao? Conheco o HPX 2180 e sou fa dos snakes... se a litragem n interferir muito no subgrave eu animo de ir nele tambem!!!, unico defeito dele e ser 8ohms, parece q n existe de 4...

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

O título diz só pra quem entende, eu não entendo nada, mais posso acompanhar ? :)

Compartilhar este post

Link para o post
O título diz só pra quem entende, eu não entendo nada, mais posso acompanhar ? :)

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

É amigo, vc ta com um problemão...

mais com a esperiencia que eu tenho, eu colocaria o eros 818 SDS 18", pois ja fiz aqui na loja teste entre ele, e o tornado 18" 1100 W RMS e Batstaka 1.3 tambem de 18"... o rendimento e qualidade do Eros é muito maior. Existe tambem o 815 sds que é de mesma potencia, e mesma resposta de frequência porem de 15" , é óbvio que a mobilidade de ar é bem menor (pelo tamanho) o que inplica em menor pressão sonora ...

Problema esse que pode ser resolvido colocando outros autofalantes para fezer frequencias mais altas (acima de 1000 Hz que é até onde os Eros conseguem chegar) eu recomendo o E-312 V (o da linha v) tambem da Eros, que são de 300 RMS e respondem de 50 a 5000 Hz, só lembrando que para que não ocorra cancelamento de fase, você deve colocar um corte nos de 12" em 1000 Hz (aí ele trabalha de 1000 a 5000 Hz e daí pra frente, cornetas e tweeters)

Outra coisa que você citou, foi a utilização de um módulo de 2000 RMS, então eu recomendo a utilização de um modulo de 2000 RMS a 2 ohms e autofalantes de 4 ohms. Isso por que quando você coloca um modulo para trabalhar no dobro de sua impedacias, sua potencia cais para mais ou menos a metade (+- 1000w) aí você vai ter o autofalante e modulo compatíveis, sem falar na qualidade que você ganha e ainda daixa de ter problemas de aquecimento etc...

Portanto, vejo que é melhor:

1) 1 autofalante de 15" pra usar caixa de menor litragem e economisar espaço. (recomendo o 815 SDS e responde a partir de 30 Hz fazendo as faixas de frequencia que você quer (SubGraves))

http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=2

2) 2 autofalantes de 12" que possam usar caixa pequena ou FREE-AIR (recomendo E-312 V que respondem até 5000 Hz, podem ser ligados em FREE-AIR e ja que a inteção é montar um trio elétrico acho que é a melhor opção)

http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=21

3) Módulo de potencia no dobro da potencia do sub e impedancia na metade do mesmo para que estes se tornem compativeis e haja ganhos em qualidade

(recomendo o Taramp´s 2.0, Eros com Taramp´s fica o bicho...)

Até mais ...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o post de vcs Coelho e Eletrosom, agradeco bastante pela ajuda... foi como imaginei antes + -, que o Eros SDS 18 seria a melhor opcao, agora e so aparecer um usado com bom preco pois andei tendo uns gastos extras e fiquei sem $$$ pra comprar um SDS novo, tava quase comprando um Oversound 18 800 inclusive, mas acho q vou aguardar um Eros SDS 18 mesmo... quanto a ideia de 1 de eros de 15 e 2 de 12 tbm e muito boa e vale a pena pensar com carinho sobre, perderia muita frequencia baixa utilizando o E-312 como free air ?

Achei foi o Snake ESX 15 e 18 com bom preco usado

specs do 18

http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_prod...921730040JSC7MT

specs do 15

http://www.snakepro.com.br/v2/detalhe_prod...93095923RZZSB6L

oq me assustou em ambos modelos eh o tamanho da caixa recomendado, posso descartar ne?

Compartilhar este post

Link para o post

Bela contribuição a do Eletrosom e a experiência sempre é muito bom ter, por que a gente tem mais embasamento para falar.

Contribuições assim que engradecem o nosso fórum.

Sem querer criar polêmicas eu iria chamar atenção a 02 pontos que eu li e queria dar a minha versão, mas fica livre para alguém discordar se quizer.

"mais com a esperiencia que eu tenho, eu colocaria o eros 818 SDS 18", pois ja fiz aqui na loja teste entre ele, e o tornado 18" 1100 W RMS e Batstaka 1.3 tambem de 18"... o rendimento e qualidade do Eros é muito maior. Existe tambem o 815 sds que é de mesma potencia, e mesma resposta de frequência porem de 15" , é óbvio que a mobilidade de ar é bem menor (pelo tamanho) o que inplica em menor pressão sonora. "

Pressão sonora, o de 18" pode ou não ser maior do que o de 15". O timbre é diferente, mas em pressão sonora, pode ser tirada num projeto de caixa. O que pode ser alcançado nos de 18", é uma sintonia mais baixa, mas em contra-partida exige caixas bem maiores.

Eu tenho o SDS de 15" e discuti vários projetos de caixas com alguns colegas e chegamos à conclusão que o Eros 815, não é muito amigávl com relação à projetos. Para se conseguir baixar apenas 5 Hz na sintonia, a caixa quase dobrava de tamanho. Então apesar de concordar com a afirmativa do colega, que o Eros tem mais rendimento e isso pode ser claramente visto pelas sensibilidades distintas, a sugestão do Eros vai de encontro com a situação do espaço reduzido, que é para mim um fator determinante. Claro se ele puder abrir mão desse requisito a estória muda.

1) 1 autofalante de 15" pra usar caixa de menor litragem e economisar espaço. (recomendo o 815 SDS e responde a partir de 30 Hz fazendo as faixas de frequencia que você quer (SubGraves))

http://www.eros.com.br/produtos_detalhe.php?cod=2

Outra coisa, é que para se conseguir frequências tão baixas, na casa dos 30Hz é muito difícil com o SDS de 15", pelos motivos expostos acima. Salvo engano, vem na caixa dos SDS, um papel (não posso chamar aquilo de portifólio), com 02 projetos de caixas e lá parece-me que para 35Hz, exige caixas com 140 litros, então os 90 litros já foi-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Me diga com quantos litros voce quer a caixa,

que eu sintonizo ela pra grave pra voce..

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Me diga com quantos litros voce quer a caixa,

que eu sintonizo ela pra grave pra voce..

Abraço!!!

Boa tarde snake pro!

Vê se vc consegue sintonizar essa pedreira aqui.

preciso colocar um rockford fosgate t212d4 em uma caixa de 38 litros (não da pra fazer maior) com dois dutos de 4"

Parametros do falante (http://www.rockfordfosgate.com/products/product_details.asp?cat_id=4&series_id=32&family_id=13&item_id=91851&locale=en_US&p_status=)

esse falante pula muito (curso da bobina de 3") e é bem complicado sintonizar, como eu ja usei dois softwares diferente e ainda não deu certo, to aceitando ajuda

Helpe-me please!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Snake Pro, caixa pra no max 90 litros, de preferencia 18 ou 15, com alta sensibilidade, forca e sub graves!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

imagemmkk.jpg

eu iria de 15"

coloquei 80L, dai vc coloca mais uns 10l do falante + dutos = 90litros interno bruto

ve se ta de seu gosto!

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

opa ragedudu

90L para subgrave é complicado, ainda pior se for de 18"

então fiz a comparação, todos de 15", considerando 90L brutos e sintonia de 40hz

( Eros SDS, Selenium SW1p, Snake SLX(fora de linha), Snake ESX 155)

o Snake SLX se mostrou melhor neste volume, e acredito que seja mais viavel para seu projeto, mas complicado de achar, apos ele, eu iria de ESX155 depois o SW1p

Desenho1-3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Quer o pico em quantos HZ???

Boa noite snake pro!

Não sei estava perguntando para mim ou para o ragedudu quando perguntou do pico, mais eu precis de algo em torno de 40 HZ...

fotos do início da instalação no orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?ui...;aid=1238068932

até mais, obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Wendell_rm, achei muito bom seu post, porem analisando as plotagens de graficos do seu software, ainda acho que o Eros 815 sds, é o melhor, pois na plotagem, da pra ver claremente uma curva totalmente plana. Apesar de não ter dado o pico em 40 Hz como era proposto de início, a curva não cai como nas outras plotagens, ou seja ele responde muito bem nas frequencias mais altas tambem, o que não acontece nas outras plotagens. É o que esperamos conseguir em qualquer projeto, um conjunto (caixa+falante) que faça muito bem uma grande faixa de frequencia, mesmo que não tenha pico em determinada frequencia... e também segundo a sua própria plotagem, foi o que deu menor litragem.

resumindo:

Se utilizarmos qualquer um dos outros falantes, vai ficar muito bom, pois a caixa esta sintonizada corretamente e tal, porem como temos um pico alto e que logo cai, o som deixa a desejar em outras faixas de frequencia, e quando conseguimos uma curva totalmente plana, isso não acontece, a pressão sonora é muito maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu Wendell_rm, achei muito bom seu post, porem analisando as plotagens de graficos do seu software, ainda acho que o Eros 815 sds, é o melhor, pois na plotagem, da pra ver claremente uma curva totalmente plana. Apesar de não ter dado o pico em 40 Hz como era proposto de início, a curva não cai como nas outras plotagens, ou seja ele responde muito bem nas frequencias mais altas tambem, o que não acontece nas outras plotagens. É o que esperamos conseguir em qualquer projeto, um conjunto (caixa+falante) que faça muito bem uma grande faixa de frequencia, mesmo que não tenha pico em determinada frequencia... e também segundo a sua própria plotagem, foi o que deu menor litragem.

resumindo:

Se utilizarmos qualquer um dos outros falantes, vai ficar muito bom, pois a caixa esta sintonizada corretamente e tal, porem como temos um pico alto e que logo cai, o som deixa a desejar em outras faixas de frequencia, e quando conseguimos uma curva totalmente plana, isso não acontece, a pressão sonora é muito maior.

Eletrosom, vc chegou ao ponto que eu e o fernando sempre batemos aqui no forum.

por isso que quando eu indico falante marca "X" e modelo "Y", as vezes repito minha opinião, e me testam como tendencioso, mas não é, quando eu compro ou analizo um falante, afim de comprar, quero que ele atenda a maior faixa de resposta possivel, que com isso aumenta o rendimento total de meu sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse forum e muito bom... esta esclarecendo minhas duvidas totalmente, entao nao adianta NADA ter POTENCIA(RMS) se nao tem LITRAGEM, 1 de 15 com 90 lts tem mais sub grave que 2 de 15 com a mesma POTENCIA com 45 litros cada certo ? Por isso coloquei o RMS x SENSIBILIDADE x LITRAGEM x SUBGRAVE no topico pois me INDICARAM colocar 2 de 15 com pouca litragem dando prioridade a POTENCIA mas potencia SEM LITRAGEM nao da sub grave correto ? Estou quase optando por 1 de 15 numa caixa gigante de 90 litros mesmo pois de 18 fica menor mesmo, alguem sabe se o EXCURSIOn da PROTECH encaixa nisso ai ? tem 91 de sens e eh extremamente barato, 17 de xmax e tudo... moro em Capital (Belo Horizonte) e aqui e muito raro abrir porta mala, so em eventos e micaretas mesmo, de resto e so no dia a dia mesmo som interno por isso tenho prioridade pelo sub grave, quero cocar as orelhas de quem tive no carro, cadeira eletrica mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Esse forum e muito bom... esta esclarecendo minhas duvidas totalmente, entao nao adianta NADA ter POTENCIA(RMS) se nao tem LITRAGEM, 1 de 15 com 90 lts tem mais sub grave que 2 de 15 com a mesma POTENCIA com 45 litros cada certo ? Por isso coloquei o RMS x SENSIBILIDADE x LITRAGEM x SUBGRAVE no topico pois me INDICARAM colocar 2 de 15 com pouca litragem dando prioridade a POTENCIA mas potencia SEM LITRAGEM nao da sub grave correto ? Estou quase optando por 1 de 15 numa caixa gigante de 90 litros mesmo pois de 18 fica menor mesmo, alguem sabe se o EXCURSIOn da PROTECH encaixa nisso ai ? tem 91 de sens e eh extremamente barato, 17 de xmax e tudo... moro em Capital (Belo Horizonte) e aqui e muito raro abrir porta mala, so em eventos e micaretas mesmo, de resto e so no dia a dia mesmo som interno por isso tenho prioridade pelo sub grave, quero cocar as orelhas de quem tive no carro, cadeira eletrica mesmo

acho que ja que vc quer subgrave, vc deveria optar por um som mixto cara

com subs de 12, serio mesmo, usando 2 de 12 como a 307 da pioneer, da pra tocar bem com os 90L para 2 tranquilamente, e vc tera som para dentro, com subgrave, e para fora quando precisar

somente uma opnião, ja que vc nao tem como abrir mala direto ai

Compartilhar este post

Link para o post
acho que ja que vc quer subgrave, vc deveria optar por um som mixto cara

com subs de 12, serio mesmo, usando 2 de 12 como a 307 da pioneer, da pra tocar bem com os 90L para 2 tranquilamente, e vc tera som para dentro, com subgrave, e para fora quando precisar

somente uma opnião, ja que vc nao tem como abrir mala direto ai

Só pra dar a minha opinião...

Concordo com vc Wendell_rm, ja que na maioria do tempo vc vai utilisar o som fechado, é melhor colocar subwoofers comuns, faceis de ser encontrados e relativamente baratos... e mesmo quando vc abrir o tampão, não vai passar vergonha.

Compartilhar este post

Link para o post
Só pra dar a minha opinião...

Concordo com vc Wendell_rm, ja que na maioria do tempo vc vai utilisar o som fechado, é melhor colocar subwoofers comuns, faceis de ser encontrados e relativamente baratos... e mesmo quando vc abrir o tampão, não vai passar vergonha.

:+1

Afinal, se você tem 45 Litros disponíveis pra cada falante, melhor opção acho que seria o Pioneer 307 mesmo cara!

E concordo com o Wendell_rm (baitola, porém é gente boa!) e com o Eletrosom (que eu não conheço mais deve ser baitola tb!! ueheuhe, zuera cara!! =D )

Tipo, na mairoia do tempo você vai estar com o som fechado, então nada melhor que o subgrave de subwoofers mesmo, e se abrir a mala não passará vergonha não!

Boa sorte!

Ate+

E bom projeto! =D

Compartilhar este post

Link para o post

carai, tópico bacanudo da po***.

sobre os 90L, se tiver como fazer com 100L, pode fazer, minha caixa irei fazer assim.

Ai manda fazer um pedaço de madeira (cepo de aproximadamente 5L de área) revisto ele com velcro, e um canto na caixa também, quando for sair pra rua e abrir a mala, só colocar ele la, da pra passar até pelo duto, solução melhor, nunca vi...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...