Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

xandee

Corsa Hatch 2009

Recommended Posts

Postado em

Após ficar meses vendo os D.I.Y aqui do autosom resolvi tomar coragem e fazer o meu tb..

Comprei um corsa em março e resolvi fazer um som pra dentro e com qualidade, nunca gostei de corneta, trio-elétrico, essas coisa.. mas tb não to fazendo nada Hi-Fi..

Meu som é o seguinte:

HU - Pionner 3050UB

Sub - Pionner 306DVC 4+4 ohms

Módulo - Roadstar 5.1

Voz - Dianteiro: Kit 2 Vias MTX Th5652 e Traseiro: Bravox Coaxial

Capacitor - Blitz Audio 2.0 Farad

Resolvi fazer uma caixa de fibra, tudo que aprendi foi aqui no forum, então o começo foi complicado, cometi muitos erros, perdi muita resina, após algumas camadas ja fiquei fera no assunto HSAUHAS e ai está o resultado, nao está pronto ainda, e vou postando ao longo do tempo a evolução.. já estou trabalhando nela a 2 semanas.

Pra começar: A vítima - Corsa Hatch 2009

maceiebelohorizonte217.jpg

Essa foto foi no dia em que troquei as rodas, em minha casa mesmo.

O porta-malas

maceiebelohorizonte222.jpg

Agora começa o trabalho pesado!

Os materiais

maceiebelohorizonte221.jpg

No total eu usei 10 kgs de resina (gastei muita resina, desperdicio e pra misturar com areia), 4 kgs de fibra e 1 lata de massa plastica.

Preparando o porta-malas

maceiebelohorizonte223.jpg

Só em colocar a fita já comecei a pensar em desistir.. AUHSUSA

Primeira camada de fibra pronta

maceiebelohorizonte225.jpg

Postado em

acompanhando tb!!!

trabalho com fibra é sempre assim:

no começo parece dificil mas depois q vc

vai pegando a pratica é tranquilo.. :legal:

sorte ai na continuidade do trampo!!! hand26

Postado em

Agora o fundo da caixa já pronto, 4 ou 5 camadas de fibra (não lembro ao certo), 1 camada de areia e resina e 1 ultima camada de fibra em cima da areia com resina. Já tinha cortado os excessos, com uma makita.

090325185321.jpg

Dá pra ver nessa foto que a caixa ficou grossa, isso que eram as pontas, ficou com +- entre 1,2 e 1,5 cm a caixa

090325185514.jpg

Aqui com o arco de madeira, ficou muito feio, e deu um trabalhão pra colocar no lugar..

032609181827.jpg

Fiz 2 arcos para o sub ficar mais fundo que a caixa, e o que é pra segurar o sub foi feito do tamanho errado então tive que criar 3 calços pra poder parafusar o sub na caixa

Pura inexperiencia, mudei várias vezes, e no final ainda não ficou bem do jeito que eu queria, mas tá valendo! :)

032609181858.jpg

Com o tecido

032609191030.jpg

032609191040.jpg

Com 3 camadas de fibra

032809130704.jpg

Com 5 camadas de fibra, a marca vermelha é aonde vai ser cortado o buraco do sub

033109175429.jpg

Com 7 camadas de fibra, e com o buraco do sub já aberto

033109182755u.jpg

Deixando a massa plástica secar, a moça da loja não me avisou que eu deveria misturar a massa plástica com catalisador e como eu não sabia passei ela direto, resultado: 4 dias no sol pra eu poder lixar

040309130546.jpg

Postado em

Eu ia trabalhando nela em meus intervalos, na hora do almoço, antes de ir pra faculdade, quando voltava, e foi assim por 2 semanas

040309130613.jpg

Na pressa eu não tirei fotos dela lixada com a massa plástica, então ela sendo encarpetada

040609235853.jpg

1 hora da manhã tendo que trabalhar no outro dia: trabalho parado pela metade

040609235913.jpg

Meio dia: caixa pronta

040709131122.jpg

Teste da caixa no carro

040709175538.jpg

Postado em

Caixa pronta, agora começa o trabalho com madeira, como preciso fazer pouca coisa comprei 1 chapa de 2,20 x 1,20 de compensado 8mm

Fiz uns fundos pro módulo e pro capacitor, comprei um tecido cinza pra dar um destaque junto com o carpe escuro, no final vcs vão entender o pq disso tudo..

Para o módulo

041009235110.jpg

Já com o módulo

040609222838.jpg

Esta foto é uma anterior a de cima, com o corte para a divisão dos bancos, mas a foto atualizada não sei como mas não salvou no celular, eu já tinha visto ela várias vezes, na hora de passar pro pc sumiu :/

O capacitor

040609214257.jpg

Ele está mais a direita da chapa de propósito

E por enquanto tudo pronto, depois da instalação tem a parte final em madeira, como não sei instalar, mandei na loja de um amigo, se vc não sabe fazer, é melhor deixar pra quem sabe né HSAUHSA

Postado em

Fotos dos equipamentos que estão sendo instalados..

Pionner 3050UB

040609230221.jpg

Presente da namorada :):):)

Kit 2 Vias MTX Th5652

dsc01237g.jpg

dsc01247o.jpg

Bravox Coaxial

dsc01235q.jpg

Roadstar 5.1

040609221611.jpg

E o famoso Pionner 306 DVC

sub2f.jpg

Amanhã o carro volta pra casa e até o fim da semana eu terminei o resto :)

Postado em
xandee, dá uma arrumada nos links das fotos do post 7, pq não tá aparecendo nada de fotos.

No mais, boa sorte e parabens pelo trabalho feito ate aqui.

Beleza Fabinho? Cara.. não sei o que aconteceu mas aqui esté funcionando bem.. não aparece as fotos, apenas os links mas se clicar nele entra tudo certinho..

obrigado por acompanhar :)

abraço

Postado em

Parabens pelo trabalho!!!

Eu tambem nao tinha ( ainda nao tenho , hehe) experiencia com fibra, massa, etc. Mas depois de pronto da uma sensação gratificante de ver a sua "obra de arte".

Postado em

Primeiro parabéns pelo DIY. Estou acompanhando pois pretendo fazer um projeto semelhante no meu Celta =)

Esses coaxias vc colocará nas portas ou no tampão? pretende ligar direto no Player, pra nao ofuscar o Kit 2 Vias?

abs

Postado em
Qual a litragem que vc estima na caixa?

Parece que ficou bem forte mesmo.

Entre 45 e 48 litros, não consegui ver exatamente, mas é isso.. Já está instalado, e tocando muuito, fiquei muito feliz com o resultado, uma sensação muito boa ver uma coisa que vc fez funcionando..

abraço

Postado em
Primeiro parabéns pelo DIY. Estou acompanhando pois pretendo fazer um projeto semelhante no meu Celta =)

Esses coaxias vc colocará nas portas ou no tampão? pretende ligar direto no Player, pra nao ofuscar o Kit 2 Vias?

abs

Obrigado.. Eu não quis furar o tampão, o corsa tem nas laterais do porta-malas um lugar pra instalar o falante traseiro, e coloquei ali.. ficou bem bom, toca bem pra dentro, sem distorcer, e tb pra fora, nada trio-elétrico, vc ouve tudo com qualidade mas sem grandes volumes.. mas da conta de um churrasquinho USAUHSA Foi ligado da seguinte maneira, usado apenas 3 canais do módulo, 1, 2 e 6, no 1 e no 2 ficou stereo com o kit e o coaxial ligado no mesmo canal, separando lado direito e esquerdo. Não ofuscou, quem está na frente ouve o som com uma qualidade imensa.. Amanhã eu vou postar fotos da instalação

Abraço

Postado em
5.1 do modelo novo ja né ?? quando instalar fala aqui pra gente como ficou ...

Eu não sei te dizer se é modelo novo ou não pq nunca tinha visto esse módulo antes.. Comprei ele a 2 semanas então eu acredito que é :)

Já instalei e amanhã eu posto fotos e comento como ficou, talvez eu faça até um video e coloque, mas te digo que ficou muito bom.. o módulo esta tocando tudo muito bem, com qualidade e bastante força.

Abraço

Postado em

Terminada a instalação, carro em casa :) agora é só alegria!!

HU e Bass Control (o local que eu escolhi pra ele ficou muuuito bom, o tempo inteiro eu mexo nele, cada musica eu mudo.. antes eu tinha dentro do porta-luvas, mas era um empenho ficar mexendo..)

dsc02103m.jpg

na foto curtindo um reggae da pingo d'agua

Porta-Malas

dsc02101rxw.jpg

dsc02102q.jpg

dsc02114chp.jpg

A noite, iluminação do capacitor

dsc02117j.jpg

Quase nada chamativo.. a principio minha idéia era de fazer a iluminação em branco, nao gosto muito do azul, mas como o capacitor é assim.. vai ter que ser em azul mesmo

dsc02108k.jpg

A instalação foi feita na Sthar Films (www.sthar.com.br)

O som ficou muito bom, com bastante qualidade, toca legal pra dentro e também pra fora, nada muito alto, mas faz um sonzinho legal pra curtir com os amigos, o kit bravox nas laterais do porta-malas (nas fotos da pra ver o buraco deles, original de fábrica) manda voz forte pra fora, sem distorcer e o kit 2 vias mtx nos locais originais tb tocaram muito bem, eu ia fazer pezinho pra eles mas nem vou de tanto que gostei..

Postado em

O inicio dos acabamentos! Vamos ver se da certo, marinheiro de primeira viagem, por enquanto está ficando bom :)

A lateral do capacitor

dsc02115f.jpg

O fundo, encaixe na caixa do sub e buraco para o módulo

dsc02116c.jpg

Fiz uma argola de madeira para colocar no sub, faz o contorno bem certinho

041009160142.jpg

eu ia pintar ela com spray prata mas em cima da hora resolvi não mexer com tinta, primeiro comprei 1 metro de tecido cetim prata, ficou legal, de longe SUHAUSHA de perto tinha muitas imperfeições, então comprei 1x1 de adesivo aço escovado e adesivei ele, ficou muito bom o resultado

dsc02113kef.jpg

Em toda a caixa, em acabamentos eu gastei: 1x2 de carpe cinza escuro, 2 latas de 750ml de cola de sapateiro, 1x1 do tecido grosso cinza que não sei o nome, 1x1 de cetim que serviu apenas como experiencia, uns 10 tubos de cola quente e de madeira uma chapa de 1x20 por 2x20 de compensado 8mm..

Conforme vai evoluindo, eu vou postando, se Deus quiser até domingo ta tudo 100%

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...