Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Daniel-Ceara

Projeto de Som SPL no Gol G5

Recommended Posts

Recebi meu Gol G5 semana passada e já estou montando o som dele...

Equipamentos até agora:

1 - DVD JVC KD-AVX11

2 - Subwoofer Bravox UXP12 500W 2+2ohms

3 - SounDigital SD1000.1 2ohms (1000W em 2ohms e 800W em 4ohms) - Esperando chegar

4 - Alto-falantes originais VW

5 - Gol G5 Power Preto Ninja =D

Segue abaixo as primeiras imagens do meu projeto:

1 - Cortando as chapas de MDF 18mm

3419528279_28561b9af9_o.jpg

2 - Fazendo os furos

3419531479_037ea2f3da_o.jpg

3 - Iniciando a montagem da caixa

3419528735_485ef29d06_o.jpg

4 - Vedando todas as juntas com silicone

3419529299_62d1a593db_o.jpg

5 - Testando se ficou legal no lugar

3420338724_e0ce408419_o.jpg

6 - Primeiro teste

3419530939_ab4a004036_o.jpg

Apliquei apenas uns 80W no sub e já tremeu as portas do quarto. Acho que vai ficar muito bom quando por no carro com o amplificador mandando 800W

7 - Outra foto

3419530575_7604238df2_o.jpg

Desculpem a qualidade das fotos. Usei o celular. Próxima vez eu uso uma camera digital.

Agora vou ter que esperar o amplificador chegar para começar a montar as laterais.

Um problema que vou ter que resolver com as laterais é segurar a caixa em pé. Está com muito peso para frente e qualquer empurãozinho ela cai para frente. Já tenho algumas ideias para isso... espero que esse amplificador chegue logo.

Outra coisa é que fiquei com pena daquela borrachina que fica ao redor do sub. Como coloquei ele invertido, aquela borracha está tão esmagada que sai um pouco dos lados... No futuro quando for usar esse sub em outro projeto essa borracha vai está toda deformanda não?

Espero que ajude alguém a ter ideias para montar em seu carro.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficou legal. bem feito parabens.

mas só uma pergunta: pq vc vez com o sub invertido? não gostou da bolinha de espremer laranja? rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não intendi a moral de usar invertido, se tiver espaço na caixa talvez seja melhorar mudar o sentido pois isso pode estraviar ela com o tempo. Se for igual o meu, a borracha além de bem saliente, é super macia também, é bom ter cuidado. De quebra já soluciona o problema da caixa cair para frente, já que qualquer acelerada com o carro ela vai cair....

Vamos aguardar o resto do projeto, com um SD1000 deve tocar muito bem mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhado ...

Tem tudo pra ficar bom mesmo...

Agora uma dúvida...tu não vai utilizar bateria auxiliar?!?!? Vai deixar só a original tocando a SD1000 ?!

Flw, abraço!!

Ate+

obs. -> um dia ainda monto um SET com 4 UXP Power pra desgramar tudo memo!! ^^

Compartilhar este post

Link para o post

o formato da caixa esta igualzinho o do meu set... só que a minha é curvim texturizado preto e o P3 fica no canto...

Ficou show ehin, parabens!!

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael_Brasil_123 e Otreblig,

O sub está invertido por causa da profundidade da caixa. Como ela vai de uma ponta a outra do porta malas, qualquer cm a mais na profundidade aumenta muito o volume. Para caber o sub para dentro, se não me engano, a caixa ficava com 70 litros. Dai o porque do sub para fora. Eu acho o UXP muito feio de costas, mas foi o jeito.

alvrinn,

Cara vou usar apenas a bateria original mesmo, pelo menos por enquanto. O Gol vem com bateria de 60Ah e alternador de 90A. Como é som interno e só vou usar com o carro ligado, acho que da pro gasto. No máximo depois coloco um capacitor... Estou com pena de mecher muito no carro hehehehe Já acho que vou mecher de mais da conta.

Poxa, 4 UXP vai ficar animal.... hehehe... consegui em outro som daqui de casa mandar uns 250W pro sub é ficou muito show... imagina quatro bem alimentado...

Gui_MA,

A sua também está com o sub para fora? Como você segura a caixa? Eu não queria prender no banco por que acho que fica muito gambiarra. Pense em colocar suportes nas laterais para prender a caixa... porem ainda não decidi se vou colocar laterais dos dois lados ou só de um.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma pssada la no tópico do meu set cara, tem video e foto la, mas eu mudei um pouco as coisas, só nos dutos e um pitaco na caixa, mas de aparencia só mudo os dutos, esta melhor que no video que tem la, tenho que fazer um video novo ...

Eu prendi a caixa no parafuso da suspenção, é só por um cabo de aço na lateral da caixa até o parafuso de forma que force a caixa para traz e prender o cabo nos parafusos, nao aparece e fica top.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Dá uma pssada la no tópico do meu set cara, tem video e foto la, mas eu mudei um pouco as coisas, só nos dutos e um pitaco na caixa, mas de aparencia só mudo os dutos, esta melhor que no video que tem la, tenho que fazer um video novo ...

Eu prendi a caixa no parafuso da suspenção, é só por um cabo de aço na lateral da caixa até o parafuso de forma que force a caixa para traz e prender o cabo nos parafusos, nao aparece e fica top.

Valeu.

Cara a sua caixa ficou muito bonita. Isto sim é um sub para se por invertido... A bravox pecou muito no visual dos UXPs.

Agora que vi a sua caixa, vi que vacilei em por o sub no meio... assim na ponta como você colocou, rouba bem menos espaço para bagagens...

A única coisa que você fez que eu não faria foi por o amplificador na caixa. Não porque o pessoal fala que as vibrações podem danificar o amplificador (o que eu acho muito dificil, mas sei lá), mas sim por causa das conexões. Quando você quiser retirar a caixa como você faz? Pra por uma tomada de alta corrente deve ficar muito feio... ainda tem os RCAs e o remoto.

Quando for montar tudo em definitivo vou testar esta sua solução. Parabéns pelo projeto, está show.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca irei precisar tirar a caixa, cabe as compras do mes, cabe minha prancha de bobyboard copm os pés de pato mais o mochila, cabe o mateiral da facu, mala de viajem cabe tudo, só anda eu e minha namorada no carro, nao tem mistério... e se precisar tirar é ´so desconectar os cabos do módulo e pronto... 4 parafusos só.

O sub no canto livra bastante espaço. A fiação ainda está provisória, irei embutir ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive a tarde livre. Não aguentei e fui fazer mais alguma coisa no som.

Resolvi passar logo o cabo de alimentação.

Primeiro algumas fotos dos carro:

3421555993_ee748e6f4c_o.jpg

3422361356_ea8994e0fc_o.jpg

Muito bom esse terminal do Gol G5. Já vem com varios espaços reservas e ainda com fusivel.

3421554853_64a149a9b4_o.jpg

Após tudo no lugar (menos o fúsivel de 80A, pois os reservas eram de 50 e 40A).

3421555773_e9c7b030cf_o.jpg

A passagem do cabo para dentro do carro também é muito fácil. Bastou remover uma borrachinha e enfiar o cabo...

3422359380_b62d58fc2c_o.jpg

e ele saiu atrás do porta fusíveis.

3422360602_f516d70204_o.jpg

O bom também foi que esse cabo de 25mm² coube perfeitamente no buraco. Não será preciso vedar.

Após remover o forramento do piso com muito cuidado (quase chorando hehehehe) consegui passar o cabo até o porta malas... porem quando fui montar, acabei quebrando essa presilha branca que aparece na foto.

3421555141_acfa31abdd_o.jpg

Removi uma presilha que tinha mais acima e troquei pela quebrada. Depois de montado dei uma volta numa rua de calçamento e não houve nenhum barulho com a vibração... então acho que vou deixar quieto.

Finalmente o cabo saindo no porta malar

3422359652_f6fecc241d_o.jpg

Como a luz da garagem está queimada e já escureceu, vou ter que deixar o outro lado para o feriado. Do outro lado vou passar os RCAs e o remoto... aiai, vou tomar mais cuidado da próxima vez.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

seu gol é novo claro G5 sera q o fox 09 é facil assim de passa o cabo pra dentro do carro???vo instala semana q vem o meu som e queria saber o que vou enfrentar heheheh

acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post
seu gol é novo claro G5 sera q o fox 09 é facil assim de passa o cabo pra dentro do carro???vo instala semana q vem o meu som e queria saber o que vou enfrentar heheheh

acompanhando!

Não sei como é no Fox, mas como esses novos Gol, Fox e Polo agora são tudo farinha do mesmo saco... compartilham além da plataforma, motor e outras peças... Pelo menos esse terminal de bateria com porta fusíveis ele deve ter.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

sim,queria saber mesmo por onde vc passo o cabo 12v pra dentro do carro aonde que fica o furo no gol pelo menos??

Compartilhar este post

Link para o post
sim,queria saber mesmo por onde vc passo o cabo 12v pra dentro do carro aonde que fica o furo no gol pelo menos??

No Gol fica do lado do motorista bem do lado e um pouco acima do pedal da embreagem como você pode ver nas fotos. Pela lado do motor, ele fica vizinho a caixa de roda mais ou menos um palmo abaixo da calha que recebe a água que escorre do para brisa.

Olha essa foto que tirei do fórum Novo Gol Clube:

diy2-1.jpg

Fica mais fácil de ver aonde é.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou no aguardo do SD1000 chegar... foi enviado de Cuiabá para Fortaleza via PAC... ê demora... espero que chegue até o fim de semana para eu dar continuidade ao projeto.

Queria uma sugestão de vocês...

Uma coisa que eu prezo muito nos meus carros é o silêncio (com exceção do som hehehehe). Odeio carro com grilos e barulhos chatos. E o golzim bem novinho não tem barulho algum. Se eu por uma chave no porta copos já fica incômodo pois contrasta com o silêncio dentro do carro.

Daí, estou com medo de por laterais e piso no porta malas e ser uma fonte de ruídos... e também queria mexer o mínimo possível na originalidade do carro não fazendo furos em lugar algum.

Então estou a procura de outra forma de fixar o SD... Pensei em modificar a caixa... o chato é que ela já está toda pronta (vedada, encarpetada, fiação passada, dutos fixados), mas acho que poderia valer a pena. O que vocês acham da caixa abaixo (não reparem no desenho, é só para ver as dimensões e volume hehehehe)?

3443397637_e74629b86e_o.jpg

Ela ficaria mais larga e o SD seria fixado numa reentrância atrás da caixa

3444212444_02eb16af6d_o.jpg

Eu usaria a mesma frente. Como a caixa ia ficar mais larga, o sub cabe da maneira correta.

3444212368_b60390495a_o.jpg

Caixa por dentro

O volume ficou em 55 litros brutos... da quase o mesmo que tava antes líquido.

O ruim seria tirar a caixa por causa das conexões do SD (como havia comentado com o Gui_MA). Mas seria difícil tirar a caixa do porta-malas.

A caixa ia ficar 6,5cm mais larga. Porem, antes o subia ficava 17,8cm para fora.

Vale a pena fazer essas modificações? Alguém tem outra sugestão?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala daniel, então, achei maneira a modificação proposta, mas acho que pode não ser tam funcional, não sei se os sd's costumam esquantar e tal, mas se por o módulo atraz da caixa isso prejudica a ventilação e resfriação do mesmo. Mas isso pode não ser o seu problema.

Fazendo esta modificação vai ficar mais limpo a mala do gol, fica mais bonito com certeza, porem ocupa mais espaço.

AAAA coloquei uma fot da minha mala la no tópico e um novo video do P3 esculaxando com umas faixas de bass, da uma olhada la.

No meu caso dexei o módulo na frente da caixa por ele vem com cooler, então se eu o colocasse em lugar fexado iria ficar jogando e puxando ar quente, não dá muito serto, mesmo ele não esquentando nada.

Na minha opinião, eu faria a mudança se fosse vc, ia ficar mais bonita a mala do gol, com certeza.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala daniel, então, achei maneira a modificação proposta, mas acho que pode não ser tam funcional, não sei se os sd's costumam esquantar e tal, mas se por o módulo atraz da caixa isso prejudica a ventilação e resfriação do mesmo. Mas isso pode não ser o seu problema.

Fazendo esta modificação vai ficar mais limpo a mala do gol, fica mais bonito com certeza, porem ocupa mais espaço.

AAAA coloquei uma fot da minha mala la no tópico e um novo video do P3 esculaxando com umas faixas de bass, da uma olhada la.

No meu caso dexei o módulo na frente da caixa por ele vem com cooler, então se eu o colocasse em lugar fexado iria ficar jogando e puxando ar quente, não dá muito serto, mesmo ele não esquentando nada.

Na minha opinião, eu faria a mudança se fosse vc, ia ficar mais bonita a mala do gol, com certeza.

Valeu.

Poxa ficou muito bom o seu som. Espero que o meu também fique forte assim.

Quanto à ventilação eu não me preocupo muito não. O SD tem ventilador também. Deixei 4cm de cada lado para a ventilação e o ar quente sobe... Então ele sairia por cima. E se mesmo assim ele esquentar posso abrir um buraco de lado ou até mesmo por um cooler.

Acho que vou acabar fazendo assim mesmo. Ia mecher o mínimo no carro, vai ficar limpo o visual e ainda resolvo o problema da caixa virar.

Abraço

Editado por Daniel-Ceara

Compartilhar este post

Link para o post

legal,mas pq vc nao faz um rack na lateral pro SD ,fiz isso no fox fica mto bom e nao precisa fura nada!!

ele vai fica por dentro ai nao aparece os cabos e fica mto bonito

Compartilhar este post

Link para o post
legal,mas pq vc nao faz um rack na lateral pro SD ,fiz isso no fox fica mto bom e nao precisa fura nada!!

ele vai fica por dentro ai nao aparece os cabos e fica mto bonito

Cara por dois motivos:

Primeiro porque não tem como pôr sem furar alguma coisa e ficar bem fixado sem fazer ruídos.

Segundo porque da maneira que a caixa está hoje ela vira com muita facilidade e precisaria pôr laterais dos dois lados para travar a caixa. Dai seria interessante fazer o piso também para fixar as laterais e não queria mexer tanto assim no carro.

Não queria colocar tanta coisa no carro. Pode ficar com ruídos, também vai ficar muito pesado... prefiro manerar por enquanto. Depois que passar o ciúme do carro novo quem sabe hehehehe

Aproveitando:

Encontrei um cabo RCA que aparenta ser muito bom aqui em casa. O problema é que ele só tem 3,2m, mas como vocês podem ver na foto abaixo:

3447101940_e1969d1fd7_o.jpg

cada via dele é mais larga que as duas juntas do cabo que tinha comprado (um hurricane com teóricas 3 blindagens).

Pelo teste que fiz, se por o amplificador atrás do banco traseiro da para usar esse cabo. Colocando o amplificador atrás do banco resolvo o problema de remover a caixa e o SD encaixaria no buraco que vou fazer atrás da caixa. O problema é furar o banco. Alguém já fixou um amplificador com fita dupla face? Tem umas bem forte tipo aquelas para pregar quadro na parede... só não sei se consigo remover do banco depois hehehe

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O cooler que eu uso no modulo ésomente colado com dupla face 3M. Esquenta muito... mas muuuuito... e mesmo assim ta la bem preso. A fita está aguentando Agora, o peso de um modulo é bem maior que um cooler, acho que talvez funcionaria sim, eu ate arriscaria, mas se nao funcionar vai dar um trabalho danado. Fura logo esse banco rapaz, meu gol eu furei na primeira semana que chegou 0KM, e furei logo pra dois amplificadore ehehehehe

até

Compartilhar este post

Link para o post

bota o amp embaixo do banco do motorista... ou do carona...

qnt a presilha, te dou um conselho... pegue-a e vá a uma VW... e compre... isso ai custa uns R$0,20.... eu sempre tenho presilha reserva...

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...