Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Davi_Carioca

Projeto Ecosport (fotos pág 1 e upgrade pág 7)

Recommended Posts

Coragem hein trocar o DRZ por esse Alpine rsrs...

Não acho q tem q ter coragem não, vai muito do se pretende para o sistema.

o Drz é muito bom, mais testes são sempre validos em situações iguais, se alguém já fez o teste pode

postar algo.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei porque tem tanta gente falando que tem que ter coragem, se nunca testaram.

Acho que não da pra falar nada sem ter testado um contra o outro.

Mas que o páreo vai ser duro, isso vai hehe! Depois me conta sobre os testes! abs

Compartilhar este post

Link para o post

fiquei com uma dúvida (para variar :rolleyes: )...

esta para ser testado a qualidade de audio apenas entre os players, DRZ e 7909J, se comprovada a qualidade de audio do 7909 e quiserem adicionar um processador tipo H990/Bit1, a qualidade cairia e, talvez, o DRZ se sairia melhor?

esse 7909 poderia se ligar a um DAC e depois a um bit1?

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Você diz ligar num DAC e depois saída digital para o B1? Sim, mas qual seria o objetivo?

É difícil testar um DRZ9255 contra um 7909J, porque o 7909J não faz nem metade do que o DRZ9255 faz.

Para usar um 7909J teria que usar cross passivo, e instalar de uma forma a precisar de 0 Time Align e EQ, o que num carro é bem complicado.

Estou ansioso pra saber sobre os testes do Davi.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente dessa forma que irei fazer o teste iana, a parte de equalização eu passei no rta junto com Wellington e podera ser corrigido atraves do eq da audio control (eqx) que irei colocar (talvez).

o T.A sera a grande dificuldade.

qnd analisamos notamos um vale na transição do mid para o agudo, só que analisamos de forma incorreta pq o drz não estava em full como deveria, so depois conversando com o Arisa que soube como por em full, agora com uma outra analise vou poder ter uma melhor precisão, pq da forma q estava, tinha atenuado bastante na casa de 3khz a 3,8khz.

Compartilhar este post

Link para o post
Você diz ligar num DAC e depois saída digital para o B1? Sim, mas qual seria o objetivo?

É difícil testar um DRZ9255 contra um 7909J, porque o 7909J não faz nem metade do que o DRZ9255 faz.

Para usar um 7909J teria que usar cross passivo, e instalar de uma forma a precisar de 0 Time Align e EQ, o que num carro é bem complicado.

Estou ansioso pra saber sobre os testes do Davi.

vc falou tudo que eu queria saber... eheheh

se apenas o audio do 7909J for melhor, agora com os testes do drz em full, e sabido da diferença de recusros, o objetivo é ter um transporte excelente, com o dac e equalização externas.... mas vai saber né!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente dessa forma que irei fazer o teste iana, a parte de equalização eu passei no rta junto com Wellington e podera ser corrigido atraves do eq da audio control (eqx) que irei colocar (talvez).

o T.A sera a grande dificuldade.

qnd analisamos notamos um vale na transição do mid para o agudo, só que analisamos de forma incorreta pq o drz não estava em full como deveria, so depois conversando com o Arisa que soube como por em full, agora com uma outra analise vou poder ter uma melhor precisão, pq da forma q estava, tinha atenuado bastante na casa de 3khz a 3,8khz.

Se sua intenção é partir pra tudo analógico, o certo é tentar fazer as correções com filtros e não com um eq, senão vc estaria fazendo o processo inverso, q nada mais seria um drz dissecado hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Testes do 7909 realizados no sabado antes do campeonato e em musicalidade ele da banho no DRZ, considero o sistema agora bem equibrado, agora só fazer acertos e ajustes.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Testes do 7909 realizados no sabado antes do campeonato e em musicalidade ele da banho no DRZ, considero o sistema agora bem equibrado, agora só fazer acertos e ajustes.

Abraços

Isso é fato hehe. O único esquema é fazer o q fez, angular de ouvido bricando tb com o balance. Parabéns pela colocação com o sistema enxuto

Compartilhar este post

Link para o post

Davi, vc testou o DRZ com o DSP ligado?

Digo isto pois testamos o DRZ com DSP ligado e desligado, e quando desligava a melhora era BRUTAL! Coisa de fazer pensar 10x entre renunciar ou não ao TA.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro estava ligado e depois desligamos...

Na verdade qnd perguntei se alguem já tinha testado nas condições que eu queria não apareceu ninguem, mais conversando com o Maurinho ele contou uma historia de um teste realizado por ele e por mais 3 pessoas, entre o drz, F1 e 7909, ele tem os 3 aparelhos e foi ai que comecei a pensar em trocar de hu.

O dificil mesmo foi os acertos analogicos... Que trabalheira

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, o drz a principio ja tem um dono, por isso nem anunciei no classificados... Falta so a venda se confirma

Compartilhar este post

Link para o post

Caros Amigos,

A substituição do ta pra mim é simples e natural,pois aprendi a montar som na epoca que não existiam estes recursos.

para isto,são necessarias varias etapas para depois posicionar os speakers .

Quanto ao ajuste no balanço ,isto não existe,você teria "grosseiramente" ajuste de ganhos diferentes.

Oque comprometeria drasticamente a fidelidade do seu sistema.

Mauro Bass

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Mauro,

só tenho a agradecer com sua ajuda...

uma coisa é certa, não existe ganho sem esforço.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao ajuste no balanço ,isto não existe,você teria "grosseiramente" ajuste de ganhos diferentes.

Oque comprometeria drasticamente a fidelidade do seu sistema.

Depende... depende... Até em salas dedicadas pode ser necessário atenuar uma das vias (em 5.1 chega a ser obrigatório, pra isto se usam os CDs de calibração e os decibelímetros)... imagine dentro de um carro.

Em sistemas 3 vias, com mid + tw na cara, típicamente a pequenas distâncias (menores que pezinhos ou falantes das portas), é obrigatório o acerto do balance, especialmente quando se roda com os vidros fechados e com direcionamento egoísta.

Ao ligar e tentar acertar o palco, parece tudo beleza... mas se vc joga 2 ou 3 pontinhos no balance pra direita já se encanta com a naturalidade advinda do correto balanceamento do SPL entre os lados. Estamos falando em diferenças de distância quase (ou maiores até) que 30%, e a diferença de SPL é óbvia, já que o SPL decai linearmente com a distância. No meu carro, tenho 83cm à esquerda (uso o banco todo recuado), 108 à direita. Quem não anda com o banco tão recuado vai encarar uma diferença de PLD tão grande quanto.

Em sistemas de 2 vias não sentimos esta necessidade, e não é porquê o mesmo fenômeno não ocorre... é porquê as vias "inferiores" apresentam menores diferenças, e nossos ouvidos acabam tirando pela média...

Com o acerto do Balance eu só preciso do TA pra me dar foco ao centro... desligando o TA o que some é o foco ao centro, mas o palco não "puxa pra esquerda" como muita gente reclama. Esse "puxa" é culpa do balanceamento errado entre os lados.

Compartilhar este post

Link para o post

:rever1: Concordo plenamente !

Depende... depende... Até em salas dedicadas pode ser necessário atenuar uma das vias (em 5.1 chega a ser obrigatório, pra isto se usam os CDs de calibração e os decibelímetros)... imagine dentro de um carro.

Em sistemas 3 vias, com mid + tw na cara, típicamente a pequenas distâncias (menores que pezinhos ou falantes das portas), é obrigatório o acerto do balance, especialmente quando se roda com os vidros fechados e com direcionamento egoísta.

Ao ligar e tentar acertar o palco, parece tudo beleza... mas se vc joga 2 ou 3 pontinhos no balance pra direita já se encanta com a naturalidade advinda do correto balanceamento do SPL entre os lados. Estamos falando em diferenças de distância quase (ou maiores até) que 30%, e a diferença de SPL é óbvia, já que o SPL decai linearmente com a distância. No meu carro, tenho 83cm à esquerda (uso o banco todo recuado), 108 à direita. Quem não anda com o banco tão recuado vai encarar uma diferença de PLD tão grande quanto.

Em sistemas de 2 vias não sentimos esta necessidade, e não é porquê o mesmo fenômeno não ocorre... é porquê as vias "inferiores" apresentam menores diferenças, e nossos ouvidos acabam tirando pela média...

Com o acerto do Balance eu só preciso do TA pra me dar foco ao centro... desligando o TA o que some é o foco ao centro, mas o palco não "puxa pra direita" como muita gente reclama. Esse "puxa" é culpa do balanceamento errado entre os lados.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse o Maurinho, esse ''ajuste de balanço'' não existe.

Para mim é algo tão natural que não sei direito nem como explicar algo assim. É só testar, está ao alcance de todos, seja lá qual for o tipo do sistema. A naturalidade do som fica extremamente comprometida.

Mas para quem ficar na dúvida, recomendo que aproveitem que existe um juíz de campeonato aqui no forum e o questionem sobre a validade desse tipo de ajuste.

Aliás, na verdade temos 2 juízes, ambos perfeitamente acessíveis...

Quanto a utilização de TA, eu sou absolutamente favorável. Na verdade, julgo indispensável para uso no dia-a-dia.

Não existe nenhuma forma de conciliar palco alto com imagem e foco corretos em todas as posições se não for utilizado TA. Isso porque a única solução para ter imagem e foco sem TA e instalando todo o set em pezinhos e ir buscando o tipo correto de ajuste de angulação. Ainda assim, dá para contar nos dedos de uma mão os casos conhecidos de sucesso. E mesmo entre esses, no fim, ao meu ver acaba sendo mais uma solução para campeonatos do que outra coisa, uma vez que o conforto auditivo é bastante prejudicado com mid e tweeter instalados no pezinho.

Com sinceridade, só não usaria TA se estivesse pensando única e exclusivamente em montar um sistema para participar de um campeonato com avaliação no modelo Two-Seater.

Compartilhar este post

Link para o post

Se sentar pra testar, só girando o balance num sistema com o qual já se está acostumado, aí vai parecer estranho mesmo. Se você está numa sala escura, ao acender a luz, tudo parece claro demais... até que o olho acostuma.

O mesmo vale pros ouvidos, pro paladar... antes de se experimentar uma comida ou uma bebida, se "limpa" o paladar.

Ao ajustar o balanço, não se deve emitir opinião logo de cara... primeiro se acostuma com a estranheza de um lado parecer mais baixo (o que não é a realidade... SPL decai linearmente com a distância, e falamos em 30% ou mais de proximidade com uma das vias... logo, é natural que tenhamos os mesmos 30% de diferença no SPL. Lei da física... purinha.

Só que, quando estamos acostumados com o errado, o certo sempre soa estranho. Por isto é preciso sempre experimentar com o mesmo critério que nossos outros 4 sentidos nos cobram.

Compartilhar este post

Link para o post

Para não prolongar muito o assunto, todos devem lembrar daquele Fiat Palio que ganhou a primeira etapa do Campeonato de Qualidade.

Bom, eu diria que aquele carro é o exemplo perfeito de ''sistema 3 vias, com mid + tw na cara, típicamente a pequenas distâncias (menores que pezinhos ou falantes das portas) e com direcionamento egoísta''.

Eu fui ajudar a acertar aquele carro e a primeira coisa que fiz foi ver se o ajuste do TA poderia ser melhorado.

Eu não só alterei o TA como também alterei o balanço, por pura curiosidade.

O resultado foi o mesmo de todas as outras dezenas de vezes que tentei tal ajuste, ou seja, o fracasso.

O melhor desempenho sempre é obtido com o balanço zerado e o ajuste básico no TA(Alpine, se perder mais que 20s regulando, tem coisa errada).

Se o direcionamento foi bem planejado, você tem imagem focada em todas as posições e um bom conforto auditivo.

Enfim, para os que ainda tem algum interesse nesse tipo de tweak, a sugestão é que testem.

Compartilhar este post

Link para o post
Como disse o Maurinho, esse ''ajuste de balanço'' não existe.

Para mim é algo tão natural que não sei direito nem como explicar algo assim. É só testar, está ao alcance de todos, seja lá qual for o tipo do sistema. A naturalidade do som fica extremamente comprometida.

Mas para quem ficar na dúvida, recomendo que aproveitem que existe um juíz de campeonato aqui no forum e o questionem sobre a validade desse tipo de ajuste.

Aliás, na verdade temos 2 juízes, ambos perfeitamente acessíveis...

Quanto a utilização de TA, eu sou absolutamente favorável. Na verdade, julgo indispensável para uso no dia-a-dia.

Não existe nenhuma forma de conciliar palco alto com imagem e foco corretos em todas as posições se não for utilizado TA. Isso porque a única solução para ter imagem e foco sem TA e instalando todo o set em pezinhos e ir buscando o tipo correto de ajuste de angulação. Ainda assim, dá para contar nos dedos de uma mão os casos conhecidos de sucesso. E mesmo entre esses, no fim, ao meu ver acaba sendo mais uma solução para campeonatos do que outra coisa, uma vez que o conforto auditivo é bastante prejudicado com mid e tweeter instalados no pezinho.

Com sinceridade, só não usaria TA se estivesse pensando única e exclusivamente em montar um sistema para participar de um campeonato com avaliação no modelo Two-Seater.

Kleberlpa se sua teoria estiver correta quando se tem a imagem central deslocada para a esquerda colocaria o balanço para direita,sendo que o speaker esquerdo esta mais proximo,(spl maior)mas e o contrario,imagem central a direita,apesar do speaker esquerdo continuar mais proximo e o spl não ser menor ,oque levaria a imagem para direita?

Mover o balanço nada mais é que reduzir ganho de um dos lados, Isto também não afetaria a posição e largura do palco ?

Na verdade Ta trabalha a fase e não o ganho.Assim trabalhando o atraso do audio de um canal ;movendo o som dentro do palco .O mesmo se aplica a processadores residenciais .

Existem casos que é posivel ou necessario ajustar ganho de um determinado componente,pois o ambiente tem ganho em uma determinada faixa de frequencia,não em um canal inteiro.

Quanto a ter palco e imagem sem Ta ,sempre montei meus projetos com palco e imagem para os dois bancos dianteiros.

fui campeão IASCA Paulista e Brasileiro 6 vezes como proficional e Expert e Juiz IASCA por 5 anos.

Nunca utilizei o balanço para tanto.

Mauro Bass

Compartilhar este post

Link para o post
Kleberlpa se sua teoria estiver correta quando se tem a imagem central deslocada para a esquerda colocaria o balanço para direita,sendo que o speaker esquerdo esta mais proximo,(spl maior)mas e o contrario,imagem central a direita,apesar do speaker esquerdo continuar mais proximo e o spl não ser menor ,oque levaria a imagem para direita?

A imagem é deslocada à esquerda exatamente porquê o som à esquerda está mais alto...

Bem, vamos apelar à psicoacústica: Nosso cérebro se baseia em duas coisas para determinar a posição de uma fonte pontual de som: Diferença de volume entre os ouvidos, e diferença de fase/tempo que o som principal e suas reflexões (inclusive no pavilhão auricular) chegam a cada ouvido. O que explica o fato de termos uma percepção tridimensional (tanto à frente quanto atrás) usando apenas dois ouvidos. Em cinema se usam pelo menos 4 pra se refazer a ambiência.

Baseado nisto, a diferença de SPL entre os lados vai enganar nosso cérebro sim...Vamos realmente achar que estamos muito mais fora do centro do que realmente estamos.

Vale lembrar que, fora do centro do triângulo formado entre os falantes e o centro do carro, não existirá "centro do palco", pois ele estará totalmente desfocado. O que temos nesta situação é a impressão que estamos totalmente à esquerda, e que o outro extremo do palco está muito mais distante do que realmente está. É aí que entra o balanço... você passa a se situar mais naturalmente dentro do palco.

Mover o balanço nada mais é que reduzir ganho de um dos lados, Isto também não afetaria a posição e largura do palco ?

Qualquer direcionamento que não seja rigorosamente o egoísta vai alterar drásticamente o SPL percebido pelo ouvinte... Falantes não sao omnidirecionais, portanto o SPL real está on-axis. Fora dele temos atenuações que aumentam com o aumento da frequência. Se você vira uma caixa de som, ficando de lado para ela, vai ouvir mais baixo... logo, nem tudo é exatamente o que parece... como eu disse no outro post, o ajuste do balanço é mandatório em sistemas rígidamente on-axis, especialmente quando se anda com os vidros fechados. Quando partimos para outros direcionamentos, buscando explorar reflexões internas para melhorar o foco, pode ser que estejamos atenuando naturalmente aquela via, reduzindo a necessidade do ajuste do balanço.

Logo, é preciso analisar caso a caso.

Existem casos que é posivel ou necessario ajustar ganho de um determinado componente,pois o ambiente tem ganho em uma determinada faixa de frequencia,não em um canal inteiro.

Existem casos e casos... sistemas 5.1 são os maiores exemplos de como não se pode generalizar... A fase de acerto de SPL em CADA via é mandatória para o perfeito desempenho do sistema.

Quanto a ter palco e imagem sem Ta ,sempre montei meus projetos com palco e imagem para os dois bancos dianteiros.

fui campeão IASCA Paulista e Brasileiro 6 vezes como proficional e Expert e Juiz IASCA por 5 anos.

Nunca utilizei o balanço para tanto.

Talvez por ter partido para métodos que atenuassem naturalmente um dos lados, talvez pela necessidade de adequar a um sistema 2 seat (cobertor curto: cobre a cabeça, esfria os pés... logo, pra agradar os dois é preciso ficar sempre no meio-termo), talvez por não ter tentado de forma convincente... Como disse antes, na primeira vez vai soar meio estranho, mas entre dois vinhos ou duas cervejas diferentes, é preciso desacostumar o paladar.

Mas como disse, cada caso é um caso... não há generalizações amplas que funcionem no mundo do áudio... Mas no caso de uma competição 2 Seat, se você tentar o balance só vai perder pontos... graças a deus que competição e vida real são duas coisas distintas, afinal, prefiro os ganhos do direcionamento egoísta no dia-a-dia. Mas se for pra uma competição 2 seat, vou perder bastante ponto, o que não quer dizer que seja realmente uma deficiência do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não só alterei o TA como também alterei o balanço, por pura curiosidade.

O resultado foi o mesmo de todas as outras dezenas de vezes que tentei tal ajuste, ou seja, o fracasso.

Por curiosidade, em todas as vezes que você tentou o ajuste do Balanço, quanto tempo você manteve o ajuste? Por algumas músicas, ou foi, viu e voltou?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...