Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvoAcioly

Novas Caixas pro Sedan

Recommended Posts

Antes de tudo meus parabéns, ficou bem bonito o som em geral e deve tá rendendo muito bem.

1 Khromus ficou em casa guardado hein hehehehhe.

Sobre o falante invertido, não se esqueça que ele trabalhando assim está numa caixa maior por este motivo, e isso resulta numa diferença de resposta e de impendãncia, mais no final das contas acho que não chega a ser percepitivel.

Depois fala dá caixa se comparada as que eu fiz pros meus overs cara.

Abraços

Charles Rafael

Teixeira, esse é o grande problema aqui do forum, muita teoria cara...

O negoço é meter a cara, se vc por o alto falante virado pra dentro, perderia cerca de 5~7L, mais na pratica é imperceptivel cara.....

Digo isso pq vi na pratica!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Teixeira, esse é o grande problema aqui do forum, muita teoria cara...

O negoço é meter a cara, se vc por o alto falante virado pra dentro, perderia cerca de 5~7L, mais na pratica é imperceptivel cara.....

Digo isso pq vi na pratica!

:+1

penso assim também

nao entendo muito sobre os programa pra calcula/simula caixa, fiz uma simulaçao deu um ganho legal fico meia plana, ta guardado o projeto, quando eu tiver grana pra faze o som vo executa, se nao fica bom eu recalculo os duto

TUDO SE ADAPTA, tentativa-erro vai da pessoa tu pode fica simulando horas no programa e acha que fico tri bom, de tu executa o projeto e fica aquela coisa xoxa, dae tu vai meio no olho na hora de faze acerto na caixa e fica do teu agrado, da tu simula pra ve como tao se comportando as coisas, se tivé muito ruim dae tu ajeita se nao, deixa como teu gosto preferir

@IVO

fico bala a caixa

parabens por ter feito esse milagre no porta-mala

um duvida que tenho: a angulaçao dessa caixa pode ser adaptada conforme o espaço que se tem? ou segue alguma regra?

essa caixa ta com que litragem? e sintonia?

duvidas pra esclarecer :):legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou legal heim, diferente...

Eu ainda colocaria os dois com a bundinha para dentro da caixa.

Edit: Vira o outro woofer de bindinha para dentro e fecha ela em cima ali para testar, quem sabe surge uma manifold diferente :) vai Q o som agrada.

Compartilhar este post

Link para o post

o que sera que que vira se eu fizer uma caixa dessas pra dois Subs, so pra frequencias bem baixas mesmo, consigo fazer descer mais do que dutadas normais!

tava lendo sobre manifold e pela teoria, conseguiria, muito mais acoplamento, com mais SPL, e principalmente , conseguiria um bom reforço nas frequencias baixas!

se eu fizer isso com dois MTX5512, o que acontece??

se eu trocar de carro acho que tento algo novo!

Compartilhar este post

Link para o post
o que sera que que vira se eu fizer uma caixa dessas pra dois Subs, so pra frequencias bem baixas mesmo, consigo fazer descer mais do que dutadas normais!

tava lendo sobre manifold e pela teoria, conseguiria, muito mais acoplamento, com mais SPL, e principalmente , conseguiria um bom reforço nas frequencias baixas!

se eu fizer isso com dois MTX5512, o que acontece??

se eu trocar de carro acho que tento algo novo!

testa pra nós vermos! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
:+1

penso assim também

nao entendo muito sobre os programa pra calcula/simula caixa, fiz uma simulaçao deu um ganho legal fico meia plana, ta guardado o projeto, quando eu tiver grana pra faze o som vo executa, se nao fica bom eu recalculo os duto

TUDO SE ADAPTA, tentativa-erro vai da pessoa tu pode fica simulando horas no programa e acha que fico tri bom, de tu executa o projeto e fica aquela coisa xoxa, dae tu vai meio no olho na hora de faze acerto na caixa e fica do teu agrado, da tu simula pra ve como tao se comportando as coisas, se tivé muito ruim dae tu ajeita se nao, deixa como teu gosto preferir

@IVO

fico bala a caixa

parabens por ter feito esse milagre no porta-mala

um duvida que tenho: a angulaçao dessa caixa pode ser adaptada conforme o espaço que se tem? ou segue alguma regra?

essa caixa ta com que litragem? e sintonia?

duvidas pra esclarecer :):legal:

pode ser adapta sim, geralmente o pessoal usa ela angula pra frente.... mais como meu carro é sedan, a parte de cima é aberta onde fica a caixa, se eu colocasse angulado pra frente iria ficar muito escondido os alto falantes, ai optei dessa forma pra eles ficarem mais pra fora da mala...

está com 55L e sintonia em 68hz

Compartilhar este post

Link para o post
Ficou legal heim, diferente...

Eu ainda colocaria os dois com a bundinha para dentro da caixa.

Edit: Vira o outro woofer de bindinha para dentro e fecha ela em cima ali para testar, quem sabe surge uma manifold diferente :) vai Q o som agrada.

na verdade isso foi a estetica que gostei do negoço.....

e fica bem diferente, o pessoal para pra ver direito...

Compartilhar este post

Link para o post
testa pra nós vermos! :rolleyes:

estou doido pra tentar mesmo, mas nem minha simples caixa dutada, nunca termino ela!

alem do que, no meu carro um Ka, não cabe nada parecido! dexa o tempo e a grana melhorar, que vou tentar algo no carro da mãe!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz é um dos trios mais bonitos que eu já vi em porta malas de sedan! com certeza!

Meus parabéns!!!

No aguardo dos videos ai pra ver isso tocando :mac1

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz é um dos trios mais bonitos que eu já vi em porta malas de sedan! com certeza!

Meus parabéns!!!

No aguardo dos videos ai pra ver isso tocando :mac1

opa muito obrigado pelo elogio, depois mando a foto dele completinho com os dutos tudo certo e o video tb....

ah na lateral inda falta o acabamento, vou fechar de carpete ali, pra ficar uma coisa só [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

vou meter o dedo onde nao fui chamado =)

Você chegou a testar os dois colocados do jeito normal?

Compartilhar este post

Link para o post
vou meter o dedo onde nao fui chamado =)

Você chegou a testar os dois colocados do jeito normal?

s.....

praticamente mesma coisa, só achei que o som ficou um pouco mais preso dentro do carro..

Compartilhar este post

Link para o post

iai Ivo, fico massa a caixa!

mas me fale ai, em comparação com aquelas ccaixas q rolam ai com um tubo na frente e o falante virado. qual ta + forte? qual mostrou + qualidade? qual ta pegando + sub grave?

tem como fazer umas comparações?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
iai Ivo, fico massa a caixa!

mas me fale ai, em comparação com aquelas ccaixas q rolam ai com um tubo na frente e o falante virado. qual ta + forte? qual mostrou + qualidade? qual ta pegando + sub grave?

tem como fazer umas comparações?

Vlw

se vc estiver falando daquelas que tem um tubo até o final do ima do alto falante, toca mesmo nivel...

agora se tiver falando das turbo bass com tubão grande acredito que toque menos..... mais ai teria que comparar um do lado da outra

Compartilhar este post

Link para o post

o falante virado, nao muda nada o som, voce só ganha volume...

Ja akela caixo com tubão, axo que voce quis dizer as cornetadas,

elas mandam o grave mais pra longe, sao pra outros fins ao meu ver..

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
o falante virado, nao muda nada o som, voce só ganha volume...

Ja akela caixo com tubão, axo que voce quis dizer as cornetadas,

elas mandam o grave mais pra longe, sao pra outros fins ao meu ver..

Abraço!!!

e o que explica essa caixa então??

ela toca bem melhor que a dutada:

hiluxd.jpg

e o tubo é bem pequeno.... ela geralmente é cortada em 250hz....

edit: axo que foi isso que ele quis perguntar, essa caixa ai e não a turbo bass..

Compartilhar este post

Link para o post

Axo que turbo bass sim...

mas entao, essa dai é feita pra joga o grave pra fora...

E deve ter mais de 15cm de "corneta"...

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post
se vc estiver falando daquelas que tem um tubo até o final do ima do alto falante, toca mesmo nivel...

agora se tiver falando das turbo bass com tubão grande acredito que toque menos..... mais ai teria que comparar um do lado da outra

A minha tá com o acabamento quase pronto, vamos botar de lado Ivo? hehehehehe.

Acho que a que estou usando manda mais longe, mais essa deve dar um subgrave muito lindo de perto, e deve ser bem superior a dutada.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
A minha tá com o acabamento quase pronto, vamos botar de lado Ivo? hehehehehe.

Acho que a que estou usando manda mais longe, mais essa deve dar um subgrave muito lindo de perto, e deve ser bem superior a dutada.

Abraços

Charles Rafael

kde as fotos?

Compartilhar este post

Link para o post
e o que explica essa caixa então??

ela toca bem melhor que a dutada:

hiluxd.jpg

e o tubo é bem pequeno.... ela geralmente é cortada em 250hz....

edit: axo que foi isso que ele quis perguntar, essa caixa ai e não a turbo bass..

Bem ivo, pelo que entendi e vejo aew, é uma canhão dutada, diferente da canhão selada o comprimento do canhão é bem menor.

Exemplo: para calcular o comprimento pra conseguir um pico no canhão em 80Hz, na selada teremos 343/ 4*F3 => 343/ 4*80=> 343/320= aproximadamente 107cm, já na dutada, o calculo para comprimento do canhão é: 343/ 8 x F3 => 343/8 x 80 => 343/640= aproximadamente 53cm, isso quer dizer o tamanho do canhão da dutada é a metade da selada para mesma sintonia.

No caso da selada existe calculo pra encontrar o volume da camera selada, até já postei aqui, já no caso da dutada pelo o que vi, usa-se um volume menor que iria usar numa dutada, tipo se ela fosse bass reflex com um volume de 110l pra um falante de 18", o volume na canhão dutada fica na faixa de seus 90litros e aew sintoniza ela na faixa de 50Hz. Resumindo se cria 2 picos no caso, tipo em 50 e 90hz, ai se consegue um pico mais plano nessa faixa, e um ganho bem maior nessa faixa de freqüência do que se fosse numa simples dutada, sem falar q o canhão direciona o som ajudando a mandar para longe o som

A questão de os falantes ficarem invertido é para ganhar volume na caixa, e sem falar que melhora a refrigeração do falante como já foi falado aqui e creio eu que o falante tenha o esforço menor no conjunto mecânico, consegue ter mais controle de cone.

Bem pelo que entendi a idéia é essa, saiu em duas edições da car stereo tuning, na coluna do Mr. Trio falando sobre as caixas canhão, em uma edição sobre a selada e na outra sobre a dutada, e a idéia pelo que foi colocado lá é essa, e na pratica o que tá se vendo é isso, e realmente essas caixas pela simplicidade de montar rende muito comparada a dutada, agora precisa-se de um pouco de espaço, mais vale apena sim.

Sds

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post
Bem ivo, pelo que entendi e vejo aew, é uma canhão dutada, diferente da canhão selada o comprimento do canhão é bem menor.

Exemplo: para calcular o comprimento pra conseguir um pico no canhão em 80Hz, na selada teremos 343/ 4*F3 => 343/ 4*80=> 343/320= aproximadamente 107cm, já na dutada, o calculo para comprimento do canhão é: 343/ 8 x F3 => 343/8 x 80 => 343/640= aproximadamente 53cm, isso quer dizer o tamanho do canhão da dutada é a metade da selada para mesma sintonia.

No caso da selada existe calculo pra encontrar o volume da camera selada, até já postei aqui, já no caso da dutada pelo o que vi, usa-se um volume menor que iria usar numa dutada, tipo se ela fosse bass reflex com um volume de 110l pra um falante de 18", o volume na canhão dutada fica na faixa de seus 90litros e aew sintoniza ela na faixa de 50Hz. Resumindo se cria 2 picos no caso, tipo em 50 e 90hz, ai se consegue um pico mais plano nessa faixa, e um ganho bem maior nessa faixa de freqüência do que se fosse numa simples dutada, sem falar q o canhão direciona o som ajudando a mandar para longe o som

A questão de os falantes ficarem invertido é para ganhar volume na caixa, e sem falar que melhora a refrigeração do falante como já foi falado aqui e creio eu que o falante tenha o esforço menor no conjunto mecânico, consegue ter mais controle de cone.

Bem pelo que entendi a idéia é essa, saiu em duas edições da car stereo tuning, na coluna do Mr. Trio falando sobre as caixas canhão, em uma edição sobre a selada e na outra sobre a dutada, e a idéia pelo que foi colocado lá é essa, e na pratica o que tá se vendo é isso, e realmente essas caixas pela simplicidade de montar rende muito comparada a dutada, agora precisa-se de um pouco de espaço, mais vale apena sim.

Sds

Wandick Wagnner

nem precisa de tanto espaço.... na mala de um golf mesmo cabe...

esse fds vou fazer testes com os dutos, minha caixa hj está sintonizada em 74hz, devido ao limite que tenho pra nao bater no alto falante de 10cm de profundidade.....

vou sintonizar ela em torno de 55hz~60hz e testar pra ver o que dá...

vou testar com o duto pra fora e dps vou comprar 04 joelhos, 02 pra cada alto falante que ai cabe :D

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, resolvi mudar os dutos pois a sintonia estava muito alta...

Agora está sintonizado em 55hz com 02 dutos de 04" por 25cm pra cada camara...

o controle de cone está perfeito, o alto falante mal se mexe...

a batida nos 60~80hz melhorou muitooooo...

fiz alguns testes validos:

corte 40~150 (bem bacana), corte 40~250 (escuta muito contra-baixo e o medio nao acompanha)

deixei cortado em 40~150 mesmo, pq se aumentar muito o ganho do stetsom 2kd pros medios acompanhar o grave começa a clipar e tenho medo de queima-los....

outro teste:

corte hpf 50hz do pioneer ligado e desligado, nao notei praticamente nenhuma diferença no forró, e o controle de cone melhora bastante.

hpf Ligado em 50hz....

Compartilhar este post

Link para o post
Galera, resolvi mudar os dutos pois a sintonia estava muito alta...

Agora está sintonizado em 55hz com 02 dutos de 04" por 25cm pra cada camara...

o controle de cone está perfeito, o alto falante mal se mexe...

a batida nos 60~80hz melhorou muitooooo...

fiz alguns testes validos:

corte 40~150 (bem bacana), corte 40~250 (escuta muito contra-baixo e o medio nao acompanha)

deixei cortado em 40~150 mesmo, pq se aumentar muito o ganho do stetsom 2kd pros medios acompanhar o grave começa a clipar e tenho medo de queima-los....

outro teste:

corte hpf 50hz do pioneer ligado e desligado, nao notei praticamente nenhuma diferença no forró, e o controle de cone melhora bastante.

hpf Ligado em 50hz....

Na minha caixa também curti mais ela em 125hz, no caso 150hz também serve, se deixar acima disso fica muito contrabaixo aparecendo e aquele ataque do bumbo fica meio apagado, e o som fica meio "mononota" só escutando o contrabaixo.

Agora sobre o hipas ligado, tu ligou os SDS na saída sub ou na saída normal?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...