Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

distroy

2x Extreme 15"

Recommended Posts

Postado em

Bom.. depois da rasteira que levei da leosound com os 3 uxp 10" resolvi partir pra ignorância e comprar 2 Selenium Extreme 15".

Como todos sabem, o extreme não é um sub que desce horrores mas que dependendo da caixa da pra extrair algo bem legal deles em se tratando se sub grave.

Depois de muita pesquisa, cheguei na seguinte configuração:

80l brutos pra cada extreme com 2 dutos de 3" por 22cm.

Segue o gráfico da simulação no winisd:

gaind.th.jpg

Ficando assim parecido com o projeto do vxice que me assustou com o video dele no youtube destruindo o corsinha 2 portas.

A minha dúvida ta no seguinte.. como foi simulado no winisd BETA(não consegui instalar o alpha).. não sei se tal caixa ultrapassa o limite da excursão máxima do extreme.

Li relatos de extreme abrindo o bico por esse motivo e fiquei preocupado.. não sei se estou tentando tirar leite de pedra com esse projeto ainda mais tendo em vista que a potência aplicada vai ser maior que os 650w do extreme.

Alguem poderia me ajudar nessa parte?

E quanto ao amplificador?

Não pretendo por mais que 150~160ah + alternador no meu set por questão de espaço.. com essa alimentação vou tirar mais por exemplo de um sd2300 se comparado com o sd1800?

Alguns dizem pra pegar o sd2300, outros dizem que melhor seria o sd1800 pela eficiência maior.. essa dúvida está me matando! :banghead

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.. quanto mais opiniões melhor.

Valeu!

Postado em

Fala brother...

Eu ia fazer essa caixa ai tb... mas por falta de espaco acabei optando por 67 litros, que e uma resposta bem mista mesmo, que por coincidencia tb usada pelo vx ice...

Tb to na duvida de modulo... se naum fosse o preco ia de sd1800, mas o preco ta fazendo eu optar pelo t2000...

Abraco...

Postado em

se for usado no limite.... um sd1800 é muito pra 2 extreme... mas pra usar na maciota vai de boa e fica forte.. bateria tem que realmente ser no minimo uns 160ah. 200ah seria melhor.. e um bom alternador pra manter as baterias sempre com boa carga...

au faria essa caixa de 80L.. que era a que eu usava tambem..

Postado em

Meu amigo...

Se vc vai escutar apenas hip hop, bass test e musicas com muito sub grave. Essa conficguraçao de caixa que vc disse esta OTIMA. Porem... se vai escutar tambem com o porta malas aberto ou ate mesmo axe, funk, forro e pancadao, essa caixa NAO SERVE.

Fiz uma caixa de 67 L brutos com 1 duto de 4" por 20cm cada e a caixa ficou MUITO forte pra axe, funk, forro e pancadao. Tanto no trio quanto com o porta malas fechado, e nao fez NADA feio nos subgraves.

E outra, 1 sd2300 tocado com a impendacia casada com o par de extreme e boa alimentaçao, nunca fez os subs "fumarem", isso porque eu sempre estava de olho no clip.

Valew... gostei do comentario :"Ficando assim parecido com o projeto do vxice que me assustou com o video dele no youtube destruindo o corsinha 2 portas."

Postado em
Meu amigo...

Se vc vai escutar apenas hip hop, bass test e musicas com muito sub grave. Essa conficguraçao de caixa que vc disse esta OTIMA. Porem... se vai escutar tambem com o porta malas aberto ou ate mesmo axe, funk, forro e pancadao, essa caixa NAO SERVE.

Fiz uma caixa de 67 L brutos com 1 duto de 4" por 20cm cada e a caixa ficou MUITO forte pra axe, funk, forro e pancadao. Tanto no trio quanto com o porta malas fechado, e nao fez NADA feio nos subgraves.

E outra, 1 sd2300 tocado com a impendacia casada com o par de extreme e boa alimentaçao, nunca fez os subs "fumarem", isso porque eu sempre estava de olho no clip.

Valew... gostei do comentario :"Ficando assim parecido com o projeto do vxice que me assustou com o video dele no youtube destruindo o corsinha 2 portas."

sim.. se ficar de olho no clip nao tem problema.. pq nao serao 2300w enviados dai é sussa...

entao,... com a caixa de 80L perde um pouco de grave pra fora sim.. isso é fato.. mas a resposta interna é melhor..

fica ai as dicas...

T+

Postado em

Bom.. a idéia realmente é spl mas gosto muito de abrir o porta malas em eventuais churrascos, festinhas particulares etc..

Quanto ao estilo musical.. basicamente heavy metal, rock, hip hop, alguns pop, eletrônicas e por aí vai.

Sei que subs de 15" não combinam com metal e rock pesado mas eu definitivamente não vivo sem aqele BUUMMMM BUUUMMM.

Com isso, bolei um sistema um tanto "diferente".

Vou usar um kit CS60D e mais 2 mids 60D sendo 2 em pezinhos dianteiros e 2 em seladinhas traseiras com mesma litragem dos pezinhos(vou tentar uns 8l) embutidas no tampão e apoiadas na caixa de graves.. Assim quando eu for curtir musicas rápidas e pesadas vou desligar os subs ou deixar com o ganho no player baixo quase nulo.

Nos hip hop eletronicas e coisas do tipo eu curto mais aquelas com batidas PAUSADAS.

Primeiro que não consigo ficar muito tempo escutando aquele grave constante "na sorelha" e segundo por uma questão de segurança mesmo.. não me sinto bem dirigindo enquanto os subs estão la com potencia contínua no rabo.

Simulei a caixa recomendada pelo vinicius e o vxice e o vent mach ficou em 0.16.. achei alto em relação aos outros projetos.

A utilisação de 2 dutos de 3" ou 1 de 4" muda na resposta de grave interno/externo ou a sintonia estando igual o resultado é o mesmo?

Grato!

Postado em
se for usado no limite.... um sd1800 é muito pra 2 extreme... mas pra usar na maciota vai de boa e fica forte.. bateria tem que realmente ser no minimo uns 160ah. 200ah seria melhor.. e um bom alternador pra manter as baterias sempre com boa carga...

au faria essa caixa de 80L.. que era a que eu usava tambem..

Pois eh... Agora vc me deixo na duvida... rs...

Tem algum modulo que se encaixa melhor que o sd1800?

vlw..

Abraco..

Postado em

distroy.. pode usar 2 dutos de 3" pra cada sub.. é só manter a sintonia...

Vinicius.. pode usar o SD1800 pro par.. vc so vao vai poder exagerar no volume... se o amp nao clipar é tranquillo.. nao vai dar nada.. agora.. quando o sd clipa ele fica muito bruto e aí sim.. pode estragar os subs...

Postado em

Estou com praticamente o mesmo problema do distroy, tenho que decidir qual amp usar pros extremes, só que 12".

Eu e o distroy estavamos conversando pelo MSN sobre o sd1800 e o sd2300, e a duvida cada vez aumenta mais, pois eu tinha um sd2300 com os meus extremes, mas vendi e agora to querendo pegar outro, porem nao sei qual que pego, mas acho tbm que vou de sd1800 pelo fato do consumo ser menor mesmo, pois com o sd2300 eu usava 240ah de bateria e agora eu pretendo usar apenas 180ah, pra nao ficar com bateria na mala do carro que fica mt pesado.

Mas eu vou continuar acompanhando este topico para tentar me decidir hehehhehe

E distroy quando o meu set e o teu set tiverem pronto temos que marcar pra colocar essas bagaças funcionarem hehheheheheh o-o-

:legal:

Postado em

BOM.

Entre sd1800 e sd2300, eu ja tive os 2.

Sd1800: Com 240Ah de bateria e cabos de 25mm, achei que ele clipava mais cedo e o led vermelho acendia quando batia o grave (e sim, comprei as 2 baterias NOVAS do carro e inalei elas junto com o sd1800, entao nao tem desculpa que elas estavam sem carga).

E notei que ele nao tem uma resposta tao agradavel quanto o sd2300. parece que tem um "pico" nos 60~70Hz.

As regulagens sao mais faceis, eh mais bonito, BEM mais bonito que o sd2300 e eh forte mesmo. Acho que serviria mais pra garve externo.

SD2300: MESMO set de baterias, cabos e subs. Manda com certesa mais potencia que o sd1800, nao notei pico nenhum, desceu mais e nao acendeu nenhuma luz vermelha quando bate o grave. Achei a resposta do sd2300 bem mais agradavel. So tem aquela velha sina de que o low pass funciona quase como um "gain"... mais isso ja eh outro assunto que nao gostaria de comentar aqui...

Veredicto: O sd2300 me agradou mais. Logico que essa eh a minha opiniao, e nao quer dizer que o sd2300 vá agradar mais todo mundo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto as dutos, 2 dutos de 3" nao tem a mesma area de 1 duto de 4" ??

os Extrenes aguentam uma leve... mais bem leve clipadinha com o DOBRO de potencia aplicada sim.

Como vc gosta de abrir a mala. Os extremes nao respondem nada bem com essas caixas de 80L pra fora, mas se vc fizer uma caixa menor, 65 a 70l + - ai a coisa ja muda e ele fazem MUITO bonito mesmo, e o ganho de cabine fazem eles descerem horrores dentro do carro e da pra tirar OTIMOS sub graves.

Ai vai o que te agrada mais. Eu por exemplo tinha os 2 tipos de caixa. Quando eu tava com imenso "tesao" de escutar sub grave, eu trocava os extreme de caixa e colocava na caixa maior. E quando eu sabia que ia ligar o trio, colocava o painel de corneta ( o P one ja tava instalado no lugar, era so ligar os fios na saida) e usava a caixa menor nos extreme... Mais se nao tiver esse "tesao" todo, faça a caixa menor um pouco.

Postado em

fala pessoal, to com um extreme de 15" em uma caixa de 99 litros, q comprei faz um bom tempo aki no fórum.. A caixa tah mto bem feita, com uma madeira d 25mm.. Será que vira colocar algo dentro pra reduzir a litragem pra 80L ou eh melhor nao fazer isso ?

valeuu

Postado em

tava usando pra os 2 heheh.. tava numa corzus 1002, tava tocando legal jah, mas a rs1200d chega hje.. tenho tb uma d405 e quero comprar 2 10pw3 pra liga na corzus.. queria um sql/trio..

serah q vira deixar com 99L msmo?

Postado em

Putss.. agora eu fiquei meio assim.

Eu ja até postei aqui no forum meu probleminha com o sd1000.. uso ele com lp bem baixo e só consigo fazer o led clip piscar no volume 40 com loud e ganho na MáXIMO!

Até pensei que fosse meu sd que estava com problemas mas agora vejo que é geral mesmo.

Esse "problema" então foi resolvido no sd1800?

Por exemplo pra mim que gosto de sub grave.. esse pico 60~70hz dele pode encomodar?

Postado em
Putss.. agora eu fiquei meio assim.

Eu ja até postei aqui no forum meu probleminha com o sd1000.. uso ele com lp bem baixo e só consigo fazer o led clip piscar no volume 40 com loud e ganho na MáXIMO!

Até pensei que fosse meu sd que estava com problemas mas agora vejo que é geral mesmo.

Esse "problema" então foi resolvido no sd1800?

Por exemplo pra mim que gosto de sub grave.. esse pico 60~70hz dele pode encomodar?

nao encomoda nada... desde que vc faça o corte pelo player em 60hz ou 70hz..... e deixe o LP do amp em 80hz tambem... o sd1800 funciona mutio bem com o LP fechado.. nao é como o sd1000/sd2300 que é um second level.. hehe..

Postado em

Bom, eu ja tive um sd2300 tocando 2 extremes de 12" e sei como que é fo**, o bico toca MUITO. E depois de ler o que o vxice falou, com certeza eu vou de sd2300, pra eu nao me arrepender com o som do sd1800 (nao que o sd1800 irá tocar pouco, mas pode tocar menos que o sd2300 e eu ficar insatisfeito.) O problema é a bateria, mas eu vou deixar a bateria na mala e continuar com os 240ah, para nao perder o rendimento do sd2300. Mes que vem eu ja compro outro e ja coloco ele pra tocar heheheh

Eu toco meus extremes de 12" com uma caixa de 60L (totais, sem descontar sub e duto) para cada sub e 2 dutos de 4"x30cm. Eu gosto da resposta dele. Porem, estava conversando com o distroy e ele viu que a minha caixa ta com pico de 46hz, vou tentar baixar ela pra uns 40hz pra ver se melhora o subgrave.

Nao vejo a hora de colocar meu set denovo no carro... faz mais de um mes que to só tocando com o kit 2 vias na porta ainda, eita coisa ruim! hehehehe

Postado em

Bom.. acho que vou acabar indo de sd2300 mesmo pela vantagem na resposta de sub graves e pelo número maior nos watts pois aqui na cidade isso conta muito no caso de revenda.

Quem sabe no futuro eu possa adicionar mais uma bateria e tirar um proveito melhor do amplificador com potência extra sem distorção.

Agora é só esperar até o início do mês que vem pra poder botar "a coisa" pra funcionar.

Os extreme estão vindo pelos correios e o sd2300 provavelmente dia 5 também vai embarcar.

Agora inicia aquela fase de anciedade desgraçada.. ôôô coisa boa!

Postado em
Agora inicia aquela fase de anciedade desgraçada.. ôôô coisa boa!

Eu ja acho ruim essa fase hahuhuahuahuauhhua

Quero logo montar o meu tbm pra acabar com essa saudade de um gravezin no carro ... o-o-

Postado em

Minha santa ignorância é menor que minha necessidade de perguntar aos amigos oq significa travamento de caixa, é que vou montar ( pretendo hehe ) eu mesmo a caixa dutada ( 20mm ) e vi muitos topicos bacana e entusiasmei mas quando surgiu a palavra travamento eu tambem travei aqui :huh:

Obs: Postei neste tópico porque tô enxergando uma galera experiente no assunto . Abraço a todos .

Postado em

caixa para extreme

50 a 65 litros e o modulo rs 1200 ou a banda 1800. aqui em gv tem um chegado meu q ta com uma 2 rs 3000 empurrando 4 extreme de 15

vo te falar .... da muitttttooooooooo grave pra fora e para dentroi extronda

valeus

Postado em
caixa para extreme

50 a 65 litros e o modulo rs 1200 ou a banda 1800. aqui em gv tem um chegado meu q ta com uma 2 rs 3000 empurrando 4 extreme de 15

vo te falar .... da muitttttooooooooo grave pra fora e para dentroi extronda

valeus

dhony mas oq seria caixa bem travada ou travamento bem feito etc..

Postado em
Minha santa ignorância é menor que minha necessidade de perguntar aos amigos oq significa travamento de caixa, é que vou montar ( pretendo hehe ) eu mesmo a caixa dutada ( 20mm ) e vi muitos topicos bacana e entusiasmei mas quando surgiu a palavra travamento eu tambem travei aqui :huh:

Obs: Postei neste tópico porque tô enxergando uma galera experiente no assunto . Abraço a todos .

travamento é qualquer tipo de trava, onde se coloca em caixas maiores pra evitar que ela vibre e perca SPL, a idéia é realmente travar a caixa com alguma coisa, normalmente madeira por dentro, ligando dois lados opostos!

aproveita que está pesquisando no Forum e entra no DIY pra dar uma liga, vai aprender bastante lá!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...