Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fraga

Projeto Montana Fosgate Old School

Recommended Posts

Postado em
sinto que o 4.6x vai sobrar nesse projeto

ahauhau anota meu endereço ae...pode enviar por sedex 10 por favor

ahauhauahuaha

faz um setzao mono marca

sub joga um p3...tem akele q eh reduzido num tem?

ia ficar legal!

Faltou o endereço Marcão! hahahaha

Tá vivo é doido?

Postado em
Eu concordo com o charrua se tiver a oportunidade de pegar um desses punch antigo em boas condicoes vai em frente eh uma otima opcao!

Então Emerson, eu tinha citado esse sub de 10" pq já achei um em perfeito estado (na caixa, com manual e tudo) e com preço razoável.

Seguindo o instinto e a recomendação, acabei de fechar negócio, semana que vem a criança está em casa!!!

Agora os equipamentos estão decididos e comprados, falta decidir quais cortes utilizar no sistema e calcular o volume dos pezinhos e da caixa...

Alguém se habilita????

abraços.

Postado em
Vai fazer pezinho, mesmo?

Olha, meio no chutômetro - pelo que lembro do manual - a caixa ficará na casa dos 20L na selada.

Ainda não sei...

Gostaria da ajuda de alguém para calcular (baseando-se nos parametros que postei) o volume ideal para os pezinhos dos médios de 5". Se eu achar que eles vão ficar muito grandes, vou partir para instalar os de 6" nas portas mesmo e ver o resultado.

Qto a caixa selada, a pessoa que me vendeu o sub disse que consta no manual a indicação de uma caixa selada com 17,7 litros. Vou esperar o sub chegar e checar isso.

Agora vai começar a briga para fazer um esquema legal de montar esses 3 amps dentro do carro... Como tenho 2 punch links tbm, vou tentar montar todos juntos para ficar parecendo um só...

Postado em

Bom, não tenho nada a ver com a discução, mas tenho uma montana, e tenho uma caixa de 34 litros no meio dos bancos... Ela vai do porta copos até a segunda dobra do tecido atrás (a uns 5 cm do acabamento em plastico), tem inclinação normal do banco, e tem 37,5 cm de largura. O vão entre a parte que passa o catalizador e o chão está livre ainda. Se quiser, eu posto fotos e medidas mais precisas... Ela acompanha o relevo traseiro...

Sobre os amplificadores, o meu eu coloquei em um suporte, que o deixa bem rente a parede traseira da montana, na parte do relevo "para dentro"....

Outra ideia é colocar eles presos naquele vão, meio em forma de quadrado, em baixo dos falantes traseiros... Ou mesmo parafusar alguma chapa de madeira entre as duas barras que tem ali atras embaixo do carpete, e parafusar os amplificadores em sequencia... Eu ja quebrei bastante a cuca com o espaço da montana, e como fiz um DIY, me lembro de quase tudo xD

Edit: Mais informações

Postado em
Bom, não tenho nada a ver com a discução, mas tenho uma montana, e tenho uma caixa de 34 litros no meio dos bancos... Ela vai do porta copos até a segunda dobra do tecido atrás (a uns 5 cm do acabamento em plastico), tem inclinação normal do banco, e tem 37,5 cm de largura. O vão entre a parte que passa o catalizador e o chão está livre ainda. Se quiser, eu posto fotos e medidas mais precisas... Ela acompanha o relevo traseiro...

Sobre os amplificadores, o meu eu coloquei em um suporte, que o deixa bem rente a parede traseira da montana, na parte do relevo "para dentro"....

Outra ideia é colocar eles presos naquele vão, meio em forma de quadrado, em baixo dos falantes traseiros... Ou mesmo parafusar alguma chapa de madeira entre as duas barras que tem ali atras embaixo do carpete, e parafusar os amplificadores em sequencia... Eu ja quebrei bastante a cuca com o espaço da montana, e como fiz um DIY, me lembro de quase tudo xD

Edit: Mais informações

Pow João, como assim não tem nada a ver com a discussão?

O espaço está aberto a todos e eu conto com a ajuda e as idéias do maior número de pessoas. Toda contribuição é sempre bem-vinda!!!

Bom, mas se vc não tinha nada a ver, agora tem, pq eu gostaria muito de ver umas fotos da caixa e de como vc montou seu sistema na Montana...

Vc tá usando sub de 10"?

Bota as fotos ae!!

valeu, abraço.

Postado em
Pow João, como assim não tem nada a ver com a discussão?

O espaço está aberto a todos e eu conto com a ajuda e as idéias do maior número de pessoas. Toda contribuição é sempre bem-vinda!!!

Bom, mas se vc não tinha nada a ver, agora tem, pq eu gostaria muito de ver umas fotos da caixa e de como vc montou seu sistema na Montana...

Vc tá usando sub de 10"?

Bota as fotos ae!!

valeu, abraço.

Disse que não tenho nada a ver, pois não entendo nada de SQ =P

Uso sub de 10", mas é quadrado... É um MTX TS5510, da para ter noção do tamanho da caixa por ele... Não repare na qualidade das fotos, usei celular de noite... Também não repare no duto, a caixa era originalmente selada, mas visando SPL, me convenceram a dutar a mesma... Mesmo não sendo com o volume ideal para uma dutada, melhorou o som SPL mas ainda estou em processo de acabamento com o duto....

Para não carregar o topico, vou colocar o link das fotos....

http://img8.imageshack.us/img8/8220/moto0535.jpg

http://img25.imageshack.us/img25/3359/moto0536.jpg

http://img23.imageshack.us/img23/8092/moto0537.jpg

http://img22.imageshack.us/img22/8191/moto0538.jpg

http://img19.imageshack.us/img19/1144/moto0539.jpg

http://img6.imageshack.us/img6/1227/moto0540.jpg

http://img5.imageshack.us/img5/741/moto0542.jpg

http://img27.imageshack.us/img27/4152/moto0543.jpg

Lembrando que tem 34 litros brutos, e eu não visei muito o espaço interno, apenas fiz questão de não inutilizar o macaco e o saco de ferramenteas, e deixar um espaço para guardar a maleta do notebook (embaixo do banco do motorista).

Postado em

Valeu João, deu pra ver legal sim...

Gostei da idéia, vou estudar algo similar...

Só uma pergunta, não ficou muito próximo o imã do sub do fundo da caixa?

Postado em
Valeu João, deu pra ver legal sim...

Gostei da idéia, vou estudar algo similar...

Só uma pergunta, não ficou muito próximo o imã do sub do fundo da caixa?

Esse sub tem um imã um tanto quanto grande e profundo... Ficou a uns 5 cm +/-, ele pegou bem na quina da caixa e ficou bem alojado, se o furo fosse mais para cima não daria... Não sei se isso altera a "musicalidade" =P

Edit: Acabei não tirando foto da caixa de lado, me preocupei mais com a frente, erro meu. Mas na primeira foto da para ver a profundidade da mesma, o imã fica alojado na parta mais profunda... Não conheço os subwoofers que você pretende colocar, mas o meu coube tranquilo. Daria até para ser um pouco mais profundo. Mas tudo depende de pensar um pouco, e ver onde ele cabe... Eu fiz no meio do banco por pura estética, simplesmente gamei no subwoofer e quis deixa-lo aparecendo.

Postado em

Bom, olhando umas revistas antigas (aliás bem antigas 03/98, rsrsrs) que tenho aqui, achei algo que pode te ajudar. Tem uma caixa bem interessante.

A matéria é da Revista Som&Carro, texto e dados do Marcelo Portela, que era consultor técnico da revista.

"ROCKFORD FOSGATE RFP - 1210 DVC

DVC é a abreviação de Dual Voice Co//, ou bobina dupla. Cada vez mais fabricantes acreditam na versatilidade desse tipo de subwoofer. O escolhido para essa simulação, o Rockford Fosgate DVC de 10", possui especificações dentro do esperado para subs desta classe, ou seja, combina FS/QTS/VAS baixos com grande excursão (11 mm) e grande capacidade de suportar potência (400 watts RMS).

Nossos testes mostraram um subwoofer versátil, que pode ser instalado em caixas seladas ou com duto. A caixa selada teria entre 15 litros e 18 litros, mas como nosso objetivo é sempre extrair o maior rendimento possível do alto-f alante sem comprometer a extensão da resposta de frequência, optamos pela caixa com duto de 26 litros livres sintonizada a 35 Hz através de um duto de 3" x 28 cm. Este diâmetro é um pouco pequeno para a quantidade de ar que será movimentada pelo alto-falante, mas basta arredondar um pouco a saída do duto na caixa para minimizar o problema. A simulação acusou uma res-

posta bastante estendida (veja que se estende flat até a frequência de sintonia), com um bom controle da excursão máxima (linha inferior) mesmo em potência máxima. Segundo os resultados, a aplicação de 400 watts RMS ao conjunto deve resultar em 113,0 dB em ambientes sem eco, cerca de 127,0 dB a 129,0 dB no interior do automóvel. Medidas para caixa com duto Elas podem parecer desproporcionais, pois a caixa será alta, profunda e estreita, mas o objetivo é conseguir espaço para a colocação do duto na parte inferior da caixa e ainda mante-lo afastado da parede final. Caso seja necessário adaptar as medidas laterais (25 e 40) lembre-se de deixar ao menos cerca de 7 cm a 10 cm entre o duto e o fundo da caixa. Estas medidas, como sempre, foram baseadas em chapa de MDF de 20 mm de espessura. Utilize a cola adequada juntamente com parafusos para unir as peças, selando as junções com silicone e aguarde a evaporação do solvente antes de instalar o woofer."

rfp1210dvc.th.jpg

Abraço :legal:

Postado em

Pow, eu colocaria os amps sob o banco, pois é espaço morto mesmo e ninguém vai meter o pé, numa Montana!

Nunca ouvi mids Fosgate, mas me disseram que batem legal! Se não se incomoda com pezinho, é o caminho! Eu não gosto, pelo desconforto ao dirigir, e testaria na porta com manta asfáltica!

Player Fosgate, dos antigos, pow, pelo que li eram dos melhores em qualidade, antigamente! Quem os fazia?? Era a Denon, não???

Abs!

Postado em
Esse sub tem um imã um tanto quanto grande e profundo... Ficou a uns 5 cm +/-, ele pegou bem na quina da caixa e ficou bem alojado, se o furo fosse mais para cima não daria... Não sei se isso altera a "musicalidade" =P

Edit: Acabei não tirando foto da caixa de lado, me preocupei mais com a frente, erro meu. Mas na primeira foto da para ver a profundidade da mesma, o imã fica alojado na parta mais profunda... Não conheço os subwoofers que você pretende colocar, mas o meu coube tranquilo. Daria até para ser um pouco mais profundo. Mas tudo depende de pensar um pouco, e ver onde ele cabe... Eu fiz no meio do banco por pura estética, simplesmente gamei no subwoofer e quis deixa-lo aparecendo.

Entendi João... Tranquilo, vou quebrar a cabeça lá e ver o que consigo fazer... Com certeza não vou precisar chegar nos 34 litros, uma caixinha bem menor já será suficiente...

Sua idéia será muito aproveitada!

abraço.

Postado em
Bom, olhando umas revistas antigas (aliás bem antigas 03/98, rsrsrs) que tenho aqui, achei algo que pode te ajudar. Tem uma caixa bem interessante.

A matéria é da Revista Som&Carro, texto e dados do Marcelo Portela, que era consultor técnico da revista.

"ROCKFORD FOSGATE RFP - 1210 DVC

DVC é a abreviação de Dual Voice Co//, ou bobina dupla. Cada vez mais fabricantes acreditam na versatilidade desse tipo de subwoofer. O escolhido para essa simulação, o Rockford Fosgate DVC de 10", possui especificações dentro do esperado para subs desta classe, ou seja, combina FS/QTS/VAS baixos com grande excursão (11 mm) e grande capacidade de suportar potência (400 watts RMS).

Nossos testes mostraram um subwoofer versátil, que pode ser instalado em caixas seladas ou com duto. A caixa selada teria entre 15 litros e 18 litros, mas como nosso objetivo é sempre extrair o maior rendimento possível do alto-f alante sem comprometer a extensão da resposta de frequência, optamos pela caixa com duto de 26 litros livres sintonizada a 35 Hz através de um duto de 3" x 28 cm. Este diâmetro é um pouco pequeno para a quantidade de ar que será movimentada pelo alto-falante, mas basta arredondar um pouco a saída do duto na caixa para minimizar o problema. A simulação acusou uma res-

posta bastante estendida (veja que se estende flat até a frequência de sintonia), com um bom controle da excursão máxima (linha inferior) mesmo em potência máxima. Segundo os resultados, a aplicação de 400 watts RMS ao conjunto deve resultar em 113,0 dB em ambientes sem eco, cerca de 127,0 dB a 129,0 dB no interior do automóvel. Medidas para caixa com duto Elas podem parecer desproporcionais, pois a caixa será alta, profunda e estreita, mas o objetivo é conseguir espaço para a colocação do duto na parte inferior da caixa e ainda mante-lo afastado da parede final. Caso seja necessário adaptar as medidas laterais (25 e 40) lembre-se de deixar ao menos cerca de 7 cm a 10 cm entre o duto e o fundo da caixa. Estas medidas, como sempre, foram baseadas em chapa de MDF de 20 mm de espessura. Utilize a cola adequada juntamente com parafusos para unir as peças, selando as junções com silicone e aguarde a evaporação do solvente antes de instalar o woofer."

rfp1210dvc.th.jpg

Abraço :legal:

Caraca!!!

Tá bom de memória hein cara!!! Lembrou de uma revista de 1998 O.O hehehehehe

Mas pow, muito obrigado por ter postado essa matéria com toda a explicação, realmente isso é um ACHADO!

Uma dutada de 26 litros acho que não será tão complicado de conseguir fazer, só não tenho certeza se conseguirei respeitar exatamante o modelo de caixa trapezoidal apresentado.

Tem grande difereça usar esse tipo de caixa (seguindo as medidas recomendadas) ou moldar uma de fibra com o mesmo volume?

Valeu!

Postado em
Pow, eu colocaria os amps sob o banco, pois é espaço morto mesmo e ninguém vai meter o pé, numa Montana!

Nunca ouvi mids Fosgate, mas me disseram que batem legal! Se não se incomoda com pezinho, é o caminho! Eu não gosto, pelo desconforto ao dirigir, e testaria na porta com manta asfáltica!

Player Fosgate, dos antigos, pow, pelo que li eram dos melhores em qualidade, antigamente! Quem os fazia?? Era a Denon, não???

Abs!

Então, eu pensei nessa possibilidade, mas não vai rolar... Serão 03 amps, isso ocupa um espaço legalzinho e sob o banco do passageiro tem o kit de ferramentas. Não teria como colocar tudo sob o banco do motorista. Tava olhando melhor ontem e vi que os amps cabem perfeitamente entre as 2 travessas que tem no painel traseiro, basta retirar o carpete original que um bom espaço terei lá. Aí posso montar os 3 amps emendados, usando 2 links que tenho aqui para ficar tudo como se foss um único amp.

Agora a briga é encaixar a caixa do sub... hehehehe

O player não pretendo usar Fosgate não, pelo menos as séries mais antigas... Pretendo usar mp3, DVD, USB, entrada para iPod e talz, os old school ainda não tinham isso...

abs!

Postado em
Então, eu pensei nessa possibilidade, mas não vai rolar... Serão 03 amps, isso ocupa um espaço legalzinho e sob o banco do passageiro tem o kit de ferramentas. Não teria como colocar tudo sob o banco do motorista. Tava olhando melhor ontem e vi que os amps cabem perfeitamente entre as 2 travessas que tem no painel traseiro, basta retirar o carpete original que um bom espaço terei lá. Aí posso montar os 3 amps emendados, usando 2 links que tenho aqui para ficar tudo como se foss um único amp.

Agora a briga é encaixar a caixa do sub... hehehehe

O player não pretendo usar Fosgate não, pelo menos as séries mais antigas... Pretendo usar mp3, DVD, USB, entrada para iPod e talz, os old school ainda não tinham isso...

abs!

Não por isso!!!

http://cgi.ebay.com/RARE-NEW-ROCKFORD-FOSG...p3286.m20.l1116

:legal:

Q tal??

Postado em
Mas esse não é Old School! hehehehehehehe

O player parece ser bem legal mesmo, mas mandar trazer tem que ter esquema pra não pagar imposto, senão fica bem mais caro do que já é...

por enquanto vamos deixar os Pioneer e ver no que dá..

Nah, mera especulação...

Nem sei se vale o que o cara pede...

Abs!

Postado em
Show de bola!

Aí é só inverer a polaridade nas ligações da fiação né?

Isso, só inverter a fase no player. A vantagem que vejo é que vc pode fazer uma caixa mais estreira... Sei lá, eu consideraria essa disposição do sub.

Bom, não deixe de postar fotos, viu...pq é a 6ª Montana que aparece por aqui e só duas mostraram as fotos da instalação...

Postado em
Isso, só inverter a fase no player. A vantagem que vejo é que vc pode fazer uma caixa mais estreira... Sei lá, eu consideraria essa disposição do sub.

Bom, não deixe de postar fotos, viu...pq é a 6ª Montana que aparece por aqui e só duas mostraram as fotos da instalação...

Com certeza meu camarada!

Pode deixar que postarei fotos dos equipamentos e do processo de instalação conforme for fazendo...

Esse fim de semana pretendo retirar o carpete traseiro para estudar a disposição dos amps e coloco umas fotos...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...