Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Otreblig

Dois 307 em um fusca.

Recommended Posts

Galera, estou com um UXP em uma caixa de 57litros no chiqueirinho do fusca que já consome quase todo espaço. Queria saber dos adeptos da Pioneer em fusca, já fi projeto com dois de 10" que se encaixam perfeitamente, mas minha dúvida é com relação aos de 12". Estou atras de opiniões dos usuários se é possível usar os dois subs ali com uma litragem aceitável para produzir bastante sub grave e um SPL legal também sem ter que tirar o encosto do banco traseiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, estou com um UXP em uma caixa de 57litros no chiqueirinho do fusca que já consome quase todo espaço. Queria saber dos adeptos da Pioneer em fusca, já fi projeto com dois de 10" que se encaixam perfeitamente, mas minha dúvida é com relação aos de 12". Estou atras de opiniões dos usuários se é possível usar os dois subs ali com uma litragem aceitável para produzir bastante sub grave e um SPL legal também sem ter que tirar o encosto do banco traseiro.

Da pra colocar dois pioneer sim, caso ficar apertado na litragem coloque virados pra dentro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensava em fazer uma caixa similar a esta ->

O problema é que pelo jeito que esta o som desse cara, deve ta todo desregulado ele nem deve saber as litragens, mas a idéia da caixa é válida, eu pretendia fazer assim também, com a parte do fundo levemente mais alta que a da frente para ganhar uns 5cm acima talvez, ficaria rente ao vidro, espero que isso de um ganho de quase 10 litros. Ai se optar por caixas nesse estilo também não seria possível vira-los para frente. Você já usou assim?

Compartilhar este post

Link para o post

aqui mesmo no spl tem um brother que fez a mesma coisa..mas nao foi do 307...acho que foi 306...fez num fusca...de uma pesquisada que tem...

;]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi, ficou bom, já com os sub pra fora da caixa ganhou uns litros a mais. Mas no projeto parece que foi retirado o encosto, ai fico meio assim e também não achei detalhes da caixa infelizmente, estou esperando uma luz do Rodrigo do fusca!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é eu já tinha lido todos os posts relacionados ao assunto antes de postar. Estou vendo o frete com o nojento já, caso não de certo, vou partir para as minhas medidas, talvez consiga fazer caixa de uns 90 litros e colocar os 307 pra tocar ali.

Mas grato de qualquer forma e parabéns pelo teu fuscão, esta muito bonito!

Compartilhar este post

Link para o post

valew....

90 litros na minha opinião ja da para fazer .... o grave externo ficara bem forte ..... so interno que poderia ser melhor !

Compartilhar este post

Link para o post

Falei com Joni, ele me passou umas medidas que em câmara única e mdf 18mm eu medi daria 110 litros.

Segundo ele, o que serviria seria isso:

Altura = +- 44 cm

Largura = +- 88 cm

Base Maior (parte de baixo) = +- 42 cm

Base Menor (parte de cima) = +- 30 cm

Como eu pretendo usar câmara única pra ganhar mais uns litros já estaria legal uns 100 litros na minha opinião. Essa caixa dele eu imagino que não sirva, mas vou refazer as medidas para ver o que consigo.

Quanto ao grave, eu acho que o interno vai ficar bom de qualquer jeito com dois 12 tocando na orelha, a minha prioridade então é mais o subgrave se estendendo pra fora do que o SPL. Pois caso eu resolva ouvir som com o fusca parado, e não tem como abrir mala, o grave tem que sair pra fora do fusca também, ai vou optar pela sugestão dos usuários na seção dos 307 ali, sugerindo 52 litros para isso e duto 4".

Compartilhar este post

Link para o post

Cara no site da BRAVOX tem uma parte lá onde vc joga as medidas que quer a caixa e ele calcula a litragem..... olha só a ideia que tenho pro meu fusca:

Altura: 44 cm

Largura: 88 cm

Base Maior: 40 cm

Base Menor: 30 cm

Espessura da madeira: 18 mm

de acordo com o site a caixa ficaria com 107 litros, que divididos em duas camaras daria mais ou menos uns 52 litros pra cada camara... sendo assim vc teria duas camaras com litragem bruta de 52 litros colocando um duto de 4 X 30 pra cada camara acho que teria uma caixa boa pra tocar legal....

me corrijam se eu estiver errado.....

OBS.: estas medidas foram as que consegui no meu fusca.... sem tirar o encosto do banco traseiro, ele apenas fica um pouquinho mais pra frente.... ah e lembrando que eu quero colocar os subs virados pra frente do carro e não para o teto.... quando for escutar o som baixo o encosto do banco....

Compartilhar este post

Link para o post

Entre 50 e 55 litros seria ideal, o problema é que eu desconfio que essas medidas não sejam condizentes com o tamanho do chiqueirinho. Aqui é um modelo de fusca 81.

Tirei uma foto só para se ter uma ideia de como ficou a minha caixa de 57 litros ali.

img2272k.th.jpg

img2273g.th.jpg

A minha caixa também fica com o encosto uns 3 dedos do suporte, ele ficou escorado direto na caixa. Como comentei contigo eu fiz as medidas em cima dessa caixa ai e a litragem máxima que cheguei ate o momento foi de 88 litros com mdf 18mm em câmara única. É necessário tomar cuidado pra não se iludir com as medidas pois essa minha caixa fiz originalmente para servir perfeitamente ai no chiqueirinho e no entanto ela deixou o encosto do banco 3 dedos do suporte.

Quanto aos subs eu vi relatos dos usuários por ai que virando pra frente ficou muito fraco mesmo o sub, pra cima ficou incomparavelmente mais forte e se virar pra trás, ficava mais forte ainda! Outro problema de virar para o lado da lataria ou do banco é que detona a borracha lateral do sub, eu tentei virar a caixa nessa posição, mas o sub fica meio esmagado ali. Então após ver isso vai ter que ser virado pra cima de qualquer forma, até pq fica 10x mais estético, bunitasso ver os subs excursionando! :rolleyes:

Edição: Como falei, deve-se tomar cuidado na hora de fazer as medidas por causa dos cantos arredondados do chiqueirinho, isso pode fazer com que a caixa não sirva perfeitamente e fique suspensa pelas quinas.

Compartilhar este post

Link para o post

cara não sei não... mas acho que dá pra tirar uma maior litragem dali sim... mas agora vc me deixou em dúvida.... alguem aí que tem som em fusca pode nos dizer quantos litros se tira do chiqueirinho??

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar fazer as medidas com alguma tábua e uns pedaços de papelão para tentar extrair o máximo das medidas sem errar, pois questão de 1cm mais de largura a caixa já era.

Claro que se tu aumentar a área da base, qualquer 1 ou 2 cm que forem aumentados de altura, já vai subir bastante a litragem da caixa, por isso eu imagino que a melhor forma seja uma caixa no formato já sugerido anteriormente aqui no fórum, seria nesse estilo:

tampomn0.th.jpg

O que vem a ser algo similar a caixa que eu postei no vídeo do Youtube ali em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

é sim... este modelo de caixa é o mais aconselhavel...... e da pra tirar boa litragem dela.....

mas o estranho é que uma vez havia um tópico do Rodrigo do Fusca fez uma caixa pra um sub de 15" e chegou a 140 litros brutos e 85 litros pro sub eu acho, pois ele fez uma repartição pra uma bateria auxiliar.... acho que dá pra chegar na litragem que vc quer sim....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achei ele no orkut por acaso, enviei uma mensagem mas ele não respondeu, seria bom uma ajuda ai. Desde que a caixa dele não tape todo o vidro traseiro com esses 140 litros, fazer algo próximo dos 100 deve ser fácil então...

Compartilhar este post

Link para o post

Até tenho fotos da caixa dele, mas não neste micro, assim que conseguir posto as fotos aqui... ficou bem legal a caixa dele e toca muito... tem no youtube os vídeos dele.... coloca lá algo como Protech no fusca, ou algo assim...

Compartilhar este post

Link para o post
Falei com Joni, ele me passou umas medidas que em câmara única e mdf 18mm eu medi daria 110 litros.

Segundo ele, o que serviria seria isso:

Altura = +- 44 cm

Largura = +- 88 cm

Base Maior (parte de baixo) = +- 42 cm

Base Menor (parte de cima) = +- 30 cm

Como eu pretendo usar câmara única pra ganhar mais uns litros já estaria legal uns 100 litros na minha opinião. Essa caixa dele eu imagino que não sirva, mas vou refazer as medidas para ver o que consigo.

Quanto ao grave, eu acho que o interno vai ficar bom de qualquer jeito com dois 12 tocando na orelha, a minha prioridade então é mais o subgrave se estendendo pra fora do que o SPL. Pois caso eu resolva ouvir som com o fusca parado, e não tem como abrir mala, o grave tem que sair pra fora do fusca também, ai vou optar pela sugestão dos usuários na seção dos 307 ali, sugerindo 52 litros para isso e duto 4".

Ola amigo to com um projeto de colocar 4 pioneer 308d2, estava imaginando em uma caixa com 4 sub de 12 com uma divisoria, so que nao tenho ideia da litragem ideal, ja comprei os sub, estou precisando de ajuda desesperadamente alguem poderia me ajudar, ficaria muito grato!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma pesquisada sobre o tópico de caixas para o 307, elas são iguais e é o acervo mais rico que temos no fórum. Depende do tipo de som que se quer extrair, eu prefiro as caixas um pouco maior que causam um SPL mais moderado e um subgrave mais forte, nesse projeto pretendia utilizar 52 litros como falei. Mas o nosso problema por aqui é como encaixar a caixa sem perder o banco traseiro, o que no seu caso, será inevitável!

Da uma olhada em vídeos pelo youtube que tu encontra vários tipos de sistemas montados com 4 subs em fusca para ter uma noção de como pode deixar a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

do meu chiqueirinho tirei 70L .. mas da para tirar mais ....

meus 70L vieram sem empurrar o encosta do banco traseiro para frente .....e ainda por cima da para botar o tampao e esconder o sub !

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o link do fusca do Rodrigo do Fusca é este aí

de acordo com ele esta caixa tem 140 litros brutos e 85 pro sub, ja que ela tem uma repartição pra colocar a bateria auxiliar....

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa caixa parece que ele conseguiu tirar um algo a mais da largura ali, e para 140 litros a altura dela parece ter ficado ótima!

Eu achei uma outra que se encaixa bem no estilo que agente esta procurando, tentei entrar em contato com o dono através de mensagem para ver a litragem e medidas para ter uma noção, vamos ver se ele responde. Abaixo o link da referida:

http://www.youtube.com/watch?v=UTkKqrNG3XI

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...