Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Malcriação forte nos 20hz.. Novos vídeos pag 11!!!

Recommended Posts

hiperim...

Essa ciência não é muito precisa, sobre quando sopra. Um duto de Xcm² é diferente de dois dutos de 0,5 X cm²...

Pois você tem perdas imensas nos dutos e tal...

Dependendo do material do duto, forma, curvas, rugosidade interna, entrada e saída (ressonador ou não) você consegue aumentar muito o desempenho e reduzir um monte as perdas! No livro que eu estudei esse assunto, é o suficiente para deixar um duto de 3" render igual a um de 4" :)

Não sei se é aplicável no caso do blOom. Mas falar que 29 m/s toca bem e 31 sopra, não existe... Cada caso é um caso.

Como o sub é imenso, e o duto também, acho que não sopra.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na hora!

94.28 litros LIVRES (tem 120,7 lts brutos, sem contar dutos, reforços, madeira...)

duto retangular: 1 duto de 6cm x 39cm x 80cm (FB em 28hz F3 em 26hz)

3 dutos de 4' por ~60cm se não me engano (dá a mesma sintonia)

Ou podes tentar usar a caixa que o wendell usa (e muitos aqui estão fazendo).. que perde um pouco abaixo de 30hz mas ganha acima de 50hz!

68.4 litros LIVRES (94.18 litros brutos)

duto retangular: 1 duto de 5cm x 39cm x 93,51cm (FB em 30hz, F3 em 29,99hz)

Qualquer coisa, estamos aí! :legal:

Caraca manow.... Da caixa bruta pra livre, perde se uns 25 litros em dutos, madeira e sub.............

No manual da mtx, pedem 2.25 ft3 pra caixa duta, que da aproximadamente 64 litros e fica sintonizada em 34 hz...

E como vc falou, sao pouquissimas musicas que vao abaixo dos 30 hz.... entao nao compensa fazer essas caixas maiores com sintonias mais baixas....

O esquema é fazer ela na sintonia minima de 30hz, como essa do wendell....... vai descer legal e render bem mais SPL....

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, com sintonia em torno da fs do sub ajuda em váários sentidos.. só traz vantagem! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, que bom vendo várias pessoas usando e discutindo sobre caixas para o T9515.

Quando comecei a usar esta criança (dezembro de 2005) penei um pouco para achar a caixa certa. Agradeço muito ao companheiro Noisesteel, que utilizava o T9 dele em selada de 70 Litros e nos brindava com vídeos do estrago.

Comecei com 68,8 Lts + 2 dutos de 3" x 38cm Sub montado "invertido" (nada muito bom, sem força nas low freq e soprando muito)

Passamos para 68,8 Lts + 2 dutos de 4" x 64cm Sub montado "invertido" (melhorou consideravelmente nas respostas das freq mais baixas e também ficou mais plano)

Partimos então para 79Lts livres selada Sub montado "invertido" (Muito plana, qualidade melhorou bastante, a percepção dos graves em músicas diversas ficou excelente)

Não contente parti para minha última empreitada:

Caixa com 129Lts (121 livres) 2 dutos 4" x 48 cm Sub montado "invertido" (Essa sim, sem dúvidas é a melhor configuração de caixa para este sub que pude ouvir, ou melhor, sentir. Subgrave absurdo, ficou coisa insana mesmo)

Type: Vented Box

Shape: Prism, slanted front

Vb = 121,4 liters

Fb = 25,98 Hz

F3 = 23,17 Hz

Fill = minimal

No. of Vents = 2

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 100, mm

Lv = 480, mm

As 3 primeiras caixas usava o amplificador SD2300.1 na última caixa o casamento foi com SD3000.1, perfeito.

Mas a vida nos faz tomar caminhos que nem sempre entendemos no início, hoje nãotenho mais nenhum som no carro, apenas um singelo player Pioneer + coaxial NAR nas portas. mas as prioridades foram executadas, resolvidas e os caminhos novamente me levam a um projeto de audio automotivo. Quem viver verá !!!

Bloom, desculpe usar muito do seu tópico, parabéns pelo som!!!

Abraços,

Romualdo Rios

Editado por Romu

Compartilhar este post

Link para o post

Caraca... Dessa forma ela desce até na porta do inferno..... Acho demais.... Pq morre mutio cedo nas frequencias mais altas...

Qual seria uma sintonia, boa pra ela, que aproveitasse bem o SPL e que desse um Subgrave bom???????

Seria em uns 30hz???? Qual litragem e dutos seria bom???

To pesquisando muito e enxendo bastante a paciencia do povo ai, por que to com 2 9515 aki e kero fazer um treco bom.....

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade, com sintonia em torno da fs do sub ajuda em váários sentidos.. só traz vantagem! ;)

Bloom,

Ignorancia pura o T9 !!!!

Desculpa aí invadir seu tópico, mas quais as vantagens que se tem com a sintonia do conjunto em torno do Fs do falante? Vc poderia me explicar?

Obrigado,

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Veja esses comentários do Paulo Duto:

O ar deve estar em fase; senão não há funcionamento correto; quando o cone se movimenta pra fora o ar sai pelo duto, e igualmente quando o cone entra o ar entrapelo duto;

Esse efeito, que funciona numa banda pequena, é o chamado efeito mola; A 1/2 oitava abaixo da sintonia o efeito já passa a ser contrário, quando o ar não mais em fase passa a empurrar o cone pra dentro e pra fora, aumentando a excursão, causa de muito prejuízo por aí.

(...)

Quando simulamos um falante já temos boa idéia do que serão seus limites; basta observá-los; quando colocarmos uma sintonia de 48hz num falante com fs de 30hz não podemos querer que ele vá reproduzir abaixo de 30hz; basta saber que vai haver o roll-off de 12dB/oitava, sobre-excursão, pico enorme (inexistente na música real);

Basta estudar resultados simulados para ver que o que funciona dentro do carro fechado, pelo ganho da cabine de até 12dBs abaixo de 70hz, quando estamos dentro de uma enorme band-pass, cai totalmente por terra quando abrimos a tampa traseira; temos perda de cerca de 8dBs abaixo dos 70hz; quando o acoplamento acústico da cabine se perde o falante se descontrola quando tenta tocar frequências a meia oitava abaixo da sintonia... isso não diz nada?

(...)

(Sobre os parametros)

Fs: Ressonância do falante ao ar livre (em free air);

É o ponto onde as partes móveis do falante ressonam; em regra vamos ter dificuldade em produzir a partir dele freqüências abaixo dela; assim um falante com fs de 55hz não vai produzir 35hz com desenvoltura; já um falante com fs de 35hz vai produzir 32hz se estiver em caixa com sintonia adequada; a exceção se dá quando o falante está colocado em corneta quando é menos afetado pelo valor do fs, e funciona mais como um pistão..

(...)

Veja que na caixa dutada bem projetada você consegue uma resposta de até +3db abaixo de 70hz, ou seja o que o cone estava tocando para dentro da caixa, igual ao que toca pra fora, é aproveitado como se fosse uma BP ao redor da frequência de sintonia. Sem o duto você precisaria dobrar a potência pra tocar a mesma coisa.

Essa sintonia bem projetada, e de acordo com os parâmetros do falante, segura o cone como se fosse uma mola, logo menos excursão, melhor resfriamento da bobina, alto falante mais durável enfim.

O preço é que se o falante for tocar frequências 1/2 oitava abaixo dessa frequência de sintonia, o que antes funcionava como mola, agora vai funcionar como impulsionador de aumento de excursão sendo uma das maiores causas dos danos em alto-falantes. O preço do mau projeto é arcado pelo consumidor! Cabe a ele ser mais exigente, inclusive consigo mesmo, buscando informação.

O cara entende mto! Aprendi MUUITO com ele! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fala serio hein BLoom [-] ...queria ter participado dessa epoca do forum viu. Esse negocio de só "ler bosta" e "falar bosta" tá ridiculo hj em dia no forum (claro q tudo tem exceção).

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Vim ate este topico pois estou com uma duvida, e como vc montou o T9 tlvz possa responder a algumas perguntas, bem como o pessoal que comentou, sao todos feras no assunto... :rever1:

Teno um Stetsom 1k6 @ 1ohm

Minha duvida e a seguinte:

Um Thunder 8515 tocaria forte utilizando meu modulo mesmo?

Meu modulo consegue empurrar 2 T8515? Ou e pouco pros 2? A outra opcao, caso o modulo seja fraco para os 8515 seria usar 2 7515, o grave seria bom?

Atualmente tenho 2 307 neste modulo, 1 8515 me daria mais SPL e subgrave que os 2 pioneers?

80 litros brutos em caixa dutada ficaria bom para o 8515?

Gostaria de opinioes...

Obrigado.

Editado por AbneR

Compartilhar este post

Link para o post

mermaoooooooooooooo

parece q tem o demonio no carro

ate que fim vi o bixo tocando hj ao vivo e olha que nem pocou no volume

e a galera na rua olhando??? ahuahuahu

muito perfeito tudo otimo...

as portas ficaram exelentes doido

se no video ja eh forte imagina ao vivo

fodao mermo paguei pau

hehehe

um dia vou ter um desse ai

e outra se kiser usar a mala TODA pra viajar e tal so tirar o mtx que fica um som melhor que o de muita gente por ai com os pw3 e os ti

bloom manda o link da chopeira ai ;)

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom e essa choppeira.. :pirou: eita set disparador de alarme!!! Não perdoa um!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

opa galera

bloon o negocio fico violento em que modulo vc usa pelo video parece um fosgat punch de quanto rms é?

n vejo a hora de pegar um t9

qual é o pejuizo que vou ter se eu fizer a caixa original ?ah qual o espaso que ele toma dentro da caixa vc sabe mais ou menos?

vi tocando num eclipce num campionato q fui com a caixa original achei bom gostozo de ouvir os tunnnnnn tuummmmmmm so n lembro se era de 12 ou 15, ja to anojado dos extreme grave seco perto da mtx ja tive 2 t8500 de 12"acho que era este o modelo era uns cromado com a caixa original empurrava com um banda 9.8 ba que gravezinho gostozo de escutar saudades.

Compartilhar este post

Link para o post
mermaoooooooooooooo

parece q tem o demonio no carro

ate que fim vi o bixo tocando hj ao vivo e olha que nem pocou no volume

e a galera na rua olhando??? ahuahuahu

muito perfeito tudo otimo...

as portas ficaram exelentes doido

se no video ja eh forte imagina ao vivo

fodao mermo paguei pau

hehehe

um dia vou ter um desse ai

e outra se kiser usar a mala TODA pra viajar e tal so tirar o mtx que fica um som melhor que o de muita gente por ai com os pw3 e os ti

bloom manda o link da chopeira ai ;)

[]-[]

pow.. vlw! Link da chopeira enviada por MP!

Bloom e essa choppeira.. :pirou: eita set disparador de alarme!!! Não perdoa um!!! :legal:

Pois eh.. tow pensando em botar uma chopeira na mala, junto ao T9... dps conto mais detalhes!

Compartilhar este post

Link para o post
opa galera

bloon o negocio fico violento em que modulo vc usa pelo video parece um fosgat punch de quanto rms é?

n vejo a hora de pegar um t9

qual é o pejuizo que vou ter se eu fizer a caixa original ?ah qual o espaso que ele toma dentro da caixa vc sabe mais ou menos?

vi tocando num eclipce num campionato q fui com a caixa original achei bom gostozo de ouvir os tunnnnnn tuummmmmmm so n lembro se era de 12 ou 15, ja to anojado dos extreme grave seco perto da mtx ja tive 2 t8500 de 12"acho que era este o modelo era uns cromado com a caixa original empurrava com um banda 9.8 ba que gravezinho gostozo de escutar saudades.

Pro mtx é um Stetson 2k5... mas uso tb um fosgate punch com 4x60wrms pros drives ti ou kit duas vias (selecionável por chave).. e um SD1000 pros 10pw3!

A caixa do manual é relativamente pequena (~70lts) mas permite que se aplique apenas 1000wrms (no max 1.5k), contra 3000wrms dessa caixa que foi projetada pelo wendel! Sinceramente, a do manual não é tão interessante! Ela até da um grave "macio" mas a do wendell controla melhor o sub, faz a bobina aquecer menos... só vantagens! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...