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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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bramer

Tensão das baterias

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Bom, perguntas simples pro pessoal comentar ai suas experiências com baterias.

 

Uma bateria parada por pouco tempo (menos de 1 dia) em perfeito estado de carga deveria estar com a tensão em qual valor +/- ?

 

Quais seriam valores preocupantes? Abaixo de quanto ?

 

 

 

Pergunto isso pois ultimamente ando com a pulga atrás da orelha. Não mudei em quase nada o sistema de alimentação do meu carro, APENAS coloquei os fusíveis necessários e parece que algumas coisas mudaram.

 

1 - com o carro ligado a noite (luzes ligadas) e o som em um volume X, a tensão (marcada pelo MC) fica abaixo do que era o comum. Antigamente só abaixava de 13.8v caso eu aumentasse o volume mesmo. Porem, hj, o comum nessa ocasião é 13.2~13.4v

 

2 - supomos que eu faça uma parada com o carro e o desligue (por 10 minutos), porem, continue com as luzes ligadas ou até mesmo o som baixinho. Após esse instante, quando eu ligo o carro o alternador fica pesado, como se eu tivesse ficado 1h ali parado com os equipamentos ligados. A tensão só chega em 13.8v caso eu mantenha o giro por volta de 3000rpm. Após alguns minutinhos a tensão começa a voltar ao "normal", que seria ali por uns 14.2v. Parece que minhas baterias de 150a são 2 baterias de moto :banghead

 

 

 

Hoje fiz um teste, separei todas as 3 baterias e deixei elas paradas por umas 5 horas. Lembrando que seu estado de carga é (deveria!) estar perfeito. Dei carga lenta nelas segunda-feira e não usei o som com o carro parado essa semana. Os resultados foram os seguintes:

 

Bateria 1 (cofre) moura 56a (velhinha já..) - 12.6v

Bateria 2 (aux) Pioneiro 150a (+ de 1 ano) - 12.55v

Bateria 3 (aux) Master 150a (+/- 6 meses) - 12.9v

 

Fiquei meio cabreiro com o resultado da pioneiro e coloquei ela pra dar carga lenta (conferi os níveis de água, tudo OK), porem, ela está carregada (não aceita mais carga).

 

Alguma idéia?

 

Desculpem o desabafo, mais é que ando chateado d+ com isso. Se eu ouço som por 15 minutos que seja, quando ligo o carro o alternador já ta bem pesado, coisa que não acontecia anteriormente. Nunca anteriormente meu setup tinha baixado de 12v com o som no maximo e carro desligado, mesmo após 2h direto ouvindo eletrônica com o T-2k clipando. No ultimo evento, fiquei nem meia hora e já tava batendo 11.6v, fiquei muito P da vida com isso...

 

:(

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ate onde eu sei, quando se instala fusiveis ou dijuntores, dificulta a passagem de energia. De repente pode ser isso ...

 

de qualquer forma, prefiro que o alternador fique pesado do que correr risco de dar algum problema...

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Eu acho que fusiveis e disjuntores num podem dificultar a passagem de corrente nao!! ate pq qnd um disjuntor esta ligado por exemplo eh pra ter resistencia TEORICA 0.....

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eu acho que dificulta sim...

 

 

Pode observar que quem tem paredao de som nao usa fusiveis....

 

Uma ver perguntei pra alguns e todos responderam a mesma coisa... que perde tensão em virtude dos dijuntores ou fusiveis...

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Ja tentou dar carga em TODAS as baterias ???Pode ser q elas esto descarregadas po terem sido usadas muito e tempo assim nao voltando a sua carg normal outra coisa a su bateria tem q estr dando 12,6 volts fmz abraços outra coisa se alguma bateria estiver ruim ela rouba carga das outras fmz abraços....................

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esses 12,55 da pioneiro estão meio baixos

 

 

a bateria em repouso deve ficar ali com seus 12,6 12,7 bem carregadinha.

 

nenhum eletricista tem ae os medidores de carga? são aparelhos que tem uma resistencia cavala e um voltimetro.Quando se aperta um botao ele liga essa resistencia e dá uam descarga na bateria pra ver o quanto ela vai arriar a tensão.Tu tens tbm como ver a densidade da solução.

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Na dúvida, faz um 'by-pass' nos fusíveis e vê se a tensão aumenta...

 

será que não pode ser alguma junção que não tá legal?

 

abs

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se vc liga as 3 juntas, ta errado assim.baterias so deveriam ser ligadas juntas se sao identicas e com mesmo tempo de uso.no seu caso,se uma tiver meio bichada,que e o que parece, vai prejudicar as outras.outra coisa e medi-las sem carga...nao diz muita coisa.agora vai aparecer alguem e dizer que ele usa assim e sempre funcionou ok :pirou:

Editado por rollingsounds

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se vc liga as 3 juntas, ta errado assim.baterias so deveriam ser ligadas juntas se sao identicas e com mesmo tempo de uso.no seu caso,se uma tiver meio bichada,que e o que parece, vai prejudicar as outras.outra coisa e medi-las sem carga...nao diz muita coisa.agora vai aparecer alguem e dizer que ele usa assim e sempre funcionou ok :pirou:

 

bom, acho que sou eu o alguém hehehe

 

o único problema é que a bichada prejudica a carga das outras, mas não as placas ou muito menos os itens plásticos/PVC, lamento, mas é lenda urbana

 

 

bramer, troca de multímetro :rolleyes:

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meu carro, quando to duro, fica sempre parado, da ultima vez, deixei ele a noite, só fui pegar no outro dia, a tarde...

 

sempre carrego multimetro no carro (vagabundinho, 15 conto) testei e a tensão tava no 12.8 ~ 12.6

 

carro ligado não chega em 14.4V nem a pau, o máximo é 13.8 (1000rmp), som ligado baixa pouca coisa.

 

bateria é uma moura 75AH.

 

acho que suas baterias estão fadigadas :(

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esses 12,55 da pioneiro estão meio baixos

 

 

a bateria em repouso deve ficar ali com seus 12,6 12,7 bem carregadinha.

 

nenhum eletricista tem ae os medidores de carga? são aparelhos que tem uma resistencia cavala e um voltimetro.Quando se aperta um botao ele liga essa resistencia e dá uam descarga na bateria pra ver o quanto ela vai arriar a tensão.Tu tens tbm como ver a densidade da solução.

 

 

Fala Carlos..

 

Fui na auto elétrica hj a tarde (na que eu sempre vou, conheço o pessoal já), tinha uma fila dos inferno e veio todo mundo ver meu som suaeheuaaushea, bom que todos os funcionarios tavam ali, tinha uns 3 com equips em mãos...

 

Enfim. Fiz os 2 testes que vc falou. Medindo a solução, indica 100% de carga. Colocando aquele aparelho que da um "curto" na saida (resistencia baixa), medindo as 2 baterias de 150a independentes. AMBAS não baixaram de 12v (confirmado pelo multimetro e pelo voltimetro do MC). Carga está 100% completa, solução em perfeito estado....enfim, baterias OK.

 

 

A bateria do cofre (selada) tmb foi pro teste de resistencia e foi aprovada, carga tudo ok.

 

To começando a achar que a porcaria do meu alternador (original 100ah) ta bixado (denovo). Se eu deixo apenas uma bateria de 150a ligada, basta dar a partida no carro que a tensão fica em 14.36v rapidin, se eu ligar as 2 de 150a e der partida no carro, a tensão fica em 13.6 por um tempinho e depois chega na casa de 14.2v (sofrido as vezes). Alguma idéia do que possa ser???

 

 

 

DELIMAJU: po mano, tem 2 multimetro no carro e o voltimetro do MC, todos eles com valores iguais, vai dizer que ta tudo com problema agora? suaehuaeh ZICAAA

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acho que suas baterias estão fadigadas :(

 

Cara, isso é uma verdade mesmo. Uma vez até criei um topico aqui a respeito de "BATERIAS OCIOSAS", quando fiquei uns 2 meses sem trio e os 360a só pra dar partida no carro e som interno hehehe. Quando coloquei o som devolta, as baterias pareciam mto ociosas cara, mto estranho...teve mais gente que falou que ja passou por isso tambem

 

 

:blink:

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poutz, dei obrigado sem querer, malz ae huahauha

 

sobre baterias, meu tio é eletricista, revendedor moura/ajax/cral, ele comentou que, conforme o tempo passa/damos carga nas baterias, A RESISTENCIA dele abaixa, tipo, uma zera, fica segurando o som por xx minutos em 13V por ex., uma que ja deu desgarregou/deu carga lenta, só vai segurar por x minutos.

 

e meu tio manja!

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poutz, dei obrigado sem querer, malz ae huahauha

 

sobre baterias, meu tio é eletricista, revendedor moura/ajax/cral, ele comentou que, conforme o tempo passa/damos carga nas baterias, A RESISTENCIA dele abaixa, tipo, uma zera, fica segurando o som por xx minutos em 13V por ex., uma que ja deu desgarregou/deu carga lenta, só vai segurar por x minutos.

 

e meu tio manja!

 

De nada cara! uhsueahuehauea :legal:

 

 

Cara, se teu tio manja mesmo, pergunta pra ele o PQ as baterias soam (de suar mesmo!) as vezes. Isso é muito comum e até hj ninguem soube me explicar. Sempre falaram que era vazamentos e tal. Mais com certeza não é, independente de bateria nova, velha, selada...

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'bramer'

Bom, perguntas simples pro pessoal comentar ai suas experiências com baterias.

Uma bateria parada por pouco tempo (menos de 1 dia) em perfeito estado de carga deveria estar com a tensão em qual valor +/- ?

 

Se nada estiver roubando carga ou ela não estiver com algum vaso em curto +- 12,5V !!!

Bramer faça o seguinte teste, deixe as Baterias isoladas uma da outra sem nada ligado a elas de um dia para o outro e veja a que vai estar mais fraca, se ela marcar menos que 12v ela esta com defeito !!!

Quando uma bateria de um Banco de baterias esta ruim as outras ficam mascarando ela !!!

Reforce o Cabo Positivo que vem do Alternador e o Negativo da Bateria do Motor, puche o Positivo para as Baterias Auxiliares direto do Alternador e evite usar Porta Fusível pois eles agem como uma resistência use Disjuntor.

O ideal seria que as três Baterias fossem iguais em A/H mas sei que geralmente no motor a limitação é grande então pelomenos que as três sejam da mesma marca e do mesmo lote pois assim a "impedância" isso mesmo "impedância" delas sera praticamente igual e fato de uma ser de 60A/H e as demais de 150A/H na hora da carga via Alternador a de 60A/H não será danificada (coisa que geralmente acontece).

Bateria é confiança peso matéria prima de qualidade (tipo não usar chumbo re-utilizado) !!!

A única forma e mais confiável de ver a carga de uma Bateria é o modo mais Antigo existente menos nocivo à bateria (a milésimo de segundo de um simples curto a bateria perde 20% de capacidade de carga para o resto da vida) que é o "Densímetro" aquela chupeta de vidro !!!

 

Abraço !!!

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eu até perguntaria, só que ele mora em minas, e eu na bahia

 

rimou hehe

 

mais cara, isso é algo que me intriga, essa semana limpei uma ajax 60AH e deixei guardada no quintal, não se mexeu nem nada, e hoje ela ta suadona, é tipo um liquido meloso, coisa nojenta,

 

e parece que é vazamento mesmo, porque encostei minha camisa la, e quando minha mãe lavou rasgou na barriga (local que encostei), ou seja, é solução.

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'bramer'

De nada cara! uhsueahuehauea :legal:

Cara, se teu tio manja mesmo, pergunta pra ele o PQ as baterias soam (de suar mesmo!) as vezes. Isso é muito comum e até hj ninguem soube me explicar. Sempre falaram que era vazamentos e tal. Mais com certeza não é, independente de bateria nova, velha, selada...

 

Esse lance de suar ... você não estaria usando a Bateria sem retirar do plástico não ???

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De nada cara! uhsueahuehauea :legal:

 

 

Cara, se teu tio manja mesmo, pergunta pra ele o PQ as baterias soam (de suar mesmo!) as vezes. Isso é muito comum e até hj ninguem soube me explicar. Sempre falaram que era vazamentos e tal. Mais com certeza não é, independente de bateria nova, velha, selada...

 

ehehehe, de bateria eu manjo, já tive quase uma pós com o pessoal que nos fornece baterias(trabalho com nobreaks)

 

então, as baterias no seu processo de carga ficam com a temperatura da solução mais elevada, devido a reação que acontece (eletrolise) ali dentro.Se vc abrir as tampas enquanto carrega vai ver a solução borbulhando.Pois então a partir do momento que ela aquece a solução , parte dessa solução evapora e acaba condensando.

 

As baterias com rolhas(baixa manutenção) tem nas rolhas um sistema que escorre essa solução condensada e ping de volta na bateria para o nivel não baixar.

 

Já as baterias free, são fechadas e tbm, possuem uma unidade condensadora que condensa os vapores de solução.

 

Eu acho que tu tem muita bateria pra só um alternador de 100Ah.Pode vir a danificar o induzido.Se você puder o itneressante seria adpatar mais um alternador.Isso se seu carro não for 1.0 , já que vai perder potencia.Ou então você compra um carregador de uns 30A e deixa carregando de noite.

Prefira oscom flutuação em 13,8V.

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Bramer, creio que a colocação dos fusíveis tenha sido coincidência apenas. Verifique se os porta-fuses esquentam. Se não, tá tudo ok.

 

Quanto ao uso de bateria diferentes, não há o menor problema... cada bateria faz internamente (fenômeno físico/químico) sua limitação de corrente de carga em flutuação, e limitação de corrente fornecida. Todo gerador possui uma resistência interna, que equaliza o consumo entre elas.

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'Kleberlpa'

 

Quanto ao uso de bateria diferentes, não há o menor problema... cada bateria faz internamente (fenômeno físico/químico) sua limitação de corrente de carga em flutuação, e limitação de corrente fornecida. Todo gerador possui uma resistência interna, que equaliza o consumo entre elas.

 

Klebin ... boa noite !!!

 

Da para você explicar melhor a parte grifada ???

 

Obrigado !!!

Editado por JOAO DA BANDA

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Bramer, creio que a colocação dos fusíveis tenha sido coincidência apenas. Verifique se os porta-fuses esquentam. Se não, tá tudo ok.

 

Quanto ao uso de bateria diferentes, não há o menor problema... cada bateria faz internamente (fenômeno físico/químico) sua limitação de corrente de carga em flutuação, e limitação de corrente fornecida. Todo gerador possui uma resistência interna, que equaliza o consumo entre elas.

 

 

qual o problema do fusivel esquentar?

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'Kleberlpa'

 

Quanto ao uso de bateria diferentes, não há o menor problema... cada bateria faz internamente (fenômeno físico/químico) sua limitação de corrente de carga em flutuação, e limitação de corrente fornecida. Todo gerador possui uma resistência interna, que equaliza o consumo entre elas.

 

 

Klebin ... boa noite !!!

 

Da para você explicar melhor a parte grifada ???

 

Obrigado !!!

 

Todo gerador possui uma resistência interna, que se comporta como um resistor em série com o gerador (por exemplo, a bateria). Este resistor é quem limita a corrente que a bateria fornece.

 

Assumindo que esta bateria se comporte, então, como um resistor, podemos dizer que, assim como um resistor, quanto maior a tensão aplicada sobre ele, maior a corrente circulante. Esta tensão é, na realidade, a diferença entre a tensão da bateria e a tensão de flutuação.

 

Assim dizendo, se sua bateria está a 10V e sua tensão de flutuação é de 14V, vc tem uma diferença de 4V, que corresponderá a uma corrente X de carga (que depende da resistência interna da bateria). Quando esta tensão for de 2V, a corrente será a metade, até atingir um ponto de equilíbrio. Por isto que as baterias automotivas tem especificada a tensão máxima de flutuação. Tensões maiores induzem a correntes maiores, o que ferve o eletrólito e danifica a bateria.

 

Como cada bateria controla sozinha sua carga, tanto faz se vc tem baterias iguais ou diferentes, cada uma se carregará no seu tempo. Da mesma forma, por conta de sua resistência interna (e da queda de tensão inerente à bateria) é que cada bateria determina qual a sua porcentagem de participação em cada requisição de corrente.

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qual o problema do fusivel esquentar?

 

O fusível esquenta naturalmente, é sua função natural no circuito. O porta-fusível é que não pode esquentar, pois isto indica que a transferência de corrente não está boa.

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mais as baterias não soam somente quando estão sendo carregadas, já vi (não só no meu carro) as baterias soarem paradas mesmo...Não estou usando os plasticos hehe

 

Nenhuma das baterias do sistema fica abaixo de 12.5v, essa pioneiro ficou fora do carro por uma semana +/- e antes de por novamente no carro, a mesma indicava 12.65v

 

Sobre a impedancia interna da bateria, já sabia, mais muito importante esclarecer isso. De certa forma (aliado aos comentarios do kleber), chegamos a conclusão de que não existem SERIOS problemas em usar baterias diferentes no sistema.

 

Sobre os cabos, fiz BIG3 na minha corsa faz bastante tempo já, foi notoria a diferença. 21mm² no alternador, reforço do terra do motor e da bateria do cofre. O resto da instalação é apenas com cabos 25mm² e 35mm².

 

 

Não sabia da diferença entre fusiveis e disjuntores. Porem, muito boa a informação. Vou ver o que faço aqui e vou tentar substituir os fusiveis que uso entre as baterias por disjuntores. Creio que vou manter os Siemens de 63a que tenho (até hj nunca me encomodaram e funcionam perfeitamente. Desarmou apenas 2 vezes, uma delas quando fechei um curto "besta" com uma chave de boca haha)

 

 

 

CARLOS

 

 

Até hj nunca tive maiores problemas em realizar a carga das minhas baterias, meu alternador sempre deu conta do serviço, visto que uso bastante o carro (cerca de umas 3h por dia no minimo...). Alem do mais, possuo um carregador regulavel de até 50a com aux. de partida. Volta e meia eu deixo ele dando carga lenta no sistema por algumas horas, porem, isso nunca se fez necessario. Faço apenas as vezes p/ alivio de conciencia.

 

 

Vou fazer testes nos fusiveis, a principio eles não estão esquentando (ja conferi). Já pensei em instalar + 1 alternador SIM hahah, mais desanimei da idéia depois de um tempo, muito impenho e serviço, acertar um local, correia, polia, suporte, esticador...putz!

 

 

Uma coisa que ta me deixando cabrero é isso:

 

Se eu deixo apenas uma bateria de 150a ligada, basta dar a partida no carro que a tensão fica em 14.36v rapidin, se eu ligar as 2 de 150a e der partida no carro, a tensão fica em 13.6 por um tempinho e depois chega na casa de 14.2v (sofrido as vezes). Alguma idéia do que possa ser???

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E com carro desligado!??

 

É normal a tensão cair pro 12v ?? Mesmo as baterias tando carregadinhas depois de um tempo isto ocorrer?? Estou com 2000a pra 4 x T8500 ainda acho que elas estão fazendo milagre rsrsrs

 

Detalhe ja queimei dois carregadores de bateria Hork de 50a que com ctz nao dão estes 50a porque deixo la carregando em 40a com todas as baterias em paralelo por umas 48 horas e já é duas vezes que o madito queima!! srs

 

Agora pedi um de 100a modelo de alto eletrica!!! kkkk vamos esperar pra ver rsrs

 

Abçx

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