Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipesom

fonte de computador

Recommended Posts

Postado em

Senhores,

estou com uns altos sobrando aqui em cs e decidi fazer um caminhaozinho com som.

hehehehehehe

tenho um CDzinho e dois pares de mid e um amp falcon de 140rms.

Estou querendo montar ele com fonte pra ligar na tomada.

Sera que uma fonte de comp segura o cd e outra o amp?

o que mais poderia usar como fonte pra tocar isso?

valeu

Postado em

tenhoo a mesma dúvida

eu tenho um tocafitas digital roadstar empurrando um sub antigo de 10'' e um par de bomber pentaxial.

tocafitas ligado em fonte de pc.

to afim de comprar um módulo de 3 canais ou um mono só para empurrar o sub.

será que só uma fonte segura?

Postado em

Uma fonte só nao segura nem o cd player se vc aumentar d+ o volume, bass, etc. Pelo menos eu já testei aki com o meu 3050 e a fonte desarmou. Mas era uma fonte d apenas 300W (generica ainda kkkk)...nao sei as de 400/450W.

Pra alimentar um amp. (mesmo fraquinho) acho q é necessario mais de uma fonte.

abraços

Postado em
Uma fonte só nao segura nem o cd player se vc aumentar d+ o volume, bass, etc. Pelo menos eu já testei aki com o meu 3050 e a fonte desarmou. Mas era uma fonte d apenas 300W (generica ainda kkkk)...nao sei as de 400/450W.

Pra alimentar um amp. (mesmo fraquinho) acho q é necessario mais de uma fonte.

abraços

Um amigo meu pegou uma fonte minha emprestada, de 300 W genérica (e por falar nisso o FDP nunca devolveu, kkkkkk). Ele ligava 2 Street Bass de 12 em uma Pyramid Super Pro 1000. Só cortava em volume muito alto, e o único problema que tivemos de verdade foi o fio da fonte (os de saída de voltagem) Apresentarem aquecimento. Só. Então, pra mim, uma fonte vai ficar perfeita para o que voce deseja. Não conheço esse ampli, mas pra comparar, tinha um stetsom CL1000 em uma fonte de 400W generica tbm e nunca desarmou nem esquentava nada.

Postado em

o amp e fraquinho. Sao dois canais. Aqueles boosters. Deve ser na mesma potencia desse CL 1000. E so pra dar uma melhorada. A ideia e so um sonzinho de leve mesmo. Vou ver se arrumo uma fonte de computador mais parrudinha! hehehehe

Postado em
o amp e fraquinho. Sao dois canais. Aqueles boosters. Deve ser na mesma potencia desse CL 1000. E so pra dar uma melhorada. A ideia e so um sonzinho de leve mesmo. Vou ver se arrumo uma fonte de computador mais parrudinha! hehehehe

Que nada, coloca esse treco pra funfar ae cara. Fio preto e amarelo e taca som. Se der algum problema vc vai descobrir, pq a fonte vai desligar por proteção, mas creio que não dará não.

Postado em

Cara, se souber um pouquinho de eletrônica, tenta modificar a fonte para dar 13,8v!

Fica bem melhor. Já usei assim como o amigo informou, porém ela desarmava fácil. Com a fonte modificada, ela aguenta um bom tranco! :legal:

Postado em

eu não confio muito nesse lance de fonte modificada.

ja li vários posts de gene dizendo que queimou os zenner adaptado

e se isso acontecer...a tensão de saída sobre pra caramba....e queima o que tiver ligado nela

Postado em

normalmente cdplayer tem fusível de proteção de 10A...isso quer dizer que o player consome menos de 10A ( em torno de 8A tocando a 2ohms com regulagens altas)

Postado em

acho q só uma fonte não aguenta não.

e só recomendar pelos watts não da sempre certo, melhor olhar quantos A tem na linha 12v.

e sobre o fato de modificar a fonte pra 13.8v, eu fiz isso numa aqui esses dias, aparentimente funcionou, só preciso de um voltimetro pra ver se funcionou.

sobre queimar os diodos, e se eu botar um fusivel, ai se a voltagem aumentace o fusivel iria queimar certo?

a minha fonte generica, tem uns 15A na linha 12v, então vou botar um fusivel de 15A.

eu só testei a fonte num compressor 12v, e agora fiucou mais fote, acho q funciono o md hehe.

Postado em
acho q só uma fonte não aguenta não.

e só recomendar pelos watts não da sempre certo, melhor olhar quantos A tem na linha 12v.

e sobre o fato de modificar a fonte pra 13.8v, eu fiz isso numa aqui esses dias, aparentimente funcionou, só preciso de um voltimetro pra ver se funcionou.

sobre queimar os diodos, e se eu botar um fusivel, ai se a voltagem aumentace o fusivel iria queimar certo?

a minha fonte generica, tem uns 15A na linha 12v, então vou botar um fusivel de 15A.

eu só testei a fonte num compressor 12v, e agora fiucou mais fote, acho q funciono o md hehe.

Esse fusível que você está pensando em colocar que nada serve, pois ele não tem um "detector" de voltagem. Ele só abre com determinada corrente, podendo passar por ele tranquilamente 400 V, desde que não ultrapasse os 15 A.

Para o dono do tópico, ao meu ver isso vai gerar um monte de "funciona e não funciona". Eu já testei e funcionou legal, alguns outros amigos foristas testaram e não funcionou perfeitamente, então, acho que a coisa mais correta a fazer é: Ligar a fonte e testar. Pode ser que pra você funcione ou não. E isso, acredito que só testando mesmo!

Até + hand26

Postado em
Esse fusível que você está pensando em colocar que nada serve, pois ele não tem um "detector" de voltagem. Ele só abre com determinada corrente, podendo passar por ele tranquilamente 400 V, desde que não ultrapasse os 15 A.

Para o dono do tópico, ao meu ver isso vai gerar um monte de "funciona e não funciona". Eu já testei e funcionou legal, alguns outros amigos foristas testaram e não funcionou perfeitamente, então, acho que a coisa mais correta a fazer é: Ligar a fonte e testar. Pode ser que pra você funcione ou não. E isso, acredito que só testando mesmo!

Até + hand26

poisé eu pensei q o fusivel poderia adiantar em nada, mas então, vc teria algo q eu possa usar para q se acontecesse dos diodos estourarem não deixase a voltagem passar de uns 14v, ou algo q desarmasse sei la, como eu queria q o fusivel fisece.

Postado em
aroveitando o tópico, como faço pra ligar uma fonte ATX sem estar ligada no pc?

simples, só vc ligar o fio verde dela (é o unico q tem, esta junto com o "chicote" 20/24 pinos q alimenta a placa mãe) a qualquer preto (terra, negativo) da fonte. e ela ligara normalmente.

Postado em
poisé eu pensei q o fusivel poderia adiantar em nada, mas então, vc teria algo q eu possa usar para q se acontecesse dos diodos estourarem não deixase a voltagem passar de uns 14v, ou algo q desarmasse sei la, como eu queria q o fusivel fisece.

Cara, eu sempre pensei em uma coisa assim, mas nunca teste. Não sei se funciona e também não sei como se comportaria em uma fonte de pc, pois ela possui preteção contra curto. Não sei se alterando a fonte ela perde essa proteção ou se ela fica mais "deficiente" pois nunca alterei uma fonte.

prot.jpg

Tá meio tosco, mas dá pra ter uma noção!!

Postado em

uma vez eu tava numa loja de eletrônica conversando com o vendedor sobre fontes e tal, e um outro cliente entrou na conversa e me falou que o pessoal que usa rádio amador altera o 5V da fonte pra subir pra 12v, e da mais corrente doq ue o 12v original da fonte, snme era algo em torno de 40A que ele me falou, disse pra procurar o forum deles (nao lembro a http) que tinha o esquema lá..

no fim acabei nem procurando pq nao tinha fonte sobrando aqui, agpra tem uma sobrando, queimei ela ligando um MC de 2 farad, mas é só consertar..

sobre como eu queimei ela, eu liguei o MC normalmente, ai depois desliguei a fonte com o MC ligado...

fsaiu fumaça e n ligou mais :P

Postado em
Cara, eu sempre pensei em uma coisa assim, mas nunca teste. Não sei se funciona e também não sei como se comportaria em uma fonte de pc, pois ela possui preteção contra curto. Não sei se alterando a fonte ela perde essa proteção ou se ela fica mais "deficiente" pois nunca alterei uma fonte.

prot.jpg

Tá meio tosco, mas dá pra ter uma noção!!

não entendi muito o seu esquema não =/

não entendi alguns "nomes" das "peças" rsrs

esplica melhor :legal:

Postado em
uma vez eu tava numa loja de eletrônica conversando com o vendedor sobre fontes e tal, e um outro cliente entrou na conversa e me falou que o pessoal que usa rádio amador altera o 5V da fonte pra subir pra 12v, e da mais corrente doq ue o 12v original da fonte, snme era algo em torno de 40A que ele me falou, disse pra procurar o forum deles (nao lembro a http) que tinha o esquema lá..

no fim acabei nem procurando pq nao tinha fonte sobrando aqui, agpra tem uma sobrando, queimei ela ligando um MC de 2 farad, mas é só consertar..

sobre como eu queimei ela, eu liguei o MC normalmente, ai depois desliguei a fonte com o MC ligado...

fsaiu fumaça e n ligou mais :P

putz, q estranho né, aqui eu ligo a minha fonte numa bateria e ela não faz nada, a não ser ligar o cooler hehe.

sera q o mc mando muita voltagem pra coitada?

mas oq queimo? da pra ver, pq se foi algum capacitor q estufoi é facilimo de troca, deve ter cido pq são eles q controlam a corrente.

e pra aumentar a linha 5v da fonte ao inves da 12v, é bem mais dificil, pq a fonte se baseia na linha 5v pra controlar as outras, por isso removendo um capacitor la, a linha 12v não tem mais controle, ai botando os diodos com a lina 5v e 12v, ai vc faz um novo controle pra linha 12v baseado na linha 5v, pra fazer o contrario ja não é tão simples assim....

Postado em
não entendi muito o seu esquema não =/

não entendi alguns "nomes" das "peças" rsrs

esplica melhor :legal:

Tá bem simples, mas vamos lá. Onde tá 220uF é o valor do capacitor, 100 R é o valor do resistor, que é de 100 Ohms, 14 V é a voltagem do zener (pode ser 15). Bc 548 é um transistor, e Tip 35 é outro. O diodo que não tem nada escrito, pode ser qqr um comum, 1N4148, 1N4007, etc...

Ficou alguma dúvida ainda?

Vlw.... hand26

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...