Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gu_mazza

Duvidas em atenuação L-Pad

Recommended Posts

Olá amigos foristas

Estou na faze de acertar a atenuação dos falantes, só que me surgiram duvidas

Quais os melhores tipos de resistores que posso usar?

Qual deve ser a potência (W) que devo comprar os resistores para um sitema de 120W por canal?

Procurei eletronicas na net que vendem, mas eles não falam quais as resistencias (ohms) disponiveis. Alguem teria uma lista com os tais valores? Preciso para calcular quais valores terei que associar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você calcula normalmente. Na hora de comprar, pode pegar o que tiver na loja, com até 20% de diferença em casos extremos. O ideal é até 10%.

A potência vai depender...

Por exemplo, se vc tem um resistor de 4R em série com um falante de 4 ohms, vc precisa de um resistor com a metade da potência, por segurança (pode ser menos, mas é melhor não arriscar). Se esse resistor estiver em série com um falante de 2 ohms, vai precisar ter 70%.

O ideal é passar os valores, pra ajudarmos nestes cálculos.

Compartilhar este post

Link para o post
Você calcula normalmente. Na hora de comprar, pode pegar o que tiver na loja, com até 20% de diferença em casos extremos. O ideal é até 10%.

A potência vai depender...

Por exemplo, se vc tem um resistor de 4R em série com um falante de 4 ohms, vc precisa de um resistor com a metade da potência, por segurança (pode ser menos, mas é melhor não arriscar). Se esse resistor estiver em série com um falante de 2 ohms, vai precisar ter 70%.

O ideal é passar os valores, pra ajudarmos nestes cálculos.

Oque vc quiz dizer com 20% de diferença?

Qdo perguntei qual o tipo de resistor estava me referindo a resistor de filme metalico, filme carbono, carvão, porcelana, SMD....

O Miguel Nabuco no projeto dele, ele usa resistores de filme e não aconselha os de fio pois tem alta indutancia.

Sobre a potência não entendi muito bem

Qual seria a relação potência (W do resistor) X potência (W som)

2dbcv0.th.jpg

3dbma9.th.jpg

Posso associar os resistores de diferentes valores ohmicos em paralelo para chegar ao valor que necessito?

EX: 1,17 Ohm - 0,56 ohm + 0,39 ohm + 0,22 ohm

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de uma coisa

Como que calculo o "Re" e o "Le" de um falante ou TW?

Vou construir uma rede zobel para cada falante. Ou não há necessidade?

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz,

quando utilizei Lpad , fiz com resistor de fio mesmo (aquele verdinho de 5 ou 10 watts) , aquecia um pouco mas nunca pegou fogo não ehehehe.

Utilizei (fiz) umas duas ou tres vezes , quando cismei eu usar drivers com boca curta como midranges pra som interno em sets diferentes

Lembro que ficou excelente e nunca apresentou problemas.

A precisão que vc quer vai depender do que o seu projeto aí exige .

Grande abraço

PS: quanto a rede zobel , veja se a resposta do falante está de acordo com seu gosto antes de fazer a rede.

edit: acrescimo de informação

Compartilhar este post

Link para o post
rapaz,

quando utilizei Lpad , fiz com resistor de fio mesmo (aquele verdinho de 5 ou 10 watts) , aquecia um pouco mas nunca pegou fogo não ehehehe.

Utilizei (fiz) umas duas ou tres vezes , quando cismei eu usar drivers com boca curta como midranges pra som interno em sets diferentes

Lembro que ficou excelente e nunca apresentou problemas.

A precisão que vc quer vai depender do que o seu projeto aí exige .

Grande abraço

PS: quanto a rede zobel , veja se a resposta do falante está de acordo com seu gosto antes de fazer a rede.

edit: acrescimo de informação

Então amigo, meu tw está cortado em 5Khz 18dB/8ª e acho que ele está dando pico entre os 5 e 6 khz e está muito mais presente que o Mid.

Preciso que alguem me ensine a calcular o Le e Re para que possa calcular os valores do cap. e do rsistor para a Zobel.

Outros problema que encontrei foi com a potência dos resitores. Meu projeto vai ter por volta dos 120W Rms por canal, é um 3 vias em bi-amp (Tw+full em 1 canal e o Mid em outro).

Pensei em usar os resistores de filme, pelo menos não esquenta tanto...rsrsrs, pensei tbm nos cerâmicos, mas são caros.

Obrigado por me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Re e Le é mais fácil pedir pra fábrica. Já consegui com a Bravox uma vez. Qual é seu kit?

Seguinte, Lpad só vale a pena quando vc precisa manter a impedância... se seu kit tem crossover independente pro tweeter, vale mais a pena usar apenas um resistor em série. Experimente um de 3R x 20W em série, de cerâmica. Pra matar esse pico, dá pra arriscar uma zobel mais ou menos pelo problema que vc relata... experimente um resistor de 5R x 20W em série com 2 capacitores de poliéster de 3,3uF. Isto vai te dar alguma atenuação lá pelos 7KHz, que é o problema de muitos tweeters.

Use resistor de cerâmica pra atenuar, e de fio pra zobel.

Compartilhar este post

Link para o post
Re e Le é mais fácil pedir pra fábrica. Já consegui com a Bravox uma vez. Qual é seu kit?

Seguinte, Lpad só vale a pena quando vc precisa manter a impedância... se seu kit tem crossover independente pro tweeter, vale mais a pena usar apenas um resistor em série. Experimente um de 3R x 20W em série, de cerâmica. Pra matar esse pico, dá pra arriscar uma zobel mais ou menos pelo problema que vc relata... experimente um resistor de 5R x 20W em série com 2 capacitores de poliéster de 3,3uF. Isto vai te dar alguma atenuação lá pelos 7KHz, que é o problema de muitos tweeters.

Use resistor de cerâmica pra atenuar, e de fio pra zobel.

Então kleber, meu kit sou eu que estou montando. Vai ser 3 vias com mids Keybass, fulls Samsung e Tw 3/4 Selenium, os cross são estão prontos e cortados da seguinte forma: mids - HP 300Hz 2ªordem, fulls - BP - 300-5KHZ 3ªordem e TW - HP 5Khz 3ªordem

Vou ligar em bi-amp mid e 1 canal e full+TW em outro

Compartilhar este post

Link para o post
Já vi usarem lampadas em serie com os falantes, para atenuar de forma menos linear.

Po cara que legal, acho que poderia ser leds. Tem um professor da UEM aqui de Maringá que parece que está desenvolvendo algo parecido com isso só que para P.A

Se vc tiver algo falando sobre isso, por favor me passe.

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Então kleber, meu kit sou eu que estou montando. Vai ser 3 vias com mids Keybass, fulls Samsung e Tw 3/4 Selenium, os cross são estão prontos e cortados da seguinte forma: mids - HP 300Hz 2ªordem, fulls - BP - 300-5KHZ 3ªordem e TW - HP 5Khz 3ªordem

Vou ligar em bi-amp mid e 1 canal e full+TW em outro

Rapaz, usar o full samsung cortado em 5KHz, pra daí pra cima usar o 3/4TW1 é bobagem... deixa o samsung subindo sem corte LP (vai subir brincando até perto de 15KHz!) e corte o seu 3/4TW1 em uns 12KHz 1a ordem (usando capacitor), só pra completar até 20KHz. Neste caso vc não precisa nem de zobel nem nada, e vai ficar BEM (e bota bem nisso) melhor. Use um resistor de 5R em série com o 3/4TW1 (na ordem: amplificador -> resistor -> capacitor -> tweeter), que vai fazer com que ele suba ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Po cara que legal, acho que poderia ser leds. Tem um professor da UEM aqui de Maringá que parece que está desenvolvendo algo parecido com isso só que para P.A

Se vc tiver algo falando sobre isso, por favor me passe.

obrigado

A lâmpada vai em série pra evitar excesso de potência sobre o falante. Não fica aparente nem tem efeito estético. Led não serve pra isto, pois tem propriedades completamente diferentes (e inapropriadas) para isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz, usar o full samsung cortado em 5KHz, pra daí pra cima usar o 3/4TW1 é bobagem... deixa o samsung subindo sem corte LP (vai subir brincando até perto de 15KHz!) e corte o seu 3/4TW1 em uns 12KHz 1a ordem (usando capacitor), só pra completar até 20KHz. Neste caso vc não precisa nem de zobel nem nada, e vai ficar BEM (e bota bem nisso) melhor. Use um resistor de 5R em série com o 3/4TW1 (na ordem: amplificador -> resistor -> capacitor -> tweeter), que vai fazer com que ele suba ainda mais.

Vixi vou ter que muda tudo então, pq os cross já estão prontos e instalados....rsrsrsrs

Esse corte de 300Hz do full, vc acha que é muito baixo?

E em relação aos resistores, obtendo 20W (todos os resitores associados) já está de bom tamanho?

Mesmo assim vou ter que atenuar os full e Tw, a sens. do mid é muito baixa (87dB's) e o meu maior interesse é nos médio graves, mas sem perdas nos agudos. Entende?

E Tem como eu substituir algum resitor por potenciometro no L-Pad? Ai fica mais fácil de regular :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
A lâmpada vai em série pra evitar excesso de potência sobre o falante. Não fica aparente nem tem efeito estético. Led não serve pra isto, pois tem propriedades completamente diferentes (e inapropriadas) para isto.

Lembro de uns kits da Fosgate que tinha essas lâmpadas no crossover passivo, ela ficava sempre desligada mas quando colocava um volume mais elevado ela ficava piscando!!! Agora que entendo o pq delas existirem, rsrsrsrsrsrsrsrs

Vallew Kleberlpa!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Lembro de uns kits da Fosgate que tinha essas lâmpadas no crossover passivo, ela ficava sempre desligada mas quando colocava um volume mais elevado ela ficava piscando!!! Agora que entendo o pq delas existirem, rsrsrsrsrsrsrsrs

Vallew Kleberlpa!!!

Ouvi fala que os Kits da MTX tbm tem essa luz.

Será que não é o mesmo esquema do clip dos módulos digitais?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber

Resolvi seguir sua idéia p/ ver no que vai da, mas me explique p/ que esse resistor de 5R em série com o TW. É pra subir a amperagem dele? Não consigo enteder por qual motivo ele irá subir mais.

Não é bom tbm fazer um corte Hp perto do limite do full, deixando ele subir livre não vou ter distorção perto da fs limite?

E em qual fs corto o LP do full?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber

Resolvi seguir sua idéia p/ ver no que vai da, mas me explique p/ que esse resistor de 5R em série com o TW. É pra subir a amperagem dele? Não consigo enteder por qual motivo ele irá subir mais.

Não é bom tbm fazer um corte Hp perto do limite do full, deixando ele subir livre não vou ter distorção perto da fs limite?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber

A impedância do tweeter aumenta com a frequência, e, numa ligação em série, quem tem a maior impedância, recebe a maior potência... por isto o tweeter vai subir mais... vai ser um tipo de equalização na resposta.

Dixando ele subir livre vcnão vai ter nenhum problema de distorção. O corte HP pra um samsung pode ficar por volta dos 300Hz, que lle permitirá aplicar um pouco mais de potência.

Compartilhar este post

Link para o post
A impedância do tweeter aumenta com a frequência, e, numa ligação em série, quem tem a maior impedância, recebe a maior potência... por isto o tweeter vai subir mais... vai ser um tipo de equalização na resposta.

Dixando ele subir livre vcnão vai ter nenhum problema de distorção. O corte HP pra um samsung pode ficar por volta dos 300Hz, que lle permitirá aplicar um pouco mais de potência.

Opa muito obrigado

Mas ainda tenho umas duvidas.

O Full vai tocar uma longa faixa de frequência, sendo assim vou ter alguns picos de fs. Estou certo? Uma Zobel me ajuda nesse quesito?

Compartilhar este post

Link para o post

ae GU_MAZZA

na seção de artigos tem um tópicos somente explicando sobre os atenuadores L-pad, seria bem interessante dar uma olhada, lá vc pode fazer os calculos

segue o link: www.autosom.net/artigos

vá na seção de autofalantes e procure por atenuadores L-pad.

abrax!

Compartilhar este post

Link para o post
ae GU_MAZZA

na seção de artigos tem um tópicos somente explicando sobre os atenuadores L-pad, seria bem interessante dar uma olhada, lá vc pode fazer os calculos

segue o link: www.autosom.net/artigos

vá na seção de autofalantes e procure por atenuadores L-pad.

abrax!

ahuihauiahiuah

Noss li milhares de vezes e puts nem me lembrava que nessa calculadora da os valores de potência.

Muito obrigado cara.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...