Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
djimi

Kit 2 vias para Meriva.

Recommended Posts

Boa noite!

Pessoal,

Eu nao posto faz muito tempo, a maioria do pessoal nem lembra mais, mas to sempre acompanhando tudo do forum... Dei uma pesquisada no forum mas nao achei muitas resposta proximas do que eu quero...

Troquei de carro faz pouco tempo (tinha um Vectra 99) e peguei um Meriva 2009. O Meriva tem espaco para dois mids de 6" e dois tweeters, nos locais originais.

Quero um som pro dia-a-dia, nao necessariamente de alta qualidade sonora, mas sim um sistema honesto.

O player é um Pioneer 6880 e o amplificador será um RF 4600x (old school).

Pensei em usar dois kits Bravox, na porta bem (bem mesmo!) tratada, modelo CS 60B, com os polyswitchs jumpeados.

Aí comecam as dúvidas: A Bravox parece que deu uma mudada na linha CS e será que o kit continua bom?

Sei que o tweeter do CS D parece melhor, mas apenas irei usar ele se a performance realmente for melhor!

Posteriormente ponho meu RF 400.4 pra tocar um par de subwoofers, mas agora vao ser apenas os kits...

Toda opiniao a respeito deste sistema será bem vinda e desde já agradeco a todos que puderem ajudar.

Obrigado,

Demitrius.

PS: Desculpem a falta de acentos, to em viagem fora do Brasil e o teclado aqui ta meio limitado...

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. o meriva é SHOW pra botar os falantes na porta! ela não tem mta direcionalidade, mas tem um tratamento INCRIVEL! Meu pai colocou um kit 'original' bravox... sem amp nenhum responde forte aparitr de 80hz! No teu caso, com um CS60B acredito que pega de 60hz pra cima tranquilo! Agora, são 4x6' se não me engano... tem as portas traseiras tb! Se eu fosse vc, tentava botar apenas os mids na traseira, pra dar um complemento! Ou até, sonhando alto (só viagem mesmo) botaria um par de JL 6w0 cortados em 80hz [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Fala blOom!

Cara, os falantes sao de 6" sim, pq no software da GM, o codigo dos falantes do Vectra (ainda tenho uns dois) sao os mesmos para o Meriva...

Inclusive os tweeters tb...

To pensando fortemente em pegar dois kits CS60B e só ligá-los agora no player. Depois eu acrescento o RF 4600x e o 400.4 pros subs.

Pensei nestes subs aqui:

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.c...tnumber=264-862

A caixa seria montada no assoalho do porta-malas, com dois destes subs e os amplis, por cima do estepe, tipo, com uma articulacao para poder retirar o estepe quando precisar...

Abraco,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. na mala ele tem uns bagagitos laterais, que a depender do sub, fica bacana.. eu tentaria algo ali, sem duvidas =) Tipo um panther 8' em cada lateral! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Fala gente!

Entao, peguei dois kits Bravox CS 60D. Só to em duvida dos subwoofers que vou usar.

Uma das opcoes é trazer os Tang Band, que aparentemente sao bons, pelas specs... Outra opcao é usar os subwoofers FLT da Bravox , aquela linha "rebaixada", estes:

http://www.bravox.com.br/produtos/flt10d2.asp

Sei lá, nao me pareceram muito parrudos nao, mas se alguem já tiver visto tocando, diga aeh. Opnioes a respeito sao bem vindas.

Provavelmente vou usar o RF 400.4 pra tocar dois subs, montados no assoalho do porta-malas...

Valeu pelos helps...

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala gente!

Entao, peguei dois kits Bravox CS 60D. Só to em duvida dos subwoofers que vou usar.

Uma das opcoes é trazer os Tang Band, que aparentemente sao bons, pelas specs... Outra opcao é usar os subwoofers FLT da Bravox , aquela linha "rebaixada", estes:

http://www.bravox.com.br/produtos/flt10d2.asp

Sei lá, nao me pareceram muito parrudos nao, mas se alguem já tiver visto tocando, diga aeh. Opnioes a respeito sao bem vindas.

Provavelmente vou usar o RF 400.4 pra tocar dois subs, montados no assoalho do porta-malas...

Valeu pelos helps...

Demitrius.

nao rola um panther de 8" numa caixa dutada de 25lts

Compartilhar este post

Link para o post
nao rola um panther de 8" numa caixa dutada de 25lts

Fala!

Cara, até rola, mas a profundidade do estepe nao é das maiores. Dá pra fazer uma base bem legal, pra comportar os amplis e dois subs, desde de que nao precisem mais de uns 15 litros cada...

Como o porta malas é grande, eu queria aproveitar o espaco do assoalho, daí os subs de perfil baixo...

Falou,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos!

Bom, depois de voltar de uma viagem meio longa (à trabalho...) e poder dedicar mais tempo ao som do carro, abaixo coloco algumas imagens do sistema que montei.

Basicamente serão duas fases:

A primeira: instalação de dois kits Bravox CS 60D nas portas, nos locais originais, inicialmente amplificados apenas pelo player. Esta fase foi concluída.

A segunda: entrarão no sistema um amplificador RF 4600x, apenas para tocar os kis duas vias e outro, RF 400.4 (antigo), para tocar dois subwoofers.

Como disse anteriormente, vou tentar usar dois subs de baixo perfil, montados no assoalho do Meriva. Se a caixa for articulada, dá pra tirar o estepe na boa. Tem uns 16 cm ali e acho que dá pra trabalhar com uma caixa dupla e os amplis vão pras lateriais. Se sobrar espaço, tento colocar tudo no assoalho, com as devidas proteções de acrílico ou similar...

De qualquer forma, os kits CS60D estão tocando muito nas portas, com um grave até que amplo, considerando que são mids de 6" instalados em portas!!! No crossover dos tweeters eu retirei o polyswitch (coloquei um jumper no lugar), troquei a fiação e todos estão chaveados para -3dB.

Abaixo vão algumas fotos da primeira fase:

O mid do kit:

dsc06159.jpg

Rodando a auto-calibração do medidor LC (também DIY!!!), iniciando a rede Zobel:

dsc06161.jpg

Pontos de medição dos mids:

dsc06162.jpg

Medição da indutância do mid:

dsc06164.jpg

Medição da resistência DC:

dsc06165.jpg

Calculando:

dsc06167.jpg

E montadas (enfim...) as redes Zobel:

dsc06181.jpg

Depois disso parti para a montagem dos anéis adaptadores...

Continua no próximo post...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando....

Como eu queria montar os anéis adaptadores com algum material que não sofresse muitas alterações com a idade, optei por fazê-los em PVC 12mm. Tive algumas más experiências com MDF no meu antigo carro (Vectra 99), onde após alguns meses o MDF abriu e trincou todo. Tentei refazer com MDF e resiná-lo. Pois bem, durou um ano e ocorreu o mesmo.

Desta vez, usei um material plástico, claro, mais caro, mas acabou por valer a pena. Comprei este PCV em placa na Plastireal (Florêncio de Abreu / São Paulo).

A vantagem de usá-lo é que dá pra fazer rosca no material, dá pra cotar facilmente e fazer o acabamento. Depois de montado, fica uma rocha!!!

Uma dica: a forma do anel é igual a do Corsa antigo, Classic (porta dianteira), Gol bola e Vectra. O que uda de uma para outro é a furação.

Bom, abaixo as imagens da contrução:

Fazendo o molde:

dsc06169.jpg

Passando para as placas de PVC:

dsc06170.jpg

Teste da furação:

dsc06171.jpg

dsc06172a.jpg

dsc06173.jpg

Fazendo a rosca para os mids (acho que passando os machos fica estranho né?! Só usei os machos 2 e 3, afinal o PVC é bem macio!):

dsc06174.jpg

Tudo cortado e lixa que usei pro acabamento:

dsc06175.jpg

dsc06176.jpg

dsc06177.jpg

dsc06178.jpg

Bom, como já tava muito bom pra um dia das férias, deixei a instalação pra depois...

No próximo post continua a instalação...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando...

As portas receberam a manta asfáltica e EVA para fechar. Nas fotos as portas estão com menos manta do que no final. O eva escolhido foi o de 2,4mm, apenas para evitar a entrada de pó e umidade. Sei que algumas pessoas usaram para substituir a manta, mas a densidade do EVA é muito baixa se comparada à manta.

Uso o EVA a muito tempo para este uso e sempre funcionou bem. A manta eu ia usar a Seladin, mas acabei usando a Vedacit, uma vez que tinha bastante em estoque.

Os parafusos para a fixação dos anéis são de aço inox (310), para que não ocorram problemas de oxidação no futuro. Os parafusos externos são M5 e dos alto-falantes são M4.

Os tweeters foram fixados nos locais originais das portas. Com a retirada de algumas linguetas plásticas e um pouco de cola, eles encaixaram muito bem. Usei um pequeno bloco de espuma na parte traseira do tweeter para evitar pequenos ruídos. Me perdoem por não ter feito nenhuma imagem deste processo dos tweeters... Foi mal!

Os crossover dos tweeters foram fixados com parafusos M3, na parte interna da porta. É possível vê-los nas imagens seguintes:

Mids fixados e manta auto-adesiva:

dsc06182.jpg

Detalhe da fixação dos Mids e do lado direito os parafusos para o crossover:

dsc06183.jpg

A porta já com o EVA:

dsc06184.jpg

Bom, por enquanto é só. Agora, antes de eu terminar o som, preciso tomar coragem e terminar a oficina!

Eu estou terminando meu cantinho (uns 18m2) pra trabalhos com caixas e afins fazem meses... Tem toda a elétrica e uma divisória pra fazer. Depois vem os armários e a serra circular, que já está com a mesa toda soldada (mesa de 0,90 m x 2,20m), só falta a pintura e a montagem final (tampo, motor e eixo).

Agradeço a todos que estão acompanhando e um abraço a todos do fórum!

Valeu,

Demitrius.

Edit: erro de português...

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom essa montagem da Rede Zobel

merece um tópico a parte, não gostaria de detalhar o processo, vantagens e ganhos do zobel no seu sistema?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem dera se a porta da parati fosse assim.. huAUHaAHU

Rapaz, o grave melhorou muito com a manta? Estou tentado a fazer o mesmo, pois a porta da parati eh sofrível!

Abracao e parabéns pelo trampo, simplesmente profissional!

Compartilhar este post

Link para o post

merece um tópico a parte, não gostaria de detalhar o processo, vantagens e ganhos do zobel no seu sistema?

Boa noite!

Marcelo,

Farei um post à parte e depois denuncio para por no DIY.

Tenho mais algumas fotos do processo e também o link para a montagem do medidor LC.

Obrigado,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post
Quem dera se a porta da parati fosse assim.. huAUHaAHU

Rapaz, o grave melhorou muito com a manta? Estou tentado a fazer o mesmo, pois a porta da parati eh sofrível!

Abracao e parabéns pelo trampo, simplesmente profissional!

Boa noite!

Benincá,

Olha, melhorou muito. O mid do CS 60D é bom de grave, com certeza, mas na montagem do sistema eu testei com o plástico original, com a manta, somente com EVA e com a combinação manta + EVA.

A melhor combinação é da manta + EVA. A manta mantém o som e os ruídos externos sob controle, enquanto o EVA ajuda muito na isolação de ruídos de maior frequência por causa da menor densidade e protege contra umidade e poeira (fora o fato de ser barato!).

Cara, já fiz este tipo de acabamento para meu uso (fora os de "amigos clientes"...) em um Gol, um Vectra e agora no Meriva. Em todos eu obtive excelentes resultados. Só por curiosidade: no Gol era um Bravox CS 60B (dos primeiros...), no Vectra um Selenium 6MB8A e no Meriva o CS 60D...

Dá uma olha nas fotos:

Gol:

dsc02651.jpg

dsc02652.jpg

Vectra:

dsc04245d.jpg

dsc04264z.jpg

dsc04265.jpg

dsc04266.jpg

Muito obrigado pelo elogio.

Um abração!

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo,

Postei lá no Geral, já denunciei pra mover pra cá!

Abração e tomara que eu consiga ir domingo no encontro!

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

blz demitrius..

qual faixa de frequencia essa a zobel está atuando no mid??

e para o TW.. vc irá fazer tambem?

eu tinha esse kit.. com zobel para o tw..e fez uma enorme diferença..

Compartilhar este post

Link para o post
blz demitrius..

qual faixa de frequencia essa a zobel está atuando no mid??

e para o TW.. vc irá fazer tambem?

eu tinha esse kit.. com zobel para o tw..e fez uma enorme diferença..

Boa noite!

Ernany,

Inicialmente eu pensei em uma rede Zobel na íntegra, com o circuito RLC. Considerando a faixa de frequência à partir de -3dB da fs (eu medi, mas não encontrei as anotações...) até a frequencia de corte do crossover (+/- 3,5Khz @ 6dB/oitava). Cheguei a tentar a testar, mas sem muitos resultados práticos.

O circuito que usei foi baseado apenas na fs, considerando os pontos de +/- 3dB. Usei a calculadora on-line apenas para conferir.

O material que usei está neste link:

http://users.ece.gatech.edu/~mleach/papers/zobel/zobel.pdf

É bem rico e vale uma lida. Claro que ler tudo é maçante, mas vale...

Abraço,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post
:legal: Tudo bem, eu tambem tenho um Meriva, e estou querendo fazer algo parecido e por favor, me esclarece algumas duvidas: onde voce colocou o tw? e quais são os valores dos capacitores que voce usou, e se eles podem ser usados em qualquer kit 60d?

Compartilhar este post

Link para o post
hand26 O camarada sumiu? Se alguem puder me ajudar, fico aguardando.

Compartilhar este post

Link para o post
hand26 O camarada sumiu? Se alguem puder me ajudar, fico aguardando.

Bom dia!

Rarocha, sumi não! Estou em viagem (de novo...) e a net aqui é meio limitada...

Bom, os tweeters eu instalei nos locais originais. Com um pouco de cuidado dá pra fixá-los no suporte plástico original. Coloquei também um calço de espuma atrás do tweeter, para evitar ruídos de vibração.

Os capacitores, acredito que esteja se referindo à rede Zobel, podem ser utilizados no mids do kit CS60D. O valor é de 2,2uF + resistor 4R7.

Se você estiver se referindo ao capacitores do crossover dos tweeters, eu não mudei nada no crossover original em termos de capacitor. Eu apenas retirei o polyswitch e coloquei um jumper no lugar, fora que troquei os cabos que vêm soldados originalmente.

Abraço,

Demitrius.

Edit: tempo verbal...

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post

[ :legal: Obrigado pela resposta, e me desculpe pela insistencia. Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
[ :legal: Obrigado pela resposta, e me desculpe pela insistencia. Valeu.

Tranquilo!!! Se precisar de algo, diga aê!

Abraço,

Djimi.

Compartilhar este post

Link para o post

Djimi, grande instalação! Obrigado pelas dicas. [-]

Até me animei a colocar manta nas portas do meu Corolla.

Uma perguntinha, que tipo de cola utilizaste para fixar o EVA?

Abraço,

Luciano

Compartilhar este post

Link para o post
Djimi, grande instalação! Obrigado pelas dicas. [-]

Até me animei a colocar manta nas portas do meu Corolla.

Uma perguntinha, que tipo de cola utilizaste para fixar o EVA?

Abraço,

Luciano

Fala Luciano!

Obrigado pelo elogio!

Olha, usei cola de contato normal, Cascola.

Pensei em usar a cola de contato à base aquosa, mas ela é boa em laminados, mas tem muito pouca aderência em metal e superfícies pintadas.

Como a superfície interna estava com bastante manta, priorizei a fixação com a cola nestas regiões e usei menos cola nas bordas, onde está a parte pintada da porta.

Fica bem fixo e mais tranquilo de retirar, se precisar.

Um abraço,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Demitrius,

Valeu pela atenção!

Quando vai rolar a próxima fase? Tenho curiosidade no rendimento destes falantes slim...

Outra coisa, será que não rola instalar dois subs de 6" nas portas traseiras, bem tratadas? A JL fabrica o 6W3v3 (http://mobile.jlaudio.com/products_subs.php?series_id=29) que precisa de caixa selada de 4.2 litros. Não substuiria um sub de mala?

Aqui em Porto Alegre/RS o pessoal não é muito de SQ e não tenho muitas referências onde escutar antes de comparar os equipamentos...

Abraço,

Luciano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...