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Alexandre Ferreira

Configuração TRIO

Recommended Posts

Galera,

 

qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?

 

E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?

 

Existe uma configuração completa de um trio?

Eu ainda acredito que o ideal seja:

Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?!

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Possivel alteração:

Remover a Tampa e os 6x9 e fazer uma caixa dutada com 2 de 8"

Trocar os 2 ST e 2 D250X por 2 TI.

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Vamos por parte.

 

 

"qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?"

 

Quanto menor o diâmetro mais rápidos eles são e o inverso também é verdadeiro, ou seja, quanto maior o diâmetro mais lentos. Avalie pela definição de frequência. Frequência é sinônimo de ciclo.

 

Esquecendo esse povo todo que usa falantes de 18" full mesmo, até o limite inferior dos Drv e Stw, ou seja, não usa falantes para a faixa de médios, por ignorância ou por colocar na mão desses estaladores de som que existem por todo o Brasil afora.

 

Para a faixa mais alta, os falantes de 8" tem maior probabilidade de renderem mais nas altas frequências do que os falantes de 10", mas aí vem uma questão. No Brasil não há boas opções de falantes de 8" como existem para os de 10", então o que se comumente indica, é que se a pessoa não tem muitos problema de espaço mudando de 8" para 10", optar pelos de 10", por causa da maior diversidade.

 

Há outro fator importante, que pode definir a escolha. Qual a frequência de corte LP dado ao falante de grave?

Reformulando a pergunta. A partir de qual frequência, você deseja que os falantes de médios começem a atuar. Respondendo a sua pergunta, você vai limitando as suas opções, porque algumas opções de falantes de 8" no mercado, tem indicação de corte a partir dos 200Hz em diante.

 

"E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?"

 

Resumindo:

O 6x9" antes de tudo é um AXIAL, não interessa se é COAXIAL, TRI, PENTAXIAL. O que interessa é que ele é AXIAL e com tal se propõem a responder por boa parte da faixa audível e um de 8", por maior que seja a faixa ou gama de repsota, jamais vai cobrir a faixa de AXIAL.

 

Outra diferença é que em função de ser um falante com resposta ampla, ele é composto de várias vias, ou seja, COAXIAL, são 02 vias, assim como o TRIAXIAL, são 3 vias e etc. Para que esses "pequenos falantes" que fazem parte do todo trabalhem em conjunto há necessidade de divisão de frequência. Então o que você está me dizendo é que existem divisores de frequências nesses AXIAIS?

 

Sim, eu diria sim, existe. Só que a divisão é partir do gosto pessoal de uma pessoa ou de um grupo de pessoas pré-definidos na fábrica. Será que esses cortes vão lhe agradar?

 

Simplificando para não ser extenso, eu diria que usar o de 8" + Drv + Stw ou 8" + Drv Ti, dá maior liberdade, mas em contrapartida dificulta os ajustes, para quem não tem experiência.

 

 

"Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?"!

 

Você se preocupou apenas com o tal Equilíbrio Espectral (http://autosom.net/artigos/qualidade_som.htm)

 

1 Drive

1 ST

1 Woofer de 8"

1 Woofer de 18"

 

 

Podemos ter sistemas equilibrados a partir de 02 vias. De acordo com o exemplo acima, seu sistema então seria de 04 vias.

Quanto maior a quantidade de vias, maior dificuldade de ajustes.

 

Em todo sistema, seja lá a quantidade de vias, devemos buscar o Equilíbrio Tonal.

 

Ahh uma coisa importante que tenho dito sempre. Apenas uma unidade de cada falante por via, perdemos a estereofonia.

 

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Na minha opinião, eu diria que o seu som, é mais trio, do que som misto.

 

Se quer som misto, ou seja, ora seja interno e ora para fora, deve tomar algumas providências:

 

1 - Não conheço bem o Excursion, mas se ele for sub, quando estiver dirigindo (som interno), Drv e Stw e 6x9", devem estar desligados.

Nesse caso, seria Sub + Kit 02 vias e os 6x9", como acho que estejam no tampão, serviriam para melhorar a percepção do som, para os passageiros do banco traseiro.

Para essa situação os 6x9" precisam de menor potência, porque não podem tocar mais alto do que o kit que está na frente.

 

 

2 - Para som para fora, se o Excursion for sub, se o 6x9" servem também para substituir o Woofer, eles devem receber maior potência e como consequência renderem mais. Aí começam os Problemas. Como sendo AXIAL, eles também atuam na mesma faixa dos Drv e STW, contribuindo para que essa faixa em especial, tenha alta concentração de falantes atuando e por consequência podem gerar um desequilíbrio. Como então equacionar isso?

 

 

Será que a sugestão que você deu resolve?

 

Eu creio que a sugestão é uma boa sugestão, mas em função do que eu coloquei, será que um de 10" seria melhor?

 

Vamos esperar a opinião dos colegas.

 

 

 

Galera,

 

qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?

 

E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?

 

Existe uma configuração completa de um trio?

Eu ainda acredito que o ideal seja:

Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?!

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Possivel alteração:

Remover a Tampa e os 6x9 e fazer uma caixa dutada com 2 de 8"

Trocar os 2 ST e 2 D250X por 2 TI.

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depois de uma explicação desta, só me resta aplaudir!!!

 

[-]:rever1:[]-[]

 

abraços

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fcoelhogomes ,

 

 

AMIGÃO, FOI PERFEITO A SUA EXPLICAÇÃO, SEU PORTUGUÊS E SUA DEDICAÇÃO PELA COMUNIDADE!

 

 

Mas eu não gostaria de perder a visão traseira. Será que usar o de 10" e perder o vidro traseiro recompensa mais do que usar o de 8" e manter a minha visão traseira?

 

[]'s

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"qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?"

 

Quanto menor o diâmetro mais rápidos eles são e o inverso também é verdadeiro, ou seja, quanto maior o diâmetro mais lentos. Avalie pela definição de frequência. Frequência é sinônimo de ciclo.

 

Esquecendo esse povo todo que usa falantes de 18" full mesmo, até o limite inferior dos Drv e Stw, ou seja, não usa falantes para a faixa de médios, por ignorância ou por colocar na mão desses estaladores de som que existem por todo o Brasil afora.

 

Para a faixa mais alta, os falantes de 8" tem maior probabilidade de renderem mais nas altas frequências do que os falantes de 10", mas aí vem uma questão. No Brasil não há boas opções de falantes de 8" como existem para os de 10", então o que se comumente indica, é que se a pessoa não tem muitos problema de espaço mudando de 8" para 10", optar pelos de 10", por causa da maior diversidade.

 

Há outro fator importante, que pode definir a escolha. Qual a frequência de corte LP dado ao falante de grave?

Reformulando a pergunta. A partir de qual frequência, você deseja que os falantes de médios começem a atuar. Respondendo a sua pergunta, você vai limitando as suas opções, porque algumas opções de falantes de 8" no mercado, tem indicação de corte a partir dos 200Hz em diante.

 

"E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?"

 

Resumindo:

O 6x9" antes de tudo é um AXIAL, não interessa se é COAXIAL, TRI, PENTAXIAL. O que interessa é que ele é AXIAL e com tal se propõem a responder por boa parte da faixa audível e um de 8", por maior que seja a faixa ou gama de repsota, jamais vai cobrir a faixa de AXIAL.

 

Outra diferença é que em função de ser um falante com resposta ampla, ele é composto de várias vias, ou seja, COAXIAL, são 02 vias, assim como o TRIAXIAL, são 3 vias e etc. Para que esses "pequenos falantes" que fazem parte do todo trabalhem em conjunto há necessidade de divisão de frequência. Então o que você está me dizendo é que existem divisores de frequências nesses AXIAIS?

 

Sim, eu diria sim, existe. Só que a divisão é partir do gosto pessoal de uma pessoa ou de um grupo de pessoas pré-definidos na fábrica. Será que esses cortes vão lhe agradar?

 

Simplificando para não ser extenso, eu diria que usar o de 8" + Drv + Stw ou 8" + Drv Ti, dá maior liberdade, mas em contrapartida dificulta os ajustes, para quem não tem experiência.

 

 

"Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?"!

 

Você se preocupou apenas com o tal Equilíbrio Espectral (http://autosom.net/artigos/qualidade_som.htm)

 

1 Drive

1 ST

1 Woofer de 8"

1 Woofer de 18"

 

 

Podemos ter sistemas equilibrados a partir de 02 vias. De acordo com o exemplo acima, seu sistema então seria de 04 vias.

Quanto maior a quantidade de vias, maior dificuldade de ajustes.

 

Em todo sistema, seja lá a quantidade de vias, devemos buscar o Equilíbrio Tonal.

 

Ahh uma coisa importante que tenho dito sempre. Apenas uma unidade de cada falante por via, perdemos a estereofonia.

 

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Na minha opinião, eu diria que o seu som, é mais trio, do que som misto.

 

Se quer som misto, ou seja, ora seja interno e ora para fora, deve tomar algumas providências:

 

1 - Não conheço bem o Excursion, mas se ele for sub, quando estiver dirigindo (som interno), Drv e Stw e 6x9", devem estar desligados.

Nesse caso, seria Sub + Kit 02 vias e os 6x9", como acho que estejam no tampão, serviriam para melhorar a percepção do som, para os passageiros do banco traseiro.

Para essa situação os 6x9" precisam de menor potência, porque não podem tocar mais alto do que o kit que está na frente.

 

 

2 - Para som para fora, se o Excursion for sub, se o 6x9" servem também para substituir o Woofer, eles devem receber maior potência e como consequência renderem mais. Aí começam os Problemas. Como sendo AXIAL, eles também atuam na mesma faixa dos Drv e STW, contribuindo para que essa faixa em especial, tenha alta concentração de falantes atuando e por consequência podem gerar um desequilíbrio. Como então equacionar isso?

 

 

Será que a sugestão que você deu resolve?

 

Eu creio que a sugestão é uma boa sugestão, mas em função do que eu coloquei, será que um de 10" seria melhor?

 

Vamos esperar a opinião dos colegas.

 

 

:rever1:

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Galera... vamo clicar "obrigado" ae... é o mínimo de reconhecimento pelo tempo que ele levou digitando tudo explicadinho! ;)[]-[]

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Eu fiz isso!

 

Esse cara merece mais que o obrigado!

 

Perfeita a explicação.

 

Mas a galera pode continuar tentando me ajudar. Nao precisa ficar com receio de usar um texto sucinto e breve.

O nosso amigo não respondeu apenas a minha duvida. Ele ajudou a comunidade inteira!

 

Melhor resposta que eu já vi de um determinado assunto!

NICE!

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Vamos por parte.

 

 

"qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?"

 

Quanto menor o diâmetro mais rápidos eles são e o inverso também é verdadeiro, ou seja, quanto maior o diâmetro mais lentos. Avalie pela definição de frequência. Frequência é sinônimo de ciclo.

 

Esquecendo esse povo todo que usa falantes de 18" full mesmo, até o limite inferior dos Drv e Stw, ou seja, não usa falantes para a faixa de médios, por ignorância ou por colocar na mão desses estaladores de som que existem por todo o Brasil afora.

 

Para a faixa mais alta, os falantes de 8" tem maior probabilidade de renderem mais nas altas frequências do que os falantes de 10", mas aí vem uma questão. No Brasil não há boas opções de falantes de 8" como existem para os de 10", então o que se comumente indica, é que se a pessoa não tem muitos problema de espaço mudando de 8" para 10", optar pelos de 10", por causa da maior diversidade.

 

Há outro fator importante, que pode definir a escolha. Qual a frequência de corte LP dado ao falante de grave?

Reformulando a pergunta. A partir de qual frequência, você deseja que os falantes de médios começem a atuar. Respondendo a sua pergunta, você vai limitando as suas opções, porque algumas opções de falantes de 8" no mercado, tem indicação de corte a partir dos 200Hz em diante.

 

"E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?"

 

Resumindo:

O 6x9" antes de tudo é um AXIAL, não interessa se é COAXIAL, TRI, PENTAXIAL. O que interessa é que ele é AXIAL e com tal se propõem a responder por boa parte da faixa audível e um de 8", por maior que seja a faixa ou gama de repsota, jamais vai cobrir a faixa de AXIAL.

 

Outra diferença é que em função de ser um falante com resposta ampla, ele é composto de várias vias, ou seja, COAXIAL, são 02 vias, assim como o TRIAXIAL, são 3 vias e etc. Para que esses "pequenos falantes" que fazem parte do todo trabalhem em conjunto há necessidade de divisão de frequência. Então o que você está me dizendo é que existem divisores de frequências nesses AXIAIS?

 

Sim, eu diria sim, existe. Só que a divisão é partir do gosto pessoal de uma pessoa ou de um grupo de pessoas pré-definidos na fábrica. Será que esses cortes vão lhe agradar?

 

Simplificando para não ser extenso, eu diria que usar o de 8" + Drv + Stw ou 8" + Drv Ti, dá maior liberdade, mas em contrapartida dificulta os ajustes, para quem não tem experiência.

 

 

"Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?"!

 

Você se preocupou apenas com o tal Equilíbrio Espectral (http://autosom.net/artigos/qualidade_som.htm)

 

1 Drive

1 ST

1 Woofer de 8"

1 Woofer de 18"

 

 

Podemos ter sistemas equilibrados a partir de 02 vias. De acordo com o exemplo acima, seu sistema então seria de 04 vias.

Quanto maior a quantidade de vias, maior dificuldade de ajustes.

 

Em todo sistema, seja lá a quantidade de vias, devemos buscar o Equilíbrio Tonal.

 

Ahh uma coisa importante que tenho dito sempre. Apenas uma unidade de cada falante por via, perdemos a estereofonia.

 

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Na minha opinião, eu diria que o seu som, é mais trio, do que som misto.

 

Se quer som misto, ou seja, ora seja interno e ora para fora, deve tomar algumas providências:

 

1 - Não conheço bem o Excursion, mas se ele for sub, quando estiver dirigindo (som interno), Drv e Stw e 6x9", devem estar desligados.

Nesse caso, seria Sub + Kit 02 vias e os 6x9", como acho que estejam no tampão, serviriam para melhorar a percepção do som, para os passageiros do banco traseiro.

Para essa situação os 6x9" precisam de menor potência, porque não podem tocar mais alto do que o kit que está na frente.

 

 

2 - Para som para fora, se o Excursion for sub, se o 6x9" servem também para substituir o Woofer, eles devem receber maior potência e como consequência renderem mais. Aí começam os Problemas. Como sendo AXIAL, eles também atuam na mesma faixa dos Drv e STW, contribuindo para que essa faixa em especial, tenha alta concentração de falantes atuando e por consequência podem gerar um desequilíbrio. Como então equacionar isso?

 

 

Será que a sugestão que você deu resolve?

 

Eu creio que a sugestão é uma boa sugestão, mas em função do que eu coloquei, será que um de 10" seria melhor?

 

Vamos esperar a opinião dos colegas.

 

Realmente uma explicacao que poucos especialistas conseguiriam fazer. Realmente parabens por fazer deste forum um lugar melhor para se compartilhar experiencias. :rever1:

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Obrigado Obrigado Obrigado. :rever1::rever1::rever1:

 

Muito bom mesmo, só não concordo que quando estiver andando com o carro, não 'podem' ficar ligados sub + st +drivers. :legal:

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Obrigado Obrigado Obrigado. :rever1::rever1::rever1:

 

Muito bom mesmo, só não concordo que quando estiver andando com o carro, não 'podem' ficar ligados sub + st +drivers. :legal:

 

Cara... acredite: Médios e agudos forçam mais o ouvidos do que graves e subgraves! Eu tenho em torno de 140db de SPL no meu carro, abaixo dos 60hz... sendo que.. se eu colocar 130db de médios ou agudos.. lasca com meu ouvido! Consigo andar com 4x12' tocando cd de bass por horas sem parar! Bate azia antes da dor de cabeça! Agora, se colocar um par de st + um par de drive... 5 mins meu ouvido fica zumbindo.. e não para tão cedo!

 

A sensibilidade do ouvido pras frequencias mais baixas tb é meio 'baixa'.. fora que os 'pelinhos' que captam som dessas frequencias são mais flexiveis! =) eles ficam 'zuados' mas dps voltam ao normal! =D

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Agradeço os elogios dos clegas que se manifestaram.

 

Na minha opinião, essa é a real finalidade de um fórum. Na grande maioria das vezes compartilhar experiências.

 

Opa, com relação à observação, disse apenas, que Drv e Stw e 6x9", devem estar desligados e não o sub.

 

Sub. Não teria sentido o sub ficar desligado.

 

Os 6x9", eu logo em seguida disse que eles poderiam, desde que atenuados em relação ao kit (não podem tocar mais alto), portanto, desligados somente Drv e Stw, são a meu ver por esses motivos:

 

 

1 - Drv + Stw desligado, porque tem sensibilidade maior e podem destacar em relação ao kit.

Nesse caso, gera alta concentração de falantes atuando na mesma faixa e assim gerar Desequilíbrio Tonal

 

 

2 - Drv + Stw desligado, mesmo com os melhores divisores possíveis e "alimentados" por um bom amplificador, acho que dificulmente eles promoveram melhor qualidade do que o kit.

O kit tem que ser muito ruim para perder em qualidade para a dupla Stw + Drv.

 

3 - A faixa de resposta em que Drv + Stw atuam, devem ser direcionais, ou seja, para serem melhor percebidos devem estar direcionados em direção aos nossos ouvidos para serem melhores distinguidos. O Kit já cumpre ou deve cumprir essa parte.

 

4 - E não citei o efeito de palco sonoro.

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Amigos,

 

Fechei a seguinte set:

Mala:

02 Subwoofer Protech Excursion 550w RMS

02 Drv Ti 220

02 Woofer 8" pw3

 

Portas:

Par kit 2 vias

 

Amplificadores:

01 MegaCharge 1500w RMS para os SubWoofer

01 MegaCharge 800w RMS para os Estéreo ( Drv Ti, Woofer 8" e kit 2 vias)

 

Baterias:

Cofre: 60a Original

Mala: 02 60a Power

 

Dúvidas:

1 - Existe buraco de frenquencia?

1.1 - O que podemos melhorar no meu som na opinião de cada um?

 

2- O Woofer de 8" deve realmente ficar ligado no Estereo ou no Modulo que vai fazer o (grave / mono)?

2.1 - Sempre vi Woofer e Subwoofer como Graves e Monos. Mas depois de conhecer o PW3 vejo que o mesmo sai médio-grave e não apenas grave. Dificultou todo estudo.... hauihauihauiah

 

[]'s

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sai fora de modulo AB cara. tentar pegar digital, sd1800 seria uma ótimo pedida aí.

 

parte stereo pega um pone.

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Se fechou então vamos às cpnsiderações:

 

1 - Como o colega falou um classe D melhoraria a questão do cnsumo, mas já que tem um A/B, está de bom tamanho.

Se ele render o que promete, vai ter ainda uma certa reserva de potência.

 

2- Não especificou se o amplificador de 800w RMS é de 02 ou 04 canais:

a - Se forem 04 canais, pode ser:

 

1) dependo da potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais e os outros 02 canais em brigde para os Woofer + Drv Ti.

Assim, pode ter uma chave liga-desliga, para quando estiver som interno liga 02 canais e deliga outros 02, alternando-se de acordo com a opção.

 

Para essa situação, precisa de um divisor passivo de 02 vias (Woofer + Ti)

 

b - Se forem 02 canais, fica mais complexo, mas será possível:

 

1) mais uma vez chamo a atenção para a potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais

 

Da mesma forma, deve ter algo para ficar alternando em relação ao tipo de sistema

 

Para os Woofer + Ti (pode ser em brigde) e para o kit, canais normais (sem brigde).

 

Garantir os divisores adequados para cada situação é essencial e mais um motivo de se estar alternando

 

 

A questão de ficar alternando de acordo com o tipo de sistema, primeiro é para garantir que o amplificador vai trabalhar com a impedância dentro dos limites seguros. Usar diferentes falantes ou espetar vários falantes pode ser arriscado, o amplificador ficar desarmando, porque em determinada faixa o limite mínimo foi ultrapassado. Sem o devido conhecimento, sem falar que você pode perder o Equilíbrio Tonal, são motivos de sobra para serem evitados.

 

 

 

Amigos,

 

Fechei a seguinte set:

Mala:

02 Subwoofer Protech Excursion 550w RMS

02 Drv Ti 220

02 Woofer 8" pw3

 

Portas:

Par kit 2 vias

 

Amplificadores:

01 MegaCharge 1500w RMS para os SubWoofer

01 MegaCharge 800w RMS para os Estéreo ( Drv Ti, Woofer 8" e kit 2 vias)

 

Baterias:

Cofre: 60a Original

Mala: 02 60a Power

 

Dúvidas:

1 - Existe buraco de frenquencia?

1.1 - O que podemos melhorar no meu som na opinião de cada um?

 

2- O Woofer de 8" deve realmente ficar ligado no Estereo ou no Modulo que vai fazer o (grave / mono)?

2.1 - Sempre vi Woofer e Subwoofer como Graves e Monos. Mas depois de conhecer o PW3 vejo que o mesmo sai médio-grave e não apenas grave. Dificultou todo estudo.... hauihauihauiah

 

[]'s

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Se fechou então vamos às cpnsiderações:

 

1 - Como o colega falou um classe D melhoraria a questão do cnsumo, mas já que tem um A/B, está de bom tamanho.

Se ele render o que promete, vai ter ainda uma certa reserva de potência.

 

2- Não especificou se o amplificador de 800w RMS é de 02 ou 04 canais:

a - Se forem 04 canais, pode ser:

 

1) dependo da potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais e os outros 02 canais em brigde para os Woofer + Drv Ti.

Assim, pode ter uma chave liga-desliga, para quando estiver som interno liga 02 canais e deliga outros 02, alternando-se de acordo com a opção.

 

Para essa situação, precisa de um divisor passivo de 02 vias (Woofer + Ti)

 

b - Se forem 02 canais, fica mais complexo, mas será possível:

 

1) mais uma vez chamo a atenção para a potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais

 

Da mesma forma, deve ter algo para ficar alternando em relação ao tipo de sistema

 

Para os Woofer + Ti (pode ser em brigde) e para o kit, canais normais (sem brigde).

 

Garantir os divisores adequados para cada situação é essencial e mais um motivo de se estar alternando

 

 

A questão de ficar alternando de acordo com o tipo de sistema, primeiro é para garantir que o amplificador vai trabalhar com a impedância dentro dos limites seguros. Usar diferentes falantes ou espetar vários falantes pode ser arriscado, o amplificador ficar desarmando, porque em determinada faixa o limite mínimo foi ultrapassado. Sem o devido conhecimento, sem falar que você pode perder o Equilíbrio Tonal, são motivos de sobra para serem evitados.

 

 

 

Amigos,

 

Fechei a seguinte set:

Mala:

02 Subwoofer Protech Excursion 550w RMS

02 Drv Ti 220

02 Woofer 8" pw3

 

Portas:

Par kit 2 vias

 

Amplificadores:

01 MegaCharge 1500w RMS para os SubWoofer

01 MegaCharge 800w RMS para os Estéreo ( Drv Ti, Woofer 8" e kit 2 vias)

 

Baterias:

Cofre: 60a Original

Mala: 02 60a Power

 

Dúvidas:

1 - Existe buraco de frenquencia?

1.1 - O que podemos melhorar no meu som na opinião de cada um?

 

2- O Woofer de 8" deve realmente ficar ligado no Estereo ou no Modulo que vai fazer o (grave / mono)?

2.1 - Sempre vi Woofer e Subwoofer como Graves e Monos. Mas depois de conhecer o PW3 vejo que o mesmo sai médio-grave e não apenas grave. Dificultou todo estudo.... hauihauihauiah

 

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Se fechou então vamos às cpnsiderações:

 

1 - Como o colega falou um classe D melhoraria a questão do cnsumo, mas já que tem um A/B, está de bom tamanho.

Se ele render o que promete, vai ter ainda uma certa reserva de potência.

 

2- Não especificou se o amplificador de 800w RMS é de 02 ou 04 canais:

a - Se forem 04 canais, pode ser:

 

1) dependo da potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais e os outros 02 canais em brigde para os Woofer + Drv Ti.

Assim, pode ter uma chave liga-desliga, para quando estiver som interno liga 02 canais e deliga outros 02, alternando-se de acordo com a opção.

 

Para essa situação, precisa de um divisor passivo de 02 vias (Woofer + Ti)

 

b - Se forem 02 canais, fica mais complexo, mas será possível:

 

1) mais uma vez chamo a atenção para a potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais

 

Da mesma forma, deve ter algo para ficar alternando em relação ao tipo de sistema

 

Para os Woofer + Ti (pode ser em brigde) e para o kit, canais normais (sem brigde).

 

Garantir os divisores adequados para cada situação é essencial e mais um motivo de se estar alternando

 

 

A questão de ficar alternando de acordo com o tipo de sistema, primeiro é para garantir que o amplificador vai trabalhar com a impedância dentro dos limites seguros. Usar diferentes falantes ou espetar vários falantes pode ser arriscado, o amplificador ficar desarmando, porque em determinada faixa o limite mínimo foi ultrapassado. Sem o devido conhecimento, sem falar que você pode perder o Equilíbrio Tonal, são motivos de sobra para serem evitados.

 

 

 

Amigos,

 

Fechei a seguinte set:

Mala:

02 Subwoofer Protech Excursion 550w RMS

02 Drv Ti 220

02 Woofer 8" pw3

 

Portas:

Par kit 2 vias

 

Amplificadores:

01 MegaCharge 1500w RMS para os SubWoofer

01 MegaCharge 800w RMS para os Estéreo ( Drv Ti, Woofer 8" e kit 2 vias)

 

Baterias:

Cofre: 60a Original

Mala: 02 60a Power

 

Dúvidas:

1 - Existe buraco de frenquencia?

1.1 - O que podemos melhorar no meu som na opinião de cada um?

 

2- O Woofer de 8" deve realmente ficar ligado no Estereo ou no Modulo que vai fazer o (grave / mono)?

2.1 - Sempre vi Woofer e Subwoofer como Graves e Monos. Mas depois de conhecer o PW3 vejo que o mesmo sai médio-grave e não apenas grave. Dificultou todo estudo.... hauihauihauiah

 

[]'s

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fcoelhogomes,

MUITO OBRIGADO NOVAMENTE!

 

Vou comentar cada item numerado por você.

 

1 - Como o colega falou um classe D melhoraria a questão do cnsumo, mas já que tem um A/B, está de bom tamanho.

Se ele render o que promete, vai ter ainda uma certa reserva de potência.

Compensa financeiramente essa troca?

 

2- Não especificou se o amplificador de 800w RMS é de 02 ou 04 canais:

a - Se forem 04 canais, pode ser:

 

1) dependo da potência em 4 ohms, pode ligar o kit em 02 canais e os outros 02 canais em brigde para os Woofer + Drv Ti.

Assim, pode ter uma chave liga-desliga, para quando estiver som interno liga 02 canais e deliga outros 02, alternando-se de acordo com a opção.

 

Para essa situação, precisa de um divisor passivo de 02 vias (Woofer + Ti)

 

São 4 canais.

Não entendo esse tipo de ligacao, procurei no google e nos artigos para saber onde é brigde e onde não é e procurei no manual e nao achei também.

Veja o modelo de cada modulo meu:

01 MegaCharge 1500w RMS para os SubWoofer

http://www.megacharge.com.br/pm1500_4c.html

http://www.megacharge.com.br/pdf/pm1500.pdf

 

01 MegaCharge 800w RMS para os Estéreo ( Drv Ti, Woofer 8" e kit 2 vias)

http://www.megacharge.com.br/pm800_4c.html

http://www.megacharge.com.br/pdf/pm800.pdf

 

Para essa situação, precisa de um divisor passivo de 02 vias (Woofer + Ti)

Alguem tem uma foto dessa?

 

 

1- Qual a diferenca de bridge para não bridge?

2- Falta bateria no meu set?

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Ahh uma coisa importante que tenho dito sempre. Apenas uma unidade de cada falante por via, perdemos a estereofonia.

 

isso me deixou curioso, li um pouco sobre estereofonia e ja me deixou intrigado pq a MAIORIA dos trios, isso é algo assim, INEXISTENTE. Afinal, tentar achar a imagem estereofonica num trio com 2 Extreme e 10 D250x é algo dificil auehauehauehaueh

 

mas eu queri saber, pq vc diz que com 1 falante por via perde-se a estereofonia. Mesmo se estiver alinhado a nossa frente..??

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isso me deixou curioso, li um pouco sobre estereofonia e ja me deixou intrigado pq a MAIORIA dos trios, isso é algo assim, INEXISTENTE. Afinal, tentar achar a imagem estereofonica num trio com 2 Extreme e 10 D250x é algo dificil auehauehauehaueh

 

mas eu queri saber, pq vc diz que com 1 falante por via perde-se a estereofonia. Mesmo se estiver alinhado a nossa frente..??

 

 

Cara.. imagem estereo é a diferenciação entre canais direito e esquerdo! Sabe quando tu ta ouvindo um som no carro e percebe o violão num canto do carro.. uma flauta no outro?! Pois aquilo é estereofonia!

 

Então, pra se obter imagem estereofonica, seus ouvidos precisam distinguir com o maximo de clareza possível o som que sai dos canais direito e esquerdo! Daí vem a imagem, o palco sonoro e por aí vai! São parametros usados pra dizer o quanto se pode distinguir a diferença que tem entre os canais direito e esquerdo!

 

Já num trio.. um dos únicos que tinha trio estéreo de fato, era o Paulo Duto! (unico que tenho conhecimento!) Mas sabe como era o trio dele? Dois subs de 12' (ele não informava marca/modelo) na mala do carro.. e duas caixinhas.. cada caixa com um 10pw3 se não me falha a memória e um drive ti. Segundo ele, ele chegava no local, botava o carro EXATAMENTE no centro de onde queria ficar... e puxava cada caixa pra uns dois metros do carro (e as colocava num pedestal). Com um trio assim, você consegue distinguir a imagem estereofonica... mas obviamente que vai depender da posição que vc está! (quanto mais alinhado com as 3 caixas, melhor)

 

Por isso é impossível se ter imagem estereofonica! Não pelo fato de serem drives, STs ou 6x9.... mas pelo fato de que geralmente eles são colocados muuuuuuito próximos, ficando impossível de distinguir a diferença entre os canais esquerdo e direito! =)

 

 

Ah, e uma coisa que a galera se confunde mto também.. é graves/agudos com estereo/mono! Já teve um cara que me falou "eu uso um digital pro mono e um pone pro estereo"... mas os drives dele eram ligados em mono (apenas uma saída do player era usada pros drives), ou seja.... ;)

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Cara.. imagem estereo é a diferenciação entre canais direito e esquerdo! Sabe quando tu ta ouvindo um som no carro e percebe o violão num canto do carro.. uma flauta no outro?! Pois aquilo é estereofonia!

 

Então, pra se obter imagem estereofonica, seus ouvidos precisam distinguir com o maximo de clareza possível o som que sai dos canais direito e esquerdo! Daí vem a imagem, o palco sonoro e por aí vai! São parametros usados pra dizer o quanto se pode distinguir a diferença que tem entre os canais direito e esquerdo!

 

Já num trio.. um dos únicos que tinha trio estéreo de fato, era o Paulo Duto! (unico que tenho conhecimento!) Mas sabe como era o trio dele? Dois subs de 12' (ele não informava marca/modelo) na mala do carro.. e duas caixinhas.. cada caixa com um 10pw3 se não me falha a memória e um drive ti. Segundo ele, ele chegava no local, botava o carro EXATAMENTE no centro de onde queria ficar... e puxava cada caixa pra uns dois metros do carro (e as colocava num pedestal). Com um trio assim, você consegue distinguir a imagem estereofonica... mas obviamente que vai depender da posição que vc está! (quanto mais alinhado com as 3 caixas, melhor)

 

Por isso é impossível se ter imagem estereofonica! Não pelo fato de serem drives, STs ou 6x9.... mas pelo fato de que geralmente eles são colocados muuuuuuito próximos, ficando impossível de distinguir a diferença entre os canais esquerdo e direito! =)

 

 

Ah, e uma coisa que a galera se confunde mto também.. é graves/agudos com estereo/mono! Já teve um cara que me falou "eu uso um digital pro mono e um pone pro estereo"... mas os drives dele eram ligados em mono (apenas uma saída do player era usada pros drives), ou seja.... ;)

 

cara, isso tudo eu entendi..o exemplo q eu citei de 2 extreme e 10d250x é em relacao a saber de onde vem cada instrumento e tals.

 

Pois eh, era essa minha duvida, como ter imagem estereofonica se fica 2 de 12 na msma caixa , colados um ao outro e os drives em cima empilhados e tal.

Mas, ta respondido..

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Cara.. com 2 extreme e 10d250x.. se forem bem divididos.. dá pra ter noção sim! Divididos que falo é: 1 extreme e 5d250x em CADA LADO, separados por pelo menos 2 mts!

 

na verdade, na via de graves (abaixo de 80hz) nunca tem separação estereofonica (e se tiver é infima). Portanto, mesmo tu tendo os 2x12' na mala.. se tu fizer 2 caixinhas cada uma com 5 x d250x da pra perceber a imagem estereofonica sim! :legal:

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Galera,

 

qual a diferença completa de um woofer de 8" para um de 10" ?

 

E qual a diferenca completa de 8" para um de 6x9?

 

Existe uma configuração completa de um trio?

Eu ainda acredito que o ideal seja:

Para cada 1 Drive colocasse 1 ST, 1 Woofer de 8" e 1 Woofer de 18". Assim pegamos todas as freqüências?!

 

Como definem o meu som:

Portas: Kit duas Vias

Mala: 2 Protech Excursion, 2 ST, 2 D250X

Tampa: 2 6x9

 

Possivel alteração:

Remover a Tampa e os 6x9 e fazer uma caixa dutada com 2 de 8"

Trocar os 2 ST e 2 D250X por 2 TI.

 

Quanto maior, mais ar desloca, desde que sejam modelos que tenham o mesmo conjunto motor. Velocidade não é problema em trio.

 

6x9 é um falante destinado a responder todas as frequências, desde o grave, por isto tem sensibilidade mais baixa. Woofes BONS (pq tem muita porcaria no mercado, que só serve pra ocupar espaço) são muito mais sensíveis, feitos pra tocar médio grave... ou seja, rendem muito mais.

 

Uma proporção correta seria algo como 1 tw + 1 driver 1" + 2 woofers 8" + 1 sub de alta potência ou 2 de média potência. Isso pra um equilíbrio perfeito. De qq forma, o ideal é ter 2 woofers pra cada driver, caso vc queira um sistema com médio-grave decente, sem a famosa voz de taquara rachada comum nos trios.

 

Se quiser trabalhar com os drivers atenuados, dá pra ficar com apenas um woofer pra cada driver, é uma solução legal pra dias tranquilos. Quando vc precisar de SPL vai ter que ficar sem médio-grave.

 

Caso o woofer seja de 12" dá pra trabalhar com 1 driver pra 1 woofer sem problemas.

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Cara.. com 2 extreme e 10d250x.. se forem bem divididos.. dá pra ter noção sim! Divididos que falo é: 1 extreme e 5d250x em CADA LADO, separados por pelo menos 2 mts!

 

na verdade, na via de graves (abaixo de 80hz) nunca tem separação estereofonica (e se tiver é infima). Portanto, mesmo tu tendo os 2x12' na mala.. se tu fizer 2 caixinhas cada uma com 5 x d250x da pra perceber a imagem estereofonica sim! :legal:

 

bloom, quantos corneteiros tu conhece que faz isso???

alias, QUANTOS TRIOS vc conhece assim??? quem abre mao de acoplamento do minimo ganhozinho de dbs para ter imagem estereofonica num trio?

som automotivo, nada de pa!

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