Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucky

Ajuda com tws melhores...

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou montando um set sq básico... composto de Hu Sony 707 (pretendo pegar algum Alpine 78XX), ampli Fosgate 4.6 dedicado pra stereo, mids Mb Quart Reference, tws nar ti e cabos monster pro.

Estou razoavelmente satisfeito com os médios, mas achei os tws muito metálicos, saltados demais, silibando... Estou cortando em 3,5K...atenuando pelo player até fica mais ou menos... mas queria investir em tws melhores.

Pensei nos Focal Tn-52 ou então os Seas Prestige 27TFFNC/G. Sei que ambos são bem superiores ao restante dos componentes que tenho... e que o Nar Ti está bem mais condizente com oq tenho... e por isso a dúvida.

Vou estar sub-utilizando esses tws montando-os em conjunto com o restante? Mesmo que eu esteja, eles vão tocar consideravelmente melhor que os nar? Meu medo é gastar uma boa cifra com eles e por conta dos demais equips, não conseguir vantagens.

Aceito sugestões de outros tws tb, claro.

Qualquer ajuda será bem vinda. Obrigado!

Postado em

Finalmente alguem da minha epoca hehe

Muito bom ver que ainda usam os Mb's... sou um grande fã desse mid

Mas voltando a sua pergunta, nao é de se considerar o Seas TDFC ? é um tw muito bom, acho que voce gostaria

tem uns modelos Vifa tambem que sao otimos, nao me lembro o modelo exato agora mas é um de formato meio que retangular.. posso depois pesquisar o modelo exato para voce ok...é uma opçao tambem muito boa.. mas eu sem duvida ficaria com o seas apesar de ser meio "trambolhão", mas é um excelente tw.

Postado em

Lucky, testou o JL ? Ou irá demorar 12 meses igual ao tw ? Fala sério hein....

Brother, entra em contato com o Kleber, que ele te passa uma lista de Tws. Porém esquece "local original"... não cabe nem na Terra do Nunca !

Postado em
Lucky, testou o JL ? Ou irá demorar 12 meses igual ao tw ? Fala sério hein....

Brother, entra em contato com o Kleber, que ele te passa uma lista de Tws. Porém esquece "local original"... não cabe nem na Terra do Nunca !

Não testei... to confiando em vc e crendo que esteja tudo em ordem... até eu pegar um amplificador condizente com ele.

Teus tws me agradaram bem... vai me vender o morel?

Postado em
Finalmente alguem da minha epoca hehe

Muito bom ver que ainda usam os Mb's... sou um grande fã desse mid

Mas voltando a sua pergunta, nao é de se considerar o Seas TDFC ? é um tw muito bom, acho que voce gostaria

tem uns modelos Vifa tambem que sao otimos, nao me lembro o modelo exato agora mas é um de formato meio que retangular.. posso depois pesquisar o modelo exato para voce ok...é uma opçao tambem muito boa.. mas eu sem duvida ficaria com o seas apesar de ser meio "trambolhão", mas é um excelente tw.

Não conheço muitos modelos de tw... falei desses dois pq "lí" que são unânimes no fórum quanto a qualidade... mas nunca ouvi algum deles... esse TDFC tb não conheço... vou pesquisar sobre.

Justamente por não ter parâmetros que quero apostar em algo certeiro, por mais que isso seja meio sem lógica quando trata-se de som... algo muito bom pra alguns pode ser ruins para outros... Muita gente gosta dos Nar, eu não gostei... é fogo.

Postado em

Olha Lucky realmente quando tratamos de sistema de som é fundamental que escutamos diversos setups para ter embasamento do que escolher para nós.

Mas sendo assim, sobre o Seas que te falei.. o modelo SE nao me engano é 27TDFC tenho 95% de certeza que é isso mesmo.. faça uma pesquisa no forum sobre ele..

A um tempo atraz quando ainda acessava bastante o forum foi o Tw "da moda". é um excelente Tw e tem um custo relativamente bom pelo que ele ofereçe.. na epoca era algo em torno de 35 dolares

Agora sobre os Nar nao é surpresa saber que voce nao gostou deles, e digo mais, minha opniao sobre Tw nacionais é generalizada... uma grande bosta !

Lembre-se que no caso desses Tw maiores é necessario um peitinho.. vai lhe ocupar espaço. Se isso nao for cômodo para voce PERFEITO.

Só uma observação sobre seus Mids Mb Quart, aproveite bastante por que sao excelentes mids.. tenho paixao por eles.

Postado em

Cuidado com as falsificações dos produtos focal, tem aos montes por aí.

Eu iria num bom residencial e uma coluna. Por um preço menor, consegue-se um resultado bem superior.

Abs.

Postado em

Falante nunca é subutilizado. Isso é mentalidade preconceituosa de alguns, não se deixe contaminar pela idéia que setup intermediário com falante top fca uma porcaria.

Sem falar que te dá espaço pra upgrades mais efetivos e mais baratos, pois vc não vai ter que trocar tudo a cada upgrade!

Postado em

Shark, já lí algo a respeito do modelo indicado por vc... realmente ele parece ser bacana... preciso pesquisar como seria para importa-lo, se ainda existe novo....etc. Não sei a impedância tb... não vou usar bi-amplificação, e caso os tws sejm 8ohms, pode dar uma diferença significativa para os mids de 4 ohms (corrijam-me caso eu esteja falando bobeira).

Juliox, qual residencial vc recomendaria? Algum canal para comprar? Ainda penso em fulls iguais aos seus.

Kleber, meu medo seria de não estar gostando dos meus tws pelo meu conjunto ser ruim/mediano... e não por ser culpa exclusivamente dos tws, entende? Daí penso que não adianta eu por tws bacanas se eu não terei como mandar a qualidade necessária para que eles toquem de acordo... Aquele papo deq se as "coisas" não chegam neles, não há como os tws as reproduzirem.

Quanto as colunas/peitinhos... nem seria problema, pois meu carro é um Fox e a coluna A dele é gigantesca, já tenho um ponto cego absurdo alí, então fazer algum trabalho naquele espaço pros tws nem traria malefícios.

Muito obrigado pela ajuda até agora, estou pesquisando possibilidades e espero conseguir fechar um set bacana em breve.

Abraços!

Postado em

Shark, eu não entendo muito de som, é meu primeiro set...etc etc... Pensei em bi-ampli, mas os mids ficaram bem xoxinhos usando 2 canais normais do 4.6, a diferença pra eles tocando com o 4.6 em bridge é absurda... parece que eu troquei os mids... muito mais ataque, dinamismo, e por aí vai. Por isso descartei bi-ampli usando o 4.6

Sergio, cogitei zobel pros tws, mas vc acha que faria uma diferença significativa? Ia mandar meu cross pro Protheus fazer um upgrade e já deixar um zobel pros tws, pode ser uma saída rápida e barata...

Quando dizem que som automotivo é vício, estão certos... mal comecei a montar esse set e já penso em deixar de lado outros projetos pessoais para montar quem sabe um "mid-fi" ehehe

Valeu pela ajuda pessoal!

Postado em

entendi.

Bom, ja testou os Tw originais em Off ? eles respondem bem em Off.. diratemente p/ o ouvinte realmente ele é pouco estridente mas convenhamos que é um Tw bem detalhado.

Postado em

Sem direcionamento achei melhores mesmo, mas ainda não me agradaram... Estão longe de serem tws ruins.. uns amigos ouviram e me xingaram por eu querer trocá-los, pois acharam muitos bons... Eu que sou chato mesmo, mesmo sem ter muito $$ pra isso... ehehhe

Vou mandar meus cross pro Protheus para acertar o corte e já deixar um zobel neles... talvez assim eu fique satisfeito e pegue oq eu gastaria com eles para investir em outros ups... quem sabe um substitudo melhor pro 4.6.

Alguém sabe em quanto é o corte original do kit nar kevlar? 3 ou 3,5 ? Estou usando cross DIY...

Hoje a noite eu e um amigo vamos fazer uma seladinha de 10 litros para colocar os MB que tenho... tomara que não fique bom, caso contrário serei obrigado a fazer umas botinhas pra eles... eheheh

Postado em

O corte dele é de 3k

Olha faça os testes com o Tw MB ainda..nao desista deles nao eles sao bons Tw...

os Mb numa bota selada é um peso em.. eu ja tive e realmente é uma cacetada

Postado em

Se você quer algo com desempenho honesto e tamanho razoável, essa é uma boa opção:

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1078

De resto, se o tw ''nar ti'' que vc diz possuir é o EP-51( http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....weeter_Titanium ), vale deixar registrado que o tweeter definitivamente não é ruím.

Em condições ideiais, não precisa usar off-axis e também não pede zobel.

Reveja o projeto do seu divisor, antes de mais nada.

Postado em

Shark, não sei se eu entendi errado ou se vc pensou numa marca e escreveu outra, mas eu não tenho tws MB, apenas os mids. Meus tws são os Nar TI, os EP-51 que o Crasher colocou o link.

Crasher, oq vc definiria como condições ideais? Meus cross são de segunda ordem, caps de polipropileno (Epcos)... não são tops mas não creio serem ruins tb... acontece que o corte deles é em 2,5... e não gostei dos tws assim... cortando em 3,5 em primeira ordem... melhorou um pouco mas ainda não está do jeito que eu gostaria... A idéia é alterar os cross para 3,5K/segunda ordem e zobel...será que ficaria exagerado?

Markto, posso perguntar qual meio está usando para adquirir esse Vifa? Manda por mp se preferir...

Valeu!

Postado em
Crasher, oq vc definiria como condições ideais?

Num sistema sem problemas críticos e com um acerto de cross correto.

Infelizmente, a distância, eu não tenho como saber o que se passa no seu sistema.

Meus cross são de segunda ordem, caps de polipropileno (Epcos)... não são tops mas não creio serem ruins tb... acontece que o corte deles é em 2,5... e não gostei dos tws assim... cortando em 3,5 em primeira ordem... melhorou um pouco mas ainda não está do jeito que eu gostaria... A idéia é alterar os cross para 3,5K/segunda ordem e zobel...será que ficaria exagerado?

Para utilizar junto com o mid original, 3K 18dB/8a resolve. Como disse anteriormente, nada de zobel.

Doma bastante a áspereza do tweeter. E posteriormente a resposta no top end pode ser ajustada a gosto, com alguns tweaks no cross.

Mas isso é com o mid original e tomando como base um sistema bastante neutro.

Não sei se no seu caso algum ajuste especial se faz necessário.

É complicado acertar um divisor sem efetivamente estar cara a cara com os falantes tocando já na configuração e montagem final.

Postado em
Shark, não sei se eu entendi errado ou se vc pensou numa marca e escreveu outra, mas eu não tenho tws MB, apenas os mids. Meus tws são os Nar TI, os EP-51 que o Crasher colocou o link.

Crasher, oq vc definiria como condições ideais? Meus cross são de segunda ordem, caps de polipropileno (Epcos)... não são tops mas não creio serem ruins tb... acontece que o corte deles é em 2,5... e não gostei dos tws assim... cortando em 3,5 em primeira ordem... melhorou um pouco mas ainda não está do jeito que eu gostaria... A idéia é alterar os cross para 3,5K/segunda ordem e zobel...será que ficaria exagerado?

Markto, posso perguntar qual meio está usando para adquirir esse Vifa? Manda por mp se preferir...

Valeu!

Então, já chegaram os tuitas, já testei e adorei!!

puts meu, não imaginava que teria tanto ganho em qualidade assim em um tweeter!!

Pequeno, dá pra colocar nas colunas sem problemas. Aliás, irão substituir os tweeters bravox 60D. Ele tem 65mm de diâmetro e não atrapalhará. Utilizo um cross kicker que peguei com o Beraldo, tem atenuação de 1,5; 3;4,5 até 6db. corte em 3,5khz / 12db ; instalação Totalmente on-axis.

Meu, o tweeter é muito plano, nada agressivo.....não tem comparação em hipótese alguma com o que eu usava!!

recomendo mesmo!! show!!

Markto

Postado em

Só postando rapidinho... os Mbs tocam DEMAIS na seladinha de 10 litros... Nossa Senhora, que diferença absurda deles nas portas... to lascado.... toca começar o projeto das botinhas. Sorte que é um Fox e tem muito espaço morto ali embaixo do painel...creio que não ficará tão incômodo assim.

Crasher e Markto... depois eu vou falar com vcs...

Valew...abraço!

Postado em

Bom, o Lucky está me devendo uma caixa de cerva... o Markto outra... vou beber de graça até o final do ano !

Hehehe... brincadeira.... Que bom que meu tiro no escuro dá certo...

:)

Postado em
Não testei... to confiando em vc e crendo que esteja tudo em ordem... até eu pegar um amplificador condizente com ele.

Teus tws me agradaram bem... vai me vender o morel?

Confiar em mim ? Doido vc !!! Rssss...

Hey, testa logo isso. Não sei como aguenta.

Bom, na boa, o tempo é muito bom... porém no seu caso, vc já tem a faca e o queijo em mãos...

Acredito eu que daqui para frente, é só saber "arrumar a casa" como o Crasher comentou.

Postado em
Bom, o Lucky está me devendo uma caixa de cerva... o Markto outra... vou beber de graça até o final do ano !

Hehehe... brincadeira.... Que bom que meu tiro no escuro dá certo...

:)

huahuahua dexa pro beck!! Beraldo vlw aí!! Negócio é o seguinte: estava querendo trocar os tuitas do kit 60D e procurando algo. Já ouvi 1tw1, neotech, 60D, 60B 3/4tw, e outras coisas "boas". Só não havia escutado o Nar Ti. Quando vi o Vifa, pensei que poderia dar resultado até porque só de se ler o manual, parâmetros todos ali, marca conceituada, não fabricariam porcaria. Simulando o tuita no winisd, perfetio, podem simular. Tiro no escuro mesmo. chegaram, só substitui, plug and play mesmo, coloquei uma dupla face pra direcionar, até ficar pronta as colunas e está lá, um tuiter limpo, subindo muito bem, sem agressividade, gostei do resultado. Pudera ter um Nar Ti pra comparar. Bom investimento.

abraço

Markto

Postado em

Poxa, eu abraçaria fácil um par de Vifa igual ao seu Markto... só que tenho um problema. Estou usando o 4.6 em duplo bridge para empurrar meu kit, são teóricos 120 rms por canal. Os Nar Ti não deram nem sinal de não aguentarem o tranco dessa forma, será que os Vifa abririam o bico? A potência declarada do Nar é de 50 rms tb, assim como do Vifa.

Deixar de usar o 4.6 em duplo bridge não seria uma opção, pois os mids ficam MUITO apagados e sem ataque mandando apenas os 30 rms normais do 4.6 pra eles... fora que eu perderia meu cross, visto que ele não aceita bi-amp.

Alguém arriscaria um palpite?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...