Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leonardosanti

Power One Mosfet FQP33 N10 (FOTO)

Recommended Posts

Olá pessoal! Possuo um Power One que estão ligados um sub BP em 2 Ohms (sei que esquenta, mas ja uso a mais de 3 anos) em uma bridge e um par de 6x6 e 6x9 nos outros canais. Estava ouvindo o som normal quando de repente parou o grave e rapidamente o som por inteiro, fui olhar e era o fusivel da bateria que queimou, troquei e nada, modulo liga em proteçao. Retirei o modulo, desconectei tudo e continuou em proteção, testei todas as RS dos falantes e fiação, tudo OK. O técnico disse que um transistor MOsfet (FQP 33 N10) do canal estava em curto, troquei por um similar, quer dizer nem o tecnico tem tanta certeza, na verdade foi o vendedor que disse q serviria. Resumo: troquei o transistor, o modulo ligou normal sem os falantes, instalei os falantes so tocou por 5 s, fusivel abriu novamente. O tecnico acha que o novo transistor não aguentou pois o mesmo entrou em curto e so este que entra em curto, então gostaria de saber se vcs sabem qual o mosfet que possa substituir o original do Pone (FQP 33N10), pois não acho em lugar nenhum esse. Obrigado antecipadamente.

OBS: FOTO encontra-se na minha ultima resposta mais embaixo.

Editado por leonardosanti

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, caso alguem tenha uma dica de como instalar uns collers pra resfriar mais o pone, por favor me digam. O mesmo ja possui um interno, coloquei um pequeno ao lado ligado por rele e estou pensando em colocar um embaixo substituindo a tampa por acrilico, so estou na duvida se coloco exaustando ou ventilando. Exaustanto pode atrapalhar o original no pone e ventilando pode jogar muita poeira. O que vcs acham? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Putz... Tenta o IRF540N, mas não sei se vai continuar aguentando esse abuso de ligar em 2 ohms.

Pois é, o pior é que não sei se é realmente isso (2Ohms) que esta dando problema, o mesmo ja toca a quase 3 anos e nunca deu nada. Mas valeu pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, o pior é que não sei se é realmente isso (2Ohms) que esta dando problema, o mesmo ja toca a quase 3 anos e nunca deu nada. Mas valeu pela dica!

depois de tanto tempo tocando forçada, uma hora ela ia dar "falência multipla de orgaos". queimou 1 fet, mas com certeza comprometeu outros componentes, alterou valores de resistores, enrolamento do toroidal etc. bom dar uma boa revisada pra ter certeza que ela vai ficar boa depois do conserto. pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Se o seu Técnico está trocando só um Componente, peça à ele ki troque o Par.. Sacô?! Mesmo o Componente ki não keimou é muito bom trocá-lo tmb!

Os transistores de Saída trabalham em Par, se um entra em Curto ou Abre, o Par dele pode se sobrecarregar e alterar internamente!

Vou deixar um Link aki onde vc encontra o TR Original!

Grande Abraço e Boa Sorte! :legal::legal::legal:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869...os-potencia-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Se o seu Técnico está trocando só um Componente, peça à ele ki troque o Par.. Sacô?! Mesmo o Componente ki não keimou é muito bom trocá-lo tmb!

Os transistores de Saída trabalham em Par, se um entra em Curto ou Abre, o Par dele pode se sobrecarregar e alterar internamente!

Vou deixar um Link aki onde vc encontra o TR Original!

Grande Abraço e Boa Sorte! :legal::legal::legal:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869...os-potencia-_JM

Brigadão cara pela ajuda e conselho, eu queria saber de você se um similar pode funcionar pois o que coloquei não deu certo, será que é por não ter aguentado e somente o original que funciona, ou porque pode ter danificado outra parte mesmo, pelo menos com o multiteste nada foi encontrado. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Brigadão cara pela ajuda e conselho, eu queria saber de você se um similar pode funcionar pois o que coloquei não deu certo, será que é por não ter aguentado e somente o original que funciona, ou porque pode ter danificado outra parte mesmo, pelo menos com o multiteste nada foi encontrado. Valeu!

Olha Leonardo! Como o Kleber disse, o Equivalente é o IRF 540 msm.. Mas encontrar componentes de Procedência é o Excencial para uma Longa Vida Útil do Módulo! Se está usando componentes Paralelos muito Ruins pode ser por isso o Motivo da queima Repentina! Agora a Troca do Par de Transitores de Saída é excencial tmb! Eu jamais troco um TR keimado e aproveito o Outro ki aparentemente está bom medindo-se no Multímetro! Troque os dois msm! Agora, se vc tíver um TR de Pré de Audio ou um TR de Excitação ruim, com fuga por exemplo, Os TR de saída vão continuar Keimando!

A Princípio substitua os dois(2) TR de Saída desse Canal ki keimou e faça o teste já ki vc já mediu os Outros Componentes e aparentemente estão Bons..

Boa Sorte! :legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha Leonardo! Como o Kleber disse, o Equivalente é o IRF 540 msm.. Mas encontrar componentes de Procedência é o Excencial para uma Longa Vida Útil do Módulo! Se está usando componentes Paralelos muito Ruins pode ser por isso o Motivo da queima Repentina! Agora a Troca do Par de Transitores de Saída é excencial tmb! Eu jamais troco um TR keimado e aproveito o Outro ki aparentemente está bom medindo-se no Multímetro! Troque os dois msm! Agora, se vc tíver um TR de Pré de Audio ou um TR de Excitação ruim, com fuga por exemplo, Os TR de saída vão continuar Keimando!

A Princípio substitua os dois(2) TR de Saída desse Canal ki keimou e faça o teste já ki vc já mediu os Outros Componentes e aparentemente estão Bons..

Boa Sorte! :legal::legal::legal:

Valeu cara, mas na verdade acho que vou ter que substituir os 3 pois no power one cada canal possui 3. Acho que ele fai parado um bom tempo, esse serviço aqui estão cobrando 130,00. Um absurdo, so vão gastar 30,00 de material no caso de 3 TR. Fazer o que né, Eu sei ate soldar, mas tenho medo de que tenha algo mais e ai a garantia ira cobrir. Valeu! Quem souber mais de algo, estou por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

uma hora a casa cai rsrsrsrs, durou até mt seu amp.. tenta o 540n mesmo eh a saida... ve no que dá.. ou então pega o datasheet do original e tenta achar um com mesmos valores, ou mais forte!!

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei o datasheet (manual) dos dois Tr o original 33n10 e o q vcs me indicaram IRF540A, so que queria saber o q devo comparar para saber se serve, qual o atributo a ser observado que mais indique se suporta ou se é similar? Obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, levei na assistencia técnica, o cara disse que eu deveria trocar os 6 Transistores Mosfet pois eles trabalham em sequencia ou coisa desse tipo e provavelmente um so danificado pode causar problemas futuros nos outros, ele me cobrou 130,00. Achei caro, mas fazer o que né? Agora queria saber se é necessário realmente eu trocar 6 e não 3. Acho que por canal são 6 mesmo, eu não conheço bem, quem puder me ajudar. Coloquei essa foto (danilo.menezes) retirada do site onde marquei qual a saida que ele disse q trocaria sendo q no multimetro so foi identificada a o 1º Transistor da esquerda para direita abaixo onde esta marcado. Voces saberiam informar de qual canal é esse (1,2,3 ou 4), apenas para me certificar qual falante toca nele. Valeu!

foto1345flyt9.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

pra resfria mais coloca cooler em cima e embaixo ou senao um water cooler heheh

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, levei na assistencia técnica, o cara disse que eu deveria trocar os 6 Transistores Mosfet pois eles trabalham em sequencia ou coisa desse tipo e provavelmente um so danificado pode causar problemas futuros nos outros, ele me cobrou 130,00. Achei caro, mas fazer o que né? Agora queria saber se é necessário realmente eu trocar 6 e não 3. Acho que por canal são 6 mesmo, eu não conheço bem, quem puder me ajudar. Coloquei essa foto (danilo.menezes) retirada do site onde marquei qual a saida que ele disse q trocaria sendo q no multimetro so foi identificada a o 1º Transistor da esquerda para direita abaixo onde esta marcado. Voces saberiam informar de qual canal é esse (1,2,3 ou 4), apenas para me certificar qual falante toca nele. Valeu!

foto1345flyt9.th.jpg

Pelo que o Ekkip explicou está certo o procedimento.

Compartilhar este post

Link para o post
:rever1: bom dia irmao e que cidade vc esta e que estado vc esta???vc ja concertou esse amp??

Compartilhar este post

Link para o post
:rever1: bom dia irmao e que cidade vc esta e que estado vc esta???vc ja concertou esse amp??

Salvador/ Ba

E infelizmente ainda não concertei, to sem grana. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde....

tenta coloca o irf250 no lugar desse 33n10....

pois o irf250 eh 200v. e o 33n10 eh 100v...

soh q o ampere do irf250 eh 30a. o 33n10 eh 33a

acredito q nao tem erro coloca no lugar nao....

tenta ai...

qlq coisa da um toque...

abraço.

acabei de axar um outro q pod servir no lugar eh IRF3415, pois ele aguenta 150v 43A. abaixo segue o datasheet

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/irf/irf3415.pdf

Editado por leonardobena

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem ja teve esse problema com canal do Power One. Se tiverem por favor me relatem. Abraço a todos!

é comum este defeito, clloque 6 irf 540, usa 6 por canal, não misture componentes. alguns power one já saoram de fábrica copm este componente.

Compartilhar este post

Link para o post
boa tarde....

tenta coloca o irf250 no lugar desse 33n10....

pois o irf250 eh 200v. e o 33n10 eh 100v...

soh q o ampere do irf250 eh 30a. o 33n10 eh 33a

acredito q nao tem erro coloca no lugar nao....

tenta ai...

qlq coisa da um toque...

abraço.

acabei de axar um outro q pod servir no lugar eh IRF3415, pois ele aguenta 150v 43A. abaixo segue o datasheet

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/irf/irf3415.pdf

Valeu pela força cara, mas vou deixar o tecnico trocar, ele me cobrou 120,00 mas pelo menos vou ter a garantia de 3 meses, ja pensou se compro, troco e queima, putz vai acabar saindo mais caro. Mesmo assim muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

power 1 isso acontece quando os mosfets nao sao CASADOS entre si.mesmo mosfets do mesmo tipo e lote tem diferenças entre si e acaba que um conduz mais que outros ,se sobrecarrega e acaba funfando tudo..com transistores comuns e isso e mais raro

veja aqui

http://www.putpixel.nl/?p=9

http://www.diamondstar.de/transistor_matching_mosfet.html

se o tecnico nao selecionar os fets....tudo de novo :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

isso mesmo...cada fet tem sua resistencia interna chamada de rds...e simples de olhar isso..coloca o fet de costas pega a perna preta do multimetro e coloca no meio..a vermelha na direita e veja qual a resistencia que o multimetro digital marca ali...o outro tem que estar bem proxima..

abracos hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...