Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

groove

dúvidas básicas

Recommended Posts

ae galera, sou iniciante no mundo do som automotivo e nao sei quse nada a respeito, queria q vcs me dessem uma ajuda ai, se tiverem algum material pra iniciantes e talz me ajudaria jah. Lá vai minhas dúvidas, qual a diferença entre MONO e ESTEREO? qual a diferença entre amplificadores: BOOSTER, DIGITAL E MOSFET? Impedância e Resistência são a mesma coisa?? Intereferem em que quando maior ou menor?? Por agora é só :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
ae galera, sou iniciante no mundo do som automotivo e nao sei quse nada a respeito, queria q vcs me dessem uma ajuda ai, se tiverem algum material pra iniciantes e talz me ajudaria jah. Lá vai minhas dúvidas, qual a diferença entre MONO e ESTEREO? qual a diferença entre amplificadores: BOOSTER, DIGITAL E MOSFET? Impedância e Resistência são a mesma coisa?? Intereferem em que quando maior ou menor?? Por agora é só :D

Td bem??

Aí vai umas dicas de leitura.

ARTIGOS AUTOSOM.NET

PROJETOS E INSTALAÇÃO

CAIXAS ACUSTICAS

É isso aí, boa leitura, qualquer coisa, estamos áki.

Seja bem vindo.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

cara ñ vai adiantar te explicar, vc tem que ler mesmo, sao duvidas bem simples, vai lendo e se aprofundando.

ñ apoio responder de cara, mas sei como é chato, ñ saber nada e o pessoas so mandar pesquisar. assim as vezes desanima.

o principio basico é que som mono é que ñ se difere direito e esquerdo, e estereo é que direito e esquerdo se diferenciam.

booster é um amplificador com transformadores internos, elevando sua potencia, porem com ruidos dentre outras desvantagens.

mosfet, sao tipos diferentes de transformadores, qnd estudei na faculdade vi transistores(principio dos boosters), e depois os mosfets, e ate hj ñ intendi, sei somente que a diferença, é o sinal de entrada que pode ser inumeras vezes menor, alem de outras coisas que o diferem e dao uma qualidade muito maior!

digitais sao modulos mosfet que sao controlados por microships e no geral gastam menos energia que os digitais!

a principio ñ deixhe de estudar isso ai é so a ponta do iceberg, so respondo pra vc ter mais animo e aprender mais!!

Compartilhar este post

Link para o post

vlw pelas dicas ae galera, vou pesquisar...mas tipo eh melhor vc ter um som soh STEREO ou soh MONO?? uns amplificadores q vi ai, a saída dele pra MONO eh muito maior q a saída pra STEREO. O que é esses kits 2 e 3 vias?

Compartilhar este post

Link para o post
digitais sao modulos mosfet que sao controlados por microships e no geral gastam menos energia que os digitais!

Só uma correção, consomem menos energia que os mosfet

Bom é ter os 2.

Ampli Mono é pra ouvir o som grave das músicas, e é usado com alto falante do tipo subwoofer em caixas acústicas, geralmente colocadas no porta-malas, e pra quem gosta de grave, quanto mais potente melhor.

Ampli estéreo é para os alto falantes de dentro do carro, e não necessita de tanta potência.

Kit 2 vias, possui 2 componentes, como o próprio nome diz, com alto falante do tipo woofer, tweeter e crossover.

Kit 3 vias, possui 3 componentes, woofer, midrange (médio), tweeter e crossover (divisor de frequências).

Bom, é isso, se eu estiver errado alguém me corrija por favor.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

qq é esse crossover exatamente?? qual a diferença entre subwoofer e woofer?? tenho umas dúvidas quanto a resistencia tb e canais do ampli, tipo um ampli q tem 2 canais MONO, com resistencia 4ohms, pra ele funcionar certo(nesse caso como exemplo vou usar 2 subs) tenho q ligar 2 subs de 2ohms, um em cada canal?? posso ligar 2 subs num mesmo canal? seria a tal ligação em bridge isso?? dúvidas e mais dúvidas....ahsduisashds

Compartilhar este post

Link para o post
qq é esse crossover exatamente?? qual a diferença entre subwoofer e woofer?? tenho umas dúvidas quanto a resistencia tb e canais do ampli, tipo um ampli q tem 2 canais MONO, com resistencia 4ohms, pra ele funcionar certo(nesse caso como exemplo vou usar 2 subs) tenho q ligar 2 subs de 2ohms, um em cada canal?? posso ligar 2 subs num mesmo canal? seria a tal ligação em bridge isso?? dúvidas e mais dúvidas....ahsduisashds

bom crossover seria um divisor de frequência, lendo alguns artigos sobre associação de falantes vc vai entender melhor pra que serve um crossover....

basicamente a diferença entre subwoofer e woofer seria a frequencia que responde (toca), no caso o subwoofer tocaria melhor as frequencias mais baixas, subgrave e uma parte de graves, e o woofer toca frequencias um pouco mais alta um pouco de grave, medio grave e medios.....

sobre a impedancia dos ampli é extremamente desaconselhado usar impedancia abaixo do suportado pelo ampli, salvo algumas casos a parte...

por exemplo se seu ampli tem impedancia minima de 2ohms, vc não devera usar uma associação de falantes que resultem em 1 ou menos...

bom vi alguns ampli que tem 2 canais mono só que eram booster, e em geral booster não trabalha em bridge....

espero ter clareado alguma coisa....

boa sorte com seu som e sucesso nas leituras que com certeza vai ser muito valioso...

boas festas..........

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera, sou iniciante no mundo do som automotivo e nao sei quse nada a respeito, queria q vcs me dessem uma ajuda ai, se tiverem algum material pra iniciantes e talz me ajudaria jah. Lá vai minhas dúvidas, qual a diferença entre MONO e ESTEREO?

Estereo é ouvir o L (canal esquerdo) e o R (canal direito) separadamente !!!

Mono é ouvir somente o L ou o R

E tem ainda o Mono-Mix (muito usado em Boosters) quando o Fabricante une Eletronicamente os dois canais L+R !!!

qual a diferença entre amplificadores: BOOSTER, DIGITAL E MOSFET?

Booster é um Amplificador que usa Transformador (aqueles quadrados enrolados de Cobre) que consegue no máximo 150Wrms (podendo chegar a mais que 150Wrms porém fica um projeto um pouco inviável Tamanho x Custo) tendo que ser esse transformador de muito boa qualidade (sem usar chapas reaproveitadas) !!!

Mosfet é um Amplificador que no lugar do Transformador usa a Bobina Toroidal podendo chegar a Potências Bem Maiores que 150Wrms !!!

Tanto o Booster quanto o Mosfet são Classe AB com rendimento de +- 50% (de 100% de energia que ele consome 50% vira som 50% vira calor) porém os Mosfet tem um nível de Distorção menor que os Boosters !!!

Digitais são Amplificadores que aproveitam melhor a Energia variando de marca devido ao desenvolvimento do Projeto Ex: VX Lolla da Banda aproveita 80% da Energia !!!

Impedância e Resistência são a mesma coisa??

Sim !!!

Intereferem em que quando maior ou menor??

Se um Amplificador trabalha em Estéreo @ 2ohms e você instalar um Alto falante de 4ohms vai tocar normal (se o Amplificador for Classe AB ele vai mandar metade da Potência Especificada e se For um Classe D 75% no caso dos Bandas) agora se você conjugar Alto Falantes que no final a ligação ficar menor que 2ohms ai com um curto espaço de tempo o Amplificador vai Queimar !!!

Os Bandas tem uma particularidade se Você ligar um Amplificador Banda Digital numa impedância maior Ex: 2500Wrms@2ohms você liga em 4ohms ele ira trabalhar com o filtro mais frio com isso ele terá a gama de resposta ampliada (até 12khz) com uma qualidade maior !!!

Por agora é só

Abraço !!!

Compartilhar este post

Link para o post

está clareando agora :D

no meu caso, quero montar um som de qualidade, sem xiado, teria que usar um aplificador do tipo mosfet ou um digital seria melhor?? o custo beneficio do digital compensa?? Como funcionam essas classes?? nem sabia q existia isso...ahdiaushasd

mas tipo, nao consegui entender ainda como fazer os calculos da impedancia, qto o amplificador vai aguentar tocar em RMS e talz...vou pegar um como exemplo, vcs me ajudam a simular um som com ele:

vou usar esse modelo Roadstar X-FILTER 4500NX 500W RMS como exemplo, nas especificações dele está dividido assim:

- 4 ch x 80 wrms 4 ohms

- 4 ch x 125 wrms 2 ohms

- 2 ch x 250 wrms 4 ohms bridged

vamos pegar a primeira, 4 canais, 80wrms por cada com 4ohms de resistencia. Ali nao diz se eh STEREO ou MONO, como saber? Qual o máximo de wrms posso ligar nesse ampli(nos 320wrms)?? Tipo, se eu pegar um sub com 450wrms, como vou ligar ele em um canal de 80wrms? Como cada canal tem 4ohms, qual a impedancia do sub pra "casar" com a do ampli?? 4ohms tb?

Compartilhar este post

Link para o post

está clareando agora

no meu caso, quero montar um som de qualidade, sem xiado, teria que usar um aplificador do tipo mosfet ou um digital seria melhor??

Se for um som Bem Simples tipo Kit Original mais Sub e a grana tivar pouca vai de Booster mesmo !!!

Agora se for uma coisa um pouco mais elaborada tipo 2 Kits Duas Vias na frente 2 de 6" atraz mais um Sub Melhor "eu" iria de Mosfet !!!

Acima de 1200Wrms ai "eu" encaixaria o Digital !!!

o custo beneficio do digital compensa??

Sim !!!

Como funcionam essas classes??

Já expliquei acima !!!

nem sabia q existia isso...ahdiaushasd

mas tipo, nao consegui entender ainda como fazer os calculos da impedancia, qto o amplificador vai aguentar tocar em RMS e talz...vou pegar um como exemplo, vcs me ajudam a simular um som com ele:

vou usar esse modelo Roadstar X-FILTER 4500NX 500W RMS como exemplo, nas especificações dele está dividido assim:

- 4 ch x 80 wrms 4 ohms

- 4 ch x 125 wrms 2 ohms

- 2 ch x 250 wrms 4 ohms bridged

vamos pegar a primeira, 4 canais, 80wrms por cada com 4ohms de resistencia. Ali nao diz se eh STEREO ou MONO, como saber?

Para ser Mono teria que ser 1 Canal como são 4 evidente que é Estereo !!!

Qual o máximo de wrms posso ligar nesse ampli(nos 320wrms)?? Tipo, se eu pegar um sub com 450wrms, como vou ligar ele em um canal de 80wrms? Como cada canal tem 4ohms, qual a impedancia do sub pra "casar" com a do ampli?? 4ohms tb?

Sempre que um Amplificador Mosfet ou Digital 2 ou 4 Canais for 2ohms o Bridge vai ser 4ohms por isso ele é 125Wrms x 4 @ 2ohms ou 250Wrms x 2 @ 4ohms !!!

No caso do seu Sub de 450Wrms ele vai tera que ser Bobina Simples de 4ohms para ligar no Bridge do Amplificador que vai mandar 250Wrms !!!

Agora essa ai de 4 ch x 80 wrms 4 ohms sei não viu !!!

Compartilhar este post

Link para o post

não entedi essa dos canais, pq é evidente que é stereo?? ampli com saida mono tem q ter apenas um canal??

joao, se puder, me explica essa ligação dos subs no ampli na forma normal sem bridge pois eu nao em noção como funciona e se começar explicando em bridge não vou consegui entender "/

eu andei vendo uns subs e tem essa tb, de uma e duas bobinas, em qq isso interfere? vlw pelos esclarecimentos velho :D

Compartilhar este post

Link para o post

esquemaligaond0.th.jpg"]Esquema de ligação[/url]

Tentar explicar...

Um ampli mosfet de 4 canais estéreo, numerando de 1 a 4 pra melhor entender, se vc ligar o - do canal 1 e + do canal 2 o estéreo se torna mono, esta ligação é chamada de bridge, portanto, forma-se 1 canal mono, ou seja, o ampli que era de 4 canais estéreos ficou com 3 canais, 1 mono e 2 estéreos, como demonstrado no desenho, se ligar 2 bridges, ficará 2 canais monos.

Qualquer dúvida dá uma olhada neste link, e tbm lá em cima nos endereço q te indiquei.

Esquemas de ligações

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, agora sim to começando a entender, bela explicação :D

pelo que pude observar, esse ampli do desenho tem uma potência de 400w rms com impedância de 4ohms, certo? Ali na ligação dos falantes menores, em um canal stereo, estão ligados 2 falantes em série, certo? Seria bridge isso tb?

Como faz o cálculo pra saber a impedância de ligações em série e em paralelo?

Qual a impedância do subwoofer e dos falantes menores, de cada um sozinho/

Compartilhar este post

Link para o post
Impedância e Resistência são a mesma coisa??

Sim !!!

opaa... pera lá! rs

desculpe corrigir o joão da banda, mas eletronicamente, não podemos já ensinar impedancia = resistencia.

praticamente, vc pode até considerar os 2 iguais, mas eletronicamente, não.

vou colar a melhor forma de definir a impedancia de uma duvida de um outro forum:

"Embora isso não importe para sua dúvida específica, deixo apenas registrado para futuras consultas de outros membros que resistência e impedência, a rigor, são diferentes, mas para efeitos práticos e para responder sua pergunta, podem ser consideradas como se fossem a mesma coisa.

A impedância é composta de duas partes, a + bi, onde a é a parte real e se chama resistência, enquanto b é a parte imaginária e se chama reatância. A reatância varia com a frequência e portanto a impedância varia com a frequência."

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=33345

Espero ter contribuido, e joão, não é nada pessoal hein! no forum o povo tende a achar q é um corte. :)

Apenas estou tentando ajudar tbm!

Se alguém achar q ficou agressiva a msg, por favor me digam que eu edito.

Absss

Edu

Compartilhar este post

Link para o post
cara, agora sim to começando a entender, bela explicação :D

pelo que pude observar, esse ampli do desenho tem uma potência de 400w rms com impedância de 4ohms, certo? Ali na ligação dos falantes menores, em um canal stereo, estão ligados 2 falantes em série, certo? Seria bridge isso tb?

Como faz o cálculo pra saber a impedância de ligações em série e em paralelo?

Qual a impedância do subwoofer e dos falantes menores, de cada um sozinho/

Estes falantes menores são representados como se fossem 6x9, 6", 5", triaxiais e trocentos xiais kkk, e etc, falantes normais, e estão ligados em paralelo.

Esses falantes "normais" ou "comuns" automotivos geralmente são de 4 ohms, subwoofers vc encontra de bobina simples de 4 ohms, bobina dupla 2 ohms (2+2) e dupla de 4 ohms (4+4), woofers de 4 e/ou 8ohms.

Ligação em paralelo divide impedância, e em série soma-se a impedâcia.

Ex: 1 sub 2+2 vai resultar impedância de de 1 ohm (paralelo) e 4 ohms (série).

1 sub 4+4 vai resultar impedância de 2 ohms (paralelo) e 8 ohms (série).

2 falantes comuns, que são de 4ohms, ligados em paralelo resulta em 2 ohms, seguindo o ampli do exemplo, cada canal dá 100wrms a 2 ohms, então vc fazendo a ligação do esquema, estará recendo os 100wrms, sendo teóricamente 50wrms pra cada falante, isso tbm vale para woofers e subwoofers.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

hm, tipo os ampli tem uma impedância padrão por canal?? tipo esse das imagens, a impedância dele seria 2ohms por canal??

se eu quiser ligar dois subs em paralelo(como foi feito com os falantes ai) em um canal só, tem como?? tipo dois subs de 4ohms, daria 2ohms de impedância neh?? Existe canal MONO com 2ohms de impedância?? Tipo, quando vc converter 2 canais ESTEREO em 1 MONO, nesse caso das imagens, posso ligar um sub de no máximo 200w rms?? oq acontece se ligar um sub de 450w rms por exemplo?

Muito obrigado pelas explicações osmairps, ta me ajudando bastante cara :D

Compartilhar este post

Link para o post

hm, tipo os ampli tem uma impedância padrão por canal?? tipo esse das imagens, a impedância dele seria 2ohms por canal??

Correto.

se eu quiser ligar dois subs em paralelo(como foi feito com os falantes ai) em um canal só, tem como??

Uma bridge mono, Sim.

tipo dois subs de 4ohms, daria 2ohms de impedância neh??

Correto.

Existe canal MONO com 2ohms de impedância??

Existe ampli de 1, 2 e 4 ohms.

Tipo, quando vc converter 2 canais ESTEREO em 1 MONO, nesse caso das imagens, posso ligar um sub de no máximo 200w rms??

O ideal seria de no máximo 200wrms.

oq acontece se ligar um sub de 450w rms por exemplo?

Ele vai passar fome (falta de potência), e ainda correrá o risco de queimá-lo com distorção.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

nesse caso um ampli q libere 200wrms nao adianta qse de nada "/, a impedância dos canais de um ampli pode variar, tipo uma com 2ohms outra com 4ohms??(isso por padrão). Pra eu ligar um sub de 450w rms, terei q procurar um ampli q forneça exatamente isso por canal?? Tipo, se for dois canais Estereo de 200wrms, posso fazer um MONO com 400wrms pra ligar o sub dai neh?

Compartilhar este post

Link para o post
nesse caso um ampli q libere 200wrms nao adianta qse de nada "/, a impedância dos canais de um ampli pode variar, tipo uma com 2ohms outra com 4ohms??(isso por padrão). Pra eu ligar um sub de 450w rms, terei q procurar um ampli q forneça exatamente isso por canal?? Tipo, se for dois canais Estereo de 200wrms, posso fazer um MONO com 400wrms pra ligar o sub dai neh?

A impedância de um ampli, seguindo o do exemplo, todos os 4 canais fornecem 100wrms e são de 2 ohms cada, somente passam para 4 ohms quando é ligado em bridge, pois no bridge junta-se 2 canais, somando assim a potência e a impedância, ficando 200wrms a 4 ohms.

Pra vc ligar um sub de 450wrms o ideal seria um ampli que fornecesse no minimo 600wrms, isso pra aproveitar o máximo do sub.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

vish, no caso desse ampli da pra usar um sub de no máximo qto? 200wrms?? pra bater bem. To motando um projeto aqui, pra ver se to entendendo como funciona, vou postar aqui pra me dar as dicas dai, mas uma coisa q axei estranha, fui ver umas cornetas, elas vem soh o plastico de fora, ahdiuahasd, tem q comprar separado dai?? E as cornetas q vem prontas nao tem a potencia, wrms, eh normal isso? Outra coisa, o driver eh um tipo de falante?? q frequencia toca??

Compartilhar este post

Link para o post

Aki tbm é vendido separado, o cone (corneta) e o driver, tem potência declarada e a impedância deles são de 8 ohms, assim como os super tweeter.

Os DRIVERS são alto falantes especiais que tem como principal objetivo a reprodução de frequências médias, que para entendermos melhor, são as reproduzidas pela voz humana feminina, parte da masculina, guitarras, sinos, etc, por exemplo.

Esse texto foi retirado deste link Driver

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, se podia dar uma ideia de um proejto pra trio ai?? sub+2cornetas+1tweeter...mais ou menos isso...

Compartilhar este post

Link para o post
opaa... pera lá! rs

desculpe corrigir o joão da banda, mas eletronicamente, não podemos já ensinar impedancia = resistencia.

praticamente, vc pode até considerar os 2 iguais, mas eletronicamente, não.

vou colar a melhor forma de definir a impedancia de uma duvida de um outro forum:

"Embora isso não importe para sua dúvida específica, deixo apenas registrado para futuras consultas de outros membros que resistência e impedência, a rigor, são diferentes, mas para efeitos práticos e para responder sua pergunta, podem ser consideradas como se fossem a mesma coisa.

A impedância é composta de duas partes, a + bi, onde a é a parte real e se chama resistência, enquanto b é a parte imaginária e se chama reatância. A reatância varia com a frequência e portanto a impedância varia com a frequência."

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=33345

Espero ter contribuido, e joão, não é nada pessoal hein! no forum o povo tende a achar q é um corte. :)

Apenas estou tentando ajudar tbm!

Se alguém achar q ficou agressiva a msg, por favor me digam que eu edito.

Absss

Edu

caramba o htforum ta copiando de mim kkkkkkkkkkk

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115433

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115257

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...