Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

USAC

megacapacitor 2 ou 3 farad ?

Recommended Posts

Postado em

preciso de um capacitor de 2 ou 3 farad pra tocar um taramps de 2.500rms

2 tornados de 15 1.100rms

e 210amperes de bateria

alternador de 70amperes

ta queimando fusivel , ta tendo muita perca , e o modulo acaba desarmando

um capacitor seria uma boa no meu caso

agora nao sei qual ficaria melhor de 2 ou 3 farad

na loja aqui falaram que o de 3 farad fica muito forte e é perigoso torrar os falantes por nao deixar ter perca nenhuma

Postado em

e 210amperes de bateria

alternador de 70amperes

na loja aqui falaram que o de 3 farad fica muito forte e é perigoso torrar os falantes por nao deixar ter perca nenhuma

Cara me desculpe mas em São Paulo a pessoa de uma loja dizer que um Capacitor Eletrolítico de 3 Farads vai torrar Alto Falantes ...

quê qui tem o Capacitor ha ver com o Alto Falante ???

Se o seu problema é Energia e seu Amplificador Promete 2.500Wrms para usar um Capacitor Eletrolítico ele teria que ser de +- 80 Farads ... impossível e se possível inviável !!!

Para suprir 2.500Wrms durante uma hora você precisaria de 228,2A/H !!!

Qual Fusível esta queimando ???

Ta tudo bem aterrado ???

A Bitola dos Cabos de Energia estão iguais e certas ???

Abraço e Feliz Natal !!!

Postado em

como o joão falou 3F não vai fazer cócegas se o taramps der os 2500Wrms (e consequentemente consumir bem mais)

eu arriscaria que suas baterias já estão pegando pouca carga, mande dar uma carga lenta, 20A por 24h, se não for isso pode ter algum problema de instalação tipo algum cabo de aterramento frouxo ou mesmo com o amp

abs :legal:

Postado em

problema de instalaçao ou bateria ruim, MC nunca faria mal a um sistema!

e de preferencia da uma olhada ai com algum outro estadador pq esse dai é cruel!!

suas baterias tem qnto tempo de uso??

Postado em

e 210amperes de bateria

alternador de 70amperes

Cara me desculpe mas em São Paulo a pessoa de uma loja dizer que um Capacitor Eletrolítico de 3 Farads vai torrar Alto Falantes ...

quê qui tem o Capacitor ha ver com o Alto Falante ???

Se o seu problema é Energia e seu Amplificador Promete 2.500Wrms para usar um Capacitor Eletrolítico ele teria que ser de +- 80 Farads ... impossível e se possível inviável !!!

Para suprir 2.500Wrms durante uma hora você precisaria de 228,2A/H !!!

Qual Fusível esta queimando ???

Ta tudo bem aterrado ???

A Bitola dos Cabos de Energia estão iguais e certas ???

Abraço e Feliz Natal !!!

então cara , oque ele me disse foi que com o capacitor eu nao terei perca na voltagem vai manter uma carga em uma certa voltagem sempre , ou seja , não vai ter folga pro falante se for escutar alto mesmo , tipo perdendo carga o falante pouparia um pouco nessas perdas , o modulo vai ta sempre mandando o maximo sem perca , aí pode ir que esquenta e queima a bobina , foi oque o cara me disse , eu fiquei meio assim , porque eu sei como um capacitor funciona , mais como assim 80farad voce disse , o recomendado nao é 1 farad a cada 1mil rms ?

a respeito dos cabos de energia ta tudo correto

e oque queimou foi o fusivel que por sinal é fraco (pq nao consigo acha um de 100a , é aqueles fusiveis de vidro)

esse fusivel ta na bateria do cofree , ae antes de chegar no amplificador a corrente passa por um djuntor de 140a(que esta protejendo o amplificador) e ainda tem um djuntor de 80a ligando uma bateria na outra .

eu particularmente prefiro , trocar o alternador do meu carro e colocar mais uma bateria de 100a , eu ficaria com 310a

e acho que nao teria mais problemas com bateria , e outra eu nao achei nem na internet esse fusivel de vidro de 100a , o maximo que eu achei em uma loja aki foi de 80a .

Postado em
como o joão falou 3F não vai fazer cócegas se o taramps der os 2500Wrms (e consequentemente consumir bem mais)

eu arriscaria que suas baterias já estão pegando pouca carga, mande dar uma carga lenta, 20A por 24h, se não for isso pode ter algum problema de instalação tipo algum cabo de aterramento frouxo ou mesmo com o amp

abs :legal:

não , minhas baterias estão com 6 meses de uso e sempre eu verifico a agua de ambas e estao tudo ok , fiz testes na autoeletrica o alternador , as baterias , estao tudo ok

Postado em
problema de instalaçao ou bateria ruim, MC nunca faria mal a um sistema!

e de preferencia da uma olhada ai com algum outro estadador pq esse dai é cruel!!

suas baterias tem qnto tempo de uso??

então cara , isso que eu vou fazer , o problema é que a instalaçao ta tudo ok , eu mesmo conferi , fiz questao de olhar passo a passo , os cabos tudo ok , parte eletrica tudo ok , verifiquei em uma autorizada bosh baterias alternador , e ta tudo normal , as baterias tem 6 meses de uso e sempre eu verifico a agua delas .

a respeito dos farad , não é 1 farad a cada mil rms de amplificador ? eu nao manjo muito de mega capacitor

Postado em

Um MC de 5F já dá um bom adianto. O ideal seriam os de 20F, mas são bem mais caros.

Quanto à queima de fuses, qual o fuse que vc tá usando? Se for os de vidro, em paralelo, tem uns de 80A que queimam mais rápido de os de 40A. Acima de 60A eu não achei um que prestasse. O ideal seria partir pro ANL.

Postado em
Um MC de 5F já dá um bom adianto. O ideal seriam os de 20F, mas são bem mais caros.

Quanto à queima de fuses, qual o fuse que vc tá usando? Se for os de vidro, em paralelo, tem uns de 80A que queimam mais rápido de os de 40A. Acima de 60A eu não achei um que prestasse. O ideal seria partir pro ANL.

e oque queimou foi o fusivel que por sinal é fraco (pq nao consigo acha um de 100a , é aqueles fusiveis de vidro)

esse fusivel ta na bateria do cofree , ae antes de chegar no amplificador a corrente passa por um djuntor de 140a(que esta protejendo o amplificador) e ainda tem um djuntor de 80a ligando uma bateria na outra .

eu particularmente prefiro , trocar o alternador do meu carro e colocar mais uma bateria de 100a , eu ficaria com 310a

e acho que nao teria mais problemas com bateria , e outra eu nao achei nem na internet esse fusivel de vidro de 100a , o maximo que eu achei em uma loja aki foi de 80a .

Postado em

Porta Fusível e Disjuntor são usados para proteger o Carro do Som e não o Som do Carro !!!

Coloca esse Disjuntor de 80 Amperes entre a Bateria do Motor e a(s) Bateria(s) Auxiliar(s) o outro na entrada da(s) Bateria(s) Auxiliar(es) agora entre o Amplificador e a Bateria não precisa os Amplificadores ja vem com proteção (pelomenos os Banda veem) !!!

Na soma de amperagem para o som o Alternador não conta a não ser que com o carro parado você coloque um Tijolo em cima do Acelerador (coisa insana) !!!

Abraço !!!

Postado em

Porta Fusível e Disjuntor são usados para proteger o Carro do Som e não o Som do Carro !!!

Coloca esse Disjuntor de 80 Amperes entre a Bateria do Motor e a(s) Bateria(s) Auxiliar(s) o outro na entrada da(s) Bateria(s) Auxiliar(es) agora entre o Amplificador e a Bateria não precisa os Amplificadores ja vem com proteção (pelomenos os Banda veem) !!!

Na soma de amperagem para o som o Alternador não conta a não ser que com o carro parado você coloque um Tijolo em cima do Acelerador (coisa insana) !!!

Abraço !!!

esse dijuntor esta ligado exatamento do jeito que voce citou

e o de 140a esta ligado no modulo

engana-se voce de que nao precisa de djuntor ou fusivel os amplificadores

mesmo contendo proteçoes , todos os fabricantes recomendam proteçao nos amplificadores

e agora a respeito do alternador

o problema não é encher o carro de bateria e deixa tocando com o carro desligado

o problema é carregar elas depois , pq toda vez qeu escuta meu som vou ter q ir na auto eletrica e ficar dando carga

aíu nao tem cabimento né ?

Postado em

mesmo contendo proteçoes , todos os fabricantes recomendam proteçao nos amplificadores

Os disjuntores não estão ligados da forma que falei !!!

Eu não me engano Amplificador não precisa de Proteção entre a Bateria e ele salvo quando o Cabo estiver passando em local que possa entrar em curto com a lataria, ai você tem que protejer o Carro de um curto e/ou pegar fogo !!!

o problema não é encher o carro de bateria e deixa tocando com o carro desligado

o problema é carregar elas depois , pq toda vez qeu escuta meu som vou ter q ir na auto eletrica e ficar dando carga

Quanto ao Alternador de 70A/H que você tem você vai conseguir troca-lo por um no máximo de 120A/H e mesmo assim se você usar o som mais que o carro vai ter que, não ir numa Auto Elétrica dar carga nas Baterias mas possuir um Carregador Elétrico para Auxiliar a Carga (mas só se você usar o Som demasiadamente) !!!

Se seu Alternador é de 70A/H coloque o Disjuntor de 80A no Motor entre a Bateria da Frente e a de Traz pois ali passa no Máximo 70A/H e o de 140A coloque Proximo a Bateria Auxiliar ligue os Amplificadores direto na Bateria ou em um Barramento você vai ver como esse problema de queima de Fusível vai acabar e como principalmente os Graves irão melhorar !!!

Postado em

Os disjuntores não estão ligados da forma que falei !!!

Eu não me engano Amplificador não precisa de Proteção entre a Bateria e ele salvo quando o Cabo estiver passando em local que possa entrar em curto com a lataria, ai você tem que protejer o Carro de um curto e/ou pegar fogo !!!

Quanto ao Alternador de 70A/H que você tem você vai conseguir troca-lo por um no máximo de 120A/H e mesmo assim se você usar o som mais que o carro vai ter que, não ir numa Auto Elétrica dar carga nas Baterias mas possuir um Carregador Elétrico para Auxiliar a Carga (mas só se você usar o Som demasiadamente) !!!

Se seu Alternador é de 70A/H coloque o Disjuntor de 80A no Motor entre a Bateria da Frente e a de Traz pois ali passa no Máximo 70A/H e o de 140A coloque Proximo a Bateria Auxiliar ligue os Amplificadores direto na Bateria ou em um Barramento você vai ver como esse problema de queima de Fusível vai acabar e como principalmente os Graves irão melhorar !!!

cara voce nao ta intendendo , meu sistema ta instalado assim , é que eu nao tenho fotos aqui pra postar pra voce ver

a questao do fusivel ja descobri porque queimou , é muito fraco , sao aqueles de vidro porem de 60a somente (eses de vicdro nao sao mto bons nao )

isso que vc ta falando de bateria de alternador e fonte , eu to ligado cara , sei como é ,mais eu nao sou akeles que vai pra enventos e tora o pau o dia todo , eu gosto de sair a noite curtir um som pesado , e ir pra uma chacara faze um churrasquinho , nada assim que sobrecarregue demais . To meio sem grana agora , mais minha vontade é comprar uma boa fonte pra isso , por enquanto eu gostaria de colocar mais bateria pra ver c o meu taramps libera mais sua potencia assim eu tenho um ganho consideralvel no grave , minha pretençao taria sendo o capacitor , por isso abri o topico pra ver se eu consigo tirar essa duvida , ou quem sabe até descartar o capacitor , que ao meu ver acho que nao seria melhor opção

oque vc acha ? um capacitor , ou uma bateria nova e alternador de 120a , e futuramente uma fonte

tenho que fazer aos poucos pelo $$$ . Eu nao intendo muito de capacitor , to querendo me aprofundar pra ver se convem ou nao instalar no meu sistema , e de quantos farads sera melhor .

Postado em

cara voce nao ta intendendo , meu sistema ta instalado assim , é que eu nao tenho fotos aqui pra postar pra voce ver

a questao do fusivel ja descobri porque queimou , é muito fraco , sao aqueles de vidro porem de 60a somente (eses de vicdro nao sao mto bons nao)

Por isso falei para você colocar o Disjuntor de 80A no lugar do Porta Fusível do Motor !!!

isso que vc ta falando de bateria de alternador e fonte , eu to ligado cara , sei como é ,mais eu nao sou akeles que vai pra enventos e tora o pau o dia todo , eu gosto de sair a noite curtir um som pesado , e ir pra uma chacara faze um churrasquinho , nada assim que sobrecarregue demais .

Mas não citei nenhum evento (se bem que esse churrasquinho é um evento particular mas é) !!!

To meio sem grana agora , mais minha vontade é comprar uma boa fonte pra isso , por enquanto eu gostaria de colocar mais bateria pra ver c o meu taramps libera mais sua potencia assim eu tenho um ganho consideralvel no grave , minha pretençao taria sendo o capacitor , por isso abri o topico pra ver se eu consigo tirar essa duvida , ou quem sabe até descartar o capacitor , que ao meu ver acho que nao seria melhor opção

oque vc acha ? um capacitor , ou uma bateria nova e alternador de 120a , e futuramente uma fonte

tenho que fazer aos poucos pelo $$$ . Eu nao intendo muito de capacitor , to querendo me aprofundar pra ver se convem ou nao instalar no meu sistema , e de quantos farads sera melhor .

O Mega Capacitor para 2500Wrms teria que ser de no mínimo 80 Farads !!!

O ideal é você colocar mais uma Bateria "tirar" esse Disjuntor entre a Bateria e o Amplificador e se possivel Fazer um Barramentozinho para o Amplificador puchar a Energia das duas Baterias Auxiliares ao mesmo tempo !!!

Ae melhora o grave !!!

Abraço !!!

Postado em

a questao do fusivel ja descobri porque queimou , é muito fraco , sao aqueles de vidro porem de 60a somente (eses de vicdro nao sao mto bons nao)

Por isso falei para você colocar o Disjuntor de 80A no lugar do Porta Fusível do Motor !!!

isso que vc ta falando de bateria de alternador e fonte , eu to ligado cara , sei como é ,mais eu nao sou akeles que vai pra enventos e tora o pau o dia todo , eu gosto de sair a noite curtir um som pesado , e ir pra uma chacara faze um churrasquinho , nada assim que sobrecarregue demais .

Mas não citei nenhum evento (se bem que esse churrasquinho é um evento particular mas é) !!!

To meio sem grana agora , mais minha vontade é comprar uma boa fonte pra isso , por enquanto eu gostaria de colocar mais bateria pra ver c o meu taramps libera mais sua potencia assim eu tenho um ganho consideralvel no grave , minha pretençao taria sendo o capacitor , por isso abri o topico pra ver se eu consigo tirar essa duvida , ou quem sabe até descartar o capacitor , que ao meu ver acho que nao seria melhor opção

O Mega Capacitor para 2500Wrms teria que ser de no mínimo 80 Farads !!!

O ideal é você colocar mais uma Bateria "tirar" esse Disjuntor entre a Bateria e o Amplificador e se possivel Fazer um Barramentozinho para o Amplificador puchar a Energia das duas Baterias Auxiliares ao mesmo tempo !!!

Ae melhora o grave !!!

Abraço !!!

deixa eu ver se eu intendi , voce ta falando pra mim tirar o djuntor que passa da bateria para o amplificador é isso ?

é o mesmo que voce dizer pra queimar meu amplificador , o fabricante pede pra colocar fusivel de 100a na taramps , o uso é INDISPENSÁVEL , e sim o amplificador esta puchando a carga das 2 baterias , e se eu colocar uma 3° vai puchar da mesma forma , pois estao ligadas em série , por isso a necessidade de um alternador .

mais vlw pela ajuda . abrç

Postado em

deixa eu ver se eu intendi , voce ta falando pra mim tirar o djuntor que passa da bateria para o amplificador é isso ?

Isso mesmo !!!

é o mesmo que voce dizer pra queimar meu amplificador , o fabricante pede pra colocar fusivel de 100a na taramps , o uso é INDISPENSÁVEL

Vai por mim ... Amplificadores não precisam de "Proteção" na entrada de Energia pois todos possuem um sistema com Fusível próprio ... porém ... se o Cabo de Energia entre a Bateria e o Amplificador estiver em Contato-de-Risco com a Lataria ai sim coloca a Proteção !!!

E de mais a mais cadê o Representante desse Amplificador para auxilia-lo ???

Parece que o povo gosta é de vender né ???

Desejo Boa Sorte !!!

Abraço !!!

Postado em

Isso mesmo !!!

é o mesmo que voce dizer pra queimar meu amplificador , o fabricante pede pra colocar fusivel de 100a na taramps , o uso é INDISPENSÁVEL

Vai por mim ... Amplificadores não precisam de "Proteção" na entrada de Energia pois todos possuem um sistema com Fusível próprio ... porém ... se o Cabo de Energia entre a Bateria e o Amplificador estiver em Contato-de-Risco com a Lataria ai sim coloca a Proteção !!!

E de mais a mais cadê o Representante desse Amplificador para auxilia-lo ???

Parece que o povo gosta é de vender né ???

Desejo Boa Sorte !!!

Abraço !!!

agradeço a ajuda , mais cinseramente nao creio que retirar um sistema de proteção resolvera o problema

mais aproveitando aqui , ja resolvi , o fusivel era muito fraco , acabou queimando , porem nao desarmou o djuntor , até agora nao sei pq isso occorreu , mais agora ta tudo ok .

Postado em

Proteção na entrada é totalmente necessário!

A quem acredite que não, mas é necessário, pois se não tiver a proteção seu Cabo de Alimentação acaba se tornando o proprio fuse, esquentando, derretendo e entrando em curto.

Os fuses que estão no amp são apenas para proteger o curcuito da fonte do amp, nada tem a ver com a proteção da alimentação.

Não entendo muito, mas vamos lá.

Já tivemos vários tópicos explicando e até mesmo abrindo enquete para saber qual o fuse colocar, existe uma tabela para os fuses de entrada que devem ser colocados para que seu cabo de alimentação, o mais proximo da bateria, para que ele não vire o proprio fuse. O que to querendo dizer é o seguinte, por exemplo, cabos de 21mm aguentam até 125A sem torrar, ou seja, o fuse máximo que vc vai colocar para proteger esse cabo é de 125A, caso contrario vc vai estar subdimensionando ou até mesmo superdimensionando as coisas.

Nesse ponto chegamos a principal pergunta que não lembro de ter lido no topico.

Vc está usando Fio de quantos mm na para alimentar o modulo?

Segue a tabela para os cabos de alimentação:

http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

Se manjar 1 pouquinho de ingles, segue o melhor de todos os artigos para calculo de fuse :legal: :

http://www.bcae1.com/fuses.htm

Quanto ao uso do MC, o que sempre li, aqui e em forum gringo é o que já foi recomendado para vc, 1F para cada 500W, ou seja, 1 MC de 5F já estaria de bom tamanho, quanto maior até melhor no seu caso.

Uma das coisas que o povo não entende do MC é o uso dele, na verdade ele não vai ser usado como bateria reserva ou um adicional a suas baterias que vc já possui, ele é apenas usado para quando tiver 1 pico de tensão e a descarga da bateria não for suficiente, ele vai descarregar a tensão necessária para que seu modulo não passe fome.

Acho q é isso, tentei ajudar, se eu estiver errado, por favor me corrijam!

Boa sorte na solução do problema!

Abssss

Edu

Postado em

Proteção na entrada é totalmente necessário!

A quem acredite que não, mas é necessário, pois se não tiver a proteção seu Cabo de Alimentação acaba se tornando o proprio fuse, esquentando, derretendo e entrando em curto.

Correto Edu ... O Cabo por onde passa o Positivo pode esquentar à ponto de derreter o Silicone e "entrar em contato com a Lataria do veículo que é Negativo" causando assim um curto !!!

Agora se o Cabo Positivo sai de uma Bateria Auxiliar e entra no Amplificador sem contato com a Lataria ai não precisa do Fusível !!!

No caso dos Amplificadores Banda se você usa um Cabo de Bitola menor o Cabo não chega a esquentar simplesmente o Amplificador entra em Proteção !!!

Abraço !!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...