Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ebert

Semi Condutores

Recommended Posts

Postado em

Pessoal já aviso que sou leigo em eletrônica, porem estou sempre a procurando expandir meus conhecimentos, no entanto percebo que quanto mais se sabe mais “burro” ficamos (alguém já disse isso!!). Por estes motivos venho a todos para tentar tirar uma duvida. Em um texto do ilustre Marcelo S. Motitsuki - 29/12/2005 ele diz “(...) Os componentes utilizados no amplificador são de extrema importância para se conseguir uma boa dinâmica na música. Principalmente os componentes semi condutores. (...)”

Durante alguns anos “brincando” com som, me deparei com inúmeros amplificadores e quase sempre anotei que eles nunca usavam diodos de marcas conhecidas, como siemens, semikron, dentre outras inúmeras empresas de grande know-how (acho que e assim) neste segmento.

Para não alongar o tópico, fica a duvida, será que estes componentes encontrados em grande quantidade em nossos queridos amplificadores são levados a serio pelos fabricantes dos mesmos? O quão importante são tais componentes para a qualidade de um amplificador? Bom como já disse não entendo muito de eletrônica, então qualquer erro me perdoem.

Abraços a todos.

Postado em

Acontece caros colegas,

Que Diodo com de melhor qualidade, tem maior custo.

Assim como Mosfets também tem diferença de custo.

O grande limitante da tecnologia, não são os engenheiros e fabricantes,

são os clientes que são mão de vaca.

Existem sim mosfets, transistores melhores.

Assim como capacitores, amp-operacionais, resistores de precisão maior, etc.

Problema é o custo.

A engenharia de produto, tenta equilibrar qualidade final e custo final, que são coisas opostas, se um sobe, o outro sobe também.

Postado em

Caro Elias,

justamente o que me chamou a atencao neste caso foi que o mesmo tipo de diodo, de melhor qualidade, sao vendidos no mercado pelo mesmo preco( nao me refiro a capacitores etc e sim aos diodos). Por isso que fiquei com tal duvida.

Grato,

Postado em
Ebert,

Então ai nao se trata mais de economia, e sim de incompetencia.

concordo,

:legal: , so queria ressaltar que nao foram em poucos amplificadores que observei tal fato.

Postado em

Creio que para os fabricantes, os componentes de marcas não conceituadas tenham um valor final mais competitivo para o projeto.

Mas também tenho interesse em fazer alguns upgrades nos meus amps...

Se por exemplo eu trocar os capacitores por outros melhores como os solen, já sentiria algum benefício??

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...