Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

redbull_ms

Regulando o ganho do modulo com o osciloscopio!

Recommended Posts

olá galera blz?

então consegui um osciloscopio emprestado Modelo Minipa MO1225 e quero regular o ganho dos meus dois amplificadores:

FOSGATE 4.6X

FOSGATE 200.2

e meu CD Player é um PIONEER DEH-5980IB, gostaria de saber os procedimentos corretos e o material necessário para fazer a regulagem do ganho..

Tenho um multimetro Fluke 111 True RMS para fazer as medições..

O Player manda 2,2V na saida rca e seu volume do display vai até 62..

>> 01. Posso colocar o player no volume 60, ganho do amp no minimo, ponta de prova na saida do amplificador e vou aumentando o ganho até a senoide no osciloscopio começar a distorcer?

>> 02. Mas a saida tem que está com carga né? posso utilizar uma resistencia de chuveiro, cortando ela no meio para obter os 4ohms?

>> 03. Qual a frequencia que utilizo no CD Player, uso uma faixa tocando 1Khz ou 60Hz?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

Cara, a manha é o seguinte.

Antes de ligar o player ao modulo:

Consiga uma faixa de 60Hz senoidal, de preferencia no formato WAVE.

Ligue o osciloscopio na saida do cd-player.

Ponha pra tocar a faixa 60Hz e vá aumentado o volume do player até você enchergar no osciloscopio que a onda está começando a distorcer. Volte um ou dois pontos. Esse vai ser o volume maximo que voce pode usar.

Uma dica é testar com varias faixas de frequencia, e regule sempre o volume maximo naquele em que nao ha distorção em nenhuma frequencia testada.

Apos isso ligue o amplificador com autofalantes (veja bem, com carga resistiva vai mudar o resultado, pois autofalante tem uma curva de impedancia caracteristica), e faça o mesmo procedimento, com o volume maximo que você determinou no passo anterior, e entao vá subindo o ganho até o sinal clipar, e volte um pouco.

Lembre que se você modificar a equalização, o limite de volume no cdplayer vai mudar, pra baixo ou pra cima dependendo da equalização utilizada.

Use as seguintes faixas:

20

60

100

500

1000

5000

10000

20000

Dá pra ter uma noção.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

ajudar, voce me ajudou e muito, eu nem tinha pensado nisso de colocar o osciloscopio primeiro na saida do player para ver em qual volume o player começa a distorcer.. já quis botar no volume 60 heheh, vou fazer isso que voce falou das frequencias, mas perai não da pra ligar auto-falante na saida do modulo e tacar um sinal senoidal de 1khz e ir aumentando até climpar não.. é bem irritante aquele barulho..hehehe

valew..

Compartilhar este post

Link para o post
ajudar, voce me ajudou e muito, eu nem tinha pensado nisso de colocar o osciloscopio primeiro na saida do player para ver em qual volume o player começa a distorcer.. já quis botar no volume 60 heheh, vou fazer isso que voce falou das frequencias, mas perai não da pra ligar auto-falante na saida do modulo e tacar um sinal senoidal de 1khz e ir aumentando até climpar não.. é bem irritante aquele barulho..hehehe

valew..

usando somente a saida do player, posta aqui quando ele vai começar a clipar..

mas, pensando bem, a saida que está se referindo, é a amplificada, ou, a RCA?

Compartilhar este post

Link para o post

vc tem que medir na saída do amp, preferencialmente com carga resistiva, senóide 60Hz 0dB tá legal pra via de graves (a que normalmente dá problema hehe), deixa o volume do player em 80%, ganho do amp em zero e vai aumentando até perceber a mínima distorção por ceifamento na senóide

se tiver cross ativo, sugiro ganho do amp em 50% e vai ajustando no cross

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
usando somente a saida do player, posta aqui quando ele vai começar a clipar..

mas, pensando bem, a saida que está se referindo, é a amplificada, ou, a RCA?

então eu estou me referindo a saida RCA.

Eu faço as duas medições (RCA e Amplificada) e posto os resultados aqui..

Compartilhar este post

Link para o post
vc tem que medir na saída do amp, preferencialmente com carga resistiva, senóide 60Hz 0dB tá legal pra via de graves (a que normalmente dá problema hehe), deixa o volume do player em 80%, ganho do amp em zero e vai aumentando até perceber a mínima distorção por ceifamento na senóide

se tiver cross ativo, sugiro ganho do amp em 50% e vai ajustando no cross

cd player - crossover - modulo

como vc falou deixo o som do player em 80% coloco o gain dos ampli na metade e regulo no gain do crossover?

Compartilhar este post

Link para o post

como vc falou deixo o som do player em 80% coloco o gain dos ampli na metade e regulo no gain do crossover?

blz o player vai até 62, vou deixar ele no 50 tudo em 0 (bass, treble, etc) e o ganho do amplificador no minimo e vou aumentar até a senoide distorcer.. não tenho crossover ativo..

Compartilhar este post

Link para o post

exato, e como o redbull citou, deixa tudo em flat no player sem qualquer reforço e os cortes já prontos no cross e amp

Compartilhar este post

Link para o post

Ao testar a rca, tente não fazer somente com a saida fixa em 50..

Coloque a voltagem do RCA e da do ganho do AMP em 1:1 e veja até quando pode abrir sem distorcer.. Mas, estando 1:1, teóricamente, o volume do player pode abrir todo..

Compartilhar este post

Link para o post

olá galera depois de quase um mes que postei o tópico... apenas hoje que consegui pegar o osciloscopio emprestado e fazer o teste.....

então vamos lá

Equipamentos e Materiais Utilizados

BATERIA IMPACT 80A (no momento do teste ela estava marcando 12,6V)

* CD Player 5980IB

3 saídas pré-amplificadas RCA (frente, traseira e subwoofer) – 2,2V 1K ohm

* CD com Faixa de Frequencia 1KHz (faixa baixada no site da autosom.net) utilizei outras também, boa parte foi com essa.

* Auto-Falante Hurricane de 4"

* Osciloscopio Minipa MO1225

* Multimetro Fluke 111

* Fosgate PUNCH 200.2 Transana

* Fosgate 4.6x

Compartilhar este post

Link para o post

Pioneer 5980IB

Metodologias do Teste (Teste realizado na bancada e não dentro do veiculo).

Primeiramente eu fiz o seguinte...

* Liguei o CD Player Pioneer 5980IB diretamente na bateria

* Bateria com carga 12,6V mostrada no display do multimetro...

* Coloquei o CD com a faixa de 1KHz e liguei a ponta de prova do osciloscopio na saida RCA do player

* Player com low, mid, high, sla, tudo que se refere a regulagem em 0, filtro HP, sub, desligado, player em flat.

Obtive os seguintes resultados..

O volume vai de 0 a 62 no display do aparelho e segundo o manual o player libera 2,2Volts na saida..

Multimetro em escala 20V AC e vamos para as medições...

volume em

55 = 0,82 Volts

56 = 0,93 Volts

57 = 1,05 Volts

58 = 1,19 Volts

59 = 1,34 Volts

60 = 1,52 Volts

61 = 1,93 Volts

62 = 2,42 Volts

Osciloscopio

Na tela do osciloscopio a senoide so começou a ficar quadrada no volume 62 mesmo, no 61 tem uma pequena distorção, mas no 62 é absurda mesma, por isso nunca coloquem um aparelho de som no volume máximo nunca.. heehehh

OBs.

01. Segundo a minha tese de colocar o volume no 60 e regular o ganho ali não teria problemas pois a senoide esta redondinha no volume 60..

02. Em relação a colocar o volume do display em 80% do volume total, neste caso 49,6 ou 50 não faz tanto sentido, creio eu que faria sentido se a voltagem da saida RCA do cd player fosse proporcional ao numero mostrado no display..

Exemplo

volume

60 = 2,2 volts (sem distorção)

30 = 1,1 Volts

Mas não é bem assim não no 52 que a senoide começa aumentar um pouco na tela do osciloscopio, dai pra baixo nem medi, mas deu pra ver na tela que o sinal é bem mais fraco, então não faz sentido eu regular tudo no volume 50 que o sinal esta "fraco" ai depois vem o sobrinho/primo capetinha entra no carro tio vou aumentar um pouco mais o som, sabendo que vai até o 62.. ai já viu né o que vai acontecer com os falantes..

Então poderia ser 80% proporcional a voltagem da saida RCA do Player correto? creio que sim..

Pois...

2,2 Volts x 80% = 1,76 sim provavelmente no volume 60 mesmo que corresponde a 1,52Volts

mas eu preferi regular o som com o volume no display um pouco mais pra baixo, por questoes de segurança...

Regulei os modulos no volume 58.. (achei que seria um volume ideal = 1,19Volts na saida RCA)

Eu so não entendo porque a voltagem/sinal na saida não é proporcional ao volume do display, pra que por o numero no display de 0 a 62 se voce começa escutar legal no 50, seria melhor colocar o display de 0 a 15 ou 0 a 10, seria marketing? ou ou pra da mais emoção.. hehehe ao aumentar o volume.. ou é em relação aos componentes eletronicos mesmo? pois no kenwood KDC-218S CR era parecido display de 0 a 32, e começava a tocar legal no 22/25...se bem que isso é em 1Khz né, pois em outras frequencias as coisas mudam completamente..

Faltou eu medir as saidas amplificadas (fiozinhos) mas eu gostei dos testes e sabado que vem eu vou fazer mais um, apenas com os cds, tenho um DVD da Napoli aqui em casa e um Pioner 536H que se tiverem funcionando perfeitamente eu vou fazer um testes com eles.. ai faço o teste com o meu Pioneer na saida amplificada..

Amanha posto os resultados e impressoes dos fosgates.. ah tenho algumas fotos, mas infelizmente apenas da tela do osciloscopio, e que estava com tempo reduzido pra fazer esse teste, na verdade foi só uma regulagem mesmo..

até mais pessoal.., opiniões, dicas?

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns pelos testes, muito bons! o volume ou ganho da sensibilidade de entrada do CI amplificador ou em alguns residenciais do pré-amplificador normalmente é logaritmo mesmo. O valor 80% é didático, pois 20% é uma margem razoável pros usuários leigos não queimarem seus falantes. O melhor é ver que os pioneer realmente são um dos melhores, com distorção mínima, agora imagina alguns querem socar LOUD HI, LOW em +4, mesmo em 80% vai mandar distorção pura pro amp e pros falantes

Compartilhar este post

Link para o post

Redbull, o volume 30 não corresponde à metade da tensão, porquê a relação entre tensão e potência não é linear. Se no 30 tivéssemos 1,1V correspondendo à metade do volume, em 60 teríamos 4x mais potência com 2,2V, ou seja, teóricamente, 4x o volume. Entra aí também a nossa curva de percepção, por isto que o controle de volume é sempre logarítimo.

A idéia de regular com o volume em 80% se deve ao fato de algumas gravações serem mais baixas, e também por permitir usar controles de graves e agudos sem risco de distorção em volumes mais elevados. É um método... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
parabéns pelos testes, muito bons! o volume ou ganho da sensibilidade de entrada do CI amplificador ou em alguns residenciais do pré-amplificador normalmente é logaritmo mesmo. O valor 80% é didático, pois 20% é uma margem razoável pros usuários leigos não queimarem seus falantes. O melhor é ver que os pioneer realmente são um dos melhores, com distorção mínima, agora imagina alguns querem socar LOUD HI, LOW em +4, mesmo em 80% vai mandar distorção pura pro amp e pros falantes

Muito obrigado, agora que entendi, não sabia que era logaritmo, então é por isso que quando o volume está próximo do seu máximo, um simples toque aumentar do 60 pro 61 já aumenta bastante o volume e distorção..

O engraçado desse pioneer 5980IB não sei se toda linha é assim, quando voce liga ele pela primeira vez, tipo na bateria, ele vem com o LOW + 4, MID 1 e HIGH + 4 de fábrica - se não tomar cuidado.... ai eu abaixo tudo...

enquanto a isso eu tenho bom senso, as vezes deixo no 1 ou no 2, mas geralmente fica no 0 mesmo.. agora meu primo, eu dava risada do som dele, quando ele tinha no fusca, tweeter LE Son aqueles quadrados, e colocava o treble no +7/+8 e falava que o som estava bom...heheheh

me surpreendi com os fosgates, realmente mandam mais potencia do que o declarado..

Compartilhar este post

Link para o post
Redbull, o volume 30 não corresponde à metade da tensão, porquê a relação entre tensão e potência não é linear. Se no 30 tivéssemos 1,1V correspondendo à metade do volume, em 60 teríamos 4x mais potência com 2,2V, ou seja, teóricamente, 4x o volume. Entra aí também a nossa curva de percepção, por isto que o controle de volume é sempre logarítimo.

A idéia de regular com o volume em 80% se deve ao fato de algumas gravações serem mais baixas, e também por permitir usar controles de graves e agudos sem risco de distorção em volumes mais elevados. É um método... :vts

valew, kleberlpa pelos esclarecimentos, não sabia que a relação entre tensão e potencia não era linear..

mas escolhi um bom volume para regular os equipamentos?

Compartilhar este post

Link para o post

Então em relação ao Fosgate 200.2,eu fiz o seguinte.

Cartao em Full Pass, botao do Bass e Treble no minimo, e com o CD Player tudo em flat, conforme descrevi acima.

No Manual Informa que a potencia em 12.6 volts é 100Wrms a 4 Ohms, conforme descrito abaixo:

MANUAL

Continuous Power Rating (Competition Standard) - Measured at 12.6 Battery Volts

RMS continuous power per channel,

both channels driven into a 4Ω load

from 20 to 20,000 Hz with less than

0.05% Total Harmonic Distortion (THD)

100 Watts

RMS continuous power per channel,

both channels driven into a 2Ω load

from 20 to 20,000 Hz, with less than

0.1% Total Harmonic Distortion (THD)

200 Watts

RMS continuous power mono into a

4Ω load from 20 to 20,000 Hz, with

less than 0.1% Total Harmonic

Distortion (THD)

400 Watts

Usando a formula da fisica

P= U*U/R

Potencia por canal

P= 20*20/4

p= 400/4 = 100Wrms

Então para o amplificador liberar 100WRMS em 4 Ohms, ele vai ter que mandar 20V AC na saida, então:

* Inseri o CD com a frequencia de 1Khz no CD Player

* Ajustei o volume no display do CD player até 58.

* Ganho do Punch 200.2 no minimo e fui aumentando ele até o máximo a onda ficou totalmente quadrada, conforme a figura abaixo..

3195164347_f13bfc0744.jpg

ops onda quadrada demais, voltei o ganho até ela ficar assim

3196005420_d1435f71d0.jpg

Peguei o multimetro e medi a saida do modulo e no display informava 22,5Volts... Voltei um pouco mais o ganho e deixei o botão na posição em que o display do multimetro marcava 20,0 Volts, realmente os fosgates mandam mais potencia do que o especificado, pois se fizer a conta..

P= 22,5*22,5/4

p= 126,5 Wrms

Mas eu preferi deixar o ganho nos 20Volts por questões de segurança, e alem do que se aumentar o volume do player para 59, o modulo não vai esta distorcendo ainda, eu sei e tenho consciencia de que no volume 58 posso escutar tranquilo..

Eu fiz essas regulagens sem carga (auto-falante/resistencia) na saida do modulo mas pelo que eu percebi não interfere na tensão de saida (20Volts) e nem na tela do osciloscopio, pois depois de regulado com 20 volts, eu peguei o auto-falante de 4" da buster e 4Ohms e liguei na saida do 200.2 e aumentei o volume até o numero 58, a senoide ficou do mesmo jeito que sem o falante e a voltagem foi a mesma, quase queimei o falante e incomodei os vizinhos, heheh..

Então quem define a potencia que o amplificador vai mandar é a impedancia do auto-falante mas a voltagem AC é a mesma..

pois se fizermos as contas

Auto-Falante (4Ohms) -

P = 20*20/4

p= 100WRMS

Auto-Falante (2Ohms) -

P = 20*20/2

p = 200WRMS

no bridge

ele vai juntar a tensao dos dois canais, ou seja 40V, mas na pratica regulei os dois canais para 20V, mas no bridge ele mostrou 41V,

Bridge

P = 40*40/4

P = 400WRMs

Real

P = 41*41/4

p = 420WRMS

Pois vi que potencia de amplificadores e pura fisica, não sei porque ainda tem gente que insiste em colocar ganho de modulo no maximo e achar que esta tendo algum ganho com isso...os testes comprovaram, mas não se apeguem a potencia pois ela varia muito de acordo com a frequencia, pois em 5Khz a voltagem sobe, e em 60Hz desce.. após a regulagem eu deixei tocar o cd e fiz uma varredura de 20Hz a 100Hz e toquei algumas frequencias, em nenhum momento a onda ficou quadrada, o que aconteceu é que eu tinha que ficar mexendo no botao do osciloscopio para conseguir visualizar o tamanho da senoide na tela.. mas é isso ai como ninguem vai escutar senoide pura, então o que vale é escutar o som sem distorção, espero que o 200.2 empurre legal o meu UXP 12D2 na caixa que estou fazendo.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...