Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

salsichasom

Duvida na qualidade e instalação da D405 com Stx-84

Recommended Posts

eu tenho 4 D405, ligadas num PONE, usando justamente o STX84, não uso capacitor e estão todas ligadas na saida MID do crossover, o som ta limpissimo e bastante encorpado!!!

Já botei o som pra tocar várias vezes em volume cavalar, e nunca queimou nada... veja ai q deve ter alguma coisa errada na ligação!!!

Abraço

CNossa, o meu mesmo no canal HI já queima rssrsrs.. mas o meu problema agora é na ligação deles....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive um problema parecido... as D405 estavam variando muito o timbre, hora muito agudo, hora muito grave, hora rouco...

No meu caso, eram os RCA's que eu tinha feito que não estavam bons... apenas os refis e o problema foi solucionado.

Eu utilizava o STX84 e uma POne

Espero ter ajudado....

Att.

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post
Já tive um problema parecido... as D405 estavam variando muito o timbre, hora muito agudo, hora muito grave, hora rouco...

No meu caso, eram os RCA's que eu tinha feito que não estavam bons... apenas os refis e o problema foi solucionado.

Eu utilizava o STX84 e uma POne

Espero ter ajudado....

Att.

Lucas

cara antes deixa eu só te perguntar , voce ta separando tanto no amplificador quanto no crossover suas d405 dos tweeters ?

o que seria o ideal voce fazer é deixar somente as d405 no mid do cross e jogar os tweeters no hi do cross . no player voce pode deixar flat , inclusive no amplificador , e faz os cortes apenas no crossover pois o crossover é 24db/8° se não me engano no amplificador são 12db/8° , e diminua um pouco o ganho do tweeter já que as d405 respondem frequencias bem altas , tweeter com ganho alto vai ajudar sensivelmente nessa chiadeira que voce se refere , tente fazer as ligações desta forma e posta os resultados aqui pra gente

OBS : cuidado ao ajustar o ganho no amplificador para nao ocorrer saturação , o ideal é você ir ouvindo e alternado entre o ganho do cross e do amplificador , e não forçar tanto as d405 , utilize as frequencias adequadas , para maiores informaçoes e dúvidas entre em contato com a parte tecnica da selenium e eles podem te ajudar tambem.

Compartilhar este post

Link para o post
salsichasom, neste tópico eu tentei explicar pq queimam, no seu caso vc pode aplicar no máximo 120Wrms para os 3 drivers na impedância correta, ve se le com calma e pára de jogar dinheiro fora hehe

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=121893

abs :legal:

devido ao capacitor que coloquei em cada drive, acredito que paro de queimar, mas o que me indriga tbm é a ligação, pq o modulo ta pelando muito quente depois que eu adicionei o terceiro drive, agora eu refiz tudo liguei no canal 1 duas D405 e no canal 2 liguei juntos uma D405 e um STW só, o outro STW deixarei desligado ficarei apenas com 3 D405 e 1 STW...

Resultados que eu tive é que o som fico mais fraco, os STW ta cobrindo as cornetas......

Só resumindo, tudo ta ligado no canal HI do cross cortado a 900hz

correto isso ?????

Compartilhar este post

Link para o post
cara antes deixa eu só te perguntar , voce ta separando tanto no amplificador quanto no crossover suas d405 dos tweeters ?

o que seria o ideal voce fazer é deixar somente as d405 no mid do cross e jogar os tweeters no hi do cross . no player voce pode deixar flat , inclusive no amplificador , e faz os cortes apenas no crossover pois o crossover é 24db/8° se não me engano no amplificador são 12db/8° , e diminua um pouco o ganho do tweeter já que as d405 respondem frequencias bem altas , tweeter com ganho alto vai ajudar sensivelmente nessa chiadeira que voce se refere , tente fazer as ligações desta forma e posta os resultados aqui pra gente

OBS : cuidado ao ajustar o ganho no amplificador para nao ocorrer saturação , o ideal é você ir ouvindo e alternado entre o ganho do cross e do amplificador , e não forçar tanto as d405 , utilize as frequencias adequadas , para maiores informaçoes e dúvidas entre em contato com a parte tecnica da selenium e eles podem te ajudar tambem.

Colega é o seguinte, a primeira vez que eu montei, eu deixei como vc falo, liguei as d405 no canal MID e os STW no canal HI, fico uma maravilha, do jeito que eu queria, mas ai veios os problemas, perdi dois reparos originais, postei aki no forum, e merecomendaram tudo no canal HI cortado a 900HZ, fiz isso e como disse nesse tipico, "parece um monte de d250 tocando sem qualidade......

Nesse caso de ligar no canal MID, como eu faço os corte pra ele ??

Compartilhar este post

Link para o post
devido ao capacitor que coloquei em cada drive, acredito que paro de queimar, mas o que me indriga tbm é a ligação, pq o modulo ta pelando muito quente depois que eu adicionei o terceiro drive, agora eu refiz tudo liguei no canal 1 duas D405 e no canal 2 liguei juntos uma D405 e um STW só, o outro STW deixarei desligado ficarei apenas com 3 D405 e 1 STW...

Resultados que eu tive é que o som fico mais fraco, os STW ta cobrindo as cornetas......

Só resumindo, tudo ta ligado no canal HI do cross cortado a 900hz

correto isso ?????

se tá encobrindo provalmente é pela diferença de faixa de frequencias úteis, já o capacitor me parece indispensável no seu caso, que deve gostar de meter um volume hehe

se fosse eu deixaria assim mesmo no HI a 900Hz, tirando uma D405 e baixando bastante o ganho do TW, já que ele ficaria em canal separado dos drivers e tudo com capacitor individual... o aquecimento vc pode mudar o local do amp ou colocar coolers adicionais

Compartilhar este post

Link para o post
se tá encobrindo provalmente é pela diferença de faixa de frequencias úteis, já o capacitor me parece indispensável no seu caso, que deve gostar de meter um volume hehe

se fosse eu deixaria assim mesmo no HI a 900Hz, tirando uma D405 e baixando bastante o ganho do TW, já que ele ficaria em canal separado dos drivers e tudo com capacitor individual... o aquecimento vc pode mudar o local do amp ou colocar coolers adicionais

OK, então devo deixar os STW separado dos drive né ??

E seu eu fizer assim:

Canal 1: 2 D405

Canal 2 : 1 D405

Canal3: 2 STW

Canal4: livre

Nesse caso eu consigo aumentar o ganho dos drives e deixar os ganhos do STW no zero, pois no cross como vai ser tudo ligado no canal HI, num ta pra fazer isso.....

Ai teoricamente vai jogar menos RMS pra cada drive, mas ai tem algum efeito colateral ??rsrsr tipo casando impedancia e tals ????

Compartilhar este post

Link para o post

E seu eu fizer assim:

Nesse caso eu consigo aumentar o ganho dos drives e deixar os ganhos do STW no zero, pois no cross como vai ser tudo ligado no canal HI, num ta pra fazer isso.....

Ai teoricamente vai jogar menos RMS pra cada drive, mas ai tem algum efeito colateral ??rsrsr tipo casando impedancia e tals ????

é uma opção, acho que deve tentar, e tudo com capacitor adequado

como eu odeio corneta, diria que pra equilibrar o sem som, somente uma D405 e um TW daria conta, mas gosto é gosto hehe

Compartilhar este post

Link para o post

E seu eu fizer assim:

sempre separado , c vc ligar produtos diferentes em saidas iguais , nao vai fica legal , cada um toca em uma frequencia e tem uma finalidade , nao tem porque ligar tudo junto , eu sempre liguei separado e nunca tive problema e sempre o som ficou limpo e armoniozo , voce pode ajustar cada ddrive separadamente e da maneira que quiser , sem ter que ajustar um pra manter o outro legal intende ? entao liga separado tanto no amplificador quanto no crossover , e a respeito de só queimar , coloque capacitor , e porque nao deixar 2 d405 ao inves de 3 ? na minha opiniao no seu caso seria muito mais vantagem usar 2 , e nao jogue tanta potencia nos drives , eles vao abrir o bico mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Colega é o seguinte, a primeira vez que eu montei, eu deixei como vc falo, liguei as d405 no canal MID e os STW no canal HI, fico uma maravilha, do jeito que eu queria, mas ai veios os problemas, perdi dois reparos originais, postei aki no forum, e merecomendaram tudo no canal HI cortado a 900HZ, fiz isso e como disse nesse tipico, "parece um monte de d250 tocando sem qualidade......

Nesse caso de ligar no canal MID, como eu faço os corte pra ele ??

minha opiniao é deixar cada produto separado , cada um tem uma finalidade e sua frequencia , e tambem as impedancias , nao tem o pq de deixar tudo junto , voce tem os ajustes todos independentes podendo deixar da maneira que voce desejar e sem perda de potencia e qualidade , pra voce fazer os cortes , voce pode ta cortando no amplificador mesmo , ou entao corta os drives no mid e os tweeters no hi , isso é gosto , voce escuta e ve como vai ficar melhor , só disse para o colega que tome cuidado ao ajustar o ganho se nao eles vao abrir o bico mesmo , e tambem colocar capacitor , que nao vai perder em nada qualidade , muito pelo contrario vai deixa um som mais limpo , e aí entra os medios grave pra equilibrar o timbre .

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc tá tendo problema com os tweeters, então use cada D405 em um canal (ocupando 3 canais) e os dois tweeters no quarto canal. Ligue este canal na saída Hi do crossover, os 3 canais (use um Y pra ligar os canais 2 e 3 juntos) na saída mid.

Compartilhar este post

Link para o post

não tem cabimento ligar D405 no canal high... se for pra fazer isso é melhor comprar d250...

ligue como te falei, no canal mid e corte assim no crossover, high em 250Hz e Low pass em flat.

agora preste atenção no ganho do modulo, fique regulando pelo crossover apenas pq se não vão pro saco mesmo as d405.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

lembre sempre que só pode aplicar 40% da potência indicada pelo fabricande quando está utilizando um crossover, e ligue um drive em kda canal e os 2 ST no canal que sobrou, colocando os drives no mid e os tweeter no high

Compartilhar este post

Link para o post

isso ai ta com cara de problema de corte.

bate uma foto do crossover ai bem detalhado com os cortes

e outra, bota tudo em flat e sem cortes no player e sem loud, vamos cortar pelo crossover.

Compartilhar este post

Link para o post
O loud do meu aparelho tava em HIGH e coloquei em MID, diminuiu 10% da chiadeira agudos.... esse era o unico jeito de regular no player, pois tudo tava em flat.......

Não seria este o problema de tanta queima???

Que eu saiba, LOUD em alto volume é prejudicial pois chega a aumentar mais de 10db, enviando tb distorção, levando possivelmente a queima.

Acho que seu problema é esse ai .. LOUD no HI, MID ... Desliga isso ai ... coloca OFF e regula todo o som denovo pelo cross... que vai dar certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Não seria este o problema de tanta queima???

Que eu saiba, LOUD em alto volume é prejudicial pois chega a aumentar mais de 10db, enviando tb distorção, levando possivelmente a queima.

Acho que seu problema é esse ai .. LOUD no HI, MID ... Desliga isso ai ... coloca OFF e regula todo o som denovo pelo cross... que vai dar certo.

è isso mesmo galera, o LOUD meu tava ligado sim em HI, coloquei em MID sumiu 50% da chiadeira, agora eu desliguei ele deixei em OFF..... Sò que o som fico bem mais baixo tando na voz, quando nas batidas dos graves. Agora to meio que com medo de mexer denovo no ganho dos drive de aumentar ele..... sempre regulei até no volume 30 a 35, agora para o som ficar auto só acima de volume 50, mas nem vo arriscar nesse volume.

Uma duvida, caso aparece algum corneteiro aki com umas 10 cornetas mias ou menos critando feito doido, o que eu faço pra poder cobrir ?, sendo que agora minhas cornetas não estão mais auto, mas está saindo 100% de qualidade.

Esse negocio que o Kleber falo ai, de ligar uma D405 em cada canal ta fo** rsrsrr to quebrando a cabeça aki pra tentar ligar apenas o 4º canal na saida HI do cross.....

Antes disso deixei ligado assim

2 D405 canal 1

1 D405 Cana 2

2 STW canal 3

O Canal 1 e 2 ligado na entrada MID do cross cortado a 250hz e low em flat

Canal 3 e 4 que sobro, ta ligado na entrada HI cortado em 4khz com phase em 0

E é claro com o Loud desligado em OFF. tudo em flat.....

Assim ta ta correto, ou eu faço como o kleber falo....

Compartilhar este post

Link para o post
è isso mesmo galera, o LOUD meu tava ligado sim em HI, coloquei em MID sumiu 50% da chiadeira, agora eu desliguei ele deixei em OFF..... Sò que o som fico bem mais baixo tando na voz, quando nas batidas dos graves. Agora to meio que com medo de mexer denovo no ganho dos drive de aumentar ele..... sempre regulei até no volume 30 a 35, agora para o som ficar auto só acima de volume 50, mas nem vo arriscar nesse volume.

Uma duvida, caso aparece algum corneteiro aki com umas 10 cornetas mias ou menos critando feito doido, o que eu faço pra poder cobrir ?, sendo que agora minhas cornetas não estão mais auto, mas está saindo 100% de qualidade.

Esse negocio que o Kleber falo ai, de ligar uma D405 em cada canal ta fo** rsrsrr to quebrando a cabeça aki pra tentar ligar apenas o 4º canal na saida HI do cross.....

Antes disso deixei ligado assim

2 D405 canal 1

1 D405 Cana 2

2 STW canal 3

O Canal 1 e 2 ligado na entrada MID do cross cortado a 250hz e low em flat

Canal 3 e 4 que sobro, ta ligado na entrada HI cortado em 4khz com phase em 0

E é claro com o Loud desligado em OFF. tudo em flat.....

Assim ta ta correto, ou eu faço como o kleber falo....

eu nao to conseguindo intendi que tipo de instalação voce ta fazendo ae , mais essas paradas de loud ae do player não tem nada a ver , eu sempre deixei o meu no hi , e nunca tive problema nenhum , meus drivers nunca chiaram , sempre manteve a qualidade , agora desligando isso perde toda qualidade , desligar isso ae é besteira . quer um conselho ? leva isso num profissional e relata pra ele oque ta acontecendo e te garanto que voce vai sair feliz de lá . boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
eu nao to conseguindo intendi que tipo de instalação voce ta fazendo ae , mais essas paradas de loud ae do player não tem nada a ver , eu sempre deixei o meu no hi , e nunca tive problema nenhum , meus drivers nunca chiaram , sempre manteve a qualidade , agora desligando isso perde toda qualidade , desligar isso ae é besteira . quer um conselho ? leva isso num profissional e relata pra ele oque ta acontecendo e te garanto que voce vai sair feliz de lá . boa sorte

USAC, leia mais sobre o assunto

http://autoforum.com.br/index.php?act=Sear...ghlite=loudness

o loudness faz o grave e o agudo chegarem antes no ouvinte, são reforços de até 10dB, introduzindo em geral grande distorção ao amplificador e consequentemente aos falantes

o problema dele já foi diagnosticado nesse tópico

Compartilhar este post

Link para o post
USAC, leia mais sobre o assunto

http://autoforum.com.br/index.php?act=Sear...ghlite=loudness

o loudness faz o grave e o agudo chegarem antes no ouvinte, são reforços de até 10dB, introduzindo em geral grande distorção ao amplificador e consequentemente aos falantes

o problema dele já foi diagnosticado nesse tópico

li todos os topicos do link que voce me mandou e continuei achando uma besteira

sempre usei o loud do pionner no hi e nunca tive problema nenhum

muito pelo contrario qdo eu desligava o som ficava uma mer**

meu som antigo era 2 bravox endurance 2k , 700rms num banda vx pert 1.200rms 0,5ohms

e meu pionner golfinho com um crossover stetsom stx84 , 4 drivers selenium d250 e 2 tweeters selenium + 1 amplificador stetsom rca pra rolar os drivers , no hi o som ficava animal muito loko , o volume nunca passei de 28 sempre deixava assim , desligava o loud e o som ficava um lixo , e nunca queimei nada usando ele ,e todos que eu conheço que curtem som usam loud e até hoje nao vi ninguem dizendo que queima , ou que queimou ja por isso , se qdo o volume ta alto nao tem diferença eu nao vejo o pq de desligar , ja que voce nao vai ficar direto ouvindo o som no talo , até que eu veja que algum som queimou e que seja detectado por um profisional que foi pelo hi do player eu nao acredito nisso , pra dizer a vardade nunca ouvi ninguem dizer que estraga usar . E a respeito da qualidade pra mim e pra muita gente que respondeu nos topicos disseram sentir uma enorme diferença sem o loud , o som simplesmente orrivel . hoje eu tenho um taramps 2.500 e 2 tornados de 15 1.100rms e qdo eu desliguei esse loud o som ficou uma bosta .....entao nao vejo o pq de deixar ligado e em hi . alguem concorda comigo ou discorda ? to aberto a sugestoes . mais até onde eu vi nao achei deficiencia

no taramps por exemplo o qdo esta enviando distorçao o clip acende , mesmo usando o hi vou saber qdo estara mandando disforçao ou nao . entao pq dizer que queima ?

Compartilhar este post

Link para o post
li todos os topicos do link que voce me mandou e continuei achando uma besteira

sempre usei o loud do pionner no hi e nunca tive problema nenhum

muito pelo contrario qdo eu desligava o som ficava uma mer**

meu som antigo era 2 bravox endurance 2k , 700rms num banda vx pert 1.200rms 0,5ohms

e meu pionner golfinho com um crossover stetsom stx84 , 4 drivers selenium d250 e 2 tweeters selenium + 1 amplificador stetsom rca pra rolar os drivers , no hi o som ficava animal muito loko , o volume nunca passei de 28 sempre deixava assim , desligava o loud e o som ficava um lixo , e nunca queimei nada usando ele ,e todos que eu conheço que curtem som usam loud e até hoje nao vi ninguem dizendo que queima , ou que queimou ja por isso , se qdo o volume ta alto nao tem diferença eu nao vejo o pq de desligar , ja que voce nao vai ficar direto ouvindo o som no talo , até que eu veja que algum som queimou e que seja detectado por um profisional que foi pelo hi do player eu nao acredito nisso , pra dizer a vardade nunca ouvi ninguem dizer que estraga usar . E a respeito da qualidade pra mim e pra muita gente que respondeu nos topicos disseram sentir uma enorme diferença sem o loud , o som simplesmente orrivel . hoje eu tenho um taramps 2.500 e 2 tornados de 15 1.100rms e qdo eu desliguei esse loud o som ficou uma bosta .....entao nao vejo o pq de deixar ligado e em hi . alguem concorda comigo ou discorda ? to aberto a sugestoes . mais até onde eu vi nao achei deficiencia

no taramps por exemplo o qdo esta enviando distorçao o clip acende , mesmo usando o hi vou saber qdo estara mandando disforçao ou nao . entao pq dizer que queima ?

cara, se vc só consegue se satisfazer com seu som com o loud ligado e ainda em HI, com certeza ainda tem muito a aprender sobre som automotivo e ainda vai escutar muitos bons sistemas, sua opinião sobre o assunto nem me instiga a continuar

(quanto a queimar, realmente é difícil, até pq o loud é desabilitado nos players a partir de determinado volume, ou seja, não se preocupe continue usando)

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
cara, se vc só consegue se satisfazer com seu som com o loud ligado e ainda em HI, com certeza ainda tem muito a aprender sobre som automotivo e ainda vai escutar muitos bons sistemas, sua opinião sobre o assunto nem me instiga a continuar

(quanto a queimar, realmente é difícil, até pq o loud é desabilitado nos players a partir de determinado volume, ou seja, não se preocupe continue usando)

Realmente com o Loud em HI o meu som antigamete era muito alto nas batidas e na voz com o volume baixo, só que tinha aquele problema de chiadeira, que parecia um monte de D250-x tocando, gritava muito e era irritante pra quem tava na frente, de longe só tinha chiadeira de STW, isso no volume 32 a 35 no maximo, se eu passar disso já queimava as d405 e isso ligado no canal HI do STX-84, agora eu desliguei o Loud e liguei as D405 no canal MID do STX-84, de cara no volume 5 a 9 não sai som nenhum, incrivel isso.

Sai apenas uma voz bem fraquinha, aumentei até o volume 35,

realmente fica um pouco mais baixo do que com o LOUD ligado em HI, mas pelo menos minhas D405 ta tocando agora com voz 100% limpa e casando juntos com as STW trinyum..... Se isso aconteceu por causa do LOUD, eu nem irei ligar mais,

mas se isso mudo pelo fato de que o som fico melhor só por causa que eu liguei no canal MID do STX, ai fico na duvida denovo.

porque se eu voltar a ligar o LOUD em HI e deixar até o volume que eu escutava sempre, será que é capaz de queimar novamente ??

Compartilhar este post

Link para o post

um dia vc ve o meu sistema tocando com o hi ligado e depois voce fala se ta ruim , cada sistema é um , eu tentei varias e varias vezes usar o loud of e ficou uma porcaria o som , pra mim , no meu sistema fica ligado e nao tem discussao , até hoje nao vi nenhum sistema com loud desligado , quanto a intender de som automotivo , voce tem sua opiniao e eu tenho a minha , iniciei no som automotivo a 8 anos , em todos esses anos nunca queimei um sistema meu usando o loud no hi , agora voce vem aki pra me dizer que eu nao intendo de som , antes de criticar alguem voce tem que conhecer e saber oque ta dizendo , eu disse que dei minha opiniao , é apenas uma opiniao nao to dizendo que é assim que tem q ser feito .

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente com o Loud em HI o meu som antigamete era muito alto nas batidas e na voz com o volume baixo, só que tinha aquele problema de chiadeira, que parecia um monte de D250-x tocando, gritava muito e era irritante pra quem tava na frente, de longe só tinha chiadeira de STW, isso no volume 32 a 35 no maximo, se eu passar disso já queimava as d405 e isso ligado no canal HI do STX-84, agora eu desliguei o Loud e liguei as D405 no canal MID do STX-84, de cara no volume 5 a 9 não sai som nenhum, incrivel isso.

Sai apenas uma voz bem fraquinha, aumentei até o volume 35,

realmente fica um pouco mais baixo do que com o LOUD ligado em HI, mas pelo menos minhas D405 ta tocando agora com voz 100% limpa e casando juntos com as STW trinyum..... Se isso aconteceu por causa do LOUD, eu nem irei ligar mais,

mas se isso mudo pelo fato de que o som fico melhor só por causa que eu liguei no canal MID do STX, ai fico na duvida denovo.

porque se eu voltar a ligar o LOUD em HI e deixar até o volume que eu escutava sempre, será que é capaz de queimar novamente ??

cara só uma pergunta , voce nao ta usando o ganho delas muito alto nao ?

o bom das d405 é ficar um som armoniozo que acompanhe seus falantes

procura um profissional pra ver isso cara , alguma coisa de errado tem aí , o equipamento ae é de 1°a nao pode acontecer isso nao

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...