Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rpk7

Cabo de 25mm para força em SD1000

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde pessoal, preciso trocar a fiaçao do meu carro pois estou com cabo de 16mm pra tocar uma SD1000d1 e uma corzus1004, a duvida eh a seguinte, posso usar um cabo de 25mm? aqueles residenciais, o custo eh muito menor e o cabo maior, pq o de 21mm eh tão caro? o 25mm cabe na entrada da SD1000? valeu pessoal, abraço.

Postado em
Boa tarde pessoal, preciso trocar a fiaçao do meu carro pois estou com cabo de 16mm pra tocar uma SD1000d1 e uma corzus1004, a duvida eh a seguinte, posso usar um cabo de 25mm? aqueles residenciais, o custo eh muito menor e o cabo maior, pq o de 21mm eh tão caro? o 25mm cabe na entrada da SD1000? valeu pessoal, abraço.

Sim, pode usar de 25 residencial..

Sobre caber.. Acredito de que cabe sim, mas só alguém que tenha o amp para responder, porque isto, eu não sei..

Postado em
so uma dica

qndo vc for comprar pede "cabo" e naum "fio"

ele tem uma % maior de cobre conduz melhor

Para 90% das pessoas que vendem materiais elétricos, fio = cabo..

Porém, fios são feitos de um único e espesso filamento, e são rígidos..

Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos...

Agora, acredito eu, que FIO, pelo fato de ser apenas 1 filamento, conduz melhor do que vários filamentos..

Levando em consideração a mesma secção transversal, o fio conduz melhor a eletricidade do que o cabo..

Por exemplo, ao meu ver, um de FIO de cobre de, por exemplo, 1000m de altura por 2cm de diâmetro, vai ter menos perdas do que um cabo com 1000m de extensão e 2cm de diâmetro também.. Isto é, levando em consideração o que falei acima.. FIO = 1via.. CABO = várias vias em um único encapsulamento..

Postado em
Thomas, a diferença é MINIMA.

Se você tiver a mesma area de COBRE, a diferença é zero, mas como ficam espaços entre os fios, acaba havendo difereça.

A diferença é zero em pequenos pedaços, por isto citei logo 1000m.. Ai sim existe diferença.. Mas, para uso automotivo, é igual..

Mas a minha intenção não era falar sobre perda, e sim, sobre a diferença entre FIO e CABO, ;P

Postado em

Eu quando uso cabo residencial, procuro sempre usar da marca PIRELLI, que foi comprada pela PRISMYAN, isso segundo os lojistas e provavelmente deve ser apenas parte de cabeamento nao sei...

Postado em
Para 90% das pessoas que vendem materiais elétricos, fio = cabo..

Porém, fios são feitos de um único e espesso filamento, e são rígidos..

Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos...

Agora, acredito eu, que FIO, pelo fato de ser apenas 1 filamento, conduz melhor do que vários filamentos..

Levando em consideração a mesma secção transversal, o fio conduz melhor a eletricidade do que o cabo..

Por exemplo, ao meu ver, um de FIO de cobre de, por exemplo, 1000m de altura por 2cm de diâmetro, vai ter menos perdas do que um cabo com 1000m de extensão e 2cm de diâmetro também.. Isto é, levando em consideração o que falei acima.. FIO = 1via.. CABO = várias vias em um único encapsulamento..

Amigo,

Vc está enganado na sua colocação no que diz respeito às perdas e condutividade entre fios e cabos.

Partindo da premissa que o que importa para a condução da eletricidade é a área superficial dos fios, vamos aos cálculos:

Área lateral do cilindro = 2*pi*r*h

Supondo que um cabo possua 90 fios de diâmetro = 0,5mm (cada) e um fio de mesmo diâmetro (dos 90 fios juntos) possua

50mm de diâmetro (isso é uma aproximação para demonstração).

Isso com 1000m de extensão.

Área do fio = 2*pi*25*10^-3*1000 = 1,57 m²

Área dos fios do cabo = 2*pi*0,25*10^-3*1000*90 = 141,37 m²

Deu pra perceber a diferença absurda entre a área lateral do fio e do cabo.

Sendo que os elétrons só fluem (sendo corrente elétrica = fluxo de elétrons) nessa área superficial, pode-se afirmar que um cabo tem resistência muito menor que um fio, pois a área para passagem da corrente é muito superior.

PS: Nesse caso eu chutei o número de fios em um cabo, mas dá pra ter uma noção bem razoável do que tentei explicar.

Caso ainda tenham alguma dúvida. Pode perguntar ai ou então dá uma pesquisadazinha sobre eletrodinamica em livros de física :legal:

Espero ter esclarecido um pouco.

Abraços,

Armando Madureira.

Postado em

Está errado. Os elétros não circulam pela área superficial, isso se chama efeito skin, e ocorre apenas em altas frequencias.

Como aqui tratamos de DC (corrente contínua), esse efeito é altamente desprezível.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...