Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GIII lêndea_sc

Civic LXS Aut Vs Linea 1.9 16v Dualogic

Recommended Posts

Jovem Linea enfrenta a estrela Civic

Para conhecer as qualidades do Fiat, emparelhamos o sedã com o líder

 

A Fiat resolveu voltar ao segmento dos sedãs médios e sabe que, para se consolidar nessa disputada categoria, é necessário um produto de destaque. Para isso, ela investiu em um carro global e lançará uma nova gama de motores no Brasil. Dessa forma, o Linea chega ao mercado nas versões 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet, esta com o bloco 1.4 l 16V turbo de 152 cv importado da Itália.

Com uma expectativa inicial modesta de vendas (2 500 a 3 000 veículos por mês), a montadora italiana sabe que está entrando em um “terreno de cobras” e que qualquer desatenção, como uma estratégia de marketing e vendas mal sucedida, poderá ser fatal. Por isso, o portal Carro Online reuniu o novato com o Honda Civic, lançado em 2006 e atual líder nessa faixa.

 

lineaxcivicabre640x408oc9.jpg

w640.png

 

Para este comparativo, escolhemos o Linea 1.9 16V Dualogic equipado com o kit Essence, que adiciona ao veículo rodas de liga leve de 16”, sensor de estacionamento e ar-condicionado digital. Nessa configuração, seu preço sugerido é R$ 66 500. De acordo com estimativas da fabricante, essa opção deverá ser responsável pela maior parte do mix de vendas do produto. Ao seu lado, emparelhamos o Civic LXS equipado com câmbio automático, cujo preço tabelado é R$ 70 520. Convidamos você, nosso leitor, a conhecer de perto as virtudes e vícios de cada carro em nossa reportagem inédita na internet. Acompanhe!

 

Mecânica/desempenho

 

O Honda traz para a pista seu moderno motor 1.8 l 16V com a tecnologia i-VTEC, que calcula o melhor tempo para abertura e fechamento das válvulas. O bloco produz 140 cv de potência a 6 200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 4 300 rpm quando abastecido com álcool. Além disso, conta com acelerador eletrônico, transmissão automática de 5 velocidades e possui o Honda Grade Logic Control, dispositivo que gerencia eletronicamente a escolha da melhor marcha a ser engatada.

A Fiat, por sua vez, introduziu com o Linea o motor 1.9 l 16V criado por engenheiros brasileiros e fabricado na unidade da FPT (Fiat Powertrain Technologies) em Córdoba, na Argentina. Segundo a fabricante, o propulsor é inédito e conta com um novo sistema de lubrificação, chamado jet-cooling, no qual os injetores borrifam óleo nos pistões para resfriá-los e o sistema blow-by, que elimina a pressão causada pela vaporização do lubrificante. Esse conjunto desenvolve 132 cv de potência a 5 750 rpm e 18,6 kgfm de torque a 4 500 rpm também com álcool. O câmbio automatizado Dualogic, de 5 velocidades, oferece a opção de trocas seqüenciais e uma programação esportiva acionada por meio de uma tecla “S” ao lado da alavanca. Com ela selecionada, as marchas são trocadas rapidamente e a um giro mais alto.

 

civicmotor640x408mn1.jpg

w640.png

 

De acordo com nossas medições, o Honda Civic acelerou de 0 a 100 km/h em 12s e precisou de 213,2 m para isso. A retomada de 60 a 120 km/h foi cumprida em 12s3. O Fiat Linea 1.9 l 16V Dualogic, por sua vez, levou 12s1 para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em um espaço de 210,8 m. Em nossa pista de testes, ele fez a retomada de 60 a 120 km/h em 12s5.

Vale ressaltar que a unidade disponibilizada pela Fiat estava abastecida com gasolina e foi enviada diretamente para a pista. Por isso, não tivemos condições de testá-lo com álcool e extrair os melhores números. Com petróleo no tanque, os números do Linea caem para 130 cv de potência a 5 750 rpm e 18,1 kgfm de torque a 4 500 rpm. Sendo assim, os dados acima têm caráter praticamente ilustrativo e demonstram quase uma paridade entre os dois modelos, mas o Civic leva pequena vantagem e vence no item.

 

Dirigibilidade

 

Duas escolas diferentes, duas propostas diferentes. Em termos de dirigibilidade, é assim que podemos classificar o comportamento de Linea e Civic. Enquanto o veículo de origem japonesa tem “mais chão”, como se costuma dizer na gíria, ou seja, o motorista fica em uma posição mais baixa e o carro responde prontamente aos comandos, o três-volumes de origem italiana posiciona o condutor de maneira mais elevada, como é característica dos Fiat, claramente voltada ao conforto.

Não que o Civic fique atrás quando o assunto é tratar bem seus ocupantes, pelo contrário, sua suspensão traseira do tipo Double Wishbone é referência no mercado e alia a esportividade que a Honda quis incorporar nesta geração do Civic com o conforto que o segmento no qual ele está inserido demanda. Outro traço notável é a direção com respostas rápidas, o que lhe confere agilidade acima da média.

 

lineamotor640x408ne4.jpg

w640.png

 

Com um conjunto de suspensão mais convencional (McPherson na dianteira e semi-independente na traseira), o Linea desponta, ao lado do irmão Punto, como o melhor modelo da Fiat quando o assunto é dirigibilidade. Porém, o fator que inclina a balança nesse item a favor do Civic é seu entreeixos, 10 cm maior (2,70 m ante 2,60 m) que o do concorrente. Dinamicamente, esse dado implica em mais estabilidade e equilíbrio quando conduzimos o modelo em uma estrada, por exemplo. Por isso, quando o assunto é dirigibilidade, o Honda fica em primeiro lugar.

 

 

Design

 

O New Civic, como foi batizado pela Honda, obteve logo de cara o mérito de conquistar não só os corações dos fãs de sedãs como também o de alguns veículos médios. O segredo para tanto estava na traseira curta e na silhueta, que lembra a curvatura de um cupê. Para reforçar tudo isso, até as versões (LX e EX nas antigas gerações) passaram a ostentar um S para caracterizar a nova pegada mais esportiva que o Civic exibiria daquele ponto em diante.

O design de seu interior também é apontado por seu público como um dos apelos de compra. O painel digital em dois níveis e os instrumentos e botões bem posicionados compõem um ambiente aconchegante para o motorista.

 

lineaxcivictraseira640xji8.jpg

w640.png

 

Na outra ponta, o Fiat Linea apresenta-se como um carro elegante e que consegue transmitir uma sensação de robustez a quem o contempla. Isso é obtido, principalmente, com a inclusão de uma grade frontal que invade o pára-choque, os faróis amplos e o vinco lateral em formato de cunha.

Observando os dois lado a lado, podemos concluir que a época de ouro do Civic começa a decair e seu desenho está prestes a envelhecer. Que o Linea ficou bem resolvido, isso é fato, mas ainda falta aquela sensação de “algo a mais”. Portanto, nesse quesito, nada mais justo que um empate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabamento/espaço/ergonomia

 

A grande sacada do Linea, não só em relação ao Civic como aos seus concorrentes em geral, é a coragem de inovar ao introduzir um interior que pode mesclar tonalidades claras (nas versões Absolute e T-Jet) e fugir do estigma de que “brasileiro só gosta de interior escuro”. O grande problema é quando passamos a analisar a cabine do Linea nos mínimos detalhes. Algumas peças, como o plástico ao redor da janela espia do pára-brisa, por exemplo, não têm um encaixe justo com o restante do painel. O Civic, apesar do interior mais sóbrio, é primoroso no acabamento e até mesmo o desenho dos componentes internos favorece a ausência de desníveis ou rebarbas em peças plásticas.

 

civicinterior640x408dl3.jpg

w640.png

 

Com relação ao espaço, retomamos novamente a questão do maior entreeixos em favor do Civic. Além de ampliar a distância entre os assentos dianteiros e traseiros, proporcionando mais espaço para as pernas, ele conta com assoalho traseiro plano, o que melhora consideravelmente o conforto oferecido aos passageiros. Porém, o grande calcanhar-de-aquiles do Civic ainda é seu porta-malas, com capacidade para 340 litros ante 500 litros do Linea. No quesito ergonomia, os dois carros se equivalem, com controles de fácil interpretação e voltados para o motorista. Mas a vitória na combinação desta disputa fica com o Civic.

 

Manutenção/seguro/garantia

 

Linea e Civic possuem garantia estipulada em três anos sem limite de quilometragem, sendo que o primeiro conta com revisões a cada 15 000 km e o segundo tem manutenções programadas a cada 10 000 km. Em nossa cesta de peças composta por amortecedores dianteiros, jogo de pastilhas, retrovisor direito e pára-lama esquerdo, as concessionárias da Honda pediram R$ 1 418 pelos itens, enquanto a Fiat informa que o preço sugerido aos revendedores ficará em R$ 1 337 para o Linea (até a época da finalização deste comparativo, as lojas da marca não tinham a tabela de preços).

Quanto ao seguro, o valor da apólice para o Civic ficou em R$ 2 718 contra R$ 2 452 do preço cotado para o Linea. Como os números provam, o Linea ganha pontos neste quesito.

 

lineainterior640x408oz5.jpg

w640.png

 

Mercado/preço/equipamentos

 

Em outubro, o Civic registrou números de venda impressionantes. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o sedã médio da Honda contabilizou no último mês 6 776 unidades colocadas nas ruas. Com isso, ele passou a ocupar a 7ª posição no ranking geral de vendas, atrás do Chevrolet Celta e na frente do Fiat Siena, outro sedã, porém de uma categoria inferior. Para ter uma idéia, o Civic vendeu mais que seus dois principais concorrentes, o Toyota Corolla e o Chevrolet Vectra, que somaram 6 477 unidades.

Lançado no mês passado, o Linea contabilizou 938 unidades vendidas, quantidade bem distante da projeção estipulada pela Fiat. Em compensação, por R$ 66 500, o sedã médio da Fiat tem como principais itens de série ABS, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado digital, trio elétrico, rodas de liga leve de 16”, sensor de estacionamento, MP3 player com comandos no volante, computador de bordo e piloto automático.

Nesse ponto, o Civic perde por ser mais caro, R$ 70 520, e ficar devendo o computador de bordo e o sensor de estacionamento. Além disso, o ar-condicionado na versão LXS conta com acionamento manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conclusão

Descontando o item em que ocorreu empate (Design), o placar final ficou em 3 x 2 para o Honda Civic, com vitória nos quesitos Mecânica/desempenho, Dirigibilidade e Acabamento/espaço/ergonomia.

O Fiat Linea, melhor quando se trata de preço e Manutenção/seguro/garantia e Mercado/preço/equipamentos, está no nível de seus concorrentes, mas ainda não é uma referência no segmento.

O fato de emparelhar em alguns itens com o Civic só realça que o modelo tem qualidades para recolocar a montadora nessa fatia do mercado. Mas, por enquanto, a liderança continua com o sedã oriental.

 

Honda Civic LXS Automático Fiat Linea 1.9 16V Dualogic Essence

Preço Básico R$ 70 520 R$ 66 500

Aceleração 0-100 km/h 12s (a) 12s1 (g)

Velocidade máxima (dado de fábrica) 190 km/h (a) 188 km/h (a)

Consumo (cidade/estrada) n/a n/a

Motor Dianteiro, transversal, 1 799 cm³, 16V, 140 cv de potência a 6 200 rpm (a) e 17,7 kgfm de torque a 4 300 rpm (a) Dianteiro, tranversal, 1 838,6 cm³, 16V, 132 cv de potência a 5 750 rpm (a) e 18,6 kgfm de torque a 4 500 rpm (a)

Taxa de compressão 11,5:1 11,5:1

Suspensão Dianteira do tipo McPherson e traseira Double Wishbone McPherson com braços oscilantes fixados ao subchassi e barra estabilizadora na dianteira e rodas semi-independentes com travessa de torção de seção aberta na traseira

Direção Hidráulica servo-assistida Hidráulica com pinhão e cremalheira

Freios A disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) com sistema ABS e EBD A disco nas quatro rodas com sistema ABS

Pneus 205/55 R16 205/55 R16

Peso (em ordem de marcha) 1 255 kg 1 320 kg

Porta-malas 340 litros 500 litros

Tanque de combustível 50 litros 60 litros

Garantia 3 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem

Pacote de peças R$ 1 418 R$ 1 337

 

 

 

 

Vou de civic .............. se fosse o T-Jet pensaria mais no assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou de civic ..............

:+1 E ñ pensaria 2 vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De todos os fabricantes nacionais, que fabricam esses lixos que a gente anda, eu prefiro a fiat frente a VW, Ford, GM, Peogeot e Renault, mas nesse caso específico Line X Civic, realmente o civic está a frente. Não que eu ache o civic algo fora do normal, pois mesmo o design sendo excelente e a mecanica muito confiavel, ele perdeu alguns ítens de conforto em relação ao civic "antigo" como o porta malas, e os plasticos do painel que antes eram emborrachados e agora são duros. Além da suspensão traseira "firme" demais pro meu gosto.

 

[]'s

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse o T-Jet, teria um desempenho melhor que o civic, mais itens de conveniencia e outro acabamento...

 

Dai o teste seria favoravel ao Fiat.

 

E antes que falem, devem é agradecer que existem carros de alto nivel para comprar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se fosse o T-Jet, teria um desempenho melhor que o civic, mais itens de conveniencia e outro acabamento...

 

Dai o teste seria favoravel ao Fiat.

 

E antes que falem, devem é agradecer que existem carros de alto nivel para comprar.

 

 

 

 

LIXO de reportagem... não se deram ao trabalho nem de abastecer o carro com o mesmo combustível, dai falam que os números são meramente ilustrativos e depois dão vitória por desempenho ao carro que chegou aos 100 km/h numa maior distancia???? Contra outro que tem masi torque???? fala sério...

 

Depois o cara chama o interior do civic de "sóbrio"??? interior pode ser qq coisa, menos sóbrio...

 

E o maravilhoso computador de bordo do civic????....

 

Falaram que o design do civic esta saturado ( e esta mesmo), e dão empate....

 

Não estou defendendo o linea, mas que a reportagem esta um lixo está...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância... mas o q/ é T-jet ???

 

E, sei lá... prefiro o Civic..... dos carros novos, o New Civic é o único q/ gostei de verdade... o resto, nenhum me "apetece"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desculpe a ignorância... mas o q/ é T-jet ???

 

E, sei lá... prefiro o Civic..... dos carros novos, o New Civic é o único q/ gostei de verdade... o resto, nenhum me "apetece"...

 

T- jet é como se chama o modelo top de linha do Fiat línea.

 

Ele traz um novo motor 1.4 turbo de 152 cv embaixo do capô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, num consigo gostar dessa coisa prata na frente do civic, parece que sem ela ia ficar bem melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
LIXO de reportagem... não se deram ao trabalho nem de abastecer o carro com o mesmo combustível, dai falam que os números são meramente ilustrativos e depois dão vitória por desempenho ao carro que chegou aos 100 km/h numa maior distancia???? Contra outro que tem masi torque???? fala sério...

 

Depois o cara chama o interior do civic de "sóbrio"??? interior pode ser qq coisa, menos sóbrio...

 

E o maravilhoso computador de bordo do civic????....

 

Falaram que o design do civic esta saturado ( e esta mesmo), e dão empate....

 

Não estou defendendo o linea, mas que a reportagem esta um lixo está...

 

 

Ué Maior dstancia não vejo problema .... se o carro sai tracionado ... é obvio que ele vai percorrer maior espaço .... da pra chegar aos 100 percorrendo menos .... não tou dizendo que seja o caso ... mas é só pensar em preparados coisa do tipo arrancada ..... não adianta nda chegar aos 100 rápido se não tiver chão o carro .... tanto que arrancada não é a velocidade que se marca e sim o tempo gasto pra percorrer lá os seus 400 metros de reta .... na propria matéria é dito que o civic tem "mais chão"

 

o restante não posso falr nda só andando nos 2 pra saber ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Linea na gasolina andou junto com o civic no alcool... e ainda dão vitória a este em desempenho ehehhe. Na minha opinião, pra comprar zero km o Civic é mais negócio... mas o Linea me atrai mais e usado, eu daria uma boa olhada neles...

 

>alguem sabe se já chegaram a vender linea esse mês?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Civic acho um puta carro.. (nunca tive mais quem tem nunca vi reclamar.. )

O Linea da fiat ta chegando agora é esperar para ver o que os proprietarios falam..

Mais hoje acho que ficaria com o Linea..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só me deixa medo o tamanho do Linea dentro, se o espaço for igual do Punto só que com porta-malas, continua minúsculo. Eu entrei num Punto Sporting de um amigo meu, comigo na frente e comigo atrás tb não dava certo hiehiehhehi Achei apertado demais, mas ele está mais pra um Astra Sedan do que pro porte de um Sedã médio. Resumindo, eu gosto mais do Civic hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Linea na gasolina andou junto com o civic no alcool... e ainda dão vitória a este em desempenho ehehhe. Na minha opinião, pra comprar zero km o Civic é mais negócio... mas o Linea me atrai mais e usado, eu daria uma boa olhada neles...

 

>alguem sabe se já chegaram a vender linea esse mês?

 

Abraços

 

 

A fiat tem uma estimativa de venda futura que gira em torno de 2500 a 3000 veículos mês, porém segundo a matéria no mês de outubro ficou nos 930 e poucos, contra 7 mil e uns quebrado do civic...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou Fan do civic, soh que essa reportagem é do tipo ' comprada ' , Civic está bem acima do linea, não tem nem oque discutir,fiz um teste drive nele, achei que anda legal, tem um conforto muito bom, soh que por baixo do capu, aquele monte de fio no motor me deixa até com medo de ficar na mão com ele na estrada :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sou Fan do civic, soh que essa reportagem é do tipo ' comprada ' , Civic está bem acima do linea, não tem nem oque discutir,fiz um teste drive nele, achei que anda legal, tem um conforto muito bom, soh que por baixo do capu, aquele monte de fio no motor me deixa até com medo de ficar na mão com ele na estrada :blink:

 

R$ 5.000 está bem acima????

 

Para quem esta disosto a desembolsar entre 65.000 e 70.000 na compra de um carro eles são concorrentes diretos sim, independente qual seja pior ou melhor, a parada aí é a faixa de preço.

É como comprar carro usado úma BMW 325i 94 não tem comparação a um GOL GIII 2004, mas pra quem vai desembolsar 25.000 tornam-se concorrentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
R$ 5.000 está bem acima????

 

Para quem esta disosto a desembolsar entre 65.000 e 70.000 na compra de um carro eles são concorrentes diretos sim, independente qual seja pior ou melhor, a parada aí é a faixa de preço.

É como comprar carro usado úma BMW 325i 94 não tem comparação a um GOL GIII 2004, mas pra quem vai desembolsar 25.000 tornam-se concorrentes.

 

 

Meu fio, eu vou traduzir para você, qnd eu disse que o Civic está bem acima do Linea não significa '5k a mais, e sim dirigibilidade / custo x beneficio etc etc etc, entedeu???? Aliás, aqui em londrina a Honda Cayuas está com uma promoção de 59.000,00 o Civic LXS Flex Manual 0km sem choro, isso ou um Fiat Linea por 60...65... sei la quanto custa esse carro?

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu fio, eu vou traduzir para você, qnd eu disse que o Civic está bem acima do Linea não significa '5k a mais, e sim dirigibilidade / custo x beneficio etc etc etc, entedeu???? Aliás, aqui em londrina a Honda Cayuas está com uma promoção de 59.000,00 o Civic LXS Flex Manual 0km sem choro, isso ou um Fiat Linea por 60...65... sei la quanto custa esse carro?

 

hand26

 

já tem lxs flex manual por 57.900

 

e lxs flex automatico por 62.300

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...