Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cleber_p

maneira correta de ligar bateria auxiliar

Recommended Posts

Na minha fiz dessa forma aqui.... por enquanto não deu pra testar o som ainda mais acho q fico baum...

 

Usei disjuntor de 63Ah da Simens...

 

projetomi5qk4.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressussitandoooooooo....

 

Como calculo a amperagem do fusivel usado perto das 2 baterias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra calcular a corrente é só somar as correntes das baterias que vem 'atras' do circuito. Se forem duas baterias de 45Ah, usa um fusível de 90Ah. :legal:

 

Galera, a ideia seria essa mesmo?

 

sei que tem muita coisa sobre bateria, fusível, cabos etc aqui no forum, mas já procurei bastante sobre como dimensionar o fusível que fica entre as baterias de forma correta, mas ainda não achei nada concreto. tenho uma bateria de 55A no cofre e irei colocar uma de 80A na mala. um disjuntor perto da do cofre e um fusivel perto da bat da mala. mas a dúvida é: COMO DIMENSIONAR O FUSÍVEL E O DISJUNTOR? obs: o cabo será de uns 25 mm²

 

Por favor, não digam só " use disjuntor de 60A.. etc...." quero saber por que usar tal disjuntor!

 

abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

i ai? alguem pra explicar como calcular a corrente máxima entre duas baterias, pra poder dimensionar um fusível/disjuntor para colocar no cabo que passa entre elas? pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo também tenho essa mesma duvida, a unica diferença é que vou usar uma bateria de 60ah no cofre e uma de 150 na mala. Meu medo é colocar um disjuntor maior do que o fio suporta e derreter o fio e o disjuntor ou fusivel não desarmar :blink:

Se alguem puder dar uma luz ficarei grato!

Editado por tiagophoenix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal ! Comprei uma Moura Clean 105 Amp pro meu som . Me falaram muito bem dela por ai. Então pensei 150 conto a mais ou a menos, brasileiro se não parcelar não tem as coisas e em em 12x S/J mandei ver. Ela chegou aqui achei estranho os conectores dela é retinho (M8) http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/produto_18417_4623_Bateria-Estacionaria-Moura-Clean-12MF80-80-A-H . Tem algum problema em ligar no carro, vai ficar na mala. Vi fotos na net com alguns projetos com ela, tenho que arrumar um conector especifico ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP !

Galera eu tenho no carro uma bateria auxiliar instalada, mas não sei se esta correta a ligação dela..

No cofre tenho uma Lider 60ah e no porta malas uma Helliar 60ah para alimentar meu Bb3600GL..

Puxei um cabo de 16mm da do cofre com um fusivel de 60ah e liguei no positivo na da malas, e aterrei o negativo no chassi do carro..

Dai pra ligar o modulo puxei um cabo de 16mm do positivo e outro do negativo da bateria da mala..

Esta correto a ligação?

Esta assim olha...

8nd9.jpg

 

Obrigado galera, aguardo a ajuda de voces !

Editado por maatheusm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só não tenho certeza se o fuse de 60A é o correto para um cabo de 16mm

Se lixou bem onde fez o aterramento da bateria da mala, parece estar tudo certinho sim :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso 21mm, e tá correta a ligação se não tivesse seu carro já teria pegado fogo

:vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só não tenho certeza se o fuse de 60A é o correto para um cabo de 16mm

Se lixou bem onde fez o aterramento da bateria da mala, parece estar tudo certinho sim :legal:

 

Olá amigo, voce acha o cabo de 16mm muito fino pra um fuse de 60A?

Amanha vou lixar melhor o lugar do aterramento pra garantir :legal:

Ah, eu tava em duvida nessa parte de ligar direto a segunda bateria no modulo.. Não tem problema né?

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso 21mm, e tá correta a ligação se não tivesse seu carro já teria pegado fogo

:vts :vts

 

Haha, valeu amigo!

E essa ligação que eu comentei acima da segunda bateria + e - direto no modulo.. Ta ok?

Acho estranho por que o alternador parece não carregar direito as duas baterias, ai tenho que por direto no carregador profissional do meu pai que temos em casa..

Meu alternador é do Santana 65ah

Abraços !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, voce acha o cabo de 16mm muito fino pra um fuse de 60A?

Amanha vou lixar melhor o lugar do aterramento pra garantir :legal:

Ah, eu tava em duvida nessa parte de ligar direto a segunda bateria no modulo.. Não tem problema né?

Abraço

 

 

Sim, lixe bem o ponto onde vc esta fixando o terra da bateria do PM

Não, problema não.

Não vi um detalhe: Desse cabo da bateria do PM para o ampli, tem porta fusivel + fusivel ?

 

 

Peraiq eu vou achar uma tabela da DLS

 

 

Achei a tabela e o seu fusivel entre as bateria, com cabo de 16mm está certo amigo

repare na ultima tabela da imagem:

 

1902861_293343550821139_505207415_n.jpg

Editado por cmpicolo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, lixe bem o ponto onde vc esta fixando o terra da bateria do PM

Não, problema não.

Não vi um detalhe: Desse cabo da bateria do PM para o ampli, tem porta fusivel + fusivel ?

 

 

Peraiq eu vou achar uma tabela da DLS

 

 

Achei a tabela e o seu fusivel entre as bateria, com cabo de 16mm está certo amigo

repare na ultima tabela da imagem:

 

1902861_293343550821139_505207415_n.jpg

 

Tá bom, amanha mesmo eu faço isso.. Certeza vai dar diferença no carregamento das bateras, porque eu não tinha lixado.. Apenas colocado o cabo aterrado no parafuso do cinto..

Não amigo, só coloquei la na frente um porta fusivel daquele que começa com um cabinho vermelho de 6mm acho dai estanhei um de 16mm e puxei pra mala... Só isso.. Deveria por um porta fusivel mais um fuse? De quantos Amperes? Qual porta fusivel voce recomenda? Acho que o que to usando la na frente e meio vagabundo né?

É isso ai.. Vivendo e aprendendo.. To lidando já, estudando esse assunto de som automotivo há quase um ano, meu interesse e muito grande leio diariamente artigos na net.. E vamo que vamo né?! Haha.

Conto com a ajuda e experiencia de voces!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudaria duas coisas no seu esquema, colocaria um porta fusível para o modulo e colocaria o terra do modulo direto no chassi junto com da bateria do porta malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudaria duas coisas no seu esquema, colocaria um porta fusível para o modulo e colocaria o terra do modulo direto no chassi junto com da bateria do porta malas.

 

Mas o correto não é aterrar todos os "negativos" num unico lugar a fim de se evitar "diferenças de potencial"? No caso, tudo no conector da bateria ?

No meu set, tenho um cabo de 50mm aterrado na lata e todos os equipamentos que estão no porta malas vão ser "aterrados" num distribuidor +/- Audison..

 

 

O porta fuse do módulo, com certeza !

Editado por cmpicolo
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bom, amanha mesmo eu faço isso.. Certeza vai dar diferença no carregamento das bateras, porque eu não tinha lixado.. Apenas colocado o cabo aterrado no parafuso do cinto..

Não amigo, só coloquei la na frente um porta fusivel daquele que começa com um cabinho vermelho de 6mm acho dai estanhei um de 16mm e puxei pra mala... Só isso.. Deveria por um porta fusivel mais um fuse? De quantos Amperes? Qual porta fusivel voce recomenda? Acho que o que to usando la na frente e meio vagabundo né?

É isso ai.. Vivendo e aprendendo.. To lidando já, estudando esse assunto de som automotivo há quase um ano, meu interesse e muito grande leio diariamente artigos na net.. E vamo que vamo né?! Haha.

Conto com a ajuda e experiencia de voces!

 

Por partes:

 

Sim, urgentemente, lixe bem o local ( Eu coloquei uma daquelas escovas de aço na furadeira para lixar o local onde fixei o cabo terra do meu set. )

 

Eita, não entendi muito essa parte do cabinho vermelho de 6mm e estanho um de 16mm...

O correto é:

 

Fixar um pedaço de, no maximo, 30cm de cabo 16mm no conector da bateria do cofre do motor

Coloque um porta fuse desse tipo aqui ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545058726-porta-fusivel-gold-tipo-faca-com-fusivel-_JM ) mas com amperagem do fuse em 60A

Puxa o restante do cabo 16mm até o porta malas, no polo positivo da bateria.

 

Do polo positivo da bateria do PM, fixar um pedaço de, no maximo, 30cm de cabo 16mm.

Coloque um porta fuse desse tipo aqui ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545058726-porta-fusivel-gold-tipo-faca-com-fusivel-_JM ). Nesse caso, dimensione o fusivel conforme consumo do amplificador.

Puxa o restante do cabo 16mm o positivo do módulo.

 

 

 

Quanto ao porta fuse que usei de exemplo, não é necessariamente aquele... foi só um exemplo

 

 

E vamo que vamo !!

 

 

Entra na galeria e projetos e vai acompanhando a montagem do set da galera...

Muitas ideias... muitos feedback´s :legal:

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia !!

Valeu pela força galera!!

Agora de manha mesmo vou lixar e aterrar certinho o negativo..

Em quanto ao porta fusivel ele é assim olha..

porta-fusivel-LAMINA.jpg

 

Acredito que não seja bom né? O que fiz foi colocar um fio vermelho direto na bateria do cofre e no outra parte do fio vermelho estanhar o de 16mm isolar bem isolado e mandar pra do porta malas..

Eu já olho la a meses, tem cada projeto que é de se apaixonar *-* haha

 

Obrigado a todos que estão me ajudando, está sendo muito útil!!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o correto não é aterrar todos os "negativos" num unico lugar a fim de se evitar "diferenças de potencial"? No caso, tudo no conector da bateria ?

No meu set, tenho um cabo de 50mm aterrado na lata e todos os equipamentos que estão no porta malas vão ser "aterrados" num distribuidor +/- Audison..

 

 

O porta fuse do módulo, com certeza !

 

 

Sim todos em um único ponto, olhando o esquema dele está aterrando o modulo no terminal da bateria e não direto no chassi onde está aterrado bateria reserva dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vocês recomendam eu aterrar o modulo no chassi junto a bateria auxiliar?

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 3 Bateria 1 Maxion Alta Performace de 95 Amp e 2 Moura Clean 115 amperes ligadas juntas somando 325 amperes.

Estou usando um fusivel de 160 Amp.

Desta maneira e correta de se ligar o fusivel ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UUUP, revivendo novamente.

 

Boa tarde galera do autoforum!

Estou aqui de novo para pedir uma ajudinha a vocês, não sei o que esta acontecendo com minha bateria auxiliar ;/

Seguinte, antes eu usava uma Heliar 60ah auxiliar, mas ela estava velha não carregava mais com o alternador e nem com o carregador de baterias.. Ai pifou de vez..Dai agora eu coloquei uma Moura 45ah na malas só pra não ficar apenas com a Lider 60ah do cofre pra alimentar meu Bb3600..

Mas o problema é o seguinte, hoje eu vi que a moura tava descarregada, medi com o medidor do meu pai, aí eu coloquei numa carga lenta e em 30 ~ 40min carregou completamente (carregador profissional do meu pai).. Dai logo ja coloqei no porta malas e dei uma partida no carro...

Com o carro ligado, eu liguei o som e fiquei ouvindo uns Hungria e hip hops e tals,. Curtindo uns gravão [¨]

Dai ouvi por uns 20min com o carro ligado .. Em seguida desliguei o som e depois desliguei o carro, fui no porta malas, desliguei o disjuntor que emenda com a do cofre e medi a Moura de novo, e la estava ela descarregada...

Ai é a questão, como ela ta descarregando com o carro ligado?!?! Já testei ela inumeras vezes e ela esta 100% ok, aterramento ja testei de todas maneiras e esta OK, cabos e bitolas OK, alternador de 65AH original do santana OK, já testei com o carro andando, fui no centro e andei por mais de uma hora e descarregou tambem :/.. Tá tudo ligado na mais perfeita ordem..

O que será que pode ser isso? Já testei tudo e nao faço ideia do que seja!

Aaaaah e a heliar antiga tambem ocorria o mesmo, mas eu pensava que ocorria isso porque era velha, mas pelo jeito não era por causa disso :x

OBS : Nunca ando com o som desligado, sempre ouvindo uns grave.. Mas acredito eu que não era pra tensao da bateria cair com o carro andando né?

 

AGUARDO A AJUDA DE VOCES GALERA!!!!

Desde já abração e obrigado pela atenção..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...