Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcus DT

[UPGRADE] Troca de um P2 de 8" por um 307 de 12"

Recommended Posts

Fala galera,

Depois de um encontro do Autosom.net aqui no Rio fiquei meio "triste" com o desempenho do meu antigo subwoofer, um P2D2 de 8" que tocava muito pelo tamanho, mas deixava a desejar em SPL se comparado com os de 10", 12", 15", etc.

Dei uma boa lida a respeito de área do cone, subwoofer com potência aplicada inferior a suportada, etc. pois minha maior dúvida era se eu ficaria feliz trocando um sub de 8" com um head room de 50w rms por um de 12" que aguenta 400w RMS, aplicando apenas 250w rms.

Também pedi a ajuda do Cézar da BRS Sound, que por fim me convenceu a trocar meu P2 por um Pioneer 307 de 12" (307D2). Fui lá na BRS Sound, fizemos o cálculo de uma caixa mais adequada para uma menor potência aplicada e instalei tudo na segunda-feira.

Meu som estava com alguns "problemas" que me incomodavam bastante, como:

1) Ruído no stereo;

2) Player só funcionava com o carro ligado (ou com a chave na ignição);

3) Não conseguir um bom equilíbrio entre stereo / grave;

4) Regulagens em geral não estavam me agradando.

1) Expliquei ao Cezar, achei que fosse o RCA com defeito que estava causando o ruído, mas quando começamos a mexer, de cara ele viu que era "apenas" o ganho que estava regulado errado (não casava direito com a voltagem do player) - resolvido;

2) Achei que fosse precisar cortar fio, fazer um "jumper", etc. era apenas o chicote do player que estava "montado" de maneira que não permitia - resolvido;

3) O stereo estava muito mais forte que o grave, para o grave poder acompanhar eu precisava jogar o Bass pra +5, o que é péssimo. Através da regulagem no ganho e no crossover do amp - resolvido;

4) Antes de instalarmos o subwoofer testamos diversas configurações no crossover do amp e no ganho, obtendo uma melhora excelente, ainda que os médios não apareçam por nada (midbass instalado na porta, sem manta) - parcialmente resolvido (terei que apelar pra manta mesmo);

As specs do som, são:

- Player: Pioneer DEH-p5680mp

- Bateria original + cabos de alimentação bons

- RCA: um gringo (stereo) e pro sub um meia-bomba

- Kit 2 vias: Kicker DS600.2

- Subwoofer: Pioneer 307 D2

- Amp: Alpine MRP-F550

# 4-channel car amplifier

# Max Power: 4 x 180W

# Max Power:2 x 500W

# RMS Power @ 4 ohms: 2 x 250W RMS (4ohms, 14.4V-BTL, 0.3% THD)

# RMS Power @ 4 ohms: 4 x 90W RMS (4ohms, 14.4V, 0.08% THD)

# RMS Power @ 2 ohms: 4 x 125W RMS (2ohms, 14.4V, 0.3% THD)

# 90 watts RMS x 4 at 4 ohms (125 watts RMS x 4 at 2 ohms)

# 250 watts RMS x 2 bridged output at 4 ohms (4-ohm stable in bridged mode)

- Antes:

som02.jpg

- Depois:

som12.jpg

som11.jpg

som13.jpg

Fiquei muito satisfeito com o resultado, não esperava mesmo que o subwoofer ia tocar tão bem com apenas 250w RMS.

Pra quem tinha um de 8", agora parece que tem um terremoto dentro do carro. E quanto a musicalidade, o grave parece pouca coisa mais lento que com o P2, não sei explicar direito.

O próximo upgrade será colocar manta nas portas e trocar o player por um com mais regulagens (equalização) e maior voltagem no RCA.

Agradeço ao Cezar da BRS Sound pela atenção e pela "aula" de instalação e regulagem.

Indico aos amigos que como eu não tem tempo de fazer DYI e procuram uma loja que instale sabendo o que faz e com preço justo!!

Valeu,

Marcus DT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os graves de um sub de 8" é bem mais rápido em comparação a um de 12". Se eu fosse teria adicionado mais um sub de 8", vc ia ter mais ataque e mais SPL! Trabalhando bem na caixa, obteria bons subgraves, claro se esse sub de 8" seu respondesse bem abaixo dos 30Hz.

Estou com planos para por ou 3 subs de 10" ou 3 de 8".

Particularmente eu não gosto das batidas desse subwoofer TS-W307.

Compartilhar este post

Link para o post
Os graves de um sub de 8" é bem mais rápido em comparação a um de 12". Se eu fosse teria adicionado mais um sub de 8", vc ia ter mais ataque e mais SPL! Trabalhando bem na caixa, obteria bons subgraves, claro se esse sub de 8" seu respondesse bem abaixo dos 30Hz.

Estou com planos para por ou 3 subs de 10" ou 3 de 8".

Particularmente eu não gosto das batidas desse subwoofer TS-W307.

Realmente senti uma pequena diferença na velocidade, mas para o tipo de música que escuto 95% do tempo (Hip Hop), essa perda de velocidade não foi tão sentida e o ganho em SPL compensa demais. Se colocar um rock ou eletronica a diferença fica mais perceptivel.

Quanto a adicionar mais um de 8", é uma tarefa quase impossível achar um P2D2 de 8" aqui no Brasil !! Trouxe 2 de fora, mas não cheguei a instalar os 2 ao mesmo tempo...

Acho que 3 de 8" ficaria perfeito cara, vai ter bastante SPL sem perder em ataque, etc.

Eu nunca tinha escutado um 307 antes, tenho poucos subs para comparar. Já tive o P2 e um Bravox Premium, achei o 307 muito bom.

Acho que por sempre ter tido subwoofers pequenos (os 2 que tive antes eram de 8") fiquei empolgado com o panelão de 12 batendo, gostei!

Valeu,

Marcus DT

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentaria apenas acrescentar mais uns P2 de 8' ou subs de 8' similares! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só. Eu tenho um 12" e estou querendo mudar para um par de 8".

O que eu mais escuto é rock...

vc ia ter mais ataque e mais SPL!

Era justamente o que eu queria ler !

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo um sub ou subs que tenha ataque e subgraves ehehheeh. O meu atual tem subgraves, mas pouquíssimo ataque, embola mais que tudo ehhehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Estou querendo um sub ou subs que tenha ataque e subgraves ehehheeh. O meu atual tem subgraves, mas pouquíssimo ataque, embola mais que tudo ehhehe.

TOw nesse dilema tb! Qual seria uma boa opção? e2k 10'?? keybass panther? endurance roxinho 10'? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom DUDU.... ta aprendendo... hehehe...

bom no caso o 307 com certeza deu um banho no p2... mas em termos musicais........ :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
TOw nesse dilema tb! Qual seria uma boa opção? e2k 10'?? keybass panther? endurance roxinho 10'? :huh:

Se achar um parzinho de 10 6+6 como eu tinha (INTEIRO), pode jogar na sena acumulada pois a chance dobrou !

O canal é 6+6. Esse que é o cara ! Mas hoje em dia para achar...

Compartilhar este post

Link para o post
Se achar um parzinho de 10 6+6 como eu tinha (INTEIRO), pode jogar na sena acumulada pois a chance dobrou !

eu sei quem tem hihihihi.... tem um doido aki perto que tem um par de 10" 6+6.. e estavam novos...

so que faz tempo que nao o vejo.. nem sei como andam as coisas (subs)

Compartilhar este post

Link para o post

eu lembro desse som,escutei no encontro e tocava maneeeeiro gostei

agora com o d 12 entao deve ta tocando horrores,rsrs

c vc ta satisfeito isso q importa seje feliz []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Fala marcus.....

blz?!

Parabens pelo up... tava falando com o cezar pra gte marcar um churras...

vamos tentar organizar...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi relatos no Carros de rua a muito tempo em que o E2k de 10" é um excelente sub para SQPL e SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um doido lá no digus vendendo um par de Endurance roxinhos, só que um é bobina dupla e o outro bobina simples :blink:

Compartilhar este post

Link para o post
muito bom DUDU.... ta aprendendo... hehehe...

bom no caso o 307 com certeza deu um banho no p2... mas em termos musicais........ :rolleyes:

Pois é né? Com esses Dinossauros aqui ensinando :vts, se não aprender, reze e faça o sinal da cruz!

Putz tava namorando um Sony Xplod Pentagonal de 12", tá baratinho :rolleyes: , só que ele só rende em caixas seladas, putz, antigamente minha vontade era montar um carro com produtos Sony ehehhe. Acho que vou tentar acabar com essa vontade ehehhe.

Fs: 26,6Hz

Pot. Nom: 300W

Z: 4ohms

Resp. Freq.: 22Hz - 2500Hz

caixa selada recomendada: 42 litros.

É uma boa pedida esse sub né? Atualmente só vi comentários bons desses subs da Sony! Tem um bicho lá na minha rua que tem um antigo da Sony de 10" eheheh.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala marcus.....

blz?!

abs

opa opa opa

tamos ai em,rsrs

esquece dos amigos nao,rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é né? Com esses Dinossauros aqui ensinando :vts, se não aprender, reze e faça o sinal da cruz!

Putz tava namorando um Sony Xplod Pentagonal de 12", tá baratinho :rolleyes: , só que ele só rende em caixas seladas, putz, antigamente minha vontade era montar um carro com produtos Sony ehehhe. Acho que vou tentar acabar com essa vontade ehehhe.

Fs: 26,6Hz

Pot. Nom: 300W

Z: 4ohms

Resp. Freq.: 22Hz - 2500Hz

caixa selada recomendada: 42 litros.

É uma boa pedida esse sub né? Atualmente só vi comentários bons desses subs da Sony! Tem um bicho lá na minha rua que tem um antigo da Sony de 10" eheheh.

acalme-se... hehe... espera pra fazer a coisa certa quando tiver com o cacau na mao..

Compartilhar este post

Link para o post
acalme-se... hehe... espera pra fazer a coisa certa quando tiver com o cacau na mao..

:legal:

Coloquei 3 garrafas de 2 litros cheias de areia + um saco de areia, não gostei muito dos resultados não ehehhe, retirei o saco de areia, falta a boa vontade agora do player puxar um cd para eu fazer os testes de como ficou os graves com -6 litros da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo ao pessoal, não senti tanta diferença na "qualidade" do som em sí (talvez meu ouvido não seja assim tão bom), mas só no ataque mesmo, que ficou um pouco prejudicado nas músicas mais rápidas (rock, eletrônica).

Gostei bastante do resultado, antes era necessário jogar o bass lá em cima, agora tenho que usar no negativo... era o que eu buscava mesmo. Quando quero dar uma bombada a mais no grave não preciso aumentar muito o volume, é só dar uma reguladinha nas frequências e já aparece as batidas, mesmo em volume baixo. Não era assim antes.

eu lembro desse som,escutei no encontro e tocava maneeeeiro gostei

agora com o d 12 entao deve ta tocando horrores,rsrs

c vc ta satisfeito isso q importa seje feliz []-[]

Também gostava bastante, mesmo com o de 8", mas depois do encontro fiquei triste com o SPL hehe!! Agora tá no jeito...

Fala marcus.....

blz?!

abs

Fala Sorriso!! Po, valeu a indicação do Cezar, gostei bastante...

Vamos marcar sim cara... só me manda uma MP quando marcar, pq de vez enquando fico sem acessar o forum diariamente, ok?

Valeu,

Marcus DT

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...