Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JgGemal

cortes na plaquinha do banda

Recommended Posts

aew galera gnt firmee e forte

a alguns tempos venho instalando módulos EX 2k6 para 3 eros gds2012 cortando HPF no pioneer em 80Hz e Lpf em 1kh + Banda 4.8 todos 4 canais cortando em 1khz. para 4 drivers e 2 tweeter com capacitos

minha duvida é a seguinte: eu faço o corte de freq pelo cartão do banda 4.8 tipo, eu troco as resistências originais, para as d 3k3 ohms, e isso faz um corte HPF em 1Khz.

mas o ganho do banda 4.8 cai muito, fica tão baixo q tenho q colocar ele "no toco"porém se eu fizer o normal digo, colocar as placas originais em high sem mudar nada e usar capacitores nas cornetas e tweeters, por "increça que parível"o som fica muito melhor.

alguém sabe porque o ganho do Banda cai tanto assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o valor original dos resístores?

Ao invés de substituir somente os resístores, substitua também os capacitores. O ideal é que não se mexa muito no valor dos resístores, pra não mexer na impedância do filtro, o que, provavelmente, é o seu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

será que não ta rolando uma rotação de fase no pioneer indo pro banda?

Compartilhar este post

Link para o post

até pensei em trocar os capacitores, porém no manual da banda, só mostra a fórmula

Fórmula para cálculo do resistor de acordo com a freqüência desejada:

R = 3386275

f

Onde: R = Valor do resistor ( )

f = Valor da freqüência (Hz)

ou seja pra um corte em 1Khz

f=3386275 / 1000

f=3386,275

resistêcia comercial 3k3 ohms

então estou fzendo tudo certo,a potência dos resistores não nfluencia em nada.

será q o ganho realmente cai?

rotação de fase?

vc quer dizer algo como um "retorno" fzendo assim um Curto circuito?

Compartilhar este post

Link para o post
até pensei em trocar os capacitores, porém no manual da banda, só mostra a fórmula

Fórmula para cálculo do resistor de acordo com a freqüência desejada:

R = 3386275

f

Onde: R = Valor do resistor ( )

f = Valor da freqüência (Hz)

ou seja pra um corte em 1Khz

f=3386275 / 1000

f=3386,275

resistêcia comercial 3k3 ohms

então estou fzendo tudo certo,a potência dos resistores não nfluencia em nada.

será q o ganho realmente cai?

rotação de fase?

vc quer dizer algo como um "retorno" fzendo assim um Curto circuito?

Seu problema é exatamente este... o resistor original deve ser algo por volta de 33k, né? Um valor alto, pois é pensado pra cortes baixos.

Quando você altera os resístores, normalmente NUNCA deve baixar mais que 10k, pois a tendência é deixar o circuito instável. No seu caso, além de perda severa na qualidade, a atenuação é enorme.

Pegue um cartão novo, e poste o valor dos capacitores e dos resístores, e do corte que ele faz, pra saber qual é o alinhamento que eles usam.

Compartilhar este post

Link para o post
Seu problema é exatamente este... o resistor original deve ser algo por volta de 33k, né? Um valor alto, pois é pensado pra cortes baixos.

Quando você altera os resístores, normalmente NUNCA deve baixar mais que 10k, pois a tendência é deixar o circuito instável. No seu caso, além de perda severa na qualidade, a atenuação é enorme.

Pegue um cartão novo, e poste o valor dos capacitores e dos resístores, e do corte que ele faz, pra saber qual é o alinhamento que eles usam.

os Resistores

acho q é 39K

COres: Dourado, laranjado, branco e laranjado

os capacitores

47nK100

será q só eu fiz essa esperiência?

ok vc tem alguma solução?

engraçado q eu já usei o mesmo corte, com uma resistência de 3k3 ohms porém tocando em Low

então o módulo tocava com HPF do pioneer em 80Hz e no banda voxer Vento em low 1Khz

mas então, se a plaquinha foi feita pra fzer o corte, e os resistores para mudar a freq e pra q serve os capacitores?

eu já estava pensando em colocar um potenciômetro no lugar das resistências pra fzer um teste, mas não encontrei nenhum potenciômetro quadruplo, kkk

mas teoricamente teria q funionar, assim fzendo um banda 4.8 ou outro qualquer banda, tocar na freq desejada,

Compartilhar este post

Link para o post

Os capacitores estão lá pra formar um filtro sintonizado RC (Resistor/Capacitor).

No seu caso, pra este corte, você precisa trocar os capacitores por 10nF, e resístores de 15k, pra fazer o corte em 1000Hz.

Aí sim, vai melhorar muito o desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Os capacitores estão lá pra formar um filtro sintonizado RC (Resistor/Capacitor).

No seu caso, pra este corte, você precisa trocar os capacitores por 10nF, e resístores de 15k, pra fazer o corte em 1000Hz.

Aí sim, vai melhorar muito o desempenho.

brother valeu mesmo pela dica ajudou muitão

só mais algumas perguntas,

tem alguma fórmula para achar o valor do capacitor?

e aquela formula no manual da Banda, está correto?

estamos montando um som tipo trio elétrico numa Hillux SW4

e vamos usar um 2.4 pras cornetas e tweeters

pois posto resultados.

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...