Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Scatabau

Ligar 4 falantes + Ampl. Booster nas 4 saídas do rádio...

Recommended Posts

Postado em

Fala pessoal!

Quero tirar uma dúvida com vcs!

Tenho um kit 2 vias CS50B que vou instalar na semana que vem, um par de triaxiais bravox e um ampl. Falcon SW800 (booster) pra alimentar um Upgrade 12".

O rádio é um Pioneer DEH-2000MP.

Set bem basicão mesmo, mas que pra mim é mais que suficiente!

Sei que alguns não recomendam 2 vias + falantes atrás, mas eu gosto de ter falantes atrás pros passageiros não ficarem escutando só o sub.

Este bravox, apesar de ser triaxial, não tem os tweeters muito estridentes não, e não interferem no som da frente.

E em relação ao booster, não tenho queixa dele... o grave tá excelente pra mim.

O fato é que to durão pq comprei o carrinho agora e não vou poder comprar nada por enquanto. Assim que der vou comprar o taramps t170 pro kit.

Queria saber se tem alguma maneira de ligar estes 4 falantes + o booster (que usa 2 canais) enquanto não compro o tarampinho.

Tem como ligar os 4 usando somente 2 canais? Não sei se rola fazer o rádio trabalhar em 2 ohms, ou em 8.... taí a dúvida!

Se alguém tiver alguma sugestão de ligação, enquanto não compro o ampl pro kit, agradeço! :legal:

Abração!!

Postado em

pelo menos

o q um tecnico da hinor me passo uma vez pra esse tipo de ligaçao seria o seguinte

liga os 4 falantes normais...

depois pega o positivo do canal esquerdo traseiro

e o negativo do canal direito traseiro

isso mesmo

um de cada canal trazeiro

e liga pra alimentar o modulo mono

pelo menos isso q foi me passo pra ligaçao de uma caixa ativa da hinor q nada mais eh q um sub com um ampzin junto nela...

caso tu queria fazer o player trabalhar em 8ohms sem problemas...mas vai cair a potencia legal..

liga dianteiro esquerdo + tras esquerdo em serie

e dianteiro direito + tras direito

os canais tras q sobrar liga no modulo mono normal

Postado em
liga os 4 falantes normais...

depois pega o positivo do canal esquerdo traseiro

e o negativo do canal direito traseiro

Neste caso, só daria pra fazer se o player fizer bridge, não?

Postado em
Neste caso, só daria pra fazer se o player fizer bridge, não?

nao...afinal vc ja vai ta com os falantes ligado normal nas saidas...

ate hj nao entendo mto bem essa ligação...mas foi o recomendado por eles, fiz alguns carros dessa forma e sempre obtive bons resultados...apesar de achar uma ligação meio maluca

:pirou:

Postado em

ate hj nao entendo mto bem essa ligação...mas foi o recomendado por eles, fiz alguns carros dessa forma e sempre obtive bons resultados...apesar de achar uma ligação meio maluca

Po cara, olhei no site da autosom, naqueles esquemas de ligação e achei esse que você recomendou.

Segue abaixo:

instala_proj21.gif

Continuo não entendendo o esquema.. mas vou fazer desta forma! rs

Se alguém souber e puder explicar, seria uma boa para esclarecer a dúvida de quem consultar o tópico!

Valeu pela ajuda metal_mulisha!!

Abraço!

Postado em
Po cara, olhei no site da autosom, naqueles esquemas de ligação e achei esse que você recomendou.

Segue abaixo:

instala_proj21.gif

Continuo não entendendo o esquema.. mas vou fazer desta forma! rs

Se alguém souber e puder explicar, seria uma boa para esclarecer a dúvida de quem consultar o tópico!

Valeu pela ajuda metal_mulisha!!

Abraço!

Acho eu que:

Pegando o R+ e L- (ou R- e L+, tanto faz) você está "misturando" o sinal estéreo, ou seja, obtendo um mono para o sub.

Se bem que, é quase consenso, que as frequencias até 80 Hz praticamente não são gravadas em estéreo, além da própria característica do grave ser omnidirecional. A exceção fica para sistemas Hi-Fi, onde vc pode querer reproduzir, por exemplo, o baixo acústico que está em uma determinada posição do palco sonoro, mas creio que não seja esse o caso.

:legal:

Postado em
Acho eu que:

Pegando o R+ e L- (ou R- e L+, tanto faz) você está "misturando" o sinal estéreo, ou seja, obtendo um mono para o sub.

Mas e a impedância, como fica? :unsure:

Postado em
Mas e a impedância, como fica? :unsure:

Nunca mexi com booster, mas vamos pela lógica:

Olhando o manual do seu booster na net, em http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=358, está assim:

"Impedância de entrada:

16 Ohm"

Ou seja, o booster se comporta como se fosse um alto-falante de 16 ohms.

Fazendo a continha da resistência equivalente para esse canal, teriamos:

1/Req = 1/R1+1/R2,

1/Req = 1/4 + 1/16,

1/Req = 5/16 > Req=16/5 > Req=3,2

3,2 ohms de impedância mínima, em somente 1 canal, acho que não trará maiores problemas pois não baixa a impedância taaaanto assim.

Postado em
Nunca mexi com booster, mas vamos pela lógica:

Olhando o manual do seu booster na net, em http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=358, está assim:

"Impedância de entrada:

16 Ohm"

Ou seja, o booster se comporta como se fosse um alto-falante de 16 ohms.

Fazendo a continha da resistência equivalente para esse canal, teriamos:

1/Req = 1/R1+1/R2,

1/Req = 1/4 + 1/16,

1/Req = 5/16 > Req=16/5 > Req=3,2

3,2 ohms de impedância mínima, em somente 1 canal, acho que não trará maiores problemas pois não baixa a impedância taaaanto assim.

Pooo,

Muito obrigado dk_alemao!!

Vou instalar assim nesse FDS, e volto aqui para postar como ficou!

Abraço!

Postado em

se não me engano essa ligação se chama tri-mode, alguns amplis como boss e falcon trabalham com esse sistema tbm....

Postado em

Lembrei de um detalhe: A entrada do módulo é de 2 canais (L+ L- R- R+).

Se eu dividir este canal puxado dos traseiros em 2, fica gambiarra??

Como no esquema abaixo:

ligacaocl8.jpg

O que sairia um canal pegando os traseiros L+ e R-, eu divido em 2 cada, pra entrar no módulo...

Será que assim dá certo???

Abraço!

Postado em
Alguém pra dar um help? :rolleyes:

A resposta para essa dúvida deve estar no manual do seu amp, ou seja, como ele pede que sejam as ligaçoes de entrada para utilizar a ligação em bridge na saída.

Se, precisando de 2 canais na entrada, vc pegar somente 1 canal e dividir para os dois, o módulo vai render somente a metade da potência.

edit: Melzinho na chupeta: achei o manual do seu amp na internet (caso vc nao o tenha), e lá pede a ligação nas duas entradas. Pega o L+ e L- e R+ e R- normalmente e liga nas respectivas entradas. Vi também que tem somente um canal na saída, então não é o caso de bridge na saída como eu disse acima.

Postado em
A resposta para essa dúvida deve estar no manual do seu amp, ou seja, como ele pede que sejam as ligaçoes de entrada para utilizar a ligação em bridge na saída.

Se, precisando de 2 canais na entrada, vc pegar somente 1 canal e dividir para os dois, o módulo vai render somente a metade da potência.

edit: Melzinho na chupeta: achei o manual do seu amp na internet (caso vc nao o tenha), e lá pede a ligação nas duas entradas. Pega o L+ e L- e R+ e R- normalmente e liga nas respectivas entradas. Vi também que tem somente um canal na saída, então não é o caso de bridge na saída como eu disse acima.

Cara,

Continuo com dúvida em relação à essa ligação :banghead

Como o módulo tem 16ohms de impedância e 2 canais de entrada, eu posso ligar cada canal de entrada do módulo em paralelo com os falantes traseiros (canal esquerdo do módulo em paralelo com o falante esquerdo, canal direito em paralelo com o falante direito)? Assim ficaria 3,2 ohms em cada canal traseiro do rádio.

Essa ligação é aceitável?

edit: O esquema seria este da imagem anexa... o que acham?

post-22555-1224705026_thumb.jpg

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...