Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Para um som perfeito, sem "buracos".

Recommended Posts

Eae galera, td bem??

Me deu essa dúvida, para um som perfeito, sem "buracos sonoros", quais dessas faixas de frequências devemos utilizar?? ou todas??

FAIXA DE FREQUÊNCIA

Subwoofer de 20 a 1500Hz.

Woofer de 50 a 5.000Hz.

Mid Bass de 60 a 5.500Hz.

Mid Range de 200 a 3.500Hz.

Full Range de 100 a 12.000Hz.

faixadefrequenciasdv6.th.jpgthpix.gif"]Fraquencias[/url]

FONTE: http://osmarfpsoares.wordpress.com/2008/01...aracteristicas/

O site está com problema para anexar imagens?? fiz uma imagem demontrativa de faixa de frequência no Paint de 16K e naum consigo anexar, aki em baixo na abertura de tópico está escrito: Tamanho máximo 2MB (lado direito) do lado esquerdo: Espaço usado 154.08K de 25K(esta parece padrão, pq no outro tópico que abri tbm tinha a mesma informação), na tentativa de anexar dá a seguinte mensagem: O envio falhou. O arquivo é maior do que o espaço disponível??? qq está acontecendo?? alguém pode me explicar??

abraços!!

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tbm sempre tive essa duvida(quanto as frequencias), mas colocar um falante para cada tipo especifico de frequencia ia precisar de 2 carros hauhau, soh de woofer e subwoofer meu carro ja nao teria porta-malas

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia colega.

Sem "buracos" seria reproduzindo todo a faixa de 20 ~20khz.

Com um bom sub-woofer, mid-bass e um teweeter você já consegue excelentes resultados.

Não precisa usar todos esses tipos de sonofletores que você mencionou.

Quantos as imagens coloca no imageshak (acho que é assim que escreve, e só posta o link)

Samuel Antonio.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um bom sistema voltado para Qualidade:

Subs de 8" até 12":

20Hz/30Hz - 60Hz

Midbass até 6"

60Hz - 5000Hz

Tweeters:

5000Hz -20KHz

Sistemas voltados mais para SPL.

Subs de 12" a 15":

30Hz/35Hz - 100Hz

Midbass de 6" em diante:

100Hz a 1000Hz

Drivers de compressão:

1000Hz a 5000Hz

super-tweeters:

5000Hz - 20KHz

Eu sigo esse esquema ehehehe. Assim não haverá buracos nas gamas de freqüências. Hummm esqueci! Agora é frequência sem o trema. <_<, Lula é fo**! <_<

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor desenterrar do que criar outro, correto??

Meu set atual:

1 UXP Power de 12"

1 HT600

para o stéreo uma S4 4 x 100wrms a 2ohms e 4 x 80wrms a 4ohms

Está sobrando 2 canais da S4 e estou pensando em usá-los.

Resumindo: Para acompanhar o sub e não ficar "burados sonoros", de acordo com as faixas de frequências, estava pensando em ligar 1 ST Hinor e 1 Driver Hinor ou 1 8PW3.

UXP 25-1200Hz.

Driver Hinor 400-9000Hz.

ST Hinor 3500-20.000Hz.

8PW3 70-8000Hz.

Qual ficaria melhor, Driver ou 8PW3???

Anexo este gráfico pra facilitar a visualização.

frequncias.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Abraço.

EDIT: Troquei o gráfico, estava errado.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

8PW3

vai descer mais até porque o UXP não sobe tudo isso

entao se a tua caixa for plana pode levar o UXP até uns 120Hz dai para cima 8PW3 até 5K hz depois o ST

Compartilhar este post

Link para o post

8PW3

vai descer mais até porque o UXP não sobe tudo isso

entao se a tua caixa for plana pode levar o UXP até uns 120Hz dai para cima 8PW3 até 5K hz depois o ST

Não sobe mesmo, o grafico estava errado. kkkk

Como faço pra saber se ela é plana?? simula no WinISD?? Se for pelo gráfico do WinISD não é plana.

Caixa dutada, se não me engano com 50 litros, duto de 4", o comprimento não me lembro, vou ver se eu acho aki, eu ja tinha feito a simulação.

Abraço

Achei o grafico.

graficowinisd.jpg

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

eu usaria um woofer de 50 a 125...uma medio de 125 a 1500 e de 1500 pra cima usaria um drive titanium...

sem buracos...= )

Compartilhar este post

Link para o post

Não sobe mesmo, o grafico estava errado. kkkk

Como faço pra saber se ela é plana?? simula no WinISD?? Se for pelo gráfico do WinISD não é plana.

Caixa dutada, se não me engano com 50 litros, duto de 4", o comprimento não me lembro, vou ver se eu acho aki, eu ja tinha feito a simulação.

Abraço

Achei o grafico.

graficowinisd.jpg

neste caso se olhar apenas para simulação o falante vai muito bem a 1Kz a 0 db o que é muito longe da verdade

a caixa ja esta legal mais da para fazer descer um pouco mais aumentando em alguns litros

se o som for para uso mais interno e curtir uns graves mais pesado mais não abusa porque com o tempo enche o saco dos subgrave o som;

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor desenterrar do que criar outro, correto??

Meu set atual:

1 UXP Power de 12"

1 HT600

para o stéreo uma S4 4 x 100wrms a 2ohms e 4 x 80wrms a 4ohms

Está sobrando 2 canais da S4 e estou pensando em usá-los.

Resumindo: Para acompanhar o sub e não ficar "burados sonoros", de acordo com as faixas de frequências, estava pensando em ligar 1 ST Hinor e 1 Driver Hinor ou 1 8PW3.

UXP 25-1200Hz.

Driver Hinor 400-9000Hz.

ST Hinor 3500-20.000Hz.

8PW3 70-8000Hz.

Qual ficaria melhor, Driver ou 8PW3???

Anexo este gráfico pra facilitar a visualização.

frequncias.jpg

Abraço.

EDIT: Troquei o gráfico, estava errado.

Difícil vai ser vc fazer o UXP responder com linearidade e força em 1.200Hz! Aí ele já vai está fazendo papel de woofer!

O ideal é deixar o UXP respondendo até 80Hz ou 90Hz e adicionar woofers para responder dos 80Hz ou 90Hz até 1.200Hz...

Dos 1.200Hz a 5.000Hz mete um driver fenólico e dos 5.000Hz pra cima o super-tweeter.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Estas indicações de vcs são apenas 1 de cada?? lembrando que só tenho 2 saídas disponíveis.

Abraço a tds.

Compartilhar este post

Link para o post

neste caso se olhar apenas para simulação o falante vai muito bem a 1Kz a 0 db o que é muito longe da verdade

a caixa ja esta legal mais da para fazer descer um pouco mais aumentando em alguns litros

se o som for para uso mais interno e curtir uns graves mais pesado mais não abusa porque com o tempo enche o saco dos subgrave o som;

É mais interno mesmo, está num Monza, e sedan já sabe né??

Não tem como aumentar a sintonia da caixa diminuindo o duto?? pois mexer na caixa é complicado, o porta mala está feito, e o rack do HT600 fica do lado da caixa.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Duplicou...

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Difícil vai ser vc fazer o UXP responder com linearidade e força em 1.200Hz! Aí ele já vai está fazendo papel de woofer!

O ideal é deixar o UXP respondendo até 80Hz ou 90Hz e adicionar woofers para responder dos 80Hz ou 90Hz até 1.200Hz...

Dos 1.200Hz a 5.000Hz mete um driver fenólico e dos 5.000Hz pra cima o super-tweeter.

Ver se entendi, na sua sugestão eu teria aumentar a sintoia da caixa pra uns 70Hz, o 8PW3 começa a partir dos 70Hz até 8000Hz (como faço pra limitar ele até 3.500Hz?) e a partir dos 3.500Hz o ST até 20.000Hz, estou descartando o Driver pq só tenho 2 saídas disponíveis.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ver se entendi, na sua sugestão eu teria aumentar a sintoia da caixa pra uns 70Hz, o 8PW3 começa a partir dos 70Hz até 8000Hz (como faço pra limitar ele até 3.500Hz?) e a partir dos 3.500Hz o ST até 20.000Hz, estou descartando o Driver pq só tenho 2 saídas disponíveis.

Abraço.

Não, vc vai fazer o corte low-pass no UXP em 80Hz ou 90Hz. Como o Filtro Low-pass do HT600 é fixo em 90Hz, deixe o UXP ser cortado pelo filtro do HT600 mesmo.

Se o seu cd-player possui filtros HP e LP, deixe o LP em Off. Bom para saber o valor da sintonia da caixa, vc tem que informar estes parâmetros aqui:

Volume da caixa;

Diâmetro do duto;

Comprimento do duto;

Como vc possui apenas 2 canais disponíveis, eu acho mais sugestivo e mais agradável o uso de um par de woofers de até 8" associados com um par de super-tweeters.

Bom nas especificações do 8pw3 diz que ele responde dos 70Hz a 5.000Hz.

Mas já teve users que postaram na área de trio, que os 8pw3 respondem melhor dos 100Hz e cai bruscamente o rendimento tocando perto dos 5.000Hz.

Bom neste caso para os pw3 renderem bem, é aplicando eles numa caixa dutada, a do manual é de 14 litros com um duto de 3" x 5cm.

Se fizer o corte High em 125Hz, vai ter "brechas" entre os 90Hz e 125Hz. O pior é que o HT600 em Low-pass não passa dos 90Hz como eu havia dito e eu não sei o seu comportamento em Full. Se ele usa o mesmo esquema do PWR1002, pois o 1002 em Full não toca com força os graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Então acho que fica mais simples usar o driver mesmo, não necessita de caixas, ficando sub + driver + ST.

O UXP vai bem até os 400Hz?? O driver começa a partir dos 400Hz.

Tem como fazer o driver ir somente até os 3500Hz?? e a partir dos 3500Hz seria o ST até 20.000Hz.

O driver e ST, 1 de cada seria o suficiente ou seria necessário 2 de cada pra acompanham o UXP?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Então acho que fica mais simples usar o driver mesmo, não necessita de caixas, ficando sub + driver + ST.

O UXP vai bem até os 400Hz?? O driver começa a partir dos 400Hz.

Tem como fazer o driver ir somente até os 3500Hz?? e a partir dos 3500Hz seria o ST até 20.000Hz.

O driver e ST, 1 de cada seria o suficiente ou seria necessário 2 de cada pra acompanham o UXP?

Abraço.

A resposta é: NÃO! O UXP não responde bem até 400Hz. Ele é um subwoofer bem pesado para poder responder legal as frequências médias.

Outra coisa é, um UXP sozinho não vai acompanhar legal um par de drivers + um par de super-tweeters.

Outra coisa se quer deixar os drivers respondendo até 3500Hz, aí teria que adicionar um filtro passa-banda respondendo de 400Hz a 3500Hz nos drivers.

Minha humilde sugestão:

O UXP + um par de woofers + um par de super-tweeters vai ficar bem melhor e mais harmonioso!

Vc corta o UXP em 90Hz pelo amplificador mesmo e nos woofers adicione filtros passa-alta em 90Hz ou em 100Hz e nos super-tweeters pode usar capacitores mesmo de 2,2uF, 5,6uF ou 3,3uF...

Aqui umas sugestões de filtros passa-alta para woofers:

http://www.autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=188&descricao=Alchemy_Crossovers_Passa-alta_Filtro_HP_100Hz__4_Ohms_R$60

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post

A resposta é: NÃO! O UXP não responde bem até 400Hz. Ele é um subwoofer bem pesado para poder responder legal as frequências médias.

Outra coisa é, um UXP sozinho não vai acompanhar legal um par de drivers + um par de super-tweeters.

Outra coisa se quer deixar os drivers respondendo até 3500Hz, aí teria que adicionar um filtro passa-banda respondendo de 400Hz a 3500Hz nos drivers.

Minha humilde sugestão:

O UXP + um par de woofers + um par de super-tweeters vai ficar bem melhor e mais harmonioso!

Vc corta o UXP em 90Hz pelo amplificador mesmo e nos woofers adicione filtros passa-alta em 90Hz ou em 100Hz e nos super-tweeters pode usar capacitores mesmo de 2,2uF, 5,6uF ou 3,3uF...

Aqui umas sugestões de filtros passa-alta para woofers:

http://www.autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=188&descricao=Alchemy_Crossovers_Passa-alta_Filtro_HP_100Hz__4_Ohms_R$60

Tbm acho que com os woofers ficará melhor, tbm não gosto das gritarias dos drivers, então terei que mexer no porta malas, do jeito que esta não tem como encaixar as caixas para os woofers, vou ver o que dá pra fazer.

É necessário 2 woofers e 2 ST pra acompanhar o UXP certo??

Vou fazer um projetinho aki, pq no monza o step fica bem no meio do porta malas, a caixa atual está bem no fundo pra não atrapalhar a tirar o step.

Grande abraço.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm acho que com os woofers ficará melhor, tbm não gosto das gritarias dos drivers, então terei que mexer no porta malas, do jeito que esta não tem como encaixar as caixas para os woofers, vou ver o que dá pra fazer.

É necessário 2 woofers e 2 ST pra acompanhar o UXP certo??

Vou fazer um projetinho aki, pq no monza o step fica bem no meio do porta malas, a caixa atual está bem no fundo pra não atrapalhar a tirar o step.

Grande abraço.

Basta fazer uma caixa portátil para os woofers.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim drive é um vilão em um sistema que preze um pouco de qualidade...

mas num trio fica inviavel....woofer medio e tweeter.... se chegar um funqueiro com um celular tocando FUNK(obviamente) ele ja grita mais que voce.... um drive com bons cortes...bem dimencionado...é bem vindo num trio!

Compartilhar este post

Link para o post

mas num trio fica inviavel....woofer medio e tweeter.... se chegar um funqueiro com um celular tocando FUNK(obviamente) ele ja grita mais que voce.... um drive com bons cortes...bem dimencionado...é bem vindo num trio!

Trio com apenas woofers (sistema 3 vias) sim! Ou em sistemas 4 vias.

Agora se for na velha receita: Subwoofers automotivos + drivers + st...

É melhor partir para algo mais agradável: subwoofers automotivos + woofers + st.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vai tocar legal os 2 pares de woofers e ST nas 2 saídas que sobram do meu ampli??

As saídas são 100wrms a 2ohms e 80wrms a 4ohms.

Abraço.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vai tocar legal os 2 pares de woofers e ST nas 2 saídas que sobram do meu ampli??

As saídas são 100wrms a 2ohms e 80wrms a 4ohms.

Abraço.

Tá perfeito!

Basta pegar os 8pw3 de 4ohms para casar impedâncias em 4ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...