Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cris RF

Poutz que diferença....

Recommended Posts

Fala povo, tudo certo?

Comecei a baixar e encodar uns cds em FLAC, então não resisti, tenho um CD que acho bem legal no quesito de gravação, um Cd do Nuno Mindelis e resolvi testar a diferença entre Losslless e MP3.

Envodei em 3 formatos, FLAC 48 kHz, MP3 VBR a 100% e mpr 192kbps. Bom não preciso nem comentar que é assustadora a diferença entre o lossless e o mp3. O pessoal com mais experiencia já sabia disso a tempos.

Eu sempre ficava na duvida e decobri porque, não eram meus ouvidos, não eram os cds que encodava e sim..........que rruuuuffffffeeeeemmmmmm os tambores....era o sistema que eu tinha.....heheheheh

Acho que a maioria vai concordar, mas gostaria de debater um pouco, você não acham que investir num sistema bacana e escutar audio compactado (MP3), pode-se correr o risco de achar que a coisa toda ficou um lixo. Por que realmente o som fica muito esquisito mesmo.

PS: 80Gb de musica pro lixo.......kkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

MP3 tem suas utilidades... mesmo num sistema de ponta, tem horas que tudo o que vc precisa é algo tocando, sem ter que trocar o disco a cada 50 minutos, ou mesmo a cada 4 músicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Certeza! Quanto mais vai se chegando perto de um bom nível, mais visível(!) fica a diferença, e não precisa ir tão longe, de um biscoito fino pra um emi já dá diferença...hehe

Mas o Kleber tem razão, aqueles pagodes e dance da muié tem que por tudo num cd só, pra ela levar na bolsa e esqueçer quando entra no carro...hehehe.

Infelizmente tem muita coisa que gosto muito, uns Nazareth's antigos, Uriah heep's, etc, que só achei fácil em mp3, baixei e escuto, cumprem o dever de me deixar elétrico ouvindo Simple Solution ou Magician's Birthday, e é isso aí. Oque importa é curtir a música da melhor maneira que puder.

Abraço,

Alexandre.

Compartilhar este post

Link para o post

FOGO Q QDO SE MONTA UM HIFI TOP ACABA NAO CONSEGUINDO ESCUTAR MTO MP3 FICA ATE IRRITANTE A DIFERENÇA, AGORA UM LOSSLESS VAI MTO BEM, DIFERENÇA POUCA ENTRE UM CD NORMAL E O RIPPADO

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, concordo com todos vcs, inclusive sobre o Uriah heep's que é fodissimo de encontrar , assim como gentle giant e outros.

O fo** mesmo, é agora que to testando um sisteminha um pouco melhor, é brochante escutar o som dessas e de outrsa bandas em MP3.

Fico imaginando o pessoal que nunca percebeu essa diferença, caindo em uma armadilha. Por exemplo, o cara vai numa loja de som, nego empurra até os tubos, o cara gasta uma fortuna e saí escutnado MP3 tendo a impressão que podia ser melhor, ou então, não tendo a impressão nenhuma, achando que o som está otimo, mas com a metade da grana estão tão satisfeito quanto. Sacou?

Eu sei que ja discutiram bastante sobre isso por aqui, talvez esteje até no sub-forum errado, mas talvez sirva de alerta pro pessoal que está empolgado com som e não conhece tanto.

Eu mesmo estou nesse impasse, será que realmente preciso de algo muito refinado? Porque a maioria dos meus amigos, não que importe tanto, nem consiguiram perceber a diferença entre uma comparação que fiz. Coloquei as caxinha que montei pro kitzinho da Vifa (não é top mais é algo bem diferente do que rola por aqui) uma ao lado da outra, só que dum lado o TW era do CSD e do outro o Vifa. Um deles até chegou a falar que prefere o do CSD......pq o outro num fazia o tststssss que ele tanto gostava.......lhahahhahahh

O que gostaria de levantar, e novamento digo que talvez este não seja o sub-forum mais adequado, é o fato que as diferenças existem e são gritantes, não tem como negar, as vantagens enter um e outro também são diversar, mas o quanto isso mascara o sistema?

Eu mesmo, se montar um HI-FI top, vou estar fudid........porque 90% do que gosto de escutar está em MP3, acho que se colocar num sistema de alto desempenho vou me decepcionar, pois percebi é que o problema não é quando não se escuta o defeito e sim o contrario.

Abração a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho esse problema... mais de 100 giga em MP3, várias discografias completas, etc. Mas prevendo que meu futuro sistema vai praticamente exigir que eu escute algo com mais qualidade, pelo menos uma parte do tempo, estou fazendo um pente fino e selecionando o que será comprado original. Já estou pesquisando inclusive as opções em termos de gravadoras e gravações (XRCD, SACD, mídias gold, etc.) para ter de início um pequeno acervo que me atenda.

O negócio vai ser esse mesmo... arregaçar as mangas, preparar o carrinho de compras e o bolso, porque CD bom é necessariamente caro.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, concordo com todos vcs, inclusive sobre o Uriah heep's que é fodissimo de encontrar , assim como gentle giant e outros.

O fo** mesmo, é agora que to testando um sisteminha um pouco melhor, é brochante escutar o som dessas e de outrsa bandas em MP3.

Fico imaginando o pessoal que nunca percebeu essa diferença, caindo em uma armadilha. Por exemplo, o cara vai numa loja de som, nego empurra até os tubos, o cara gasta uma fortuna e saí escutnado MP3 tendo a impressão que podia ser melhor, ou então, não tendo a impressão nenhuma, achando que o som está otimo, mas com a metade da grana estão tão satisfeito quanto. Sacou?

Eu sei que ja discutiram bastante sobre isso por aqui, talvez esteje até no sub-forum errado, mas talvez sirva de alerta pro pessoal que está empolgado com som e não conhece tanto.

Eu mesmo estou nesse impasse, será que realmente preciso de algo muito refinado? Porque a maioria dos meus amigos, não que importe tanto, nem consiguiram perceber a diferença entre uma comparação que fiz. Coloquei as caxinha que montei pro kitzinho da Vifa (não é top mais é algo bem diferente do que rola por aqui) uma ao lado da outra, só que dum lado o TW era do CSD e do outro o Vifa. Um deles até chegou a falar que prefere o do CSD......pq o outro num fazia o tststssss que ele tanto gostava.......lhahahhahahh

O que gostaria de levantar, e novamento digo que talvez este não seja o sub-forum mais adequado, é o fato que as diferenças existem e são gritantes, não tem como negar, as vantagens enter um e outro também são diversar, mas o quanto isso mascara o sistema?

Eu mesmo, se montar um HI-FI top, vou estar fudid........porque 90% do que gosto de escutar está em MP3, acho que se colocar num sistema de alto desempenho vou me decepcionar, pois percebi é que o problema não é quando não se escuta o defeito e sim o contrario.

Abração a todos.

Nem precisa ser um Hi-Fi Top... um SQ legal vc já sente as diferenças entre cds originais e MP3 ... o problema é que quanto melhor o seu sistema, pior a mp3 fica... hehe

acho mp3 prática para o dia a dia, pois é um saco ficar trocando de cds a toda a hora, até acho que uma mp3 com qualidade boa (320kbps) dê para ouvir legal... lógico que nunca que nem um cd... mais é melhor do que essas mp3s de 128 que até no ipod ficam dificeis de escutar...

e também existem musicas antigas que é dificil achar o cd original a venda, e só acha a música em mp3 ...

Compartilhar este post

Link para o post

igual qdo troquei o set... de receitinha de bolo pra um sqzinhu melhor ( qse igual o da assinatura, só q era um jl10w0 e o 100ix original)...

primeiro dia com som e achei " uma verdadeira mer**" hahaha... pensei "queimei dinhero a toa"... pq continuava ouvindo os mp3 da vida..

por sorte, axei um cd original da minha irmã ( nao, eu nao tinha nenhum cd original, so mp3..)... dae sim vi q tocava melhor.. comparei uma faiza do cd com um mp3 q tinha... ÓOO.. ali vi a diferença.. hehehe...

de um pensamento "investi MAL" passei a pensar diferente, agora penso " vo te q investi MAIS..." como disse o amigo ali em cima, cd bom é caro..

agora, te q gasta 50~100 reais mensais com cd`s hahahaha... ferrou... =D ( tem hora q ainda pen$o, mp3 era tao baum....)

ps: mas eu não conhecia esse lossless ai nao... bom saber.... vo pesquisa mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente MP3 é um pé no saco... principalmente essas que encontramos na internet, 99% das vezes com a qualidade horrivel :T

Bom que estou acostumando a so usar cd original.. so de vez em qdo uma mp3 pra quebrar um galho rsrs

EDIT1: Agora, pq nesse teste nao encodou em mp3 em CBR (com os bits constantes)? O resultado pelo q eu saiba fica melhor que VBR...

EDIT 2: É uma pena que os players nao leêm arquivos FLAC ou monkey... :T Pra gravar cd de audio (sem ser de dados) acho que da na mesma passar pra WAVE.. ou nao? E qual seria melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
EDIT1: Agora, pq nesse teste nao encodou em mp3 em CBR (com os bits constantes)? O resultado pelo q eu saiba fica melhor que VBR...

Então betimmm, a faixa a 192kbps foi em CBR. Usei o VBR a 100%, pois sabia que iria ficar melhor que a outra, mas ontem testei a 320kbps. Bom melhorou um pouco, inclusive testei algumas outras faixas além do CD do Nuno Mimdelis. Encontrei um FLAc do Victor Wooten ( A Show Of Hands ) e fiz o mesmo teste. O resultado foi o mesmo.

A 320kbps a resposta é até satisfatoria, da pra curtir, mas eu que toco contra-baixo percei uma diferença no timbre. Quem conhece o som do Victor Wootem sabe o som do baixo do cara e em mp3 realmente muda. Sei lá, parece que o instrumento perde o brilho, não foi gritante como em outros cds, imagino que tenha a ver com a gravação.

Compartilhar este post

Link para o post

Arquivos MP3 feitos a partir dos CDs originais ficam bem melhores.

Na internet tem realmente arquivos ruins.

Mas discordo que com qualquer sisteminha um pouco melhor dê pra sentir a diferença...

Discordo também das diferenças de 128, 192, 320... nos testes que eu fiz, MP3 é MP3. Não consegui perceber diferença entre esses bitrates.

Tem muito a ver com o sistema, isso é fato. Por exemplo, com falante na porta é complicado perceber essas diferenças. Já com pezinho, tweeter bom, HU de qualidade fica mais 'visível'.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que a maioria vai concordar, mas gostaria de debater um pouco, você não acham que investir num sistema bacana e escutar audio compactado (MP3), pode-se correr o risco de achar que a coisa toda ficou um lixo. Por que realmente o som fica muito esquisito mesmo.

Eu acho que muitos CDs originais decepcionam quando o sistema melhora. Não se trata só de MP3. Uma boa gravação convertida em MP3 satisfaz mais que uma gravação comercial original.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara me desculpe, mas existem ENC"U"DERS e ENCODERS por ai...

Se vc não passar exatamente TODAS as configurações que você usou não tem como opinar !

Se quiser te passo como encodar usando programas freeware com uma qualidade impressionante. Gostaria que até vc refizesse os testes para poder

falar pro pessoal oq vc achou.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, MP3 não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Estou cansado de, em sistemas residenciais de bom nível, escutar MP3 convertido para WMA.

O som é bom e reflete as características de toda a aparelhagem, da mesma maneira que ocorre com cd's originais.

Se ninguém avisar, é praticamente impossível que alguém perceba se tratar de MP3.

Quando o sistema é bom, toca bem qualquer coisa.

Eu acredito nisto.

Compartilhar este post

Link para o post
Para mim, MP3 não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Estou cansado de, em sistemas residenciais de bom nível, escutar MP3 convertido para WMA.

O som é bom e reflete as características de toda a aparelhagem, da mesma maneira que ocorre com cd's originais.

Se ninguém avisar, é praticamente impossível que alguém perceba se tratar de MP3.

Quando o sistema é bom, toca bem qualquer coisa.

Eu acredito nisto.

Orra Crasher, agora falou.

Só acho que a diferença existe, porém não é assim como o pessoal fala.

Acho que pegar uma droga de um arquivo todo corrompido na net e comparar com a gravação original é bem perceptível. Mas convertendo direitinho dá pra enganar sim.

Compartilhar este post

Link para o post

2 perguntas...qual encoder vc usam pra transformar FLAC e mp3? pode ser o mediamonkey???

Algum site onde eu acho esses FLAC? pois um que eu conhecia (Avaxsphere) saiu do ar...

Compartilhar este post

Link para o post
2 perguntas...qual encoder vc usam pra transformar FLAC e mp3? pode ser o mediamonkey???

Algum site onde eu acho esses FLAC? pois um que eu conhecia (Avaxsphere) saiu do ar...

Instala o Foobar2000. Assim você pode abrir aqueles arquivos FLAC, MP3, WAV ou APE que reúnem todo o CD, sem divisão por faixas, desde que tenha o arquivo .CUE correspondente. Aí ele abre como se fosse um CD comum, e você pode extrair uma faixa apenas em WAV, MP3 ou outros formatos, além de poder gravar diretamente pro CD, sem depender de nenhum tipo de conversão. Melzinho na chupeta way of life.

Compartilhar este post

Link para o post
Instala o Foobar2000. Assim você pode abrir aqueles arquivos FLAC, MP3, WAV ou APE que reúnem todo o CD, sem divisão por faixas, desde que tenha o arquivo .CUE correspondente. Aí ele abre como se fosse um CD comum, e você pode extrair uma faixa apenas em WAV, MP3 ou outros formatos, além de poder gravar diretamente pro CD, sem depender de nenhum tipo de conversão. Melzinho na chupeta way of life.

Por conhecidencia fiz o download desse Foobar2000 antes de vc me responder!!! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

OFF

Eu tenho vários APE/FLAC com esse arquivo .CUE e no Foobar aparece como uma única faixa de 1 hora e pouco... Será que estão corrompidos ou com alguma sintaxe errada?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto você gravar ele vai dividir as faixas. Usa um programa chamado BURRRN.

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto você gravar ele vai dividir as faixas. Usa um programa chamado BURRRN.

Funciona!

Ótima dica, Ianaconi! Obrigadão mesmo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
OFF

Eu tenho vários APE/FLAC com esse arquivo .CUE e no Foobar aparece como uma única faixa de 1 hora e pouco... Será que estão corrompidos ou com alguma sintaxe errada?

Ao invés de abrir o aquivo de áudio, abre o arquivo CUE. Se por ventura ele não abrir, é necessário editar o .CUE com o bloco de notas, pois muita gente gera o .CUE a partir de um arquivo WAV, e depois converte pra APE, por exemplo. Editar é coisa rápida, 2 palitos mesmo!

Olha o exemplo aí:

PERFORMER "Janis Joplin with Big Brother & The Holding Company"

TITLE "Live At The Winterland '68"

FILE "CDImage.ape" WAVE

TRACK 01 AUDIO

TITLE "Down On Me"

INDEX 01 00:00:00

TRACK 02 AUDIO

TITLE "Flower In The Sun"

INDEX 01 03:01:37

TRACK 03 AUDIO

TITLE "I Need A Man To Love"

INDEX 00 06:13:71

INDEX 01 06:13:72

TRACK 04 AUDIO

TITLE "Bye, Bye Baby"

INDEX 01 12:06:17

TRACK 05 AUDIO

TITLE "Easy Rider"

INDEX 00 16:20:36

INDEX 01 16:20:37

TRACK 06 AUDIO

TITLE "Combination Of The Two"

INDEX 00 21:37:49

INDEX 01 21:37:50

TRACK 07 AUDIO

TITLE "Farewell Song"

INDEX 01 28:35:55

TRACK 08 AUDIO

TITLE "Piece Of My Heart"

INDEX 00 34:34:06

INDEX 01 34:43:65

TRACK 09 AUDIO

TITLE "Catch Me Daddy"

INDEX 00 41:25:19

INDEX 01 41:25:20

TRACK 10 AUDIO

TITLE "Magic Of Love"

INDEX 01 47:10:42

TRACK 11 AUDIO

TITLE "Summertime (from Porgy & Bess)"

INDEX 01 50:18:22

TRACK 12 AUDIO

TITLE "Light Is Faster Than Sound"

INDEX 00 54:56:31

INDEX 01 54:56:32

TRACK 13 AUDIO

TITLE "Ball And Chain"

INDEX 01 62:12:00

TRACK 14 AUDIO

TITLE "Down On Me"

INDEX 01 71:54:50

Em negrito, o que vc vai alterar. Veja se a extensão é .WAV ou .APE (ou .FLAC, .Qualquercoisa).

Aí roda de boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, agora que eu percebi essa mer**!!!

Valeu, Kleber! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tentando respondara todos de uma vez só, mas relaxem se eu passar batido por alguma coisa.......hehehehh.........pelamor hein sou novo no forum!!!

Primeiro gostaria de esclarecer que não sou nenhum expert, curto muito musica, toco baixo, já fui em uma porrada de shows, já ouvi muita coisa legal e muita porcaria.

A principio, imaginei debater a idéia de que pessoas que estão muito empolgadas em montar um sistema top, com um gasto razoavel, poderiam se decepcionar por causa de algo simples como ouvir uma gravação em MP3, ou até mesmo se tivessem escutado um sistema um pouco mais simples estariam satisfeitos da mesma maneira. Na real acho que muita gente nem percebe a diferença. (meus amigos e minha mulher tenho certeza que não percebem.......hahahha)

Seguinte, pra encodar uso um PRG chamado dbpowerAMP ver 11.5 com um pack de codecs chamado powerpack. Os codecs que tenho disponiveis são basicamente os seguintes: MP3 (LAME e MPEG Suite 2000 CLI), FLAC (open source), Monkeys Audio, WAVE, WavPack, Windows Media Audio V9.1.

Concordo que hoje na internet existam arquivos de diversas qualidades, costumo encontar arquivos um pouco melhores somente em algumas comunidades do soulseek e em alguns torrents (principalmente Isohunt e Mininova - onde na maioria das vezes mostra-se a descrição do arquivo antes de baixar).

Quanto ao teste que realizei, utilizei a faixa 8 do CD do Nuno Mindellis - Texas Bound (pra quem não conhece e curte Blues, eu recomendo), escolhi está musica porque a guitarra e o bandolim são bem presentes, acho que a imagem é bem facil de analisar uma vez que são apenas dois instrumentos e o cara bem no centro. Outro motivo foi porque a musica é bem repetitiva e já vi esse cara tocando ao vivo pelo menos umas três vezes aqui em Campinas.

A faixa foi encodada em 192kbps, 320kpbs ( CBR), 320kbps (VBR 50%) e WAVE. O sistema que eu to brincando, pessoal quero deixar claro que é um teste sem pretenção nenhuma, mesmo porque não tenho algo de muita qualidade aqui em casa, então mais do que um teste foi uma brincadeira, é um micro-system AIWA, um par de caixas seladas (7l brutos) com MB VIFA BC14SG49-04 e TW VIFA BC25SC06-04. Os TW estão sendo cortados por um cross HP meio de improviso a 4500KHz 6dB/8 (caps Epcos MKP de polipropileno), o mid ta sem corte algum, apenas dei uma certa atenuada no sinal de 70Hz via Eq.

Bom minhas impressões foram as seguintes:

192kbps: o timbre da voz dele mudou, ficou meio oco, a musica tem uma ambiencia legal mas nesse bitrate ficou meio vazia quase que achatada, os agudos ficaram bem magros e sem brilho, o palco ficou esquisitão a impressão era que o agudo estava bem acima da caixa, como se tivesse descoldado.

320kbps: esse bitrate é bem legal, o engraçado é que tanto no CBR como no VBR os arquivos ficaram com o mesmo tamanho, vai entender. A resposta que percebi foi a seguinte a ambiencia voltou, o agudo desceu, mas o som continuava sem brilho.

Wave: pouca diferença do 320kbps, mas ainda existia, era como se tivessem ajustado o ampli do insturmentos e o cara tivesse vindo mais pra frente.

Não sei o quanto isso faria de diferença em um carro, no caso as caixas estão na minha cara, precisaria testar num carro pra saber melhor.

Mas diz ai povo, vocês realmente acreditam que mais detalhado as diferenças não seriam maiores?

Abração a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu fiz o seguinte teste tanto no residencial, quanto no carro.

No residencial era um som comum, mas eu coloquei em um volume baixo e fiz em duas posições: de frente para as caixas e, depois, praticamente encostando o ouvido na caixa. Não sei se você já percebeu mas com o ouvido praticamente colado à caixa você meio que vai pro walkman, ou seja, a fidelidade aumenta (não que seu som fique mais fiel, mas você consegue ouvir melhor o que realmente o falante está tocando. É claro que perde o estéreo...)

No carro eu tinha kit bravox CSB, player Alpine 7894, ampli 4.6x, pezinhos, JL 10w1.

O disco que eu usei foi do Arne Domnerus, Live is Life, acho que a música foi Take a Five.

Eu fiz num CD só o wave, 128, 192 e 320.

Entre o wave e o o MP3 eu notei que, prestando bastaaaaante atenção, os agudos mais altos desparecem. Não notei diferença entre os bitrates de MP3.

Eu acho que se meus sistemas tivessem um palco f*, esse palco seria achatado, sei lá... Como não era o caso em nenhum dos dois sistemas, a diferença foi muito pequena, praticamente imperceptível.

Volto a dizer: CDs sem preocupação com a qualidade, que são a maioria, decepcionam muito mais que MP3. Escuta alguma coisa da Diana Krall e da Ivete Sangalo, por exemplo (sei que é extremo o exemplo, só pra deixar claro). Prefiro Diana Krall em 128 kbps do Ivete original (além de eu não gostar nada das músicas da Ivete Sangalo).

Por isso eu concordei com a opinião do Crasher.

Apesar de eu saber a ordem das faixas no CD, eu fiz meio que um teste 'cego'. Acho que influencia se você souber que está ouvindo o CD original ou MP3.

Esse teste pra mim definiu a opinião que tenho do MP3 até uma nova experiência provando o contrário.

E também (vejam que não estou criticando ninguém em especial) há o quesito "se firmar como apreciador de som de qualidade", o que passa por descer a lenha no MP3. (Por favor, gente, eu não quis dizer que quem criticou o MP3 se enquadra aqui, só que algumas pessoas acham que falar mal do MP3 impressiona como atestado de boa audição - só que adoram DVD, que também é comprimido.)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...