Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gutows

Projeto Novo

Recommended Posts

Olá. Lembro-me até hoje o primeiro sistema que pensei, o primeiro sistema que montei e hoje, com quase tudo comprado, o sistema que irei montar.

Venho apresentar ao colegas de fórum que de forma direta e indiretamente me apresentaram produtos que ouvi, li recomendações e finalmente comprei. Esse não é um projeto fechado, já que tenho 2 upgrades que possivelmente faça rapidamente, mas tenho curiosidade de ouvir eles com um amplificador direito e com cabos melhores.

Vamos a apresentação dos produtos e respectivos comentários individuais:

dscn0704oa2.jpg

Head unit: Alpine DVA-7996

-Acho que usarei ele bastante tempo até o dolar abaixar e depois buscar um DRZ 9255 ou ficar com o 7996.

Alto falantes:

-Peerless Exclusive 830883 - 7" Woofer: Tinha comprado o Peerless antes de vender o CS50B. Pretendi testar os dois, mas como acabei vendendo o CS50B, ficarei apenas com esse Peerless. Não sei se conseguirei o pezinho necessário para tal. Porém, se não conseguir importarei o de 5.75. Ou talvez outra opção. Porém irei tentar.

-Sub JL 10W0: depois de ouvir no carro do Roblito, e pelo preço que paguei neles, resolvi arriscar e comprar 2 unidades novas. Não tenho muita idéia do que nesse primeiro momento, utilizando o CS50B eu vou utilizar. Li pelo fórum a fora diversas receitas: 40 litros selado para dois (como o amigo guilherme.s), li 70 litros dutado para cada como o amigo Diana fez, 25litros selados como o colega Lucas Mazer citou num topico, configurações do manual também. Creio que nesse primeiro momento, utilizarei uma configuração que o sub seja corta em 80hz e dessa o maximo possivel. Não acredito que o CS50B dessa tanto, mesmo cortado em 2500hz em segunda ordem como colega Kleberpa sugeriu em um topico, portanto pretendo utilizar o sub em 80hz cortado pelo player.

Amplificadores:

-Pyramid 4 canais: Esse é o modulo que pretendo usar para estéreo. Não sei a potencia real dele, mas foi estimado coisa de 45wrms por canal. Pretendo utilizar ele amplificando os tw e os mids com os canais. Creio que ficará bom.

-Rockford Fosgate 200DSM: Pretendo usar a bridge dele, de 400wrms em 12v (se não me engano) para alimentar os subs. (Queria um módulo que me desse no minimo 200wrms por canal em 8ohms para pelo menos testar uma configuração de estéreo nos subs. É uma curiosidade minha ver como ficaria os subs ligados em estéreo. Li algumas coisas, que eu não sei se são mitos ou verdades. Gostaria de ajuda de algum colega. ) Nesse primeiro momento usarei esse Fosgate para tocar os 2 Jl. Pretendo investir um pouco nele fazendo alguns ups que acho necessário: troca dos capacitores antigos (que devem ter mais de 10 anos) por novos. Pretendo investir nos Nichicon Muse ou em outros capacitores (demandarei ajuda dos amigos do fórum). Pretendo trocar os conectores RCA deles por novos, banhados a ouro (talvez Vampire ou outra marca de sugestão) pois acredito que os que estão hoje estão velhos e oxidados e podem dar algum tipo de problema. Pretendo também mandar o amplificador para o Zé Fosgate dar uma verificada na fonte e dar uma melhorada nela, se possivel, com o intuito não de aumento de potencia.

Interconection Cables: Pretendo usar a tão elogiada dupla Belden 1585A mais Conectores Eichmann de cobre. Pretendo usar eles tanto para sub como para estéreo. Pelo que andei lendo e pesquisando com os colegas, a configuração seria cabos coloridos para o positivo e cabos brancos para o negativos, cabo simples. O cabo teria 5 metros, possivelmente menos. Pretendo utiliza-los nesse primeiro momento e confronta-los, se o Fabio Arisar emprestar, com os Kuntmenister. Pretendo também testar para Mono algum cabo Coaxial ou alguma sugestão dos colegas para sub. Creio que para estéreo o Belden ou o Kunt serão bons

Cabos de energia: Utilizarei cabos de 4 gauge OFC da Knukonceptz. Estou com 18 feet (5 metros e meio mal menos) para ligar da bateria até o porta malas. Do distribuidor para os amplificadores pretendo utilizar cabos de 8 gauge também da Knukonceptz OFC. Creio que esterei bem servido com esses cabos, já que o Knukonceptz parecem apresentar uma boa malha, com uma boa qualidade de cobre.

Cabos dos alto-falantes: Essa é uma das minhas maiores duvidas, que no momento não tenho definição. Pretendo testar o Belden 1585A na configuração bi-wire ou simples (utilizando 3 cabos para cada via), Kuntmeinster ou alguma outra sugestão dos colegas. Nesse cabo, precisaria testar-los mesmo, pois nos cabos creio que talvez consiga amenizar ou realçar qualquer resposta indesejavel ou desejavel. Não sei se é correto utilizar os cabos para ser o fiel dessa balança. Sei que não poderei nesse primeiro momento definir isso pois com o 7892 a resposta pode ser diferente do que com o DRZ. Por isso, creio que nesse primeiro momento utilize os Sto Angelo antigos com uns cabinhos meia boca. Creio que a batalha real seja com o DRZ em mãos.

Crossover: Nesse primeiro momento utilizarei Capacitores Solen, Bobina feitas pelo user Protheus. Utilizarei capacitores Solen de valores 4,7+1+1 uF totalizando 6,7uF para fazer o corte do tw. Utilizarei um bobina de 0.33mH (acho eu, não recordo o valor) com capacitores de valores: 4,7+3,3+1,5+0,5uF (esses dois capacitores de 1,5uF e 0,5uF não sei se existem valores comerciais, mas pretendo utilizar valores que totalizam 2uF)totalizando 10uF para montar o corte em segunda ordem para o mid. Não utilizarei conectores nesse primeiro momento, tudo será soldado diretamente nos componentes. Gostaria de acresentar, que pretendo no cross futuro, utilizar associação em paralelo dos Solen com capactiores melhores (Murdof, Audiocap e outras sugestões). Conversando com o workingman, foi falado que talvez consiga alguma melhora sensivel sem um grande investimento. Nesse momento creio que perguntarei aos entendidos.

Acessórios de instalação de energia: Comprei acessórios Tsunami e Stinger para o meu sistema. Creio que sejam o melhor custo beneficio. Estão para chegar.

Acessórios gerais: Pretendo utilizar solda de prata (uma das duvidas), MDF de 18mm e 9mm para as caixas do subwoofer, macarrão e termoretratil para os acabamentos em geral. Comecei o tratamento do carro com manta asfaltica (ou possivelmente um substância inovadora que foi-me citado pelo user tamarindu, vamos ver o preço).

Instalação

Num primeiro momento pretendo fazer uma instalação DIY para depois avançar para algo definitivo com algum as como Foca.

Carro:

206 Feline

Equipamentos que poderia testar:

-Bom tenho a disposição um Full semelhante ao Samsung tão elogiado no fórum. Nesse primeiro momento, como os alto-falantes não são de qualidade tão elevada, seria possivel utilizar esses fulls para algum teste quem sabe. Teria que remodelar o cross, mas isso não seria problema. Penso nessa possibilidade por comentários de pessoas que estimo muito que falam que depois que ouviu um 3 vias não quer voltar para o 2 vias. Utilizar 3 vias é uma opção possivel

<span style='font-size:14pt;line-height:100%'>Duvidas "urgentes":</span>

-Estou querendo comprar solda de prata. Pretendo comprar 6 metros para fazer tudo que pretendo. Vi no ebay algumas e gostaria de opiniões em relação a "veracidade" das mesma como também uma marca boa. Vi desde Eichmann, WBT, Johnson, entre outras. Com quantidade de prata entre 4% a 6%. Quanto maior a quantidade de prata melhor ou outros fatores influenciam?

Resposta:????????????

-Pretendo trocar os alguns componentes do meu 200DSM> capacitores, opamps, conectores RCA. Gostaria de sugestões dos amigos para marcas boas. Não entendo muito dessa parte, pretendo postar fotos amanhã deles para dos componentes. Não entendo dessa parte, por isso fiquem tranquilos que só pretendo fazer a compra dos componentes e provavelmente mandar para o zefosgate fazer a troca.

-Os Nichicon a venda no Ebay são verdadeiros? Pergunto pois tem uns com o preço de $6,99 com frete incluso pro Brasil da China que são suspeitos. Há outros que são vendidos por vendendores do EUA, esses parecem ser verdadeiros. Sempre tomo cuidado com vendendores da China no Ebay. Mas nesse estou na duvida:

http://stores.ebay.com/AudioTek-Shop

http://stores.ebay.com/AudioGrade

Agradecimentos: Gostaria de agradecer a diversas pessoas: Luiz-SP, Fabio Arisa, Marcelo Diana, Glauber, Tatu, tamarindu, Roblito, Kleberpa. Essas pessoas, até o momento, colaboraram com minha "formação auditiva" e sempre foram prestativas respondendo minhas dúvidas, sugerindo equipamentos, respondendo tópicos ou ajudando pelo MSN.

Objetivos: O objetivo principal desse sistema é ter algo realmente de alta fidelidade, com um pouco de gosto pessoal. Quem sabe para competir um dia, quem sábe apenas para alguém ouvir e se interessar pelo som de qualidade.

Bom, queria dizer que postei tantos detalhes, e tantas coisas pois pretendo que outras pessoas com meu tópico tenham suas dúvidas sanadas com alguma coisa que escrevi, como também mais pessoas se interessem pelo sistema de alta fidelidade.

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos dos componentes. Para não poluir o primeiro post.

Alpine CDA-7892 (como a grande maioria está com as letras apagadas, mas creio que esteja zero. Creio que vou mandar para assistência técnica para dar uma revisada.)

dscn0706yf6.jpg

CS50B (parecem novos)

dscn0725tv5.jpg

Tangband (estão com aspecto bom, e o som também)

dscn0707wg7.jpg

Full Samsung (é o que o pessoal num dos encontros falou que era)

dscn0708bj0.jpg

JL10w0-8 (novos que importei do ebay)

dscn0726pg9.jpg

Pyramid 4 canais série Gold.

dscn0720kw4.jpg

Fosgate 200DSM (está conservado. Foi aberto já. Preciso testar ele ainda para dar o feedback para o usuário no EBAY)

dscn0717gg5.jpg

Componentes do Cross (Bobinas feitas pelo Protheus, Capacitores Solen e alguns eletroliticos diversos).

dscn0710hm9.jpg

Alto-falantes que pretendo usar no projeto

my.php?image=dscn0797fn6.jpg

Por enquanto é só. Os cabos de força devem chegar esses dias. No proximo mês encomendo os acessórios de instalação e também a solda. Ir no shopping com a namorada machuca o cartão de crédito =(

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo set...

Tomara que possa executar logo

e postar as impressoes...

Acompanhando..

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Pyramid tá original ainda? hehehe!

Compartilhar este post

Link para o post

Solda

Recomendo a Mundorf Supreme Gold, com o vendedor: Rob Reeder <sailfish@cox.net>

Quanto as lojas do Ebay essas lojas parecem muito confiáveis! Pode ir com tranquilidade!

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz, componentes no ebay ja tomei cambau pra caramba, nao sao confiaveis nao... principalmente peças para os amps... gastei na casa dos milhares de reais em componentes que acabaram por ser falsificados... burr-brown, AD, Nichicon... fuja. Prefira lojas como partsconnexion, partsexpress, ampslab, digikey (a mais confiavel), percyaudio etc.

quanto aos cabos, tá na mao, espero poder estar junto quando vc testar.

outra coisa, o tweeter tb merece um up quando vc resolver trocar o player e o mid.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra corrigir, o Belden no caso seria o 1585A, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão,só não falou de up no Pyramid,pq será hein? o-o-

Boa sorte na empreitada rapaz.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Pyramid??? Pode mover pro geral! rsrsrsrsrs. Seguramente deve ser aquela carcaça só pra "pega ratão"....rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Pyramid??? Pode mover pro geral! rsrsrsrsrs. Seguramente deve ser aquela carcaça só pra "pega ratão"....rsrs

Pq mover pro geral ?

é só ele ligar 2 boca de 15 no pyramid q toca pra kct o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gutows,

bem legal o Set, Parabéns :legal:

Em relação aos cabos Belden 1585A...

Tbm pretendo usa-los no meu sistema,

Cabos Speaker: Belden 1585A

RCA: Belden 1585A + Eichmann

caso queira conversar sobre uma possível

compra em conjunto visando reduzir custos...

entre em contato, ok ?

Se bem q o preço do Tatu ta bem legal tbm...

Mais caso consiga um preço melhor [¨]

Acompanhando

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo a todos:

Guto, falei 25 selados, e não trinta e cinco!

Desculpe-me, confundi. Obrigado pelo esclarecimento. Você chegou a testar quanto "descia" o sub nessa configuração?

Parabens pelo set...

Tomara que possa executar logo

e postar as impressoes...

Acompanhando..

Abs

Obrigado pelo acompanhamento Cyro. Espero com esse tópico ajudar alguem assim como todos os que li até agora me ajudaram

Esse Pyramid tá original ainda? hehehe!

Gutão,só não falou de up no Pyramid,pq será hein?

Boa sorte na empreitada rapaz.

Deixe no ar o Pyramid mesmo só para instigar a galera. De qualquer maneira presto agora os esclarecimentos: o amplificador foi comprado com o MAGROS (Vinicius). Pelo que o MDIANA me falou antes de comprar ele era semelhante a um que tinha ouvido em um encontro só que sem cross. No caso, comprei ele sem ouvir mesmo. Pela descrição do MDIANA ele fala que é um amplificador muito aberto, controlado. Comprei pelos outros que ouvi e creio que não vá me arrepender (ainda nem ouvi, mas creio que não terei surpresas).

rapaz, componentes no ebay ja tomei cambau pra caramba, nao sao confiaveis nao... principalmente peças para os amps... gastei na casa dos milhares de reais em componentes que acabaram por ser falsificados... burr-brown, AD, Nichicon... fuja. Prefira lojas como partsconnexion, partsexpress, ampslab, digikey (a mais confiavel), percyaudio etc.

quanto aos cabos, tá na mao, espero poder estar junto quando vc testar.

outra coisa, o tweeter tb merece um up quando vc resolver trocar o player e o mid.

abs

Opa Fábio, obrigado pelas informações. Creio que estarei vendo os capacitores que o Fosgate usa (não consegui uma chave arlen que abre ele. E olha que to com uns 3 conjuntos aqui) esses dias. Vamos ver o que rolar. Vou ver esses sites que você me mandou.

Sobre os cabos tomara que seja possivel você estar junto. Seria um prazer.

Solda Recomendo a Mundorf Supreme Gold, com o vendedor: Rob Reeder <sailfish@cox.net>

Quanto as lojas do Ebay essas lojas parecem muito confiáveis! Pode ir com tranquilidade!

Só pra corrigir, o Belden no caso seria o 1585A, certo?

Obrigado pela dica Ianaconi. Creio que verei o preço com ele. Deve girar, pelo que vi no ebay, 9 dolares 5 feets mais 1 dolar de frete. Creio que esteja num preço bom. Creio que para todo o sistema (modificação do amplificador, solda dos alto falantes) use uns 5 metros... mais ou menos.

O Belden eu corrigi no tópico principal, obrigado pela dica.

Luco, te mandei MP.

Luizão, você é um dos responsaveis pela compra.

Por enquanto é só. Creio que logo terei alguma novidade e vou mantendo o pessoal informado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Hum.. mto bom ver um projeto novo no forum!

A primeira foto ta mto bacana! Sempre bom ver todos os equipos juntos antes de instalar! hehe

Acompanhando..

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gutão...Parabéns pelo sistema cara, custo baixo e certamente vc vai alcançar um ótimo nível!!!

Só achei um pouco estranho os cortes do cross, acho que o acerto dele vai depender de muitas audições....espero ser convidado [¨]

Abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  Hum.. mto bom ver um projeto novo no forum!

A primeira foto ta mto bacana! Sempre bom ver todos os equipos juntos antes de instalar! hehe

Acompanhando..

Obrigado pela resposta. O problema de deixar todos assim junto é que você fica ansioso para ver tocando logo hehehe. Fica ansioso: minha gaveta e meu armário tão carregados.

Fala Gutão...Parabéns pelo sistema cara, custo baixo e certamente vc vai alcançar um ótimo nível!!!

Só achei um pouco estranho os cortes do cross, acho que o acerto dele vai depender de muitas audições....espero ser convidado.

Abraços

Fala Roblito. Firmeza cara? O corte do twt eu usava assim no meu sistema antigo. O CS50B não sobe muito, por isso na epoca com a sugestão do Fabio Arisa (que me vendeu os twt) cortar ele baixo assim. Gostava muito. Provavelmente seu estranhamento vem no corte do mid. Eu construi esse corte por recomendação do leberpa em um topico antigo meu falando da construção do crossover, onde ele recomendava fazer esse corte. Creio que ele tenha algum embasamento para tal, pois ele é uma das pessoas que defende muito esse mid. Essa primeira fase do projeto é apenas para ter um desencargo de consciência do antigo. De qualquer maneira, como o CS50B utiliza pezinhos de tamanho semelhante ao Peerless que pretendo comprar, creio que poderei chegar e testar.

Claro que o senhor está chamado para audição. Sinta-se convidado. Seu carro era um dos que eu admirava bastante.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Atualização mais importante: surgiu um bom negocio, num carro filé que acabeid e fechar. Dei meu antigo Gol G3 que me deu muitas alegrias e experiências e agora chegou um 206 Feline preto.

Sim, parece sina desse sub-forum... mais um 206 aqui.

De qualquer formar, o bom desse carro usado é que não vou ter dó de desmontar o carro todo e passar a manta. E qualquer outra modificação.

Pessoal, agora preciso de ajuda, para quem já tem um 206 me passar dicas de possiveis problemas acusticos que venha a ter com o carro.

É isso ai.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo carro !!!

Curiosidade: Vai diminuir o tamanho do pezinho por comodidade ou por sonoridade ??

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pelo carro !!!

Curiosidade: Vai diminuir o tamanho do pezinho por comodidade ou por sonoridade ??

Valeu!

Então: eu achei que meu outro pezinho não estava tão bom. Ele estava com pico em alguma frequência. Como todo mundo diz que com 3 a 3,5 litros selados o CS50B toca bem, então no caso eu vou tentar essa configuração. Alem do mais, o Peerless que talvez pegue recomenda 3 litros selados.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pelo carro !!!

Valeu!

Então: eu achei que meu outro pezinho não estava tão bom. Ele estava com pico em alguma frequência. Como todo mundo diz que com 3 a 3,5 litros selados o CS50B toca bem, então no caso eu vou tentar essa configuração. Alem do mais, o Peerless que talvez pegue recomenda 3 litros selados.

Abraços

Pode me passar depois, pode ser por mp, o link desse peerless, pois tá difícil encontrar mids bons que peçam baixa litragem. E se levar um tempo pra comprar, podemos pegar junto e repartir o frete.

Tô acompanhando seu projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pelo carro !!!

Valeu!

Abraços

Pode me passar depois, pode ser por mp, o link desse peerless, pois tá difícil encontrar mids bons que peçam baixa litragem. E se levar um tempo pra comprar, podemos pegar junto e repartir o frete.

Opa gariba, firmeza?

Ta aqui: http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1603 . No final da página há sugestão da madisound ou da peerless para utilização do mid. 3 litros selados e 7 dutados, o que é muito possivel em alguns carros. Lembro no encontro passado o carro do Zecca apresentava um pezinho de 6 litros muito pequeno. Aquilo era o ideal.

Simulei, só para deixar o grafico mais linear possivel:

http://img171.imageshack.us/img171/1186/gr...cuzinhospq6.jpg

Pelos graficos, em 7 litros, sintonia em 66hz... fica bem bonito.

Se puder me ajudar a simular mais coisa, que de grafico não entendo muito bem.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Epaaa guteras, vamo ve c esse projeto sai do papel né... pq do jeito q c eh de lua.. n duvido nada q venda alguma coisa kkk

Compartilhar este post

Link para o post
Epaaa guteras, vamo ve c esse projeto sai do papel né... pq do jeito q c eh de lua.. n duvido nada q venda alguma coisa kkk

Q mid lindo...

[]-[]

acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens pelo carro !!!

Valeu!

Abraços

Opa gariba, firmeza?

Ta aqui: http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1603 . No final da página há sugestão da madisound ou da peerless para utilização do mid. 3 litros selados e 7 dutados, o que é muito possivel em alguns carros. Lembro no encontro passado o carro do Zecca apresentava um pezinho de 6 litros muito pequeno. Aquilo era o ideal.

Simulei, só para deixar o grafico mais linear possivel:

http://img171.imageshack.us/img171/1186/gr...cuzinhospq6.jpg

Pelos graficos, em 7 litros, sintonia em 66hz... fica bem bonito.

Se puder me ajudar a simular mais coisa, que de grafico não entendo muito bem.

Abraços

Tinha um parzinho destes nos classificados esses dias, só que era maior. Inclusive elogiaram muito esses mids.

Não entendo muito de gráficos, então infelizmente não vou poder te ajudar. Você pretende fazer dutado? Só achei a f3 muito alta com pezinho de 3L selado [^] . Você chegou à simular outras litragens selado? Essa de 7L deve ficar o capeta :rolleyes: .

Vou te mandar mp sobre os mids pra não poluir seu tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...