Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Drive E St Em Paralelo Não Dá 4ohms?

Recommended Posts

Senhor está no céu heheh... pro cara ter 400W de médio, na minha concepção (ou opinião) deverá ter no mínimo 5 vezes de graves, 2000W pra um mínimo de equilíbrio... a maior incidência de queima de drivers deve-se ao excesso de potência e não ao corte inadequado

Eu concordo mas na prática é diferente coloca-se no mínimo 02 Woofers 04 Drivers e 02 Super Tweeters !!!

Quem dera se todo Trio Eletrico, Paredão, Carretinha e tudo mais fosse Equilibrado !!!

... um capacitor também é um crossover passivo, de 1a ordem (6dB/8a)

no ponto de corte todos estes estarão aprox. 3dB abaixo e na 1a harmônica, onde se dá a primeira relevante atenuação, no corte 6dB/8a essa atenuação é de 87% e no 18dB/8a é de 99%... vc acha q 11% de 100W (11W) vai fazer tanta diferença para um driver de 100W? eu não.

A diferença é que minha resposta é Prática e a sua é Técnica Ex:

- Fazendo um corte para o Super Tweeter usando um Crossoverzinho (de caixinha isso porque como voce disse um capacitor também é um crossoverzinho) em 5Khz a 18db/oct o corte vai estar em 5Khz.

- Agora quando o consumidor normal instala numa loja um Super Tweeter usando capacitor a loja costuma usar o "usual" ela não se da o trabalho de calcular qual capacitor a ser usado para o corte em 5Khz e mesmo que ela calcule como ela ira encontra-lo para comprar numa cidade como a do nosso amigo Littledude, uma cidade pequena tranquila mas com um comércio limitado ??? (nada contra o Naque dormir naquele Hotel na berada do rio é bão dimais). A queda de impedância fica praticamente imperceptível ao Amplificador porque "talvez" o corte esteja onde o Driver não esta respondendo (já no final da faixa).

- Ao instalar com um Crossover Passivo 5KHZ 12 ou 18 db/oct ai sim o Super Tweeter esta respondendo numa certa faixa junto ao Driver e com o tempo e implementando mais volume o Amplificador pode chegar a armar a proteção (Ex.02 drivers + 01 Super Tweeter em paralelo num Bridge de 4ohms) !!!

... se fossem vários amplificadores sincronizados creio q o efeito seria o mesmo...

O Problema é Sincroniza-los pois usuários de Trios tem muita dificuldade em "controlar/sincronizar" (nem todos mas uma maioria) !!!

só o fato de vc estar respondendo, julgo de grande importância, pois alguns com mais conhecimento aqui no fórum simplesmente se omitem, deixando o subfórum trio à mercê de interpretações errôneas, como tenho visto em alguns tópicos

Se fosse eles Respondia sempre pois, quando agente escreve descrevendo um conhecimento agente esta treinando aquilo que poderia estar esquecido ou precisando ser atualizado e isso é muito bom aquela "trocação sadia" parece briga mas é apenas uma troca de conhecimento para progredirmos juntos !!!

E me desculpe o mau jeito !!!

Forte Abraço !!!

PS.Acho que essa sensação de "Anti Bandismo" do fórum esta me contaminando !!!

Editado por JOAO DA BANDA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, eu tenho 2 drivers roadstar rs305 100 rms e 2 tweeter o de 2'' lesom, posso ligar 1 drive e um tweeter num canal de um modulo e os outro no outro canal ou o certo seria os 2 drives num canal e os tweeters no outro.

Vo coloca no som do meu sogro.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, eu tenho 2 drivers roadstar rs305 100 rms e 2 tweeter o de 2'' lesom, posso ligar 1 drive e um tweeter num canal de um modulo e os outro no outro canal ou o certo seria os 2 drives num canal e os tweeters no outro.

Um Driver um Tweeter num canal e o outro Driver e Tweeter no outro em paralelo positivo com positivo / negativo com negativo !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Legal pessoal!!

Fico contente com o Delima que é um user mais experiente aqui no fórum e pelo que vejo participa sempre esclarecendo duvidas pra gente que somos meros aprendizes até o momento!!

O João também que é um user meio novato aqui no fórum também vem dando sempre dicas do que conhece...... sem medo de dizer o que pensa... errando e aprendendo ou propriamente treinando seus conhecimentos!!

Parabéns pessoal....

A PACIÊNCIA É A VIRTUDE DO CONHECIMENTO!

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

Um Driver um Tweeter num canal e o outro Driver e Tweeter no outro em paralelo positivo com positivo / negativo com negativo !!!

Valeu joao da banda.

Brigado cara.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou acompanhando atentamente o tópico e vendo cada um contando as suas formas de instalar e usar os cortes de diversas maneiras.

Vim mostrar o que ao meu ponto de vista, seria o adequado.

Montei esse set a uns tempos atraz:

02 WPU 1505 4 ohms

02 D250

02 St302

Ligados numa Punch 800a4

Os falantes em cada bridge, aproveitando os 400 RMS a 4 ohms

Os drivers e tuites em 16 ohms ligados em tri-mode, recebendo bem menos, pra equilibrar o sistema e não haver necessidade de um amplificador só pra os médio e agudo.

OBS.: Sempre uso drivers e tuites em série, pois em caso de excesso de volume ou outro problema, com a queima de um drive, não existe a possibilidade da queima do outro! Uma proteção extra!

Os agudos cortados em 5Khz em 16 ohms com o uso do capacitor 2,2uF x 250v de cerâmica

Os médio cortados em 1Khz em 16 ohms com o uso do capacitor 10uF x 100v Bipolar

Criei um esquema pra exemplificar!

Bom, com uma atenuação dessa, o sistema ficou bem equilibrado, sem aquilo de ter agudo e médio demais num volume ainda bem baixo. Com 70% do volume do CD Player, não havia distorções em nenhumas das frequencias.

esquemacertoyj3.th.jpg

Bom, essa é o meu esquema, meu modo de cortar e não ter perigo de acontecer queimas. Mas com drivers de 2", uso tudo em 4 ohms, mas com outros capacitores, é claro! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Delima!!

Valeu!! Mais um conceito que agora tenho uma melhor noção hehe!!

Valeu!

Abçx

eu também, e continuo acompanhando!!

Compartilhar este post

Link para o post
Por + q eu tente, isso ñ entra na minha cabeça...

aahh, se fosse assim, reboque ia ser pouco pros nego pendurar as tralhas e ñ gastar nada de modulo.... :pirou:

(????????????????????????????)

SIM! o corte PASSIVO reverte nisso! um diviso passivo, entretanto, é bem mais caro que um ativo!

para drivers e ST, o passivo geralmente vale a pena, mas para médio e especialmente para graves, não vale a pena, pq o indutor pra fazer o passa alta em, digamos, 200Hz, já é um belo de um TARUGO de cobre enrolado, e isso sai CARO, muitas vezes valendo a pena usar outro amp!

lembrando tbem, que quanto maior a potencia, mais parrudo tem que ser o indutor, o que aumenta mais ainda o custo! fazer um cross de 12 db/8ª pra cortar o ST em 7KHz e que aguenta 100WRMS... po... é barato! a Selenium e a Eros tem bons desses que já vem prontos e se acha por 50 reais cada um bonitinho, se for fazer ou mandar fazer, pode sair mais em conta ainda! e SIM, vale mto a pena! simplesmente dispensa o amplificador especifico para os ST, que MUITA gente usa!

agora usar um treco do tamanho de um butijão de gás pra aguentar 2, 3 KW e fazer um corte em 200Hz pro sub, ai é ilógico!

pra médio-grave, até é viável, dependendo da potencia, pra um PW3, por exemplo, recebendo 150W nominais dele mesmo (poderia jogar mais, mas ai vai ser cruel pro driver e pro ST), dá pra fazer um cross em 1200Hz pra ele e o driver com um preço acessivel, dependendo do caso, se for um carro hatch, por exemplo, que tem limitação de espaço pra baterias, pode ser uma solução MUITO legal!

agora não estou certo disso, mas poderiamos usar um falante de 4 ohms pra via de médio graves, e driver+ST de 8 ohms, ai NESSE CASO ESPECIFICO, creio eu que o falante de 4 ohms receberia a potencia que o amp disponibiliza nessa impedancia, mas eu não estou certo disso! seria BEM legal no exemplo do PW3, daria pra usar a versão de 4 ohms (que não é tão boa qto a de 8, mas é bom), e ligar o "kit 3 vias trio" em um amp que enviasse, por exemplo, 200WRMS a 4 ohms e 100WRMS a 8 ohms, o PW3 receberia 200W, e o driver e ST receberia 100W...

PEÇO QUE ALGUEM OLHE ESSA MINHA RESPOSTA E ME CORRIJA CASO EU ESTEJA ERRADO! eu não tenho mto conhecimento em cross de falantes de impedancias diferentes! preciso estudar a respeito!

Compartilhar este post

Link para o post
"usual" ela não se da o trabalho de calcular qual capacitor a ser usado para o corte em 5Khz e mesmo que ela calcule como ela ira encontra-lo para comprar numa cidade como a do nosso amigo Littledude, uma cidade pequena tranquila mas com um comércio limitado ??? (nada contra o Naque dormir naquele Hotel na berada do rio é bão dimais).

Foi até engraçado vc mencionar isso João, 3 dias atrás descobri que existe um instalador de som aqui no Naque, o unico que vende os preciosos capacitores Bi-polar e também os de Poliester 2.2uf

O Cara queria R$4.70 por 1 MKP O.O

Olha, aposto que vc pagou caro pelo hotel.kkk

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

02 WPU 1505 4 ohms

02 D250

02 St302

Ligados numa Punch 800a4

Os drivers e tuites em 16 ohms ligados em tri-mode, recebendo bem menos, pra equilibrar o sistema e não haver necessidade de um amplificador só pra os médio e agudo.

Os agudos cortados em 5Khz em 16 ohms com o uso do capacitor 2,2uF x 250v de cerâmica

E ai Diogenes tudo bem ???

Na teoria essa ligação que você descreveu (a não ser que você omitiu algun pulo do gato) é um pouco arriscada pois principalmente os Drivers estarão respondendo junto ao Woofer e ele é 4ohms mas quase nunca a teoria combina com a prática !!!

EDIT.Caros Amigos na ância de disponibilizar um cálculo fácil para que qualquer Usuário ou Instalador pudesse fazer cometi um erro que agora estou corrigindo !!!

Me desculpem !!!

Queria aproveitar e deixar aqui como fazer o cálculo do capacitor usando como exemplo seus cortes:

Para calcular Capacitor:

C = ((0,159/(Fc x Z)) x 1000000)

C = Capacitor em uF

Fc = Frequência de Corte

Z = Impedância do Alto Falante

Ex:

Capacitor para dois Super Tweeters em Série cortando em 5000hz (conforme exemplo de ligação do Amigo Diogenes)

5000hz x 16ohms (2 em série) = 80,000.

0,159 / 80,000. = 1,9875

1,9875 x 1000000 = 1,987500

1,9uF (valor mais próximo 2,2uF)

Agora para calcular em quantos hz o capacitor usado pelo Amigo Diogenes (2,2uF) esta cortando:

Fc = ((0,159/(C x Z)) x 1000000)

C = Capacitor em uF

Fc = Frequência de Corte

Super Tweeter com Capacitor 2,2uF

2,2 x 16 = 35,2

0,159 / 35,2 = 4.517045455

4.517045455 x 1000000 = 4,517.045455 (aproximadamente 4,6khz)

Obs. 0,159 = 1 / 2xPi

Com estes Cálculos vocês poderão fazer cortes mais precisos e deem preferencia aos despolarizados pois eles evita a passagem do DC !!!

Boa Sorte !!!

Littledude dormir lá na bêra do rio não é muito caro não pelomenos mais barato que em Ipatinga ou Governador Valadares é !!!

Compartilhar este post

Link para o post

João, por favor, o valor 79500 nas suas fórmulas saiu de onde?

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

02 WPU 1505 4 ohms

02 D250

02 St302

Ligados numa Punch 800a4

E ai Diogenes tudo bem ???

Na teoria essa ligação que você descreveu (a não ser que você omitiu algun pulo do gato) é um pouco arriscada pois principalmente os Drivers estarão respondendo junto ao Woofer e ele é 4ohms mas quase nunca a teoria combina com a prática !!!

Queria aproveitar e deixar aqui como fazer o cálculo do capacitor usando como exemplo seus cortes:

Para calcular Capacitor:

C = 79500/(Fc x Z) = uF

C = Capacitor em uF

Fc = Frequência de Corte

Ex:

Super Tweeter em 5000hz

5000hz x 16 (2 em série) = 80000

79500 / 80000 = 0,99375uF

1,0uF

Para calcular em Quantos hz o capacitor usado pelo Diogenes (2,2uF) esta cortando:

Fc = 79500/(uFxZ) = Hz

Fc = Ponto do Corte

uF = Micro Farad

Super Tweeter com Capacitor 2,2uF

2,2 x 16 = 35,2

79500 / 35,2 = 2,258522727 (aproximadamente 2300hz)

Com estes Cálculos vocês poderão fazer cortes mais precisos e deem preferencia aos despolarizados pois eles evita a passagem do DC !!!

Boa Sorte !!!

Edit. Littledude dormir lá na bêra do rio não é muito caro não pelomenos mais barato que em Ipatinga ou Governador Valadares é !!!

79500 hahahaha

fc= 1/(2*pi*c*R)

onde r é a impedancia do driver ou tweeter, c é a capacitancia em farads( lembrando que uF ou microfarada é 1 x 10 elevado na -6 farad).

pra quem quiser também ter uma ideia da impedancia do capacitor em diversas frequencias:

XC= 1/(2*pi*F*C).

XL(impedancia do indutor)

XL= 2*pi*F*L (L em henries).

reparem que ambas sâo inversamente proporcionais.Quanto maior a frequencia num indutor maior será sua impedancia. já no capacitor é o contrario

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Delimaju, partindo pelo princípio de um cálculo contendo um erro "C = ((0,159/(Fc x Z x 2)) x 1000000)" erro (2 depois de Z) cheguei a esse número 79500 (vou jogá-lo no bicho amanhã) agora eu corrigi !!!

Foi mal !!!

Compartilhar este post

Link para o post

79500 hahahaha

Carlos Kbsom

hahahaha digo eu !!!

Foi mal !!!

Desprezei o cálculo do indutor pois a intenção do post é "Cáculo fácil e explicado de qual capacitor usar para um tal corte e em qual corte estará o uso de um tal capacitor" !!!

Se entra indutor vira 12db/oct ... não é o caso !!!

Valeu !!!

EDIT.Cálculo corrigido !!!

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Delimaju, partindo pelo princípio de um cálculo contendo um erro "C = ((0,159/(Fc x Z x 2)) x 1000000)" erro (2 depois de Z) cheguei a esse número 79500 (vou jogá-lo no bicho amanhã) agora eu corrigi !!!

Foi mal !!!

ok!

C = [ ( 0,159 / ( Fc x Z ) ) x 1000000 ]

sendo, C em uF, Fc em Hz e Z em ohms

Editado por delimaju

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico está muito bom!

As informações contidas aqui me ajudaram bastante. No futuro essas informações ficarão perdidas entre tópicos com palavras chaves similares.

Seria ótimo se alguem resumisse o conteúdo técnico do mesmo, revisando as informações e depois enviasse para o Webmaster atualizar os artigos da Autosom.

Infelizmente as perguntas dos leigos se repetem com tanta freqüência por eles não encontrarem "arquivados" uma base detalhista sobre esses tópicos..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

As informações contidas aqui me ajudaram bastante. No futuro essas informações ficarão perdidas entre tópicos com palavras chaves similares.

Seria ótimo se alguem resumisse o conteúdo técnico do mesmo, revisando as informações e depois enviasse para o Webmaster atualizar os artigos da Autosom.

Infelizmente as perguntas dos leigos se repetem com tanta freqüência por eles não encontrarem "arquivados" uma base detalhista sobre esses tópicos..

abraços

Concordo!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

abraços

Concordo!! :legal:

Tomara que aconteça!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Meu Drive e STW tem uma resistência elétrica de 6.4 Ohms.

Imagine um conjunto de Drive e STW em paralelo cada um com seu devido corte, recebendo freqüências de 400 a 3000Hz, neste caso o STW não estaria recebendo nada, “Mas” ainda estaria influenciando o conjunto com sua resistência natural não é verdade?

O tweeter seria como um Resistor de 6.4 Ohms conectado em paralelo com a Drive.

Isso não influencia a impedância, nem um pouquinho?

Talvez eu esteja falando besteira ou caçando chifre em cabeça de cavalo. rsrs

Mas não custa nada usarmos a imaginação.

:vts

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Imagine um conjunto de Drive e STW em paralelo cada um com seu devido corte, recebendo freqüências de 400 a 3000Hz, neste caso o STW não estaria recebendo nada, “Mas” ainda estaria influenciando o conjunto com sua resistência natural não é verdade?

está caçando chifre em cabeça de cavalo sim heheh

não se pode somar resistência com impedância

dê uma lida aqui http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115257

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

está caçando chifre em cabeça de cavalo sim heheh

não se pode somar resistência com impedância

dê uma lida aqui http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=115257

Ahhh!!!

O tópico que começou este tópico... :legal:

:rever1: Obrigado novamente delimaju... Vc Matou o unicórnio!!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Noooossa... nunca aprendi tanto em tão poucos posts!

Mas me restou uma dúvida:

Vou montar o seguinte set:

Em um canal do módulo vou ligar 1 oversound 150W @ 4 ohms + 1 tweeter ST200, com capacitor ceramico de 2,2 uF e no outro canal do do módulo vou ligar 1 oversound 150W @ 4 ohms + 1 drive D200.

Mnha dúvida é a seguinte:

O módulo fornecerá 150W RMS @ 4 ohms por canal. No módulo, ativarei o corte de passa alta (125Hz acima com corte de 12dB/oct, segundo o manual do módulo) nos dois canais. É necessário colocar capacitor no drive? Se for necessário, qual deverá ser a configuração desse capacitor?

Já procurei em vários tópicos mas não achei a respostas para essa dúvida.

Desde já agradeço pela atenção de todos.

Editado por Livio

Compartilhar este post

Link para o post

Lívio, é obrigatório capacitor aí pra não queimar os drivers. o valor vc calcula pela fórmula dos posts anteriores

veja no artigo do autosom como "despolarizar" o capacitor, caso só ache polarizado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...